sábado, abril 18, 2020

Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional


*Respostas em vermelho

QUESTÃO 1 Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve:
a )  aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
b )  apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
c ) ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.
d ) considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem.


QUESTÃO 2 Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e, do ponto de vista do desenvolvimento moral, isso significa que
a )  a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu"
b )  não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
c )  ela não deve ser advertida ao cometer infrações
d )  o próximo estágio é a autonomia moral.


QUESTÃO 3 Para a Psicopedagogia, indisciplina conceitua-se como
a )  agressividade e repulsa pela tarefa escolar.
b )  heteronomia moral.
c )  transgressão.
d ) incoerência entre a atitude e a tarefa proposta


QUESTÃO 4
O objetivo da Psicopedagogia Institucional Hospitalar é
a )  promover a interação social do sujeito no ambiente hospitalar.
b )  reduzir as perdas pedagógicas do sujeito afastado dos bancos escolares em função da saúde comprometida.
c )  oferecer apoio psicológico ao sujeito acamado.
d ) promover atividades lúdicas para crianças acamadas.


QUESTÃO 5 A participação dos pais na vida dos filhos é fundamental para a aprendizagem, e isso significa
a )  sempre que a criança apresentar dificuldades para aprender, a causa está no seio familiar.
b )  auxiliar os filhos no dever de casa.
c ) demonstrar aos filhos que a escola possui um valor para a família por meio de atitudes de respeito ao conhecimento.
d )  comparecer frequentemente à escola.


QUESTÃO 6
De acordo com a Psicopedagogia, o erro na aprendizagem possui uma importante relação, pois
a )  indica que o aluno deve ser encaminhado à clínica.
b )  deve ser reforçado.
c )  deve ser valorizado.
d )  indica como a criança está pensando e oferece condições de intervenção ao professor.


QUESTÃO 7 A reconstrução da disciplina na escola, segundo a Psicopedagogia, exige
a )  atitudes isoladas do professor.
b )  o encaminhamento dos alunos indisciplinados a psicopedagogos clínicos.
c )  a utilização de sanções expiatórias
d )  a construção de um projeto pedagógico na escola.

QUESTÃO 8 O planejamento assume um papel importante na atividade docente quando
a )  pode ser consultado pela equipe técnica
b ) professor acredita na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem
c )  é entregue em dia à coordenação
d )  na sua ausência, pode ser executado por outro professor.


QUESTÃO 9 O objetivo da Educação Especial é
a )  funcionar separadamente do sistema regular de ensino.
b )  encaminhar o aluno com necessidades especiais ao mercado de trabalho
c )  somente promover a integração social do indivíduo
d )  reduzir os obstáculos que impedem o indivíduo de aprender e de exercer a sua cidadania.

QUESTÃO 10 A Psicopedagogia considera que a avaliação pode funcionar como
a )  algo desnecessário.
b )  instrumento de diagnóstico do rendimento e como parâmetro para o replanejamento.
c )  medida do conhecimento.
d )  sondagem dos objetivos comportamentais

Aos colegas que estão colaborando, obrigada por tudo!
Gentileza gera gentileza.
Abraços e ótimos estudos.
Fique em casa (se possível) e se cuidem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...