*Respostas em vermelho
QUESTÃO 1 Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve:
a ) aproveitar
a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
b ) apenas
tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
c ) ocupar-se da entrega de notas e
resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos
da escola.
d ) considerar
que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos
e que também são seres em processo de aprendizagem.
QUESTÃO 2 Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo
estágio egocêntrico e, do ponto de vista do desenvolvimento moral, isso
significa que
a ) a
criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera
apenas o seu "eu"
b ) não
há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
c ) ela
não deve ser advertida ao cometer infrações
d ) o
próximo estágio é a autonomia moral.
QUESTÃO 3 Para a Psicopedagogia, indisciplina conceitua-se como
a ) agressividade
e repulsa pela tarefa escolar.
b ) heteronomia
moral.
c ) transgressão.
d ) incoerência
entre a atitude e a tarefa proposta
QUESTÃO 4
O objetivo da Psicopedagogia
Institucional Hospitalar é
a ) promover
a interação social do sujeito no ambiente hospitalar.
b ) reduzir
as perdas pedagógicas do sujeito afastado dos bancos escolares em função da
saúde comprometida.
c ) oferecer
apoio psicológico ao sujeito acamado.
d ) promover
atividades lúdicas para crianças acamadas.
QUESTÃO 5 A participação dos pais na vida dos filhos é fundamental para a
aprendizagem, e isso significa
a ) sempre
que a criança apresentar dificuldades para aprender, a causa está no seio
familiar.
b ) auxiliar
os filhos no dever de casa.
c ) demonstrar
aos filhos que a escola possui um valor para a família por meio de atitudes de
respeito ao conhecimento.
d ) comparecer
frequentemente à escola.
QUESTÃO 6
De acordo com a Psicopedagogia, o
erro na aprendizagem possui uma importante relação, pois
a ) indica
que o aluno deve ser encaminhado à clínica.
b ) deve
ser reforçado.
c ) deve
ser valorizado.
d ) indica como a
criança está pensando e oferece condições de intervenção ao professor.
QUESTÃO 7 A reconstrução da disciplina na escola, segundo a Psicopedagogia, exige
a ) atitudes
isoladas do professor.
b ) o
encaminhamento dos alunos indisciplinados a psicopedagogos clínicos.
c ) a utilização de sanções expiatórias
c ) a utilização de sanções expiatórias
d ) a construção
de um projeto pedagógico na escola.
QUESTÃO 8 O planejamento assume um papel importante na atividade docente quando
a ) pode
ser consultado pela equipe técnica
b ) professor acredita
na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção
das dificuldades de aprendizagem
c ) é
entregue em dia à coordenação
d ) na
sua ausência, pode ser executado por outro professor.
QUESTÃO 9 O objetivo da Educação Especial é
a ) funcionar
separadamente do sistema regular de ensino.
b ) encaminhar
o aluno com necessidades especiais ao mercado de trabalho
c ) somente
promover a integração social do indivíduo
d ) reduzir os
obstáculos que impedem o indivíduo de aprender e de exercer a sua cidadania.
QUESTÃO 10 A Psicopedagogia considera que a avaliação pode funcionar como
a ) algo desnecessário.
b ) instrumento de
diagnóstico do rendimento e como parâmetro para o replanejamento.
c ) medida do conhecimento.
d ) sondagem dos objetivos
comportamentais
Aos colegas que estão colaborando, obrigada por
tudo!
Gentileza gera gentileza.
Abraços e ótimos estudos.
Fique em casa (se possível) e se cuidem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!