1. Leia abaixo:
- A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado, predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores críticos, isso significa
- valorizar uma concepção de avaliação comprometida com a democratização social, garantindo uma adequada distribuição de recursos.
- vincular a alocação dos recursos aos resultados dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como indispensável à realização da proposta da escola.
- exigir da comunidade acadêmica e dos profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates sobre educação e mercado de trabalho.
- restringir o conceito de qualidade da educação à aplicação de recursos em detrimento de uma concepção de qualidade comprometida com a cidadania e democratização social.
2. Leia abaixo:
- A decisão coletiva de construir uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação (Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige dos educadores que discutam a questão da avaliação. Isso significa que a avaliação
- é uma questão ética e se manifesta em todos os momentos da ação pedagógica, devendo contribuir para a seleção dos melhores alunos e sua indicação para o mercado de trabalho.
- deve ser um instrumento de melhoria da qualidade do ensino e aperfeiçoamento dos níveis de rendimento do aluno.
- crítica deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto emancipador de sociedade e de escola.
- precisa orientar as políticas educacionais e o planejamento de ensino para que os professores sejam respeitados pelos alunos e seu trabalho seja valorizado na escola.
3. Leia abaixo:
- Abaixo, encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
- I e II estão corretas.
- II está correta.
- III está correta.
- I e III estão corretas.
4. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.
- A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas.
(Ana Maria Saul, 1988.)
Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
- interpretação, registro, crítica da realidade.
- descrição, análise, crítica da realidade.
- visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
- conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
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