terça-feira, maio 12, 2020

Princípios e Métodos de Gestão Escolar Integrada




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QUESTÃO 1
A Síndrome Burnout é uma resposta ao estresse ocupacional crônico e se caracteriza pela desmotivação, pelo desinteresse, pelo mal-estar interno ou insatisfação ocupacional que parece afetar, em variados graus, profissionais que lidam com outras pessoas, que resolvem problemas dos outros, como médicos, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, pessoas que atendem o público, enfermeiros, funcionários de departamento pessoal, telemarketing, bombeiros e, principalmente, professores. Embora os efeitos sejam danosos, é possível que ele termine com o chamado Fenômeno Fênix. Isto significa que o professor
a)termina como a fênix, consumindo-se em chamas, "queimando completamente até a incineração completa", como o próprio termo burnout significa.
b)só enfrenta o Fenômeno Fênix se tiver uma estrutura neurótica de personalidade já instalada.
c) pode recuperar-se e retomar o prazer no trabalho, como uma fênix - ave mitológica grega - que renasce das cinzas.
d ) enfrenta o Fenômeno Fênix como o início do processo da Síndrome de Burnout.


QUESTÃO 2
Philippe Perrenoud aplica a abordagem por competências à formação docente, relacionando o que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível. Marque a alternativa que apresenta algumas dessas competências.
a) Utilizar novas tecnologias e administrar a própria formação.
b ) Organizar e dirigir situações de aprendizagem e isolar-se da administração escolar.
c ) Ser competitivo, como demanda a modernidade, e enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
d) Informar e envolver os pais, e trabalhar bem individualmente.


QUESTÃO 3
Quando estudamos a liderança, vimos que ela tem três conceitos correlatos: controle, poder e autoridade. Faça a correspondência de cada conceito com a sua significação, numerando a coluna da direita.

Agora, assinale a alternativa correta, de acordo com o que foi associado acima.
a ) 2, 3, 1.
b ) 1, 2, 3.
c ) 2, 1, 3.
d ) 3, 1, 2.


QUESTÃO 4
As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, publicadas em 1998, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CEB 022/98) determinam fundamentos como solidariedade, direitos e deveres de cidadania, sensibilidade e criatividade. Esses fundamentos referem-se, respectivamente, aos princípios
a ) estéticos, éticos e políticos.
b ) éticos, políticos e estéticos.
c ) políticos, estéticos e éticos.
d ) políticos, éticos e estéticos.


QUESTÃO 5
A gestão escolar da Educação Infantil ocorre, segundo a Lei 9.394/96
a ) nos chamados jardins de infância, para crianças de três a seis anos de idade.

b ) em pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.
c ) em creches para crianças de até três anos, e pré-escolas para crianças de quatro a seis anos de idade.
d ) em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até quatro anos de idade.


QUESTÃO 6
Michel Foucault é um autor conhecido pelos seus estudos sobre poder e autoridade. Assinale, dos conceitos abaixo, o que pertence ao universo teórico desse autor.
a ) Relação entre o exercício da crítica e a resistência.
b ) Distinção entre governo e governamento.
c ) Importância do exercício do poder.
d ) Crise de autoridade historicamente estabelecida.


QUESTÃO 7
Enrique Pichon-Rivière criou uma importante vertente da psicologia social contemporânea. No estudo dos grupos, instituições e demais formas de sociedade humana, destacou os sentimentos de filiação e de pertença dos indivíduos aos grupos. Para Pichon, os grupos, as organizações e as distintas formas da sociedade humana originam-se de uma necessidade universal que leva os homens a se associarem. Quanto a esses aspectos, assinale a afirmação correta.
a ) A articulação de uma pessoa a um grupo acontece por meio de mecanismo complexo que se sustenta fundamentalmente nas redes de filiações.
b ) O modelo dessas relações positivas com o mundo não é fornecido no primeiro vínculo estabelecido com a mãe, já que não é por intermédio dela que as necessidades vitais são satisfeitas.
c ) O sentimento de pertença, no entanto, não se relaciona com o de filiação. Ele surge da adoção de atitudes e normas que regem a vida dessa comunidade.
d ) O impulso para a filiação tem, como pano de fundo, dois medos básicos que motivam a conduta humana: o temor da perda e do ataque, que só podem ser resolvidos em sociedade com outros semelhantes.


QUESTÃO 8
O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que
a) pode provocar dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de tarefas improdutivas.
b) a sua construção deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
c) é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento teórico-metodológico.
d) não é necessário que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, a autonomia.


QUESTÃO 9
A influência da Teoria Sistêmica sobre a gestão escolar foi muito marcante no Brasil da década de 1970. Uma dessas influências é a
a) exploração dos trabalhadores pela organização de trabalho.
b) ênfase nos grupos e relações informais no trabalho.
c) utilização de planilhas para a elaboração dos planejamentos e a formulação de objetivos instrucionais.
d) divisão do trabalho, em que cada tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas.


QUESTÃO 10
Para César Coll, a elaboração curricular deve ter em conta a análise da realidade operada com referenciais específicos. O autor fala de quatro referenciais. O primeiro é o socioantropológico, que considera os diferentes aspectos da realidade social em que o currículo será aplicado; o segundo é o psicológico, que se volta para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o terceiro é o pedagógico, que se apropria do conhecimento gerado na sala de aula em experiências prévias; o quarto se fixa nas características próprias das diversas áreas do saber tratadas pelo currículo.
Este quarto referencial é chamado de
a ) temporal.
b ) epistemológico.
c ) organizativo.
d ) psicopedagógico.


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