Questão 1
(ENEM – 2012)
Desculpem-me, mas não dá pra fazer
uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar:
esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que
esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária
eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou
nervoso. Estou zangado.
a) o discurso do enunciador tem
como foco o próprio código.
b) a atitude do enunciador se
sobrepõe àquilo que está sendo dito.
c) o interlocutor é o foco do
enunciador na construção da mensagem.
d) o referente é o elemento que se
sobressai em detrimento dos demais.
e) o enunciador tem como objetivo
principal a manutenção da comunicação.
Resposta Alternativa “b”. É possível
observar que a atitude do enunciador sobrepõe-se àquilo que está sendo dito,
com predominância da função emotiva da linguagem, já que a mensagem está
voltada para aspectos subjetivos do enunciador.
Questão 2
Reconheça as
funções da linguagem predominantes em cada um dos textos a seguir:
(VELHO, A. P. M. A linguagem do rádio
multimídia. Disponível em: www.bocc.ubi.pt. Acesso em: 27 fev. 2012.)
II. Poema de desintoxicação
Em densas noites
com medo de tudo:
de um anjo que é cego
de um anjo que é mudo.
Raízes de árvores
enlaçam-me os sonhos
no ar sem aves
vagando tristonhos.
Eu penso o poema
da face sonhada,
metade de flor
metade apagada.
O poema inquieta
o papel e a sala.
Ante a face sonhada
o vazio se cala.
Ó face sonhada
de um silêncio de lua,
na noite da lâmpada
pressinto a tua.
Ó nascidas manhãs
que uma fada vai rindo,
sou o vulto longínquo
de um homem dormindo.
João Cabral de Melo Neto
III. Memória
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
Carlos Drummond de Andrade
IV. Blá, Blá, Blá, Blá, Blá
Blá, Blá, Blá, Blá
Ti, Ti, Ti, Ti, Ti,
Ti, Ti, Ti, Ti
Tá tudo muito bom, bom!
Tá tudo muito bem, bem!
Evandro Mesquita
IV. “(...) Sinto que viver é inevitável. Posso na primavera ficar horas
sentada filmando, apenas sendo. Ser às vezes sangra. Mas não há como não
sangrar pois é no sangue que sinto a primavera. Dói. A primavera me dá coisas.
Dá do que viver E sinto que um dia na primavera é que vou morrer De amor
pungente e coração enfraquecido (...)”.
(Clarice Lispector)
a) referencial,
metalinguística, poética, fática e emotiva.
b) emotiva, fática,
poética, metalinguística e referencial.
c) metalinguística,
emotiva, poética, fática e referencial.
d) referencial,
poética, metalinguística, emotiva e fática.
e) fática,
metalinguística, emotiva, referencial e poética.
RESPOSTA: Alternativa “a”.
I. A função
referencial é
a função da informação, uma vez que sua mensagem é centrada na necessidade
de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e
objetiva, evitando assim o discurso literário. II. A principal
característica da função metalinguística é o fato de a
mensagem estar centrada no próprio código. Cada função tem um foco em um dos
elementos da comunicação e, para a função metalinguística, nada é mais
importante do que a própria palavra e seus desdobramentos. III. O centro de
interesse da comunicação na função poética é o próprio texto
e, por isso, alguns recursos são utilizados para chamar a atenção do
destinatário para a mensagem. Forma e conteúdo ganham um novo arranjo para
provocar no leitor o prazer estético. IV.
A função
fática da
linguagem é responsável por conferir o funcionamento adequado do canal de
comunicação. Em alguns casos, a principal preocupação do emissor é manter
contato com o destinatário e, para isso, testa o canal com frases do tipo:
“entende”, “você está aí”, “veja bem”, “olha”, etc. V. A função
emotiva pode
estar presente em poemas, músicas, depoimentos, entrevistas, narrativas de
caráter memorialista, críticas subjetivas de cinema, teatro e demais
manifestações artísticas nas quais o discurso esteja centrado no próprio emissor.
De acordo com o
linguista russo Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar
mensagens verbais que preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma
mensagem depende basicamente da função predominante".
Sentimento do mundo
Tenho
apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.
Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes.
Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço
que me perdoeis.
Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microscopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer
esse amanhecer
mais noite que a noite.
Carlos Drummond de Andrade
Levando em
consideração a observação de Roman Jackobson, indique a função predominante no
poema de Drummond:
a)
função conativa.
b) função
referencial.
c) função fática.
d) função poética.
e) função emotiva.
Resposta Alternativa “e”. No poema, que
integra o livro “Sentimento do mundo”, Carlos Drummond de Andrade posiciona-se
em relação ao tema que está abordando, expressando seus sentimentos e
impressões pessoais. Essas características são próprias da função
emotiva da linguagem.
Questão 4
Leia o texto a seguir e identifique a
função de linguagem predominante:
Coisas que você não deve fazer enquanto estiver
estudando:
·
Deixar de estudar uma matéria porque você não gosta dela - Nem todo
mundo gosta de matemática. Mas você conhece alguém que tenha passado em um
vestibular, por exemplo, sem saber o mínimo da matéria? O importante é
intercalar: se você detesta matemática e adora história, pode começar com a
primeira e, depois, se concentrar na disciplina mais "prazerosa";
·
Deixar dúvidas para trás - Não tirar dúvidas pode trazer sérios
problemas. E se o que cair na prova for justamente o que você ficou com
dúvida? É importante que o estudante frequente plantões ou arranje outros
métodos para tentar entender o assunto. Durante os estudos, é prudente que
ele anote os pontos obscuros da matéria para evitar que os esqueça;
·
Comer algo (muito) diferente na véspera de uma prova - Imagine a
situação: um estudante tem, por hábito, comer uma feijoada de café da manhã,
todos os dias. No dia do vestibular, ele decide comer algo "leve" e
encara uma salada. O resultado é que, se ele não tiver sorte, pode até
desmaiar de fome durante a prova. Claro que, em um dia de provas, o estudante
deve preferir alimentos que deem energia (macarrão pode ser uma saída, por
exemplo). No entanto, não dá para ingerir algo muito diferente do que se está
habituado - o efeito pode ser pior. Peixes magros, linhaça, frutas amarelas e
cítricas, muita água e chocolate amargo são alimentos que ajudam a manter a
concentração;
· Não parar para descansar - Não estude mais do que quatro horas por
dia, além do período que você está na escola. Maria Beatriz Loureiro de
Oliveira, coordenadora do serviço de orientação do campus de Araraquara da
Unesp (Universidade Estadual Paulista), recomenda uma soneca, caso o
estudante esteja em casa depois de voltar da escola. "Descanse no mínimo
20 minutos. Uma cochilada. Eu fazia isso com meus filhos. Antes das 15h, não
comece".
Texto retirado de educacao.uol
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a) função poética.
b) função emotiva.
c) função conativa.
d) função fática.
e) função
metalinguística.
Resposta Alternativa “c”. A função conativa
é facilmente identificada, pois sua linguagem é organizada para influenciar e
persuadir o destinatário, fazendo uso de verbos no imperativo, pronomes na
segunda pessoa e vocativos. Essa linguagem é comumente empregada na
publicidade, já que sua principal intenção é vender determinado produto ou
ideia para um grupo social específico.
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