terça-feira, julho 07, 2020

Filme - A guerra do fogo (Quest for fire), França, 1981.

Resenha:  A guerra do fogo. 
Área de Conhecimento História e Geografia


O filme, segundo alguns autores e estudiosos das ciências humanas, chega a ser entendido como um importante documento de análise e compreensão da Pré-História devido à abundância de características deste período retratada na obra.
 Ao assistirmos o filme, ele nos leva a reflexões sobre o comportamento humano durante a Pré-História, a linguagem verbal e não verbal, a utilização e descobertas de novas tecnologias que foram de grande valor para o desenvolvimento da espécie humana até os dias de hoje.
O filme é ambientado no período paleolítico e se passa acompanhando um pequeno grupo de hominídeos que tem o seu fogo roubado por outra tribo e então três membros do grupo partem em uma jornada na busca de recuperá-lo. Vale destacar que até o momento, os hominídeos ainda não sabiam produzir o fogo, daí a importância de mantê-lo sempre aceso e a salvo que qualquer situação que pudesse extingui-lo.
Em sua épica busca, o pequeno grupo liderado por Naoh se depara com uma natureza ao mesmo tempo exuberante e hostil, onde precisam garantir sua sobrevivência, conseguindo alimentos e abrigo e ao mesmo tempo se proteger de predadores ferozes, o que renda uma sequência até engraçada, na qual o grupo se refugia em uma árvore para escapar de ferozes tigres dentes de sabre ali ficam pendurados por todo um dia, até que um deles cai no chão e assustado, percebe que seu algoz já foi embora.
Chama a atenção também o fato que durante sua missão, o grupo entra em contato com pelo menos mais três outros grupos de hominídeos em estágios diferentes de evolução e de desenvolvimento e uso de objetos e ferramentas. Como resultado desses encontros o grupo precisa lidar com pequenos conflitos e situações desconhecidas.
Vale destaque também a maneira como o filme mostra as descobertas de sentimentos e comportamentos tais como: prazer sexual, riso, solidariedade, egoísmo, hierarquia, componentes esses que passarão a fazer parte daquilo que é hoje, um aglomerado de pessoas, que vive numa sociedade global, relativamente estruturada, mantendo uma luta perene em busca de uma existência confortável, segura e sem violência.
O ponto máximo do filme se dá quando Naoh aprende a produzir o fogo, cena repleta de simbolismo, pois mostra o protagonista ao mesmo tempo intrigado e emocionado, chegando às lágrimas com tal descoberta, pois descortina-se um novo mundo a partir do domínio do fogo.
Como ferramenta pedagógica, o filme é de uma riqueza muito grande, possibilitando o seu uso como forma de ilustrar as principais características do período paleolítico, tais como, organização em pequenos grupos, convívio de diferentes espécies de hominídeos, fabricação e uso de ferramentas de osso, madeira e pedra, uso e domínio do fogo, caça e coleta, etc.

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