segunda-feira, agosto 03, 2020

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa

PROVA DISSERTATIVA


1. Explique língua e linguagem.

Resposta: Linguagem é a capacidade  humana de comunicar-se a língua é o conjunto de signos e suas regras de  combinação partilhados pelo membro de uma comunidade.

 

2. Conforme Platão, o que significa dizer que a linguagem é um phármakon (remédio, veneno e cosmético)?

Resposta: Platão considerava que a linguagem pode ser um medicamento , veneno ou cosmético pois seria um remédio para o conhecimento pois tiraria as pessoas da ignorância, um veneno devido a sedução das palavras em envolver-nos já quando dizia cosmético era no sentido de “maquiar” camuflar a verdade através das palavras.


 

3. O que é ideologia, e qual é a sua relação com a linguagem?

Resposta:Ideologia é uma determinada visão de um grupo social. A ideologia pode ser entendida como a interpretação de sentidos. A linguagem vem legitimar a ideologia de determinados grupos/classe social seja ela falada ou escrita.



4. Discorra sobre a afirmação de Luria de que "a linguagem muda essencialmente os processos de atenção do homem".

Resposta: O autor afirma que o animal tem a sua atenção focada no caráter imediato, ou seja, o animal têm sua atenção no que percebe ou vê, seja pela força, novidade ou distinção biológica do objeto. O homem por possuir a linguagem tem sua atenção modificada e consegue dirigi-la arbitrariamente, pois não necessita ver ou perceber os objetos para distingui-los ou mesmo menciona-los ,porque o desenvolvimento da linguagem permite que ele nomeie os objetos ,os assimile e posteriormente discrimine sozinho todos os objetos nomeados, sua utilidade, características Isso torna a sua atenção muito mais ampla que a imediata, ela se torna dirigível e arbitrária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...