1- A Psicologia da Educação do começo do século XX se baseava, essencialmente, em três áreas que vinham se desenvolvendo muito rapidamente naquela época: a Psicologia da Criança, a Psicologia da Aprendizagem e a Psicologia das Diferenças Individuais. Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre as informações nelas contidas.
Coluna A
I – Essa área não se limitava ao estudo do desenvolvimento intelectual, abrangendo, também, o campo da personalidade e do rendimento escolar (Por exemplo, avaliação de habilidades como Matemática e Leitura).
II – Essa área, no começo do século XX, era muito influenciada pelas ideias associacionistas de Thorndike.
III – Essa área foi importante para a Psicologia da Educação, sobretudo, pela aceitação crescente entre os educadores e os teóricos da Educação, de que é indispensável conhecer melhor o desenvolvimento do aluno para poder educá-lo melhor.
Coluna B
1. Psicologia da Criança
2. Psicologia da Aprendizagem
3. Psicologia das Diferenças individuais
A sequência CORRETA desta associação é
Resposta Selecionada: e. I-3; II-2; III-1.
2 - Muitas das ideias da Psicologia Científica já eram questões que intrigavam os seres humanos desde os primórdios e podemos classificar esse conhecimento como Psicologia Pré-Científica. Filósofos gregos como Platão e Aristóteles, por exemplo, pensaram e discutiram muitas dessas ideias, contribuindo para a formulação de teorias sobre a personalidade, a memória, as emoções e os pensamentos, que são temas ainda hoje atuais para a Psicologia Científica. Contudo, esse conhecimento era atrelado ao campo da Filosofia e não de uma Ciência específica. Dessa forma, podemos Afirmar que a mudança radical da Psicologia Pré-Científica para a Psicologia Científica foi:
Resposta Selecionada: c. A criação do Laboratório de Psicologia Experimental, de Wundt, em Leipzig, na Alemanha, em 1879, que possibilitou a adoção de métodos científicos para o estudo de processos psicológicos e definiu o objeto de estudos da Psicologia.
3 - Leia a seguinte definição de Psicologia da Educação:
[...] de acordo como nossos propósitos, interpreta-se o termo “psicologia educacional”, num sentido amplo, como aquilo que cobre todas as fases de estudo da vida mental relacionadas à Educação. Considera-se, pois, que a psicologia educacional inclui não só o campo bem conhecido que integra o livro-texto convencional – a psicologia das sensações, o instinto, a atenção, os hábitos, a memória, as técnicas e a economia da aprendizagem, os processos conceituais etc. -, mas também os seguintes aspectos: os problemas de desenvolvimento mental (a herança, a adolescência e o inesgotável campo do estudo da criança); o estudo das diferenças individuais, do “retardo e da precocidade” no desenvolvimento; a psicologia da “classe especial"; a natureza dos dotes mentais; a medida da capacidade mental; a psicologia dos testes mentais; a correlação dos hábitos mentais; a psicologia dos métodos especiais nas diversas etapas escolares; os importantes problemas da higiene mental. Todos esses elementos – seja do ponto de vista experimental, estatístico ou literário – são temas e problemas a serem tratados em uma revista de psicologia educacional (W. C. BAGLEY; J. C. BELL; C. E. SEASHORE; G. M. WHIPPLE (1910). Journal of Educational Psychology, n. 1, p.1-3).
O trecho acima foi retirado da primeira revista científica especializada em Psicologia da Educação e revela uma tendência comum dessa área, na primeira metade do século XX, que era:
Resposta Selecionada: e. A crença de que a Psicologia Científica poderia ser transformada em uma Engenharia Psicológica aplicada à Educação e, assim, explicar e resolver todos e quaisquer problemas relacionados à Educação.
4 - Ana dava bons conselhos a seus amigos e familiares. Ela tinha muitas habilidades sociais e sabia como usá-las. Todos diziam que Ana entendia muito bem de Psicologia, pois sabia, como ninguém, convencer as pessoas nas mais diversas situações; até mesmo a tomar remédios quando elas não queriam. Por outro lado, Regina não tinha tantas habilidades sociais, mas cursou a Faculdade de Psicologia e aprendeu teorias e método científicos que a ajudaram a se desenvolver profissionalmente e a usar a Psicologia para ajudar as pessoas a aprenderem melhor.
Considerando-se o relato sobre Ana e Regina é CORRETO dizer que o conhecimento delas sobre Psicologia é diferente e pode ser classificado, RESPECTIVAMENTE, como sendo:
Resposta Selecionada:
d. Psicologia do Senso Comum; Psicologia Científica.
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