Pergunta 1 - A Psicologia da Educação do começo do século XX se baseava, essencialmente, em três áreas que vinham se desenvolvendo muito rapidamente naquela época: a Psicologia da Criança, a Psicologia da Aprendizagem e a Psicologia das Diferenças Individuais. Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre as informações nelas contidas.
Coluna
A
I –
Essa área não se limitava ao estudo do desenvolvimento intelectual, abrangendo,
também, o campo da personalidade e do rendimento escolar (Por exemplo,
avaliação de habilidades como Matemática e Leitura).
II –
Essa área, no começo do século XX, era muito influenciada pelas ideias
associacionistas de Thorndike.
III –
Essa área foi importante para a Psicologia da Educação, sobretudo, pela
aceitação crescente entre os educadores e os teóricos da Educação, de que é
indispensável conhecer melhor o desenvolvimento do aluno para poder educá-lo
melhor.
Coluna
B
1.
Psicologia da Criança
2.
Psicologia da Aprendizagem
3.
Psicologia das Diferenças individuais
A sequência
CORRETA desta associação é
Resposta Selecionada: e. I-3; II-2; III-1.
Pergunta 2 - Muitas das ideias da Psicologia
Científica já eram questões que intrigavam os seres humanos desde os primórdios
e podemos classificar esse conhecimento como Psicologia Pré-Científica.
Filósofos gregos como Platão e Aristóteles, por exemplo, pensaram e discutiram
muitas dessas ideias, contribuindo para a formulação de teorias sobre a
personalidade, a memória, as emoções e os pensamentos, que são temas ainda hoje
atuais para a Psicologia Científica. Contudo, esse conhecimento era atrelado ao
campo da Filosofia e não de uma Ciência específica. Dessa forma, podemos
afirmar que a mudança radical da Psicologia Pré-Científica para a Psicologia
Científica foi:
Resposta Selecionada: c. A criação do Laboratório de Psicologia
Experimental, de Wundt, em Leipzig, na Alemanha, em 1879, que possibilitou a
adoção de métodos científicos para o estudo de processos psicológicos e definiu
o objeto de estudos da Psicologia.
Pergunta
3 - Leia a seguinte definição de
Psicologia da Educação:
[...]
de acordo como nossos propósitos, interpreta-se o termo “psicologia
educacional”, num sentido amplo, como aquilo que cobre todas as fases de estudo
da vida mental relacionadas à Educação. Considera-se, pois, que a psicologia
educacional inclui não só o campo bem conhecido que integra o livro-texto
convencional – a psicologia das sensações, o instinto, a atenção, os hábitos, a
memória, as técnicas e a economia da aprendizagem, os processos conceituais
etc. -, mas também os seguintes aspectos: os problemas de desenvolvimento mental
(a herança, a adolescência e o inesgotável campo do estudo da criança); o
estudo das diferenças individuais, do “retardo e da precocidade” no
desenvolvimento; a psicologia da “classe especial"; a natureza dos dotes
mentais; a medida da capacidade mental; a psicologia dos testes mentais; a
correlação dos hábitos mentais; a psicologia dos métodos especiais nas diversas
etapas escolares; os importantes problemas da higiene mental. Todos esses
elementos – seja do ponto de vista experimental, estatístico ou literário – são
temas e problemas a serem tratados em uma revista de psicologia educacional (W.
C. BAGLEY; J. C. BELL; C. E. SEASHORE; G. M. WHIPPLE (1910). Journal of
Educational Psychology, n. 1, p.1-3).
O
trecho acima foi retirado da primeira revista científica especializada em
Psicologia da Educação e revela uma tendência comum dessa área, na primeira
metade do século XX, que era:
Resposta Selecionada: e. A crença de que a Psicologia Científica
poderia ser transformada em uma Engenharia Psicológica aplicada à Educação e,
assim, explicar e resolver todos e quaisquer problemas relacionados à Educação.
Pergunta
4 - Ana dava bons conselhos a seus
amigos e familiares. Ela tinha muitas habilidades sociais e sabia como usá-las.
Todos diziam que Ana entendia muito bem de Psicologia, pois sabia, como
ninguém, convencer as pessoas nas mais diversas situações; até mesmo a tomar
remédios quando elas não queriam. Por outro lado, Regina não tinha tantas
habilidades sociais, mas cursou a Faculdade de Psicologia e aprendeu teorias e
método científicos que a ajudaram a se desenvolver profissionalmente e a usar a
Psicologia para ajudar as pessoas a aprenderem melhor.
Considerando-se
o relato sobre Ana e Regina é CORRETO dizer que o conhecimento delas sobre
Psicologia é diferente e pode ser classificado, RESPECTIVAMENTE, como sendo:
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