Recadinho:
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Considere o caso a seguir.
“Edinéa Albini sentiu com mais clareza essa discriminação. Mãe de gêmeos de cinco anos, ela tentou matricular João Victor, que possui necessidades especiais, e Ana Júlia, na mesma escola, uma instituição de ponta, que ela chamou como “sonho de consumo” para a educação de seus filhos. “ Eles me atenderam super bem, mas quando contei das condições de João Victor, disseram que ele não tinham autorização para aceitar uma criança especial [...] “ “.
LEMOS, K. Escolas particulares negam matrícula a deficientes. UOL. 26 set 2015. Disponível em: https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000773180/escolas-particulares-negam-matricula-a-deficientes.html . Acesso em 30 nov. 2018.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência dispõe que
Alternativas:
- a)
as escolas regulares que se negarem a matricular alunos com deficiência serão penalizadas com multa e detenção, configurando uma ação criminosa.
Alternativa assinalada - b)
as escolas regulares não podem negar matrícula à deficientes e que os pais devem disponibilizar recursos financeiros e providenciar as adequações.
- c)
nas escolas regulares do setor público as adequações para o deficiente fica a cargo do Estado enquanto que no setor privado os responsáveis são os pais.
- d)
na escola regular pública, assim como na privada, a recusa da matrícula de deficientes é crime, no entanto, na privada as adequações são atribuições dos pais.
- e)
a recusa de alunos com deficiência pela escola, seja privada ou pública, não é considerada crime, no entanto, a ocorrência gera multa à escola que se negar.
Do total de crianças de 5 a 14 anos que trabalham, 93% estudam. O relatório mostra o trabalho infantil como uma grande barreira tanto para as crianças que estão fora do sistema de ensino, quanto para aquelas que frequentam a escola. Mesmo quem está regularmente matriculado terá o desempenho escolar prejudicado pelas outras tarefas que desempenha.
Disponível em: <https://www.bonde.com.br/educacao/cidadania/trabalho-infantil-e-causa-de-abandono-escolar-236955.html>. Acesso em: 30 nov. 2018.
Analisando o trecho apresentado a luz da Declaração de Salamanca, assinale V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas a seguir.
( ) As crianças que têm o desempenho escolar prejudicado por outras tarefas que realiza, devem sempre que possível, aprender separadamente dos demais alunos regulares.
( ) A escola deve responder as questões que envolvam apenas as crianças com barreiras permanentes à educação, não contemplando barreiras temporárias, como o trabalho infantil.
( ) A expressão necessidades educacionais especiais refere-se somente aos alunos com algum tipo de deficiência e que por isso apresentam dificuldades de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
- a)
V - V - V.
- b)
V - V - F.
- c)
V - F - F.
- d)
F - F - F.
Alternativa assinalada - e)
F - F - V.
Leia o trecho a seguir.
“Pesquisadores de cinco universidades americanas acreditam que chegaram à resposta final para uma pergunta que há anos é debatida no meio acadêmico: educação infantil realmente funciona? Eles analisaram 22 estudos publicados entre 1960 e 2016, e concluíram que, sim, pode ser benéfica e seus impactos durarem por toda a vida escolar da criança. No entanto [...] Não é suficiente só oferecer o acesso à educação infantil. A qualidade do ensino é absolutamente crítica.”
Disponível em: <https://bit.ly/2Fa6Yy8>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. O foco na qualidade da aprendizagem e habilidades de vida essenciais, são questões contempladas na declaração de Dakar.
II. A educação básica deve estar centrada exclusivamente na matrícula em consonância com a frequência aos programas estabelecidos.
III. Melhorias e a promoção da expansão da educação infantil são questões estabelecidos na declaração de Incheon.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
- a)
I e II, apenas.
- b)
II e III, apenas.
- c)
I e III, apenas.
- d)
I, apenas.
Alternativa assinalada - e)
III, apenas.
Conforme citado na Declaração de Madrid, uma sociedade que exclui vários dos seus membros ou grupos é uma sociedade empobrecida. As ações para melhorar as condições das pessoas com deficiência culminarão no desenho de um mundo flexível para todos. O que hoje se realizar em nome das pessoas com deficiência, terá significado para todos no mundo de amanhã.
Mas nem sempre a sociedade pensou dessa forma. Foram vários os momentos vividos pelas pessoas com deficiência, como pode ser observado na figura a seguir.
Participação da pessoa com deficiência na sociedade
FONTE: SECRETARIA DA FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL (2018).
Portanto, os momentos que foram vivenciados pelas pessoas com deficiência, através da história, foram:
1. Segregação.
2. Exclusão.
3. Inclusão.
4. Integração.
Assinale a opção que apresenta a ordem correta dos momentos que foram vivenciados pelas pessoas com deficiência, através da história.
Alternativas:
- a)
2 – 3 – 1 – 4.
- b)
1 – 2 – 4 – 3.
- c)
4 – 1 – 3 – 2 .
- d)
2 – 1 – 3 – 4.
- e)
2 – 1 – 4 – 3.
Alternativa assinalada
OBRIGADA por sua ajuda
ResponderExcluirobrigada pela sua imensa ajuda
ResponderExcluirObrigada me ajudou bastante ☺️
ResponderExcluirGratidão Constante!
ResponderExcluirobrigada pela ajuda!
ResponderExcluirobrigada pela ajuda
ResponderExcluirMeu prazer é ajudar.
ExcluirFique a vontade para participar do nosso instagram @pedagogiaonlineead.
Sucesso e bons estudos.
MUITO OBRIGADA!!!!!!!!
Excluirobrigada
ResponderExcluirobrigada, você tem a prova presencial dessa disciplina?
ResponderExcluirNão.
ExcluirObrigada
ResponderExcluirtudo certo, obrigada
ResponderExcluirQuero me inscrever
ResponderExcluirMuito obrigada ajudou muito...
ResponderExcluirObrigada Deus lhe abençoai
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirobrigada
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