quinta-feira, outubro 29, 2020

Aap2 - Educação Inclusiva

 Recadinho:


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Até o próximo. 
Por: Raquel Maschetti


1)

Considere o caso a seguir.

 

“Edinéa Albini sentiu com mais clareza essa discriminação. Mãe de gêmeos de cinco anos, ela tentou matricular João Victor, que possui necessidades especiais, e Ana Júlia, na mesma escola, uma instituição de ponta, que ela chamou como “sonho de consumo” para a educação de seus filhos. “ Eles me atenderam super bem, mas quando contei das condições de João Victor, disseram que ele não tinham autorização para aceitar uma criança especial [...] “ “.

LEMOS, K. Escolas particulares negam matrícula a deficientes. UOL. 26 set 2015. Disponível em: https://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000773180/escolas-particulares-negam-matricula-a-deficientes.html . Acesso em 30 nov. 2018.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência dispõe que


Alternativas:

  • a)

    as  escolas regulares que se negarem a matricular alunos com deficiência serão penalizadas com multa e detenção, configurando uma ação criminosa.

    Alternativa assinalada
  • b)

    as escolas regulares não podem negar matrícula à deficientes e que os pais devem disponibilizar recursos financeiros e providenciar as  adequações.

  • c)

    nas escolas regulares do setor público as adequações para o deficiente fica a cargo do Estado enquanto que no setor privado os responsáveis são os pais.

  • d)

    na escola regular  pública, assim como na privada, a recusa da matrícula de deficientes é crime, no entanto, na privada as adequações são atribuições dos pais.

  • e)

    a recusa de alunos com deficiência pela escola, seja privada ou pública, não é considerada crime, no entanto, a ocorrência gera multa à escola que se negar.

2)

Do total de crianças de 5 a 14 anos que trabalham, 93% estudam. O relatório mostra o trabalho infantil como uma grande barreira tanto para as crianças que estão fora do sistema de ensino, quanto para aquelas que frequentam a escola. Mesmo quem está regularmente matriculado terá o desempenho escolar prejudicado pelas outras tarefas que desempenha.

Disponível em: <https://www.bonde.com.br/educacao/cidadania/trabalho-infantil-e-causa-de-abandono-escolar-236955.html>. Acesso em: 30 nov. 2018.

 

Analisando o trecho apresentado a luz da Declaração de Salamanca, assinale V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas a seguir.

 

(   ) As crianças que têm o desempenho escolar prejudicado por outras tarefas que realiza, devem sempre que possível, aprender separadamente dos demais alunos regulares.

(   ) A escola deve responder as questões que envolvam apenas as crianças com barreiras permanentes à educação, não contemplando barreiras  temporárias, como o trabalho infantil.

(   ) A expressão necessidades educacionais especiais refere-se somente aos alunos com algum tipo de deficiência e que por isso apresentam dificuldades de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


Alternativas:

  • a)

    V - V - V.

  • b)

    V - V - F.

  • c)

    V - F - F.

  • d)

    F - F - F.

    Alternativa assinalada
  • e)

    F - F - V.

3)

Leia o trecho a seguir.

 

“Pesquisadores de cinco universidades americanas acreditam que chegaram à resposta final para uma pergunta que há anos é debatida no meio acadêmico: educação infantil realmente funciona? Eles analisaram 22 estudos publicados entre 1960 e 2016, e concluíram que, sim, pode ser benéfica e seus impactos durarem por toda a vida escolar da criança.  No entanto [...] Não é suficiente só oferecer o acesso à educação infantil. A qualidade do ensino é absolutamente crítica.”

Disponível em: <https://bit.ly/2Fa6Yy8>. Acesso em: 2 dez. 2018.

 

Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir.

 

I. O foco na qualidade da aprendizagem e habilidades de vida essenciais, são questões contempladas na declaração de Dakar.

II. A educação básica deve estar centrada exclusivamente na matrícula em consonância com a frequência aos programas estabelecidos.

III. Melhorias e a promoção da expansão da educação infantil são questões estabelecidos na declaração de Incheon.

É correto o que se afirma em


Alternativas:

  • a)

    I e II, apenas.

  • b)

    II e III, apenas.

  • c)

    I e III, apenas.

  • d)

    I, apenas.

    Alternativa assinalada
  • e)

    III, apenas.

4)

Conforme citado na Declaração de Madrid, uma sociedade que exclui vários dos seus membros ou grupos é uma sociedade empobrecida. As ações para melhorar as condições das pessoas com deficiência culminarão no desenho de um mundo flexível para todos. O que hoje se realizar em nome das pessoas com deficiência, terá significado para todos no mundo de amanhã.

 

Mas nem sempre a sociedade pensou dessa forma. Foram vários os momentos vividos pelas pessoas com deficiência, como pode ser observado na figura a seguir.

 

Participação da pessoa com deficiência na sociedade

 

Participação das pessoas com deficiência na sociedade

FONTE: SECRETARIA DA FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL (2018).

 

 

Portanto, os momentos que foram vivenciados pelas pessoas com deficiência, através da história, foram:

 

1. Segregação.

2. Exclusão.

3. Inclusão.

4. Integração.

Assinale a opção que apresenta a ordem correta dos momentos que foram vivenciados pelas pessoas com deficiência, através da história.


Alternativas:

  • a)

    2  –  3  –  1  –  4.

  • b)

    1  –  2  –  4  –  3.

  • c)

    4  –  1  –  3  –  2 .

  • d)

    2  –  1  –  3  –  4.

  • e)

    2  –  1  –  4  –  3.

    Alternativa assinalada

18 comentários:

  1. obrigada pela sua imensa ajuda

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  2. Obrigada me ajudou bastante ☺️

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Meu prazer é ajudar.
      Fique a vontade para participar do nosso instagram @pedagogiaonlineead.
      Sucesso e bons estudos.

      Excluir
    2. MUITO OBRIGADA!!!!!!!!

      Excluir
  4. obrigada, você tem a prova presencial dessa disciplina?

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada ajudou muito...

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  6. Obrigada Deus lhe abençoai

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