1) A Charge, a seguir, demonstra o comportamento da maioria dos professores quando recebem em sala de aula um aluno deficiente.
Disponível em: <http://profsilviosantiago.blogspot.com/2010/03/trabalhando-inclusao-na-sala-de-aula.html>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada - b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Segundo Viviane Maito, membro da equipe da Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais (Cane) da Secretaria Municipal da Educação, a comunicação é um fator essencial para a integração do sujeito à sociedade e a dificuldade de se comunicar pode atrapalhar o processo de integração e socialização do indivíduo eximindo-o de manifestar seus sentimentos, emoções, necessidades e vontades.
Visando melhorar a comunicação entre os estudantes, de acordo com a reportagem publicada no site da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba (2015), um grupo de professores municipais que trabalha com estudantes com incapacidade de se comunicar, seja de forma temporária ou permanente, desenvolveu materiais e projetos para trabalhar a comunicação alternativa no processo de educação. Os resultados dos trabalhos foram compartilhados durante uma troca de experiências realizada na Escola Municipal Senador Enéas Faria, no Cajuru.
Conforme informado pela Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba (2015), o encontro foi promovido pela Coordenadora de Atendimento às Necessidades Especiais (Cane) da Secretaria Municipal da Educação para reunir autoras das práticas que tem feito estudantes que não falam, ou com dificuldade de expressão, a se desenvolverem e ampliarem a comunicação. Materiais alternativos apresentados como soluções para problemas de comunicação integram o projeto de comunicação alternativa nas salas de recursos multifuncionais, salas de escolarização hospitalar e em escolas especiais. Sequência numérica, pareamento, cartões de comunicação, prancha de comunicação, recursos de comunicação alfabética, prancha com símbolos, fotos ou figuras, livros, calendários personalizados, tabuleiro de nome, painel de expressões, estavam entre os materiais apresentados.
Disponível em: <https://bit.ly/2QZ3nG8>. Acesso em: 16 de jan. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada - b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Conforme citado nas “Diretrizes de Estimulação Precoce” (Brasil, 2016, p. 11), “[...] o cuidado à saúde da criança, por meio do acompanhamento do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é tarefa essencial para a promoção à saúde, prevenção de agravos e a identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor”.
Disponível em: <ttp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_estimulacao_criancas_0a3anos_neuropsicomotor.pdf>. Acesso em: 17 jan.2019.
Com base nas “Diretrizes de Estimulação Precoce”, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
- b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa assinalada - c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
- d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
- e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Conforme publicado por Monzani (2012) no portal Educação da UOL, “Patrícia Rodrigues de Campos Rocha, 33, mãe do Guilherme, 7, diagnosticado com autismo, conta que ouviu muito “não” até conseguir matricular o filho em uma escola de ensino regular. Patrícia conta que escutou "diversas desculpas”: “não estamos preparados para recebê-lo”’, "aqui tem muitas escadas e pode ser perigoso", "ele usa cadeira de rodas?", "só podemos aceitá-lo se você pagar uma profissional para cuidar dele por fora”.
MONZANI, Mariana. Educação: Ouvi muito “não” até conseguir matricular meu filho, conta mãe de menino autista. UOL: São Paulo, 30 set.2012. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/noticias/2012/09/30/ouvi-muito-nao-ate-conseguir-matricular-meu-filho-conta-mae-de-menino-autista.htm>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
III. Pessoa autista deve estudar em escola especializada e não em escola de ensino regular.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
- a)
I, II e III, apenas.
- b)
IV, apenas.
Alternativa assinalada - c)
I e IV, apenas.
- d)
I, II, III e IV.
- e)
III e IV, apenas.
A creche pré-escola Oeste da USP (Universidade de São Paulo), fica na Cidade Universitária, em São Paulo e, conforme citado por Monzani (2012) no portal Educação da UOL, “a diversidade é parte da rotina”, pois “recebe, com naturalidade, alunos deficientes, estrangeiros recém-chegados ao país e crianças das diversas classes sociais”.
A imagem, a seguir, mostra a Sala do Grupo Árvore, da Creche Inclusiva da USP, onde as crianças, após brincarem no parquinho, “vão para as salas de descansar e se preparar para as próximas atividades do dia: as rodas de conversa e o momento de grupo, momento em que as crianças, na intimidade de seu pequeno grupo, vão fazer pesquisas, perguntas e descobertas, desenhos, brincadeiras, pinturas, ouvir e contar causos e histórias”.
MONZANI. Mariana. Educação: em creche de SP, crianças aprendem a conviver com deficiente e estrangeiro sem preconceito. UOL.SP. 30 set.2012. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/noticias/2012/09/30/em-creche-de-sp-criancas-aprender-a-conviver-com-deficiente-e-estrangeiro-sem-preconceito.htm>. Acesso em: 21 jan.2019.
CRECHE INCLUSIVA DA USP
Sala do Grupo Árvore
SOARES, Leonardo. Creche Inclusiva da USP: Sala do Grupo Árvore. UOL.SP. 30 set.2012. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/noticias/2012/09/30/em-creche-de-sp-criancas-aprender-a-conviver-com-deficiente-e-estrangeiro-sem-preconceito.htm>. Acesso em: 21 jan.2019.
Tomando como referência as informações apresentadas e com base nos preceitos da educação inclusiva, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O ambiente da creche foi configurado para que o diferente fosse bem aceito e tolerado.
( ) A característica de abertura ou tolerância, que a creche oferece, tende a acompanhar as crianças ao longo de suas vidas.
( ) As crianças mantêm atitudes de abertura ao relacionamento com pessoas significativamente diferentes, independentemente de valores familiares.
( ) Vivenciar a experiência da educação inclusiva na pré-escola, no exemplo de creche apresentado, pode evitar diversos tipos de preconceito de forma duradoura.
( ) A creche possibilita essa oportunidade para que essas crianças aprendam a trabalhar e a conviver em grupo com quem é diferente (seja por alguma condição física ou social) e a aceitar essas diferenças. Esse tipo de experiência é positivo no desenvolvimento da educação infantil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
- a)
F – F – F – F – V.
- b)
V – V – F – F – F.
- c)
V – F – V – F – V.
- d)
V – V – F – V – V.
- e)
V – V – V – V – V.
Alternativa assinalada
Muito Obrigado, seu material me ajudou bastante!
ResponderExcluirFico feliz esse é o objetivo.
ExcluirBons estudos e sucesso.
Tudo certo, obrigada!
ExcluirObrigado! Ajudou bastante!!
ResponderExcluirFico feliz esse é o objetivo.
ResponderExcluirBons estudos e sucesso.
Parabens
ResponderExcluirobrigada,foi excelente sua ajuda.
ResponderExcluirAjudou demais, obrigada!
ResponderExcluirObrigada pela visita, sucesso e bons estudos.
ExcluirOLA, EU NAO ACHEI ESSA PAGINA NO INSTAGRAM.
Excluir@pedagogiaonlineead
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirObrigada ajudou muito!
obrigada
ResponderExcluirme ajudou demais amigo.
Obrigada! sua ajuda é maior que outros meios que existe.
ResponderExcluirObrigado, ajudou bastante.
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluirMuito obrigada.
ResponderExcluirAjudou muito obrigada!
ResponderExcluirMaterial Espetacular
ResponderExcluirO objetivo é ajudar.
ExcluirSucesso e bons estudos.
Nos acompanhe no instagram se possível @pedagogiaonlineead ficarei muito grata.
O objetivo é ajudar.
ResponderExcluirSucesso e bons estudos.
Nos acompanhe no instagram se possível @pedagogiaonlineead ficarei muito grata.
Muito obrigada ajudou muito
ExcluirObrigado
ResponderExcluirobrigado, peguei materias demais e esta dificil estudar
ResponderExcluirObrigada pela ajuda👏🏼👏🏼
ResponderExcluirObrigado pela ajuda.
ResponderExcluirmuitooo obrigadoooo,ameiiii
ResponderExcluirMuito obg pela ajuda,
ResponderExcluirMuito bom!! Obrigada.
ResponderExcluirMuitíssimo obrigada 👏
ResponderExcluirObrigada, ajudou muito
ResponderExcluirTodas corretas.
ResponderExcluirTodas as respostas estão corretas. Muito obrigada.
ResponderExcluirOriga pela ajuda....
ResponderExcluir