RESPOSTAS EM VERDE
Questão 1
O FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação) foi criado para ampliar a manutenção e a valorização da educação básica. Mesmo assim, sabe-se que ele foi determinado para que tivesse um período determinado. Qual o prazo de vigência do FUNDEB?
A)
24 anos.
B)
14 anos
C)
20 anos.
D)
30 anos.
E)
10 anos.
Questão 2
Na escola municipal "Cecília Meirelles" os professores estão discutindo em uma reunião pedagógica os aspectos centrais que constituem os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs). Em relação a configuração desta política, segundo o MEC, avalie as afirmações a seguir que apresentam os apontamentos dos professores:
I: Deve trabalhar os temas transversais em conjunto com outras disciplinas.
II: Deve ser compreendida como uma norma fechada e inflexível, apresentando um único modelo de currículo, considerando apenas o conteúdo de matemática.
III: Deve oportunizar a hierarquização dos conteúdos científicos, deixando a disciplina de português em segundo plano.
Com base nos estudos sobre esta temática, é correto o que se afirma em:
A)
I e III, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
I, apenas.
D)
III, apenas.
E)
I e II, apenas.
Questão 3
As metas do Plano Nacional de Educação (PNE) tem por objetivo enfrentar os obstáculos para o acesso a permanência dos alunos na escola, as desigualdades educacionais em cada localidade, enfatizando as especificidades de sua população. Com base em informações sobre o PNE classifique os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F).
( ) Algumas metas do PNE estão relacionadas a melhorias na Educação Básica, porém não se preocupam com a desigualdade e a valorização da diversidade na Educação Básica.
( ) Algumas metas do PNE se preocupam em promover a oferta de educação formal a jovens e adultos.
( ) Algumas metas do PNE se preocupam com a formação continuada do professor da Educação Básica.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
A)
F-V-V.
B)
F-F-V.
C)
V-V-F.
D)
V-F-V.
E)
F-V-F.
Questão 4
No que refere ao financiamento da educação, especificamente o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é possível compreender que os recursos dos fundos poderão ser aplicados entre as modalidades, etapas e tipos de estabelecimento de ensino na educação básica. Com base no exposto e considerando os âmbitos de atuação prioritária, avalie as afirmações a seguir:
( ) Municípios: educação infantil e ensino fundamental.
( ) Estados: ensino fundamental e ensino médio.
( ) Distrito Federal: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)
V-F-V.
B)
F-V-V.
C)
V-V-V.
D)
V-F-F.
E)
F-F-F.
Questão 5
Na escola" João Guimarães Rosa" a coordenação pedagógica reúne pais, alunos e professores para discutir a elaboração do Projeto Político Pedagógico, a partir da gestão democrática. Após a apresentação do objetivo da reunião, Raul, pai de uma aluna do ensino fundamental, questiona a diretora Lúcia sobre como se dá a construção nessa perspectiva. Após a colocação do pai, Lúcia realizou alguns apontamentos. Com base em seus estudos na disciplina de Políticas Públicas na Educação Básica sobre a gestão democrática, avalie os apontamentos de Lúcia e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Lúcia relata que a construção do Projeto Político Pedagógico, por meio da gestão democrática ocorre a partir da participação coletiva de todos os envolvidos.
( ) Lúcia relata que a gestão democrática é uma perspectiva assegurada pelas legislações educacionais, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996).
( ) Lúcia relata que a gestão democrática ocorre a partir da centralidade do poder da diretora, a qual toma as decisões sozinha, a partir das sugestões dos demais envolvidos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)
V-V-V.
B)
V-V-F.
C)
V-F-F.
D)
F-F-F.
E)
V-F-V.
Questão 6
O caráter político da educação tem aparecido entre os agentes escolares com mais frequência nos últimos anos pela necessidade de delimitar os papéis da escola pública fundamental. É papel da escola:
A)
A educação pública deve ser centralizadora e antidemocrática.
B)
A escola pública não precisa se preocupar com qualidade, pois o mais importante é manter o aluno na escola.
C)
Dar formação adequada às crianças das camadas mais pobres.
D)
A escola não é lugar de formação de cidadania, e sim de transmissão de conhecimentos.
E)
Os alunos das escolas públicas não precisam dos mesmo conhecimentos das escolas privadas, pois têm mais dificuldade em apreender.
Questão 7
Nota-se na realidade educacional normativas que possuem a finalidade de garantir os direitos dos cidadãos. As legislações que norteiam tanto a ampliação do ensino fundamental de nove anos quanto a inclusão do público alvo da educação especial podem ser compreendidas como:
A)
Políticas Minimalistas.
B)
Políticas Fiscais.
C)
Políticas Assistencialistas.
D)
Políticas das Iniciativas Privadas.
E)
Políticas Públicas de Governo.
Questão 8
Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/1996, leia o seguinte trecho:
"A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho" (ALMEIDA, CONCEIÇÃO, NICÉSIO, 2015, p. 77).
Com base nos princípios desta política, avalie as seguintes afirmações e marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Deve garantir a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
( ) Deve assegurar a valorização dos profissionais da educação.
( ) Deve propiciar a gestão democrática na escola.
Agora, assinale a alternativa correta.
A)
F-F-V.
B)
F-F-F.
C)
V-F-F.
D)
V-V-V.
E)
F-V-V.
Questão 9
Leia com atenção o trecho abaixo:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio se constituem como políticas públicas ________que possuem o objetivo de regulamentar o âmbito________. Dessa forma, tais políticas educacionais estão diretamente direcionadas aos sistemas de ensino, às escolas e aos profissionais da educação.
Assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente:
A)
estaduais; administrativo.
B)
pedagógicas; administrativo.
C)
regulatórias; pedagógico.
D)
municipais; pedagógico.
E)
regulatórias; administrativo.
Questão 10
Uma das mudanças mais significativas no campo educacional nos últimos anos foi a implementação, pelo Ministério da Educação (MEC), do ensino fundamental em nove anos. Sobre esse fato, analise as afirmativas e marque V para verdadeiro e F.
( ) A implementação dessa política garantiu o direito à educação para todas as crianças de 4 anos.
( ) Argumentou-se que as crianças das classes abastadas já estavam matriculadas em escolas da iniciativa privada, e o Estado teria obrigação de atender às crianças carentes.
( ) O Estado, dessa forma, pretendia garantir o maior número de alunos matriculados em escolas, de forma que haveria o efetivo direito à educação para todos.
Assinale a sequência correta:
A)
F – F – F.
B)
F – V – V.
C)
F – F – V.
D)
F – V – F.
E)
V – V – V.
Questão 11
Encontra-se um conceito importante para se entender o financiamento da educação. Ele se refere à uma fase do planejamento, pois orienta a execução dos planos governamentais. Nele são apresentadas todas as receitas e todas as despesas públicas correspondentes a um ano. Isso significa que devem estar previstas todas as fontes de receitas destinadas à educação (impostos, transferências, salário-educação e outras) e todas as despesas que serão realizadas, compreendendo os gastos com pessoal, material, serviços, obras, equipamentos e outros.
Assinale a alternativa que contém o nome do conceito que o trecho acima se refere.
A)
Receita.
B)
Despesa Pública.
C)
Orçamento.
D)
Despesa de Capital.
E)
Despesa corrente.
Questão 12
Para compreender o financiamento da educação básica no Brasil, devemos conhecer o processo orçamentário e sua execução, analisar a responsabilidade dos estados e do Distrito Federal, a importância do regime de colaboração entre esses e o papel que os fundos destinados à educação básica representam, bem como as fontes adicionais de recursos.
Um conceito importante para se entender o financiamento da educação é o que se refere ao conjunto dos rendimentos de um Estado, de uma entidade ou de uma pessoa, destinados a pagar os gastos necessários.
Assinale a alternativa que contém o nome do conceito que o trecho acima se refere.
A)
Despesa de Capital.
B)
Despesa corrente.
C)
Receita.
D)
Despesa Pública.
E)
Orçamento.
Questão 13
Com base na leitura e análise do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) é possível observar que a educação superior também possui metas e estratégias para sua concretização na educação nacional. No que tange à meta 12, podemos observar que ela procura:
"elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público" (BRASIL, 2014, s/p).
Em relação as estratégias traçadas para esta meta, avalie as afirmações a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Ampliar a oferta de vagas a partir da expansão e interiorização da rede federal de educação superior, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do sistema Universidade Aberta do Brasil.
( ) Minimizar as políticas de inclusão e de assistência estudantil, visto o acesso ao ensino deve ser apenas para os alunos das classes dominantes, para que a ordem social vigente se perpetue na realidade brasileira.
( ) Ampliar e consolidar ações e programas de incentivo à mobilidade de professores e estudantes em cursos de graduação e pós graduação em âmbito nacional e internacional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
A)
V-F-V.
B)
V-V-V.
C)
F-V-F.
D)
F-F-F.
E)
V-F-F.
Questão 14
Observe a afirmação a seguir: "...toda e qualquer política desenvolvida de modo a intervir nos processos formativos (e informativos) desenvolvidos em sociedade (seja na instância coletiva, seja na instância individual) e, por meio dessa intervenção legítima, constrói ou desqualifica (muitas vezes de modo indireto) determinado projeto político, visando atingir determinada sociedade" (NICÉSIO; ALMEIDA; CONCEIÇÃO, 2015, p. 33). Ela se refere ao conceito de:
A)
Estado
B)
Políticas Regulatórias.
C)
Políticas Educacionais.
D)
Governo
E)
Distribuição de Poder.
Questão 15
Analise a afirmações a seguir e assinale se elas são (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) O Estado é entendido como uma estrutura que permanece ao longo do tempo.
( ) O Governo é compreendido como algo complementar à noção de Estado, podendo esse primeiro ser caracterizado por uma estrutura que se compõe de indivíduos que podem assumir o controle do Estado.
( ) A política educacional é constituída a partir de três diferentes dimensões: administrativa, financeira e educacional ou pedagógica.
Assinale agora a alternativa correta em relação à análise das afirmativas anteriores.
A)
F – F – F.
B)
V – V – V.
C)
F – V – V.
D)
F – V – F.
E)
V – V – F.
Questão 16
A lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) determina que pelo menos 60% do dinheiro deve ser gasto com o pagamento de professores. O restante pode ser investido, por exemplo, em:
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