1) Em seus primórdios, a civilização romana recebeu diversas influências de outra importante civilização do Mundo Antigo, a etrusca. Embora seu período de apogeu tenha sido curto, os etruscos acabaram por ter importante participação política nos primeiros séculos de Roma.
A respeito da influência etrusca em Roma, analise as assertivas abaixo:
I – Uma importante influência se deu no âmbito linguístico, uma vez que o etrusco acabou por se tornar a língua oficial do Império Romano.
II – Os últimos três reis de Roma tinham origem etrusca, mostrando a importância dos etruscos nos primórdios de Roma.
III –Importantes imperadores romanos, como Augusto e Tibério, vinham de tradicionais famílias etruscas estabelecidas há muito tempo em Roma
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
- a)
I, apenas.
- b)
I e II, apenas.
- c)
II, apenas.
Alternativa assinalada - d)
II e III, apenas.
- e)
III, apenas.
“As guerras muito longas em locais distantes tornavam cada vez mais difícil a participação dos camponeses na infantaria, o que acabou levando o general romano Mário, em 111 a.C., a recrutar, pela primeira vez, soldados voluntários que recebiam salário”
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2009, p. 88.
O texto-base faz referência ao novo formato de recrutamento militar romano realizado pelo general Mário. Entre as consequências em médio prazo que este tipo de recrutamento provocou em Roma, podemos destacar:
Alternativas:
- a)
Uma severa diminuição do recrutamento, uma vez que o sentimento de servir à pátria era a principal motivação do soldado romano.
- b)
A ruína da fama e da reputação de Mário, que passou a ser culpado pelo enfraquecimento substantivo do exército romano.
- c)
Uma importante mudança no sistema de guerra romano, uma vez que as campanhas distantes foram substituídas por guerras realizadas na Península Itálica.
- d)
Como inimigo declarado de Júlio César, Mário promoveu estas mudanças no recrutamento romano com vistas a enfraquecer os poderes do ditador.
- e)
Uma maior fidelidade do soldado romano para com seu general do que para com o ‘Estado’, aspecto que terá grande peso durante as Guerras Civis.
Alternativa assinalada
A História Romana é marcada por diversas guerras, sejam as realizadas durante o período Monárquico, Republicano ou Imperial. À época da República, o mais importante conflito aconteceu com Cartago, nas chamadas Guerras Púnicas.
O texto-base faz referência às Guerras Púnicas, travadas entre Roma e Cartago. Entre as consequências desta guerra, podemos destacar:
Alternativas:
- a)
O início da hegemonia romana no mar Mediterrâneo.
Alternativa assinalada - b)
A derrota romana e o fim da República.
- c)
A ascensão das camadas populares no cenário político romano.
- d)
O começo do poderio incontestável de Júlio César, o primeiro imperador romano.
- e)
A fundação do Império Cartaginês, que seria o principal inimigo romano no século II d.C.
A transição entre dois tipos distintos de sistemas políticos – sejam eles quais forem – tende a ser turbulenta e conflituosa. O caso da transição entre República e Império em Roma não foi diferente. Após cerca de uma década de conflitos, surgiu a figura do primeiro imperador, ____, que inaugurou um período de paz e prosperidade em Roma.
Assinale a alternativa que melhor preenche a lacuna do texto-base.
Alternativas:
- a)
Júlio César.
- b)
Otávio Augusto.
Alternativa assinalada - c)
Marco Antônio.
- d)
Pompeu.
- e)
Tibério.
Muito obrigada!
ResponderExcluir