1) É comum que os historiadores modernos criem divisões arbitrárias para facilitar ou simplificar conteúdos complexos de um determinado período histórico. Para o caso do estudo da Antiguidade, é comum dividi-lo, por exemplo, entre Antiguidade Clássica e Antiguidade do Oriente Próximo.
O trecho acima menciona a divisão entre as sociedades da Antiguidade Clássica e da Antiguidade do Oriente Próximo. Como exemplo de sociedades do Oriente Próximo, podemos citar:
Alternativas:
- a)
Grega, romana e egípcia
- b)
Grega, romana e persa
- c)
Egípcia, romana e mesopotâmica
- d)
Grega, egípcia e persa
- e)
Persa, babilônica e egípcia
Alternativa assinalada
“Três linhas de pensamento dominaram a historiografia marxista: a importância dos modos de produção, em especial o chamado “asiático”, as lutas de classe na cidade antiga e o desenvolvimento econômico na Itália escravista”
GUARINELLO, Norberto. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013, p. 32.
A citação de Norberto Guarinello faz referência ao conceito de “modo de produção asiático”, criado por Karl Marx. Assinale a alternativa que corretamente nomeia três povos que teriam se caracterizado pelo “modo de produção asiático”.
Alternativas:
- a)
Gregos, Egípcios e Romanos
- b)
Babilônicos, Egípcios e Persas
Alternativa assinalada - c)
Japoneses, Gregos e Egípcios
- d)
Romanos, Chineses e Gregos
- e)
Persas, Babilônicos e Japoneses
Entre as grandes divisões criadas para o estudo do Mundo Antigo, umas das mais conhecidas é a que separa as assim chamadas Antiguidade Clássica e Antiguidade Oriental. Esta, por sua vez, costuma ser dividida entre as civilizações do Oriente Próximo e do Extremo Oriente.
O enunciado faz referência à divisão entre Antiguidade Clássica e Antiguidade Oriental, criada por historiadores modernos. Entre as civilizações que são objeto de estudo da Antiguidade Oriental, podemos citar:
Alternativas:
- a)
Egípcios, Gregos e Persas
- b)
Egípcios, Romanos e Gregos
- c)
Gregos, Babilônicos e Egícios
- d)
Egípcios, Babilônicos e Persas
Alternativa assinalada - e)
Romanos, Gregos e Persas
A influência da Grécia Antiga se faz sentir não apenas na filosofia ou na política. No estudo da Antiguidade, muitos topônimos e sociedades tiveram sua denominação mais conhecida cunhada pelos gregos. Um dos muitos exemplos é a Mesopotâmia, região que hoje abriga países como Iraque e Irã, que teve seu nome criado pelos gregos.
O enunciado traz a informação que o nome Mesopotâmia tem sua origem no grego. Marque a alternativa que corretamente assinala o significado do termo Mesopotâmia:
Alternativas:
- a)
Oriente Próximo
- b)
Extremo Oriente
- c)
Terra entre rios
Alternativa assinalada - d)
Terra Distante
- e)
Rios entre lagos
Corretíssimo. 1 e, 2 b,.3 d,4 c.
ResponderExcluir