terça-feira, abril 27, 2021

Avaliação: Educação do Deficiente Auditivo



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“Gentileza gera gentileza.”

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01 - Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, sócio afetivo, linguístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da: Resposta Marcada :  Aprendizagem
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


02 - A inclusão do aluno com surdez deve acontecer desde a educação infantil até a educação superior, garantindo-lhe, desde cedo, utilizar os recursos de que necessita para superar as barreiras no processo educacional e usufruir seus direitos escolares, exercendo sua cidadania, de acordo com os princípios constitucionais do nosso país.
Essa frase é: Resposta Marcada : Verdadeira
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


03 - Considerando a necessidade do desenvolvimento da capacidade representativa e linguística dos alunos com surdez, a escola comum deve viabilizar sua escolarização em um turno e o Atendimento Educacional Especializado em outro, contemplando o ensino de Libras, o ensino em Libras e o ensino da Língua Portuguesa. Ao optar-se em oferecer uma educação bilíngue, a escola está assumindo uma política linguística em que duas línguas passarão a coexistir no espaço escolar.
Esta frase é: Resposta Marcada: Verdadeira
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


04 - As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem algumas tendências educacionais.
Estas são: Resposta Marcada: Todas as respostas estão corretas.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


05 - As escolas comuns ou __________, visam à capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola. Complete a frase: Resposta Marcada: Oralismo
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 0


06 - A (o) _______________________ considera as características da pessoa com surdez utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.
Complete a frase: Resposta Marcada : Comunicação total
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


07 - Os resultados obtidos com a comunicação total são questionáveis quando observamos as pessoas com surdez frente aos desafios da vida cotidiana. A linguagem gestual visual, os textos orais, os textos escritos e as interações sociais que caracterizam a comunicação total parecem não possibilitar um desenvolvimento satisfatório e esses alunos continuam segregados, permanecendo agrupados pela deficiência, marginalizados, excluídos do contexto maior da sociedade. Esta proposta, segundo Sá (1999), dá o devido valor a Língua de Sinais, portanto, pode-se dizer que é uma outra feição do oralismo.
Esta afirmativa é: Resposta Marcada: Falsa
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1



08 - A abordagem educacional por meio do bilinguismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social, quais sejam: Resposta Marcada: A Língua de Sinais e a língua da comunidade ouvinte.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


09 - Existem poucas publicações científicas sobre o assunto (língua de sinais), há falta de professores bilíngues, os currículos são inadequados e os ambientes bilíngues, quase inexistentes. Não se podem descartar também outros fatores, tais como: Resposta Marcada:
Todas as respostas estão corretas.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


10 - O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras, ocorreu em______________________, e sua recente regulamentação, conforme o decreto nº____________, de 22 de dezembro de 2005, legitimam a atuação e a formação profissional de tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa. Resposta Marcada: Abril de 2002, 5.626.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1.

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Até o próximo.

Por: Raquel Maschetti.

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