segunda-feira, maio 10, 2021

TECNOLOGIA ASSISTIVA

Pessoal fiquem atentos que existem questões erradas.

Caso alguém tenha as respostas corretas por favor nos enviem.

AVALIAÇÃO – TECNOLOGIA ASSISTIVA


1- Julgue a afirmativa:
A tecnologia assistiva é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão.
Resposta Marcada : Verdadeira
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


2 - A tecnologia assistiva conta com várias categorias classificadas da seguinte maneira, exceto:
Resposta Marcada: Comunicação aumentativa (imprescindível) e alternativa
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


3 - De acordo com o conteúdo abordado na apostila, o que diz a lei nº7.853:
Resposta Marcada : Estipula a obrigatoriedade de todas as escolas em aceitar matrículas de alunos com deficiência – e transforma em crime a recusa a esse direito
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


4 - Conforme ___________, (2013, p. 68), “A educação que inclui reforça o desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas, ao mesmo tempo que contribui para o exercício dos direitos humanos, princípio básico do reconhecimento e valorização da diversidade. Ser, estar e conviver com o outro são direitos constituídos que garantem ao ser humano o exercício de sua condição humana e, portanto, de sua diversidade, de suas diferenças. Por isso, não se constrói a diversidade por uma via de mão única; ao contrário, vislumbrar uma sociedade mais inclusiva requer do Estado, da educação, da sociedade civil e da família envolvimento contínuo na defesa da diversidade humana. ”
Resposta Marcada : REISTOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


5 - São focos importantes do trabalho de tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva:
( ) A tecnologia assistiva numa proposição de educação para autonomia,
( ) A tecnologia assistiva como conhecimento aplicado para resolução de problemas funcionais enfrentados pelos alunos, e
( ) A tecnologia assistiva promovendo a ruptura de barreiras que impedem ou limitam a participação destes alunos nos desafios educacionais.
Resposta Marcada : V-V-V
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


6 - Como se organiza o serviço de tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva: 
Resposta Marcada : Identificando esses “problemas” e também identificando as “habilidades do aluno”, o professor pesquisará e implementará recursos ou estratégias que o auxiliarão, promovendo ou ampliando suas possibilidades de participação e atuação nas atividades, nas relações, na comunicação e nos espaços da escola.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


7 - De acordo com o conteúdo abordado na apostila, qual o apoio e recursos o governo oferece:
Resposta Marcada : O estado oferece assistência técnica e financeira. Conforme a deficiência, o estado deve oferecer um cuidador, que nada mais é do que uma pessoa para ajudar a cuidar do aluno. Esse cuidador deve participar das reuniões sobre acompanhamento de aprendizagem.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


8 - Sobre a Sala de Recursos Multifuncionais – SRMF, assinale a alternativa incorreta: 
Resposta Marcada : A organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de Educação Especial.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 0


9 - Julgue a afirmativa: 
Segundo o MEC (MEC, p.3, 1996), o Atendimento Educacional Especializado é: Um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Ele deve ser articulado com a proposta da escola regular, embora suas atividades sejam iguais das realizadas em salas de aula de ensino privado.
Resposta Marcada : Falsa
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 1


10 - Um bom projeto de formação continuada para professores que querem incluir não só alunos com deficiência, mas todos os alunos, deve:
( ) Proporcionar espaços destinados ao trabalho em equipe dos professores, com o objetivo de abater a reflexão sobre a importância do reconhecimento das diferenças como um fator que qualifica o ambiente escolar;
( ) Oportunizar encontros periódicos entre os distintos membros da comunidade escolar para debater iniciativas de melhoria.
( ) Outro aspecto que deve ser considerado é a importância do atendimento educacional especializado, que deve ser oferecido para os alunos com deficiências, ou com altas habilidades que dele necessitarem.
Resposta Marcada : V-F-V
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS 0




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...