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“Gentileza gera gentileza.”
Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica
1) O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola. Por isso, sua elaboração requer, para ser expressão viva de um projeto coletivo, a participação de todos aqueles que compõem a comunidade escolar. Todavia, articular e construir espaços participativos, produzir no coletivo um projeto que diga não apenas o que a escola é hoje, mas também aponte para o que pretende ser, exige método, organização e sistematização.
Fonte: http://escoladegestores.mec.gov.br/site/2-sala_projeto_vivencial/pdf/dimensoesconceituais.pdf
Qual alternativa apresenta o envolvimento mais adequado do coordenador pedagógico com relação ao projeto político pedagógico da escola?
Alternativas:
- a)
Cabe ao coordenador manter diálogo com os docentes para a construção de um trabalho cooperativo, o PPP.
- b)
Conduzir a elaboração do projeto político-pedagógico, o PPP, mobilizando toda a comunidade escolar nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim.
Alternativa assinalada - c)
Participar de forma ativa na elaboração e implementação do PPP, visando sempre o cumprimento dos princípios e metas do planejamento.
- d)
Participar no levantamento das necessidades da comunidade e entorno da escola para absorver no PPP.
- e)
Conduzir os alunos na preparação das sugestões para o Projeto Político Pedagógico.
Questão adaptada - CONCURSO COORDENADOR PEDAGÓGICO - Edital nº 01/2015
Analise as seguintes afirmativas sobre o pedagogo e a gestão do trabalho coletivo na escola.
I. Cabe ao pedagogo/coordenação pedagógica coordenar as ações que propiciarão aos profissionais da educação definir coletivamente o Projeto Político Pedagógico da escola.
II. Entre as suas formas de atuação, estão a orientação individual ou coletiva para o planejamento de sala de aula, reuniões sistemáticas com a equipe diretiva e a coordenação das reuniões pedagógicas.
III. O eixo central do seu trabalho é a qualificação do processo de ensino para possibilitar a efetiva aprendizagem por parte de todos.
Fonte: https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/24012546/ef4830a11995/a3_474_coordenador_pedag_gico.pdf
Estão CORRETAS as afirmativas?
Alternativas:
- a)
I e II, apenas.
- b)
I e III, apenas.
- c)
I, apenas.
- d)
I, II e III.
Alternativa assinalada - e)
II e III, apenas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394 aprovada em 20 de dezembro de 1996, diverge da Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961 em diversos aspectos em relação à Educação Brasileira e seus objetivos.
Podemos afirmar que a LDB 9.394/1996 instituiu:
Alternativas:
- a)
a Educação Fundamental, o Ensino Secundário e a Educação Profissional.
- b)
a Educação Fundamental que se constitui da Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Alternativa assinalada - c)
a Educação Básica que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação Superior.
- d)
o Ensino de Primeiro Grau, o Ensino de Segundo Grau e o Ensino Superior.
- e)
o Ensino Primário, o Ciclo Ginasial do Ensino Médio, o Ciclo Colegial do Ensino Médio e o Ensino Superior.
Os instrumentos legais podem ser definidos como os documentos que estabelecem as normas legais que devem ser cumpridas e obedecidas por um determinado público. No caso de normas educacionais, devem ser cumpridas por todos os órgãos e instituições educacionais sob a qual legisla.
Há dois instrumentos legais que regem as normas do ensino superior público e privado. São eles:
Alternativas:
- a)
Conselho Nacional de Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
- b)
Constituição Federal de 1988 e a LDB (Lei 9394/1996).
Alternativa assinalada - c)
Conselhos Profissionais e Portarias Ministeriais.
- d)
Constituição Federal de 1988 e Conselho Nacional de Educação.
- e)
Conselho Nacional de Educação e LDB (Lei 9394/1996).
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Até o próximo.
Por: Raquel Maschetti.
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