segunda-feira, junho 21, 2021

Aap3 - Fundamentos da Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

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  Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica

1) Uma gestão pedagógica orientada pelos princípios democráticos se realiza pela participação efetiva dos diversos setores e segmentos da educação na construção da política educacional do município, articulada com o Plano Municipal de Educação, que, ao mesmo tempo, orienta e é realimentada pelos projetos políticos-pedagógicos das escolas. Essa gestão se expressa no conjunto das ações realizadas pelas escolas e pelos demais órgãos pertencentes ao sistema ou rede de ensino e deve ter como foco...

Assinale a alternativa que completa o parágrafo.


Alternativas:

  • a)

    a formação continuada do corpo docente e técnico-administrativo para participar da gestão democrática.

  • b)

    o Planejamento Estratégico Escolar.

  • c)

    a participação da comunidade local no processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico.

  • d)

    a articulação das condições e dos processos educacionais necessários para garantir a aprendizagem significativa dos alunos e a sua formação humana e social.

    Alternativa assinalada
  • e)

    o Regimento Escolar.

2)

De acordo com Libâneo (2013, p. 170), os processos administrativos podem ser agrupados em quatro blocos.

Assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    1. Organização da vida da comunidade local; 2. Organização dos processos de ensino e aprendizagem; 3. Organização das atividades de apoio técnico-administrativo; 4. Organização das atividades que sustentam as relações entre a escola e a comunidade.

  • b)

    1. Organização da vida escolar; 2. Organização dos processos de ensino e aprendizagem; 3. Organização das atividades de apoio técnico-administrativo; 4. Organização das atividades que sustentam as relações entre a escola e a comunidade.

    Alternativa assinalada
  • c)

    1. Organização da vida escolar; 2. Organização dos processos de ensino e aprendizagem; 3. Organização das atividades de apoio técnico-administrativo; 4. Organização das atividades que sustentam as relações entre a direção e a comunidade.

  • d)

    1. Organização da vida escolar; 2. Organização dos processos de avaliação; 3. Organização das atividades de apoio técnico-administrativo; 4. Organização das atividades que sustentam as relações entre a escola e a comunidade.

  • e)

    1. Organização da vida escolar; 2. Organização dos processos de ensino e aprendizagem; 3. Organização das atividades de apoio à tecnologia; 4. Organização das atividades que sustentam as relações entre a escola e a comunidade.

3)

Embora as discussões sobre as possibilidades de implantação da gestão democrática nas escolas públicas tivessem sua origem desde o início da década de 1980 – resultado das reivindicações que buscavam a descentralização da gestão e, com isso, mais autonomia administrativa, pedagógica e de aplicação dos recursos financeiros das escolas, bem como mais oportunidades de participação social nos processos de tomada de decisão relativos ao sistema educacional – sua formalização legal ocorreu apenas no final desta década. 

Assinale a alternativa que contém a legislação que constitui a base legal da gestão democrática.


Alternativas:

  • a)

    Plano Decenal de Educação e Constituição Federal de 1988.

  • b)

    Constituição Federal de 1988 e Emenda Constitucional 14/96.

  • c)

    Plano Decenal de Educação e LDB nº 9.394/96.

  • d)

    Constituição Federal de 1988 e LDB nº 9.394/96.

    Alternativa assinalada
  • e)

    Plano Decenal de Educação e Emenda Constitucional 14/96.

4)

Paro (2002), ao compreender a participação da comunidade na gestão escolar como prática social e reconhecer nela uma grande experiência de aprendizagem e de cidadania, também identifica neste processo uma série de obstáculos e conflitos e, analisando esta questão, nos esclarece que a participação na gestão pode ser condicionada por duas ordens de determinantes: os determinantes internos e os determinantes externos.

 

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002.

Selecione a alternativa que contém apenas determinantes internos.


Alternativas:

  • a)

    Condicionantes Materiais e Condicionantes Ideológicos.

    Alternativa assinalada
  • b)

    Condicionantes Político-Sociais e Condicionantes Culturais.

  • c)

    Condicionantes Econômico-Sociais e Condicionantes Materiais.

  • d)

    Condicionantes Ideológicos e Condicionantes Culturais.

  • e)

    Condicionantes Econômico-Sociais e Condicionantes Político-Sociais.

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Até o próximo.

Por: Raquel Maschetti.




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