sábado, junho 12, 2021

Adg3 - Educação Inclusiva

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“Gentileza gera gentileza.” 


1)

Conforme citado pelo grupo de trabalho, que elaborou o documento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019.

 

Em relação ao contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir.

 

Nesse contexto, conforme mencionado no documento, “a educação inclusiva constitui um __________ educacional fundamentado na concepção de direitos __________, que conjuga igualdade e __________ como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da __________ dentro e fora da escola”.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.


Alternativas:

a) plano - civis - fraternidade - exclusão.

b) paradigma - humanos - fraternidade - inclusão

c) plano - humanos - diferença - exclusão

d) plano - civis - fraternidade - inclusão.

e) paradigma - humanos - diferença - exclusão.

Alternativa assinalada
    • e)


    • paradigma - humanos - diferença - exclusão.

    Alternativa assinalada
    2)

    A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que foi apresentada pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial, acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.

    Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 14 jan.2019.

    Conforme citado no documento - “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram a criação de


    Alternativas:

    • a)

      instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.

    • b)

      cotas em universidades federais.

    • c)

      centros federais de educação tecnológica (CEFET`s).

      Alternativa assinalada
    • d)

      sistemas (Sistema S: Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sebrae, Senar, Sest, Senat, Sescoop).

    • e)

      hospitais psiquiátricos.

    3)

    No Brasil, conforme citado no documento - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.

    O documento ainda cita que “no início do século XX é fundado o Instituto Pestalozzi - 1926, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental; em 1954 é fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e; em 1945, é criado o primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi, por Helena Antipoff.

    Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019.

     

    Nesse contexto, as pessoas deficientes e com superdotação, a partir de 1961, são contempladas com alguns dos seguintes decretos:

     

  • I. Os “excepcionais” tem direito à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.

  • II. Tratamento especial para os alunos com deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados.

    III. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

  • IV. A educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

  • V. Igualdade de condições de acesso e permanência na escola.

    É correto o que se afirma em


    Alternativas:

    • a)

      IV e V, apenas.

    • b)

      I, II, III, IV e V.

      Alternativa assinalada
    • c)

      I, II e III, apenas.

    • d)

      II, III e IV, apenas.

    • e)

      I, II, IV e V, apenas.

  • 4)

    O § 1º, do Art. 1º, do Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que “dispõe sobre a educação especial, o atendimento especializado e dá outras providências”, decreta que “serão denominados atendimento educacional especializado, compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, prestado das seguintes formas: complementar à formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, como apoio permanente e limitado no tempo e na frequência dos estudantes às salas de recursos multifuncionais; ou suplementar à formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação”.

    BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011: Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm#art11>. Acesso em: 16 jan. 2019.

     

    Os objetivos do atendimento educacional especializado estão citados no Art. 3º desse Decreto (7.611). São eles:

     

    I. Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.

    II. Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

    III. Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

    IV. Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

    V. Elaborar uma proposta pedagógica separada e voltada para a especificidade de cada aluno da educação especial.

    É correto o que se afirma em


    Alternativas:

    • a)

      IV e V, apenas.

    • b)

      I, II, III, IV e V.

    • c)

      I, II e III, apenas.

    • d)

    • I, II, III e IV, apenas. 

  • e)

    I, II, IV e V, apenas.

    Alternativa assinalada

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    Até o próximo.

    Por: Raquel Maschetti.




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