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Conforme citado pelo grupo de trabalho, que elaborou o documento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Em relação ao contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir.
Nesse contexto, conforme mencionado no documento, “a educação inclusiva constitui um __________ educacional fundamentado na concepção de direitos __________, que conjuga igualdade e __________ como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da __________ dentro e fora da escola”.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
a) plano - civis - fraternidade - exclusão.
b) paradigma - humanos - fraternidade - inclusão
c) plano - humanos - diferença - exclusão
d) plano - civis - fraternidade - inclusão.
e) paradigma - humanos - diferença - exclusão.
- e)
- paradigma - humanos - diferença - exclusão.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que foi apresentada pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial, acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 14 jan.2019.
Conforme citado no documento - “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva”, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram a criação de
Alternativas:
- a)
instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
- b)
cotas em universidades federais.
- c)
centros federais de educação tecnológica (CEFET`s).
Alternativa assinalada - d)
sistemas (Sistema S: Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sebrae, Senar, Sest, Senat, Sescoop).
- e)
hospitais psiquiátricos.
No Brasil, conforme citado no documento - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.
O documento ainda cita que “no início do século XX é fundado o Instituto Pestalozzi - 1926, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental; em 1954 é fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e; em 1945, é criado o primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi, por Helena Antipoff.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Nesse contexto, as pessoas deficientes e com superdotação, a partir de 1961, são contempladas com alguns dos seguintes decretos:
III. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
- a)
IV e V, apenas.
- b)
I, II, III, IV e V.
Alternativa assinalada - c)
I, II e III, apenas.
- d)
II, III e IV, apenas.
- e)
I, II, IV e V, apenas.
O § 1º, do Art. 1º, do Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que “dispõe sobre a educação especial, o atendimento especializado e dá outras providências”, decreta que “serão denominados atendimento educacional especializado, compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, prestado das seguintes formas: complementar à formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, como apoio permanente e limitado no tempo e na frequência dos estudantes às salas de recursos multifuncionais; ou suplementar à formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação”.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011: Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm#art11>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Os objetivos do atendimento educacional especializado estão citados no Art. 3º desse Decreto (7.611). São eles:
I. Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.
II. Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.
III. Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.
IV. Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.
V. Elaborar uma proposta pedagógica separada e voltada para a especificidade de cada aluno da educação especial.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
- a)
IV e V, apenas.
- b)
I, II, III, IV e V.
- c)
I, II e III, apenas.
- d)
- I, II, III e IV, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
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Até o próximo.
Por: Raquel Maschetti.
muito obrigada, vc me ajuda muito nas minhas duvidas.
ResponderExcluirSucesso e bons estudos!
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