sábado, junho 12, 2021

Av2 - Práticas Pedagógicas: Identidade Docente

 Olá como está o estudo de vocês?

Animados? com preguiça? Me conta vai...

Passando para lembrar vocês de não se esquecer de seguir nosso INSTAGRAM@pedagogiaonlineead para mais dicas de estudos. Além de interação. Vem coisa boa por lá.

Gostaria de agradecer a cada um que participa colaborando conosco (enviando suas provas, atividades etc.), ou seja tanto com CONTEÚDO e FINANCEIRAMENTE (contamos com vocês para que este espaço continue gratuito, democrático mas acima de tudo constantemente sendo atualizado) este espaço é mais uma ferramenta para ampliarmos nossos conhecimentos e estudos, sendo assim, caso você possa ajudar, não se acanhe envie sua colaboração para rmaschetti@gmail.com..

“Gentileza gera gentileza.” 

  

1)

Leia o trecho de texto e complete a lacuna que segue:

A formação de professores se dá em um processo contínuo de desenvolvimento, caracterizado por fases que englobam toda a carreira docente. [...] Estudos contemporâneos vêm revelando, como primordial ao ofício docente, a apropriação de saberes que são determinantes para a profissionalização, bem como marcam o início do processo de construção de identidade do professor. Autores como Tardif (2004), Pimenta (2000), Freire (2009) esclarecem que os ___________________não advêm somente da formação inicial, tão pouco ali se encerram. Seu processo de construção possui fontes diversas que levam em conta o sujeito professor nas suas variadas formas de ser e estar no mundo, suas experiências de vida, entre outros aspectos que lhe conferem um caráter de subjetividade.

(NUNES, Célia Maria F. Saberes Docentes e Formação de Professores: Um Breve Panorama da Pesquisa Brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, abril/2001. p.30)

O termo que preenche corretamente a lacuna faz referência ao processo de aprendizagem do professor. Podemos citar algumas características como, por exemplo, o período da sua formação inicial, o exercício da prática docente, a troca com os pares, entre outros. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:


Alternativas:

  • a)

    Saberes Produtivos 

  • b)

    Saberes Impares 

  • c)

    Saberes Únicos

  • d)

    Saberes Discentes

  • e)

    Saberes Docentes

    Alternativa assinalada
2)

Carvalho (2019) elucida que: "A escrita do diário é uma prática importante para o professor; ao escrever ele se coloca num diálogo íntimo, uma conversa consigo mesmo, podendo tomar consciência do seu fazer, refletir sobre o que aconteceu, avaliar e muitas vezes já pensar futuras intervenções, reorganizar materiais, planejar situações que podem realizar melhor suas intenções com as crianças. Por esse meio pode aprender cada vez mais sobre seu próprio trabalho."

(CARVALHO, Ana Carolina. Diários de campo: escrever para pensar melhor sobre as intervenções do professor. Disponível em: https://bit.ly/2YuUPKP Acesso em: 29 jul. 2019)

Considerando a importância do uso do diário de campo para as práticas pedagógicas do professor, assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    O diário de campo não auxilia no dia a dia do professor, nem melhora as suas atividades, uma vez que, ao escrever o professor só estará criando histórias.

  • b)

    Ao narrar a sua experiência, o professor não só a constrói linguisticamente como também a reconstrói ao nível do discurso prático e profissional, ou seja, constitui reflexões de suas práticas pedagógicas.

    Alternativa assinalada
  • c)

    O diário, como forma de reflexão, pode se tornar um recurso importante que permite acesso ao pensamento do professor, porém, não nos permite alcançar a compreensão das estratégias mais apropriadas para desestabilizar suas crenças e hipóteses, portanto, não ajudando-o a avançar além do que já sabe.

  • d)

    Os diários de campo não contribuem significativamente para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas dos professores.

  • e)

    Os diários de campo não devem ser usados como estratégias para a formação docente e conseguirem informações em uma investigação educativa.

3)

Observe a charge a segui com atenção:

Fonte: Calvin e Haroldo. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3621/calvin-e-seus-amigos Acesso em: 26 Jul. 2019.

Transcrição:

Calvin: Este é o pior dever de casa de todos os tempos! Eu tenho que inventar uma história, escrevê-la, ilustrá-la e entregar amanhã!

Calvin: Por acaso eu tenho cara de escritor? Impossível! Eu não sei contar histórias!

Haroldo: E aquela explicação que você deu pra sua mãe sobre aquele probleminha com o macarrão?

Calvin: Aquilo não foi História! Foi a mais pura verdade!

Haroldo: Não seja modesto! Você merecia um Pulitzer.


Analisando a charge do Calvin e Haroldo e as discussões referentes à tarefa de casa, analise as afirmações a seguir:

I. A tarefa de casa apresenta diversas funções, como a de conhecer as dificuldades que os alunos apresentam em determinados assuntos, já que, teoricamente, é uma oportunidade para o aluno resolver questões sozinho, sem a interferência dos colegas, com mais concentração, e no seu próprio tempo, sem ninguém o pressionar.

II. A tarefa de casa também pode servir para aprofundar, fixar e reforçar temas que já foram bem apresentados em sala de aula para que aluno e professor percebam onde ainda há alguma dúvida, e possam saná-la antes de passar para um próximo conteúdo.

III. É uma forma de disciplinar o corpo, como já dito, organizar o tempo, acostumar-se com prazos, critérios e formatos, que serão cobrados ao longo da vida e que podem ser trabalhados desde cedo, com mais flexibilidade, para preparar a criança ou o jovem para as exigências que sofrerão do mercado de trabalho mais à diante.

Está correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    Apenas II.

  • b)

    Apenas III.

  • c)

    Apenas I e II.

  • d)

    Apenas II e III.

  • e)

    I, II e III. 

    Alternativa assinalada
4)

Leia com atenção: O planejamento é um processo que exige organização e sistematização de ideias tendo em vista a tomada de decisões em prol da garantia da eficiência e da eficácia de uma ação, seja qual for a esfera de tal ação. O ato de planejar está presente em vários setores da vida social. Do ponto de vista educacional, podemos afirmar que o planejamento é um ato político-pedagógico posto que é detentor de intenções. Tal intencionalidade expõe o que desejamos realizar e o que pretendemos atingir.

(AZEVEDO, Crislane. Planejamento docente na aula de História. Revista Metáfora Educacional. N. 14, jun/2013. p. 5)

Analisando as características do planejamento no âmbito escolar, analise as afirmações a seguir, sendo (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) É importante que cada etapa do processo de ensino registre os novos conhecimentos e as novas experiências no seu planejamento. Dessa forma, poderá utilizar estes registros para enriquecer sua prática profissional.

( ) O planejamento no processo de ensino significa, sobretudo, pensar a ação docente refletindo sobre os objetivos, os conteúdos, a contextualização da matéria, os procedimentos metodológicos, a avaliação do aluno e do próprio professor.

( ) Uma boa aula requer práticas de improviso, e nem sempre, ao entrar em sala, todo professor precisa estar ciente do tema que vai apresentar e por que vai apresentá-lo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    V – V – V.

  • b)

    V – V – F.

    Alternativa assinalada
  • c)

    F – F – V.

  • d)

    F – F – F.

  • e)

    F – V – V. 

5)

Leia com atenção: "A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, determina que a avaliação seja contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Da mesma forma, os resultados obtidos pelos estudantes ao longo do ano escolar devem ser mais valorizados que a nota da prova final."

(REVISTA NOVA ESCOLA. Avaliar para ensinar melhor. 01 de janeiro de 2003. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/395/avaliar-para-ensinar-melhor Acesso em: 29 Jul. 2019)

Sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem, analise as asserções:

I)Na tendência pedagógica tradicional o professor deixa de ser aquele que passa as informações para virar quem, numa parceria com crianças e adolescentes, prepara todos para que elaborem seu conhecimento. Em vez de despejar conteúdos em frente à classe, ele agora pauta seu trabalho no jeito de fazer a garotada desenvolver formas de aplicar esse conhecimento no dia-a-dia.

PORQUE


II)É dessa forma que ocorre a aprendizagem no modelo de educação tradicional. Nessa abordagem pedagógica se considera o aluno como autor do conhecimento, ou seja, como protagonista da sua aprendizagem, desta forma, a previsão para a avaliação é sempre a de retomada do que não foi aprendido ou do que tenha ficado mal compreendido, além do fato dela prevê que os estudantes possuem ritmos e processos de aprendizagem diferentes.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    As asserções I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa da I.

  • b)

    As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é a justificativa da I. 

  • c)

    A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

  • d)

    A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

  • e)

    As asserções I e II são proposições falsas.

    Alternativa assinalada


Se quiser você pode:

Comentar 💬

Compartilhar ✈️

Indicar e Salvar 💾

Vou amar 💗

 


Espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão.


Até o próximo.

Por: Raquel Maschetti.


2 comentários:

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...