Como vocês estão?
Passando para lembrar vocês de não se esquecer de seguir nosso INSTAGRAM: @pedagogiaonlineead para mais dicas de estudos. Além de interação. Vem coisa boa por lá.
Gostaria de agradecer a cada um que participa colaborando conosco (enviando suas provas, atividades etc.), ou seja tanto com CONTEÚDO e FINANCEIRAMENTE (contamos com vocês para que este espaço continue gratuito, democrático mas acima de tudo constantemente sendo atualizado) este espaço é mais uma ferramenta para ampliarmos nossos conhecimentos e estudos, sendo assim, caso você possa ajudar, não se acanhe envie sua colaboração para rmaschetti@gmail.com..
“Gentileza gera gentileza.”
1) A tolerância é antes de mais nada uma exigência ética. Ela representa o direito que cada pessoa possui de ser aquilo que é e de continuar a sê-lo. Esse direito foi expresso universalmente na regra de ouro “Não faças ao outro o que não queres que te façam a ti”. Ou formulado positivamente: "Faça ao outro o que queres que te façam a ti”. Esse preceito é óbvio.
Fonte: BOFF, Leonardo. A intolerância no Brasil atual e no Mundo. 20/01/2015. Disponível em: <https://leonardoboff.wordpress.com/2015/01/22/a-intolerancia-no-brasil-atual-e-no-mundo/> acesso em: 14/11/2016
Conforme as palavras de Boff assinale a afirmativa que resume o núcleo de saber contido no conceito de tolerância:
Alternativas:
- a)
Aceitar o outro e suas diferenças, se eu não for obrigado a conviver com essas pessoas, uma vez que, para que possa haver uma interação, elas terão que mudar suas opiniões para o mesmo ponto de vista que eu tenho.
- b)
O núcleo de saber contido no conceito de tolerância é coexistir com a diferença tendo a capacidade de voltar-se para uma realidade diferente de sua própria maneira de ser, de agir ou de pensar.
Alternativa assinalada - c)
Aceitar que o outro tem seu modo de pensar diferente do meu, mas, ter cuidado pois, por ele ser diferente e desconhecedor da verdade, ele pode deteriorar os bons e verdadeiros princípios que eu sigo.
- d)
Aceitar que o outro é diferente, mas porque tem modos, culturas e ideologias que eu não concordo, tornam-se perigosos para aqueles que são culturalmente mais evoluídos.
- e)
Aceitar o diferente com suas limitações e procurar ensiná-los sobre as filosofia ocidental suas verdades, afim de aperfeiçoá-lo e torná-lo seguidor da verdade.
Como em muitas sociedades ocidentais, o preconceito etário, no Brasil, ocorre nas famílias, nos órgãos governamentais, no sistema de saúde, nos mercados de trabalho assalariado e em toda a mídia [...] Por isso, a ideia de que a idade é uma base potencial de divisão e conflito entre gerações, enquanto tal, representa uma ameaça à solidariedade intergeracional e é uma questão que está sendo discutida no Brasil.
(Fonte: Goldani, 2010, p.413. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302010000200007&lng=en&nrm=iso . Acesso em 15 Nov. 2016)
Sabemos que as atitudes preconceituosas em termos de idade podem se tornar discriminação por idade. Assinale a afirmativa que indica quando essas crenças se tornam discriminação.
Alternativas:
- a)
Discriminação por idade pode ser encontrada quando são elaborados grupos de passeios, excursões para a terceira idade em que outros grupos não desfrutam da participação.
- b)
Discriminação por idade ocorre quando a idade cronológica demarca grupos de pessoas a quem são negados recursos e oportunidades que outros desfrutam trazendo prejuízo à esses grupos.
Alternativa assinalada - c)
Podemos perceber a discriminação por idade quando existem programas de empregabilidade em que todos os grupos etários são contemplados e beneficiados.
- d)
Percebemos a discriminação na família quando em época de crise do emprego, os jovens são ajudados economicamente pelos mais velhos, resultando em problemas intergeracionais.
- e)
A discriminação por idade acontece quando uma faixa etária se beneficia de programas especiais, tais como descontos para idosos ou programas de emprego para jovens.
A discriminação por idade no mercado de trabalho é mal conhecida, mas os resultados disponíveis indicam claramente a sua presença, mesmo dentro de um grupo já discriminado, como os trabalhadores incapacitados (Sampaio, Navarro & Martín, 1999). Em 2005, mais de um quarto dos homens entre 50 e 65 anos e 30% das mulheres entre 50 e 59 anos eram definidos como economicamente inativos, no Brasil.
(Fonte: Goldani, 2010, p.422 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302010000200007&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 15 Nov. 2016)
Segundo estes dados, podemos chegar à algumas conclusões sobre a inatividade de homens e mulheres entre 50 e 65 anos. Assinale a afirmativa que traga indícios que sugiram corretamente as causas dessa inatividade econômica:
Alternativas:
- a)
Nas idades entre 50 e 65 anos as pessoas estão desatualizadas, por isso não conseguem se encaixar nas vagas de trabalho que exigem novos conhecimentos.
- b)
Possivelmente as pessoas inativas entre as faixas etárias assinaladas no texto estão nesta situação devido às empresas procurarem pessoas mais jovens, pois as mais velhas não aceitam as mudanças do trabalho contemporâneo.
- c)
podemos concluir que a inatividade das pessoas mais velhas tenha a ver com a dificuldade de lidarem com novas tecnologias, que os trabalhos atuais exigem.
- d)
Provavelmente porque acreditam, com base nas suas próprias experiências, que a discriminação por idade vai pesar contra eles no mercado de trabalho.
Alternativa assinalada - e)
As pessoas mais velhas ficam inativas porque estão aposentadas e deficientes, por isso, não podem mais trabalhar em empregos que exigem compromissos com o trabalho formal.
Após os atentados de “11 de setembro” de 2001 nos Estados Unidos e, mais recentemente em 2015, ao jornal francês Charlie Hebdo na França, o islamismo passou a ser relacionado com o terrorismo. No entanto, o muçulmano ajoelha e reza cinco vezes por dia para Alá. A maneira de lidar com outras religiões está bem descrita no versículo do alcorão em que o profeta diz: “Vós tendes vossa religião e eu tenho a minha”. No entanto, grupos extremistas islâmicos praticam atentados suicidas. O componente religioso presente nos terroristas islâmicos atenta contra o próprio islã, pois atos de intolerância aos muçulmanos são cada vez mais comum no mundo todo, inclusive no Brasil. Como vimos acima, percebemos que há duas faces do islã: aquela que o profeta prega a paz na convivência com outras crenças, e o fundamentalismo islâmico que faz da violência e do terrorismo a sua representação.
Com base no texto e as afirmativas abaixo, avalie as afirmações a seguir que dizem respeito ao islamismo e à intolerância religiosa:
I) As agressões aos islâmicos no Brasil tem a ver com o desconhecimento da religião e essa ignorância leva a violência e a discriminação.
II) As críticas à religião precisam ser acompanhadas do momento histórico e do ambiente em que estão inseridas para não gerarem preconceitos e intolerância.
III) A intolerância tem uma sórdida história que está inscrita nos genocídios, assassinatos e barbáries de toda espécie que assolaram e assolam a humanidade em nome de Deus.
Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) asserção(ões) correta(s):
Alternativas:
- a)
Apenas as afirmativas I, II ,V estão corretas.
- b)
Apenas as afirmativas II,III,IV estão corretas.
- c)
Apenas as afirmativas I,II,III estão corretas.
Alternativa assinalada - d)
apenas as afirmativas III, IV, V estão corretas.
- e)
Apenas as afirmativas II, IV, V estão corretas.
Se quiser você pode:
Comentar 💬
Compartilhar ✈️
Indicar e Salvar 💾
Vou amar 💗
Até o próximo.
Por: Raquel Maschetti.
Muito Obrigada!
ResponderExcluir