Olá como está o estudo de vocês?
Animados? com preguiça? Me conta vai...
Passando para lembrar vocês de não se esquecer de seguir nosso INSTAGRAM: @pedagogiaonlineead para mais dicas de estudos. Além de interação. Vem coisa boa por lá.
Gostaria de agradecer a cada um que participa colaborando conosco (enviando suas provas, atividades etc.), ou seja tanto com CONTEÚDO e FINANCEIRAMENTE (contamos com vocês para que este espaço continue gratuito, democrático mas acima de tudo constantemente sendo atualizado) este espaço é mais uma ferramenta para ampliarmos nossos conhecimentos e estudos, sendo assim, caso você possa ajudar, não se acanhe envie sua colaboração para rmaschetti@gmail.com..
“Gentileza gera gentileza.”
Prova
História da África
1) “Em todas as colônias africanas, ‘foi importante haver uma base racial para a unidade e a solidariedade. Por exemplo, a leitura dos textos do Négritude foi
essencial para militantes angolanos como Agostinho Neto. E o Pan-Africanismo teve impacto também no norte da África, onde as mobilizações anticoloniais eram ligadas ao Pan-Arabismo. Mas um problema dessa abordagem é que ela se propõe a sustentar a unidade com o conceito de raça, que por si só não garante unidade alguma. Se queremos unidade e solidariedade política na África temos que trabalhar por isso, elas não vão vir
naturalmente só porque “somos todos negros”.”
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para
verdadeiro ou F para falso:
( ) O conhecimento sobre África
também passou por um processo de descolonização, em simultâneo a realidade do
continente nas últimas décadas.
( ) A mudança na forma de tratar
a história da África se deu a partir do momento em que suas dinâmicas internas
passaram a ser analisadas.
( ) Um dos efeitos desse processo
foi o revanchismo negro e desejo de extermínio branco.
( ) Os efeitos do colonialismo já
não são mais sentidos na África, após a união das raças com o pan-africanismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a) V – F – F – F.
b) V – V – F – F ***correta***
c) V – V – V – F
d) V – V – F – V
e) V – V – V – V
...............................................................................................................................
2) "Os camponeses tinham suas vidas definidas pelo ritmo agrícola: semeadura,
maturação, colheita. Esse ritmo, por sua vez, dependia das cheias do Nilo, que
marcavam as estações".
Considerando as informações acima analise as afirmativas:
I. As formas de definição das estações
do ano no Egito ocorria especialmente por conta de seu clima árido subtropical,
que levava à dependência do Nilo.
II. O método egípcio de marcação de
tempo de acordo com o ciclo agrícola também se fez presente em muitas outras
sociedades pelo mundo.
III. Ainda hoje, utilizamos o
método desenvolvido pelos egípcios para organização
e definição das estações do ano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas
as afirmativas I e II estão corretas. ***correta***
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativa I está correta.
e) Apenas a afirmativa II está correta. Alternativa assinalada
...............................................................................................................................
3) As trocas comerciais no Norte e Nordeste da África eram constantes e se
estabeleceram antes do século XV.
A esse respeito, julgue as afirmativas abaixo assinalando V para
verdadeiro e F para falso.
( ) Os maiores
responsáveis pela dinâmica
das rotas comerciais
transaarianas foram os berberes.
( ) Embora as
rotas apresentem um funcionamento
comercial proeminente, as interações limitavam-se ao território do
continente africano e suas populações.
( ) O fator
decisivo para o sucesso do comércio
berbere foi o número de
sua população e por constituírem
um povo único.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) V - V - F.
b) V - V - V.
c) V
- F - F. ***correta***
d) F - V - V.
e) F - F - V.
...............................................................................................................................
4) Embora seja possível ainda hoje encontrar pessoas que divulguem uma noção
da África como continente fechado em si, sabemos que a presença de outras culturas
e religiões é bastante antiga, seja com os europeus e a religião católica ou
árabes e o islã.
A esse respeito analise as afirmativas a seguir,
I. Utiliza-se o conceito de
civilizações na África a partir do séc VII d.c. quando se inicia a expansão do islã.
II. A chegada do Islã na África é
um dos motivos para seu atual subdesenvolvimento, de acordo com historiadores.
III. Muito antes da chegada de europeus
e árabes na África, esta já apresentava impérios estruturados politicamente.
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas
a afirmativa III está correta. ***correta***
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
...............................................................................................................................
5) A partilha da África, foi um processo que ocorreu no século XVIII, com
a divisão do continente africano pelos europeus. Sobre esse processo é correto
afirmar que:
Alternativas:
a) obedeceu a critérios étnicos, juntando as mesmas etnias.
b) criou fronteiras entre famílias e etnias, que se viram separadas.
c) obedeceu a critérios ambientais, com fronteiras naturais
d) criou
fronteiras através de guerras e conquistas de povos africanos.
d) foi determinada para minimizar as guerras étnicas no continente.
Se quiser você pode:
Comentar 💬
Compartilhar ✈️
Indicar e Salvar 💾
Vou amar 💗
Até o próximo.
Por: Raquel Maschetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!