Bom dia/Boa Tarde/ Boa noite.
Vamos de prova!
E aí como vocês estão?
Por aqui muito trabalho e fé que tudo vai ficar bem.
"A Dança se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da dança centram- -se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando
relações entre corporeidade e produção estética." (BRASIL, 2017, p. 191)
Com relação Base Nacional Comum Curricular, no que tange aos deveres do professor de Artes nos conteúdos de dança, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
Dentro dos conteúdos de Dança da disciplina de Artes, entre o _____________ ano do Ensino Fundamental, alguns dos objetivos que deverá ser atingido pelo professor é experimentar diferentes _________________ (planos, direções, trajetos) e _______________ e criar de maneira individual a partir das experiências pessoais e desenvolvidas em sala.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
- a)
1º e 5º / orientações espaciais / improvisar
Alternativa assinalada - b)
6º e 9º / orientações espaciais / coreografar
- c)
1º e 5º / formas de dançar / se movimentar
- d)
6º e 9º / formas de dançar / improvisar
- e)
1º e 5º / coreografias / se relacionar
Leia o excerto: "o conhecimento dos componentes (signos) da linguagem da dança é extremamente necessário para que a dança na escola possa realmente dialogar com o fluxo contínuo entre os aspectos funcionais e expressivos do movimento" (MARQUES, 2012, p. 74).
A disciplina de Artes, com seus conteúdos de dança, música, teatro e artes visuais são importantes na formação do aluno cidadão pois
Alternativas:
- a)
As disciplinas de artes são maneiras do alunos extravasar sua energia durante as aulas e dessa forma, ficam mais tranquilos para se concentrar nos conteúdos das outras disciplinas.
- b)
A Arte é uma linguagem, uma ferramenta que o indivíduo ganha como aprender sobre e com o mundo, bem como uma linguagem de comunicação e expressão de si no e para o mundo.
Alternativa assinalada - c)
A Arte é uma dimensão da humanidade que precisa do lúdico e da diversão para existir, por isso os conteúdos de arte precisam estar na escola, já que são maneiras de lazer e leveza.
- d)
A Arte é um conteúdo complementar na vida escolar da criança, pois é primordial que o aluno aprenda primeiramente português e matemática.
- e)
Os conteúdos de Artes não devem constar no ambiente escolar, já que são diversos que não devem ser prezadas dentro da escola já que não é conhecimento científico.
"Nas aulas [de Educação Física], as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade." (BRASIL, 2017, p. 209)
Com relação aos conteúdos da disciplina de Educação Física, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: _______________
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
- a)
movimento corporal / consciência corporal / cuidado
- b)
jogos / postura / movimento
- c)
movimento corporal / organização interna / cuidado
Alternativa assinalada - d)
jogos / mobilidade / cuidado
- e)
dança / alongamento / movimento
A deficiência visual é a perda parcial ou total, congênita ou adquirida da visão. Por isso, as aulas voltadas para esse aluno devem ter adaptações para que ele possa acompanhar os conteúdos de dança.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as alterações pedagógicas necessárias:
Alternativas:
- a)
Os movimentos deve ser explicados através do toque e da estimulação mecânica, fazendo com que o aluno compreenda o trajeto do movimento.
- b)
Os movimentos devem ser explicados com detalhes de maneira verbal e só quando não for possível dirigir mecanicamente o movimento do aluno.
Alternativa assinalada - c)
Mostrar os movimentos através no toque do aluno no corpo de outro colega ou professor não é indicado no contexto escolar.
- d)
Para acompanhar a aula, o aluno com deficiência visual demandará a presença de um outro profissional para o apoiar diretamente.
- e)
Para não ferir a autoestima do aluno, o professor deve evitar corrigir seus movimentos. Prefira orientações gerais ou invés de abordar o aluno especificamente.
Deixe seu comentário e, se possível colabore conosco para mantermos este espaço de estudos gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!