sábado, junho 04, 2022

Av2 - Historiografia

Olá como está o estudo de vocês?

Animados? com preguiça? Me conta vai...

Passando para lembrar vocês de não se esquecer de seguir nosso INSTAGRAM@pedagogiaonlineead para mais dicas de estudos. Além de interação. Vem coisa boa por lá.

Gostaria de agradecer a cada um que participa colaborando conosco (enviando suas provas, atividades etc.), ou seja tanto com CONTEÚDO e FINANCEIRAMENTE (contamos com vocês para que este espaço continue gratuito, democrático mas acima de tudo constantemente sendo atualizado) este espaço é mais uma ferramenta para ampliarmos nossos conhecimentos e estudos, sendo assim, caso você possa ajudar, não se acanhe envie sua colaboração para rmaschetti@gmail.com..

“Gentileza gera gentileza.” 

Se quiser você pode:

Comentar 💬

Compartilhar ✈️

Indicar e Salvar 💾

Vou amar 💗




Espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão.


Até o próximo.

Por: Raquel Maschetti

1) "Nos museus de Ciências Humanas, não basta apresentar os objetos em uma sequência que só faz sentido para o pesquisador da área de História, Arqueologia e Etnologia, pois, os objetos devem estar reunidos para produzirem um discurso museográfico inteligível para o público, por meio dos documentos materiais expostos ali".

Assinale a alternativa que apresenta a finalidade do discurso museográfico:  


Alternativas:

  • a)

    Rememorar e glorificar o passado de Estados nacionais, instituições e a burguesia.

  • b)

    Reafirmar o museu como lugar privilegiado de guarda e preservação de objetos velhos e distantes no tempo.

  • c)

    Exaltar os gestos geradores da nacionalidade e rememorar os marcos do nascimento da nação.

  • d)

    Monumentalizar a relação com o passado, de forma a contribuir com a construção da identidade nacional.

  • e)

    Suscitar questões relativas à constituição da memória e à preservação de um passado.

    Alternativa assinalada
2)

No processo de desenvolvimento da ciência arquivística, buscou-se estabelecer sua fundamentação e sua autonomia que passariam a delimitar seu lugar como ciência. Com base nesse processo, complete as lacunas:

 

O objetivo da _________________________________ deve ser o de estabelecer um enfoque científico homogêneo para estudo dos vários fenômenos que cercam a noção de informação, sejam eles encontrados nos processos biológicos, na existência humana ou nas máquinas. A tarefa massiva de tornar mais _________________  um acervo crescente de ____________. 

 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:


Alternativas:

  • a)

    Ciência da Informação / acessível/ conhecimento.

    Alternativa assinalada
  • b)

    Historiografia / popular/ arquivos.

  • c)

     História / módico/ fenômenos históricos.

  • d)

     Tecnologia / popular/ documentos.

  • e)

     Biblioteconomia / acessível / bibliotecas.

3)

“Trata-se de imaginar a narrativa como esta linha que caminha para frente, mas que é capaz de aceitar reviravolta e interrupções. Uma linha que pode se desdobrar em três, quatro, dez, quadros. Quadros com um desenvolvimento relativamente autônomo. Quadros que podem parar, recuar em relação à linha fundamental, e que se relacionam entre si, formando uma espécie de teia, capaz de enredar a narrativa” .

Com base no texto e na importância da Narrativa dentro da História Oral é correto afirmar que


Alternativas:

  • a)

    são irrelevantes como estilo de transmissão, apresentam pouca importância baseando-se em grandes eventos que marcaram da História da humanidade.

  • b)

    as narrativas, tal qual os lugares da memória, são instrumentos importantes de preservação e transmissão das heranças identitárias e das tradições. 

    Alternativa assinalada
  • c)

    as narrativas não oferecem suportes das identidades coletivas e do reconhecimento do homem como ser no mundo.

  • d)

    possuem natureza estática e como gênero específico do discurso dificulta a cultura de diferentes comunidades. 

  • e)

    as narrativas são traduções dos registros das experiências fúteis e muitas vezes relatam o poder das transformações. 

4)

"A campanha pela abertura dos arquivos e a intensificação das pesquisas com a história de vida de pessoas que foram presas, torturadas, exiladas pela repressão implica entender dois processos distintos e complementares: o direito e o dever de lembrar os traumas psicológicos e físicos e de sobre eles falar, e o direito ao registro". 

"Não há no Brasil bibliografia específica sobre esse aspecto, de como a luta contra a ditadura utilizou-se da rede legal de militantes e simpatizantes tendo penetração junto à população economicamente ativa. Não temos, portanto, um número para dimensionar quantas e por quanto tempo essas mulheres desempenharam esse papel, considerando-se também que esse trabalho foi realizado sob nome falso e muitas vezes sem registro em carteira".

 

Com base no texto , analise as afirmativas:

 

(   ) As narrativas das mulheres que foram presas e torturadas durante a ditadura não devem ser consideradas pela falta de registros em carteira.

 

(   ) A memória feminina proibida, clandestina ou ignorada durante a ditadura militar, procura hoje conquistar o espaço público com suas reivindicações e cada vez mais assume a disputa com outros discursos que até então trataram de desqualificá-la. 

 

(   ) A história oral tem contribuído para dar a conhecer grupos excluídos de registros escritos e inscrever no relato historiográfico vozes múltiplas e silenciadas.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    V – V – V.

  • b)

    F – V – V.

    Alternativa assinalada
  • c)

    F – F – V.

  • d)

    F – V – F.

  • e)

    F – F – F.

5)

Na tradição ocidental, desde muito, é recorrente se utilizar imagens visuais, para instruir, educar, isso porque as imagens integram o conjunto das representações sociais que, “pela educação do olhar, definem maneiras de ser e agir, projetando ideias, gostos, valores estéticos e morais”.

 

I - As imagens vem sendo operadas como fundamentais nas relações ensino-aprendizagem e no campo da história essa relação data ao fim do século XIX. 

PORQUE

 

II - As imagens foram agregadas ao livro didático, funcionando como um reforçador, um criador de uma nova forma de organizar o texto, em que escrita e imagem dialogam de forma a construir uma visão do passado passível de ser apreendida apenas pelo olhar.

Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA:


Alternativas:

  • a)

    As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

     

    Alternativa assinalada
  • b)

    As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

     

  • c)

    A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

     

  • d)

    A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

     

  • e)

    Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...