MINICURSO: O ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1/2
Olá como está o estudo de vocês?
Animados? com preguiça? Me conta vai...
Passando para lembrar vocês de não se esquecer de seguir nosso INSTAGRAM: @pedagogiaonlineead para mais dicas de estudos. Além de interação. Vem coisa boa por lá.
Gostaria de agradecer a cada um que participa colaborando conosco (enviando suas provas, atividades etc.), ou seja tanto com CONTEÚDO e FINANCEIRAMENTE (contamos com vocês para que este espaço continue gratuito, democrático mas acima de tudo constantemente sendo atualizado) este espaço é mais uma ferramenta para ampliarmos nossos conhecimentos e estudos, sendo assim, caso você possa ajudar, não se acanhe envie sua colaboração para rmaschetti@gmail.com..
“Gentileza gera gentileza.”
Se quiser você pode:
Comentar 💬
Compartilhar ✈️
Indicar e Salvar 💾
Vou amar 💗
Espero que gostem do post, um ótimo estudo, deixe aqui seu comentário para que eu saiba que você gostou, ou deixe sua sugestão.
Até o próximo.
Por: Raquel Maschetti
PARTE 01/02
Leia com atenção cada questão, reflita sobre o que leu e responda. Quando terminar, confira o gabarito e veja o que você acertou e também o que necessita de um pouco mais de leitura!
Boa sorte!
Questões
1 - Nos estudos a distância, o estudante conta com algumas possibilidades diferentes das que ocorrem no ensino presencial, mas precisa se organizar para aproveitar bem essas possibilidades, entre elas a de realizar as leituras e estudos:
no mesmo local e horário em que todos os outros colegas e também o tutor ou professor se encontram, pois precisam estar juntos, fisicamente, para participarem das discussões;
a qualquer momento e em qualquer local que tenha (dentre outras tecnologias) um computador conectado à internet. Pois, mesmo que os demais participantes não estejam ali, fisicamente, podem estar interligados por meio da tecnologia, com a possibilidade de acompanhar e interagir a qualquer momento;
somente em um espaço escolar e em tempo real, juntamente com os demais participantes do curso ou da turma;
em casa, ao mesmo tempo em que assiste a programas na televisão ou junto a familiares que conversam, pois isso não interfere na realização dessas atividades.
2 - O estudante precisa construir sua forma de aprender, sendo autor de suas próprias práticas de aprendizagem. Essa é uma das principais características que deve ser aprimorada ou desenvolvida pelo estudante:
a) exclusivamente do ensino presencial;
b) em especial de educação a distância, de cursos a distância, pois não conta com a presença e cobrança constante de um professor, em sala de aula, por exemplo;
3 - Em cursos realizados a distância você deve ter autonomia nos estudos. O que significa que precisa se organizar para os estudos:
a) assim como na sala de aula presencial, precisa prestar atenção nas explicações feitas pelo professor durante o tempo programado para aquela aula;
b) desde o manuseio do computador que é de sua responsabilidade, pois ele irá instruir você, dizendo o que deve fazer, como e quando. O computador irá definir e coordenar, entre outras questões, seu horário e tempo para os estudos;
d) desde que seja sempre com a presença física de um professor e todos seus colegas de turma, o estudo pode ser realizado a qualquer momento e em qualquer lugar.
4 - Podemos concluir que, com as inovações tecnológicas e as possibilidades que temos de compartilhar e de aprender com o outro, trocar experiências, lidar com mudanças e novas ideias, favorece:
a) apenas que as pessoas se conheçam e mantenham contatos pelas redes sociais; a leitura de livros: leitura concentrada, intensa, silenciosa e solitária;
b) exclusivamente a circulação de informação;
c) a geração de mais conhecimento que passa a ser uma construção coletiva e não só individual.
5 - Podemos definir ambiente virtual de aprendizagem (AVA), como sendo:
a) um sistema computacional disponível na internet que funciona, dentre outras finalidades, como suporte a atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Esse sistema dispõe de muitas ferramentas que podem ser utilizadas de diversas formas;
b) a coletânea de materiais produzidos por cada um dos estudantes de um curso e uma turma;
c) a ferramenta de mensagem para envio de conteúdo em texto e vídeo que permite o acesso e visualização pelos estudantes;
d) um sistema no qual os conteúdos são disponibilizados, mas não possibilita a interação entre os participantes de um curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!