terça-feira, agosto 15, 2023

TEMAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS

 Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:

QUESTÃO 1
As bases da Ciência são:

a )
 originadas do conhecimento empírico obtido nas observações e interações cotidianas que resulta em explicações, opiniões e julgamentos de valor do chamado senso comum.

b )
 provenientes do saber popular legitimado pelas tradições das comunidades, que passam de geração a geração o conhecimento empírico relacionado a noções e procedimentos populares.

c )
 ligadas, exclusivamente, ao pensamento filosófico, no estabelecimento de princípios provisórios, que, se forem bem conduzidos, levarão a um conhecimento teórico generalizável e universal, sem a necessidade de comprovação na prática.

d )
 a fé e as crenças da sociedade e seus modos de registrar e interpretar os fenômenos, produzindo dogmas absolutos e escrituras sagradas.

 
e )
 a experiência controlada e a análise racional dos fenômenos, que buscam o conhecimento objetivo e tentam explicar a realidade, estabelecer leis gerais ou elaborar teorias para compreender eventos e processos da realidade.

QUESTÃO 2
Apesar de os aspectos abrangidos pela noção de igualdade se mostrarem correlacionados e complementares, não é fácil reuni-los harmonicamente em um mesmo conceito amplo de direitos humanos. Uma das vias possíveis para reunir tais aspectos e aplicá-los na prática no contexto educativo é:

a )
 explorar, em sala de aula, a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto das Pessoas com Deficiência.

b )
 explorar, em sala de aula, os processos históricos apenas sob o ponto de vista das elites da sociedade, detentores de poder político e econômico.

c )
 explorar, em sala de aula, a legislação sobre Direitos Humanos e Cidadania no mundo e principalmente no Brasil.

 
d )
 explorar, em sala de aula, as origens históricas das desigualdades e da luta por Direitos Humanos e Cidadania no mundo e principalmente no Brasil.

e )
 explorar, em sala de aula, os processos históricos sob o ponto de vista da harmonia entre os grupos, evitando abordar conflitos e desigualdades.

QUESTÃO 3
Na contemporaneidade, o conceito de igualdade se apresenta como multidimensional, constituindo-se como pilar na busca de uma sociedade mais justa e abarcando diferentes aspectos da vida social, entre os quais se destacam:

a )
 a diversidade, que se refere ao reconhecimento igualitário e ao respeito às diversas identidades étnicas, culturais, de gênero etc., à pluralidade e à multiplicidade, às diferentes visões de mundo, à heterogeneidade, que perpassa a sociedade, à convivência entre contrários e à tolerância mútua.

 
b )
 a equidade, representada pela igualdade de direitos perante as leis, pela justiça e pelo atendimento das especificidades; a igualdade material, com a distribuição equânime do acesso aos recursos materiais; e a diversidade, com o reconhecimento igualitário das diferenças e a tolerância mútua.

c )
 a equidade, noção representada fundamentalmente pela igualdade de direitos perante as leis, a busca em reduzir o impacto das desigualdades na sociedade; e a igualdade material, com a distribuição equânime do acesso aos recursos materiais, envolvendo o conceito de justiça social.

d )
 a equidade, noção representada fundamentalmente pela igualdade de direitos perante as leis, a busca em reduzir o impacto das desigualdades na sociedade, atendendo a todos com justiça e, ao mesmo tempo, olhando para cada grupo da sociedade em suas necessidades específicas.

e )
 a igualdade material, com a distribuição equânime do acesso aos recursos materiais, com a noção de igualdade remetendo ao conceito de cidadania, de acesso universal a condições dignas de vida, à alimentação, à saúde, à educação, à moradia etc. e envolvendo o conceito de justiça social.

QUESTÃO 4
Cotidianamente, na sociedade podemos identificar diversos conflitos que perpassam as relações sociais, várias situações de desigualdade, preconceito, discriminação e violência contra o "diferente". Uma das perspectivas que fundamentam tais situações de desigualdade é o etnocentrismo. Assinale a alternativa que expressa corretamente o conceito de etnocentrismo.

a )
 É a ideia de que nenhuma forma cultural é inferior ou superior em relação às outras e é preciso garantir o reconhecimento das diferenças que existem entre as pessoas e entre os grupos sociais e assegurar a representação das culturas minoritárias e de suas especificidades.

 
b )
 Visão de mundo segundo a qual nosso próprio grupo é considerado o centro de todas as coisas, assim como nossos valores, características culturais, identidade social e nossas definições de certo e errado etc. Estes são tomados como a única referência, filtrando toda a nossa visão sobre os outros.

c )
 Conceito que busca promover a interação de culturas diversas, respeitando sua legitimidade, reconhecendo e compreendendo a própria cultura, no sentido de se enriquecer com as contribuições que o diálogo, de igual para igual com outras culturas, pode trazer.

d )
É o processo no qual construímos nossa própria identidade em relação a um outro diferente de nós. Sendo assim, o "eu" só existe em contato com o "outro" e nesse diálogo a diversidade e as características do outro são valorizadas e reconhecidas como tão válidas quanto as minhas.

e )
 Características atribuídas a um indivíduo pelos outros. Podem ser vistas enquanto marcadores, indicando quem, em um sentido básico, essa pessoa é. Ao mesmo tempo, esses marcadores posicionam tal pessoa em relação a outros indivíduos que compartilham dos mesmos atributos.

QUESTÃO 5
No contexto das novas tendências de consumo sustentável, temos o chamado lowsumerism, que pode ser traduzido como baixo consumismo ou consumo equilibrado. Marque a alternativa que apresenta exemplos representando corretamente essa tendência.

a )
 Comprar todos os novos produtos tecnológicos assim que são lançados.

 
b )
 Compartilhar transportes, reutilizar roupas e objetos, reciclar embalagens.

c )
 Locomover-se sempre individualmente, com automóvel próprio.

d )
 Adquirir roupas novas adequadas a cada estação do ano.

e )
 Descartar livros e roupas que não estão mais em uso.

QUESTÃO 6
No contexto escolar, a saúde integral pode ser promovida transversalmente por vários tipos de estratégias e envolver toda a comunidade escolar por meio de:

a )
 projetos interdisciplinares e campanhas escolares envolvendo os alunos e os docentes de várias disciplinas e/ou a comunidade escolar e as famílias dos alunos, como projetos de pesquisa sobre sintomas e tratamentos de determinadas doenças, entre outros.

 
b )
 ações de orientação pedagógica e de formação docente; projetos interdisciplinares e campanhas escolares; estudos do meio e palestras de especialistas; desenvolvimento multidisciplinar de conteúdos curriculares das várias disciplinas.

c )
 ações de orientação pedagógica, tanto individuais quanto coletivas, em sala de aula - para esclarecimento e orientação geral sobre temas ligados à promoção da saúde física, mental/emocional e social, ou em atendimentos ao aluno.

d )
 estudos do meio em postos de saúde, hospitais, centros de assistência e de prevenção a acidentes e riscos bem como outros locais dedicados à promoção da saúde, no sentido de colocar os alunos em contato com a realidade do atendimento à saúde no município.

e )
 ações de formação docente nos temas ligados à promoção da saúde e prevenção de riscos, incluindo a orientação sobre identificação de sintomas e principais sinais que revelam doenças, transtornos ou situações de risco pelos quais os alunos possam estar passando.

QUESTÃO 7
O relatório do Alto Comissariado da ONU, publicado em 2019, que investigou a violação de direitos humanos entre 2017 e 2019, apontou sérias violações aos direitos humanos em diversas áreas. As principais áreas destacadas pelo relatório são:

 
a )
 aumento das agressões policiais, sobretudo de jovens negros, e a precariedade do sistema carcerário.

b )
 ausência de políticas públicas de combate ao recrutamento de jovens pelas facções criminosas.

c )
 violações aos direitos de acesso à educação, prejudicando ou inviabilizando áreas como a construção e a manutenção de escolas e creches.

d )
 ausência de instrumentos públicos de proteção às vítimas e falhas nas investigações e na punição de criminosos.

e )
 liberdade de expressão, direito das mulheres, dos refugiados e da comunidade LGBTQIA+.

QUESTÃO 8
Os direitos de grupos da sociedade, como o das crianças e adolescentes, o de idosos e o das pessoas com deficiências, são garantidos por lei. Estatutos legais específicos regulamentam socialmente tais direitos. Os estatutos que protegem os grupos citados acima são:

a )
 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto da Pessoa com Deficiência e Lei Maria da Penha.

b )
 Estatuto dos Refugiados, Estatuto da Igualdade Racial, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

c )
 Estatuto da Igualdade Racial, Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência.

d )
 Estatuto do Índio, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha.

 
e )
 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência.

QUESTÃO 9
Para mudar as atitudes, os hábitos e os comportamentos das crianças e dos jovens, é preciso, além de estimular a reflexão sobre as próprias ações e a conscientização sobre a importância da conservação ambiental, também:

a )
 inserir o conteúdo sobre conservação do meio ambiente e sustentabilidade nas avaliações.

b )
 explicar a importância de se conservar o ambiente e do desenvolvimento sustentável.

c )
 promover palestras de profissionais da área ambiental na escola, para expor temas relacionados ao meio ambiente.

 
d )
 dar exemplos práticos de atitudes sustentáveis e aplicar estratégias lúdicas, para engajar os alunos em comportamentos sustentáveis.

e )
 indicar leituras sobre a importância de se conservar o ambiente e do desenvolvimento sustentável.

QUESTÃO 10
A igualdade, sob o ponto de vista das leis, é representada pela garantia de direitos iguais para todos os cidadãos. A origem dessa noção provém:

a )
 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em vigor no Brasil desde 2015.

b )
 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sancionado no Brasil, em 1990.

c )
 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, declarada pela Assembleia Nacional da França, em 1789.

d )
 da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988.

 
e )
 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948.

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QUESTÃO 1) Assinale a alternativa q ue apresenta algu ns do s elementos q ue o Projeto
Político Pedagógico (PPP) deve conter.
a) Diretrizes curriculares; proposta pedagógica; e perfil do território onde a escola está
inserida.
b) Metas a serem alcançadas pela es cola com o favorecimento das parcerias estabelecidas.
c) Perfil da escola; e perfil dos professores.
d) Componentes curriculares oficiais; quadro de funcionários; e diretrizes de interesses da
escola.
e) Perfil socioeconômico dos habitantes; e lista dos estabelecimentos comerciais do território.
Justificativa) A alternativa correta con tém alguns dos elementos mais importantes que
caracterizam o PPP como uma construção coletiva e viável (diretrizes curriculares;
proposta pedagógica; e perfil do território onde a escola está inserida)
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QUESTÃO 1) Assinale a alternativa q ue apresenta algu ns do s elementos q ue o Projeto
Político Pedagógico (PPP) deve conter.
a) Diretrizes curriculares; proposta pedagógica; e perfil do território onde a escola está
inserida.
b) Metas a serem alcançadas pela es cola com o favorecimento das parcerias estabelecidas.
c) Perfil da escola; e perfil dos professores.
d) Componentes curriculares oficiais; quadro de funcionários; e diretrizes de interesses da
escola.
e) Perfil socioeconômico dos habitantes; e lista dos estabelecimentos comerciais do território.
Justificativa) A alternativa correta con tém alguns dos elementos mais importantes que
caracterizam o PPP como uma construção coletiva e viável (diretrizes curriculares;
proposta pedagógica; e perfil do território onde a escola está inserida)

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