VALIAÇÃO – SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
- Resposta Marcada :
Os sistemas educacionais se organizaram e se estruturaram historicamente sustentando as suas práticas em um modelo de currículo rígido e homogeneizador, por meio do qual se ensina e se avalia todos da mesma forma. Para a autora, a educação inclusiva requer que se flexibilize esse currículo, a fim de atender a diversidade de formas de ser e de aprender dos alunos. No que se refere aos alunos que apresentam necessidades educacionais específicas, essa flexibilização deve ser possibilitada pelas adequações curriculares. Assinale a alternativa CORRETA:
As mudanças no currículo podem ser feitas intuitivamente pelo professor, na sua prática pedagógica, ou representar modificações mais emblemáticas, em que o haja a necessidade de alterações em aspectos estruturais e funcionais do currículo geral.
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A proposta pedagógica oferecida no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar regular e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código Braille, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.
Podemos concluir que a afirmativa é:
VERDADEIRA.
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Uma das demandas mais presentes no atual cenário da educação é a construção de uma cultura curricular comprometida com a ética e o respeito aos direitos humanos. A acessibilidade ––––––––––se insere no modo como a escola oportuniza a construção dessa cultura. Nesse sentido, é importante que o currículo escolar contemple a formação humanista, por meio da abordagem de conteúdos–––––––––––, que possam combater a discriminação e o preconceito, assim como valorizar atitudes mais inclusivas e abertas ao acolhimento da diversidade em todas as suas formas de expressão.
As palavras que completam, corretamente essas lacuna são/ A sequência CORRETA é:
Atitudinal, atitudinais.
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Flexibilização do tempo de realização das atividades curriculares; adequação de formas, instrumentos e critérios de avaliação da aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas;adequações na forma de organização das aulas, dos tempos e dos espaços escolares; atividades em duplas ou em grupo, são exemplos de acessibilidade:
Metodológica.
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Tecnologias assistivas como pranchas de comunicação;textos com fonte ampliada; leitores de tela; livros falados; impressão em Braile; materiais adaptados em forma de maquete ou com aplicação de relevo; reprodução de objetos; sistemas e conceitos em material concreto; acervo em braile para a biblioteca, são exemplos de acessiblidade:
Instrumental.
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A –––––––– diz respeito à eliminação de barreiras relacionadas às políticas públicas e à legislação. Para que essas barreiras sejam rompidas, faz-se necessária a conscientização de todos os agentes responsáveis direta e indiretamente pela educação, sobre os direitos assegurados à inclusão educacional. Como exemplo de –––––––––, podemos citar a recorrência de casos em que os alunos e os seus familiares — ou mesmo os professores — desconhecem os direitos assegurados na legislação e nas políticas públicas de inclusão.
As palavras que completam, corretamente essas lacuna são/ A sequência CORRETA é:
Acessibilidade programática.
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Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas
( ) As Salas de Recursos Multifuncionais ao contrário do que muitas pessoas pensam, são apenas salas de aulas adaptadas usadas para educação especial.
( ) As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços de significação, de superação e de aprendizagens diversas.
( ) Os espaços das Salas de Recursos Multifuncionais possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são o público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE no contraturno escolar.
( ) A organização, planejamento e a administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter formação para o exercício do magistério de nível mestrado e conhecimentos específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e de doutorado.
A sequência CORRETA é:
F. V. V. F.
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É uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar e diversa, que engloba ideias, produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas, serviços e técnicas que objetivam promover a habilidade funcional, relacionada à atividade e integração de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida, inclusão social e dignidade. O texto se refere à:
Tecnologias Assistivas.
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O AEE, segundo as Diretrizes Operacionais referidas, deve ser transversal ao currículo geral, com caráter complementar ou suplementar, devendo ocorrer no contraturno da educação regular. Assinale a alternativa INCORRETA.
O AEE substitui o trabalho realizado na sala de aula e complementa trabalho do professo da sala de aula regular, com vistas ao pleno desenvolvimento do aluno.
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Quando um aluno é encaminhado à Equipe Multidisciplinar com a queixa de dificuldades de aprendizagem e suspeita de déficit cognitivo, antes de se proceder o processo de investigação diagnóstica, há pontos importantes que a equipe não pode desconsiderar EXCETO:
O processo de alfabetização, promoção de série/ano, em série/ano sem o domínio do código, do raciocínio lógico, de acordo com a proposta construcionista não interfere no processo de investigação diagnóstica.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
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