é indicado para os professores que não possuem experiência docente.
PROVA05
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Parte superior do formulário
1. A AVALIAÇÃO SERÁ FORMATIVA QUANDO:
· concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.
· classificar os alunos por notas.
· preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
· apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. LEIA O DEPOIMENTO A SEGUIR:
· "Esta abordagem consiste nas tendências ou enfoques que ressaltam o sujeito, dando ênfase a relações interpessoais e à vida psicológica e emocional do indivíduo. É o chamado 'ensino centrado no aluno'."
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
· Pedagogia Não-Diretiva.
· Abordagem Comportamentalista.
· Abordagem Humanista.
· Abordagem Tradicional.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. PARA HALL, A IDENTIDADE PLENAMENTE UNIFICADA, COMPLETA, SEGURA E COERENTE É:
· uma realidade.
· possível de ser alcançada.
· uma construção individual.
· uma fantasia.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. LEIA A DESCRIÇÃO ABAIXO.
· Não há comunicação entre professor e aluno, o educador faz "comunicados" e depósitos que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem; nessa distorção da visão de educação não há saber.
Essa tendência pedagógica relaciona-se com a concepção de:
· Pedagogia Liberal Tecnicista.
· Educação Bancária.
· Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
· Educação Problematizadora.
PROVA 06
1. Nessa sala de aula, o professor age como orientador, conselheiro e catalisador junto ao grupo, visando a uma reflexão em comum.
A relação professor-aluno é não-diretiva, sem nenhuma forma de poder, obrigação e ameaça. É valorizada a vivência grupal, na forma de autogestão. As matérias escolares são vistas como instrumentos complementares colocados à disposição do aluno, mas não são exigidas, pois o importante são os conhecimentos resultantes das experiências vividas pelo grupo.
Essa descrição relaciona-se com qual das pedagogias propostas por Libâneo?
2. Segue abaixo:
As tendências pedagógicas definem o papel da Educação e do homem no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula através dos elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Leia o parágrafo abaixo e assinale a qual pedagogia ele se refere.
A escola modela o comportamento humano através de técnicas específicas que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem no sistema social global.
3. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
4. Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo
PROVA 07
1. Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s)
2. Leia abaixo:
- Partindo do princípio de que o sentido filosófico dá sentido à prática docente e o sentido político direciona sua ação pedagógica, Luckesi configura a Educação em três funções: Educação redentora, Educação reprodutora e Educação transformadora.
A concepção teórica de Educação redentora está presente quando a Educação
3. Segue abaixo:
- Documento construído a partir do relacionamento entre os níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã, e tem como pano de fundo os princípios e fins da Educação Nacional, é (são)
Prova concluida com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
1. A avaliação será formativa quando
• concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.(CORRETA)
• preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
• classificar os alunos por notas.
• apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.
2. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam
• a transmissão de conteúdos e uma única cultura.(CORRETA)
• a transmissão de conteúdos.
• uma prática consciente e problematizadora.
• o intercâmbio entre as diferentes culturas.
3. Segundo Foucault, as relações de poder em uma sociedade estão associados
• aos sujeitos que são formados pelas práticas que lhe foram impostas.
• ao poder que é absorvido pela alma.
• a um poder estático.
• ao sujeito histórico, subjetivado.(CORRETA)
4. Planejar
• é uma atividade cotidiana que não interfere na realidade da sociedade.
• é perceber que a realidade é imutável.
• é perceber a necessidade de situar-se entre o teórico e o metodológico.(CORRETA)
• não tem relação com a reprodução da sociedade.
PESSOAL PODEM POR FAVOR ME PASSAR O LIVRO PDF ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO O MEU NÃO ABRE.
ResponderExcluirJÁ ENVIAMOS PELO GMAIL
ResponderExcluirBJS
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 1.5
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
1. Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira.
• O plano de ensino é aquele que organiza o sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um campo de conhecimento.
• Planejamento curricular é aquele tem como objetivo realizar um processo de abordagem de acordo com os níveis educacionais.
• Planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de Educação. (CORRETA)
• O planejamento curricular realiza a previsão de situações especificas entre aluno e professor.
2. Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
• Para Lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas.
• sociais.
• cognitivas. (CORRETA)
• culturais.
• lingüísticas.
3. O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?
• Considerar apenas as relações diretas da prática e seus problemas.
• O aluno deve vivenciar, de perto, a realidade na qual está inserido.
• As situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.
• O ensino deve se adequar ao momento contemporâneo. (CORRETA)
4. Leia abaixo:
• O documento que propicia uma visão clara do que, de quando e por quanto tempo vai ser estudado, assim como quais os objetivos, conteúdos e a profundidade do estudo, é o
• Projeto Político Pedagógico.
• plano de estudos. (CORRETA)
• plano de trabalho do professor.
• plano de aula.
DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
ResponderExcluir1. No processo de representação, para os Estudos Culturais, a construção discursiva faz-se necessária. Os discursos, deste modo, são constituídos
.a partir de inúmeras vozes, porém a voz dos governantes se sobressai às vozes dos oprimidos.
.a partir das vozes dos governantes, que constroem e produzem um único discurso com vistas a manter uma única visão, calcada em um modo de agir e de pensar sobre o mundo.
.por nenhum sujeito, na realidade os discursos são reproduzidos pelos sujeitos, apenas, estando presentes há várias décadas.
.a partir de inúmeras vozes, que concorrem entre si para construir e posicionar os sujeitos, produzindo diferentes efeitos em cada um de nós.
a partir de inumeras vozes
ExcluirProva concluída com sucesso!
ResponderExcluirDidática - Pós graduação EAD - Gestão Escolar - Orientação e Supervisão
QUESTÃO 1
Assinale a alternativa correta sobre o processo de ensino na perspectiva de Mizukami.
a ) Na Abordagem Sociocultural, o homem é o sujeito da educação. ( correta)
b ) A Abordagem Tradicional é caracterizada pelo primado do objeto.
c ) Na Abordagem Humanista são investigados os processos do indivíduo.
d ) A Abordagem Cognitivista é um produto com transmissão de ideias.
QUESTÃO 2
Atualmente, a preocupação elementar da Didática diz respeito às condições e aos modos de melhorar e
potencializar a aprendizagem dos alunos. Na concepção de Libâneo, a Didática baseia-se na
a ) concepção de homem e sociedade. (correta)
b ) concretização da concepção teórica de educação.
c ) articulação das proposições teóricas com a prática escolar.
d ) transformação da teoria pedagógica em prática pedagógica.
QUESTÃO 3
Para Hall, a identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é
a ) uma construção individual.
b ) possível de ser alcançada.
c ) uma realidade.
d ) uma fantasia. (correta)
QUESTÃO 4
A avaliação será formativa quando
a ) classificar os alunos por notas.
b ) preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
c ) apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.
d ) concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo. (correta)
QUESTÃO 5
Sobre as implicações didático-pedagógicas da escola, assinale a alternativa correta.
a ) A fragmentação disciplinar auxilia no entendimento dos conteúdos específicos.
b ) Ensinar consiste em dominar os conteúdos e adequar métodos e estratégias de ensino para que o
aluno aprenda.
c ) As ações do professor junto aos alunos são permeadas por crenças e valores. (correta)
d ) É importante que professores e funcionários da escola discutam sobre as concepções individuais de
cada educando.
QUESTÃO 6
ResponderExcluirSobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa
verdadeira.
a ) Planejamento curricular é aquele tem como objetivo realizar um processo de abordagem de acordo
com os níveis educacionais.
b ) Planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de Educação. (correta)
c ) O plano de ensino é aquele que organiza o sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um
campo de conhecimento.
d ) O planejamento curricular realiza a previsão de situações especificas entre aluno e professor.
QUESTÃO 7
O plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto
de aulas. Isso significa que o plano de aula
a ) relaciona-se com o projeto de trabalho.
b ) é indicado para os professores que não possuem experiência docente.
c ) e o Projeto Político Pedagógico podem ser tomados como sinônimos.
d ) configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor. (correta)
QUESTÃO 8
Quais características e qualidades do professor progressista são construídas na prática pedagógica?
a ) Paciência e impaciência, humildade, tolerância, ensinar a ouvir e respeito.
b ) Humildade, respeito, impaciência, firmeza, comprometimento, amorosidade e alegria.
c ) Humildade, amorosidade, tolerância, tensão entre paciência e impaciência, coragem, decisão, segurança
e alegria. (correta)
d ) Humildade, tolerância, respeito, impaciência, comprometimento, amorosidade e firmeza.
QUESTÃO 9
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, o que é correto afirmar?
a ) São fundamentos e procedimentos na Educação Fundamental, segundo a CEB 4/98, expressas pelo
Conselho Nacional de Educação.
b ) Possuem como pano de fundo, alguns princípios e fins da Educação regional.
c ) São construídas a partir de níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã. (correta)
d ) São as organizações das práticas pedagógicas e de seus planejamentos educacionais.
QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
Para Lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas.
a ) cognitivas. (correta)
b ) sociais.
c ) culturais.
d ) lingüísticas.