segunda-feira, maio 16, 2011

Area de conheicmento Lingua Portuguesa

Provas N2
Bons Estudos a todos!.


1. Sobre representação e linguagem, afirma-se corretamente que

  • o uso de vestes de cor preta constitui uma forma de linguagem verbal.
  • tanto a representação quanto a linguagem verbal podem realizar-se por meio de índices e de ícones.
  • a linguagem verbal é condição de inteligibilidade de outras formas de linguagem.
  • os sinais não sígnicos constituem formas de símbolos linguísticos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Das afirmativas abaixo, escolha aquela que é sugestão de estratégias para reescrita do texto.

  • É recomendável enfocar todas as dificuldades numa única vez, no mesmo texto, reestruturando-o a partir dos problemas mais evidentes a serem modificados.
  • A resposta para alterar a expressão analisada deve sempre emergir do grupo, não sendo nunca prestada pelo professor.
  • Cada texto comporta apenas uma forma de reestruturação, que deve ser orientada pelo professor, mostrando aos alunos apenas uma possibilidade de se expressar corretamente.
  • É fundamental que os alunos saibam o porquê das alterações realizadas no texto, sendo necessárias várias explicações para que eles entendam as razões das mudanças, apropriando-se progressivamente dos recursos linguísticos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O encaminhamento metodológico recomendado para a prática de reescrita do texto está

  • no texto ser elaborado com a contribuição dos alunos e registrado no quadro de giz pelo professor, não sendo necessário ser analisado e reescrito.
  • em inicialmente proceder-se à análise dos aspectos textuais e, num segundo momento, ao trabalho com a sistematização de conteúdos específicos do código.
  • nos problemas textuais de concordância, coesão, pontuação, emprego da norma-padrão, que estão presentes na oralidade dos alunos, mas não devem ser corrigidos nem reescritos.
  • no texto ser escrito pelo aluno, o que evidencia muitos problemas relativos ao domínio do código, que deve ser corrigido individualmente por ele mesmo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Para se obter unidade temática, é necessário

  • abordar vários temas, para enriquecer o texto e torná-lo agradável ao leitor.
  • não trabalhar com temas, apenas com enredos.
  • tratar de um único tema, fazendo convergir para ele todas as ideias do texto.
  • tratar os temas em sequência cronológica.



ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA

1. Léxico é o repertório

  • de palavras e seus sentidos.
  • sintático.
  • gramatical.
  • de fonemas e grafemas.

2. O texto é tomado, na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa, como eixo articulador, porque

  • o texto é um material interdisciplinar.
  • o texto é um bom pretexto para o ensino da gramática.
  • o texto apresenta correção gramatical.
  • o objetivo do ensino de Língua Portuguesa é produzir um aluno capaz de elaborar textos de qualidade.

3. No ato discursivo, a argumentação

  • visa o convencimento do interlocutor.
  • independe de outros elementos para além do texto.
  • independe de qualquer intenção do autor.
  • visa o embelezamento do texto

4. As modalidades de leitura recomendadas no ensino de Língua Portuguesa são:

  • leitura informativa, leitura de fruição e leitura didática.
  • leitura de fruição, leitura de busca de informação, leitura de motivação para outra atividade didática e situações de estudo de texto.
  • situações de estudo de texto, leitura de fruição, leitura didática e leitura lúdica.
  • leitura lúdica, leitura de fruição, leitura informativa e leitura didática.

2 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA
    1. Da mesma forma, o ditado, em lugar do tradicional instrumento de avaliação de palavras que o aluno desconhece, passa a ser

    atividade de fixação para aprendizagem do código, podendo ser proposto de forma lúdica. correta
    atividade para punir o aluno que ainda não domina palavras já estudadas e fixadas em lições anteriores.
    atividade para disciplinar o comportamento do aluno desatento e desinteressado na sala de aula.
    atividade para ocupar o aluno que chega atrasado na aula e não acompanhou a reflexão proposta.

    2. Leia o excerto abaixo.


    "Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer o café e abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais de véspera sobre a greve do pão dormido [...]"
    Rubem Braga

    Pelas características que aparecem no fragmento acima, pode-se afirmar que é um texto


    dissertativo.
    informativo.
    descritivo.
    narrativo. correta

    3. Os textos publicitários podem ser classificados como

    propaganda, folheto, cartaz e classificados. correta
    propaganda, crônica, poesia e classificados.
    anúncio, cartaz, crônicas e contos.
    dissertativos, científicos, descritivos e poéticos.

    4. O trabalho com o nome próprio dos alunos se inscreve no contexto de significação importante,

    por facilitar o trabalho inicial do professor.
    tendo em vista o interesse manifesto dos alunos.
    em cumprimento do preceito religioso.
    em função do reconhecimento da identidade pessoal. correta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pela colaboração!
      Boa Sorte com os estudos.

      Excluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...