sábado, maio 21, 2011

Teorias de Currículo

Questionário para estudo


Comente sobre a afirmação a nova sociologia da educação puseram em discussão todos os pressupostos do currículo, questionando suas determinações sociais e suas relações com a estrutura no poder na sociedade iniciando o foco de analise sobre o funcionamento interno das escolas. Forquim 1993   
Este movimento foi muito importante para que se repensasse o currículo, levou as pesquisas sobre o mesmo, passando a considerar as experiências dos alunos como primordial na elaboração do mesmo, passando o aluno a ser o foco do processo de ensino aprendizagem, o que foi uma grande mudança.  

Aponte e comente pelo menos três motivos pelos quais se afirmam que é fundamental a importância de uma reflexão sistemática sobre o currículo nos cursos de formação de professores: 
O currículo é a matéria prima do trabalho do professor, portanto ele precisa se apropriar dele para desempenhar um bom papel.   2- Através de suas pesquisas e estudo para elaborar o currículo, o professor se profissionaliza cada vez mais, se atualizando e reciclando. 3- O currículo faz parte das competências do professor, portanto, ele deve ser preparado em suas formações para que saiba elaborá-lo adequadamente  

Explique a frase o termo currículo é impreciso em sua concepção:
Há varias definições sobre o currículo; alguns o definem como sendo a grade curricular da escola; quantidade de horas de cada matéria; e outros como os conteúdos disciplinares, adotados pela escola. Essa pluralidade de concepçõesTorna imprecisa sua idéia.
  
O currículo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe sempre, de forma explicita ou tática, uma resposta as perguntas: o que ensinar, como e por quê? A partir dessa afirmação, descreva três tipos de decisão educativa que compõem um currículo de uma determinada escola.
 1. O que ensinar? Levando em conta a realidade da escola e dos alunos
2. Como ensinar? Quais as metodologias mais adequadas para atingir os objetivos propostos para que os alunos desenvolvam suas competências e habilidades.
3. Como avaliar? Todo o processo envolvido no ensino aprendizagem dos conteúdos trabalhados no período. Quais as ferramentas mais adequadas para avaliar devidamente.

 Relacione descrevendo um exemplo prático: currículo, sociedade e poder.
Currículo- é uma ferramenta de cisões educativas para a escola.
Sociedade- o controle social, e assegurado pela distribuição dos saberes.
Poder- há uma seleção de conhecimentos definidos e válidos, determinados, pelas classes dominantes.
2-Defina currículo oculto descrevendo com se configura;
Por currículo oculto entende-se, o conjunto de normas, e concepção que os professores passam para os alunos durante as aulas, sem planejarem, e sem terem consciência disso.

3-Explique a influência norte-americana na transformação do campo currículo;
A influencia norte – americana, foi marcante. Anos 70.  Entre elas temos livros que foram traduzidos e obtiveram destaque; como o livro de Tyle; reforma do ensino do primeiro grau, que utilizou o pensamento curricular norte-americano, comissões de currículo proposta por Tyler.
Nos anos 80, começa florecer no Brasil, o pensamento critico sobre o currículo de natureza sociológica; foram trazido livros com essa proposta. E em 1990, destaca-se a produção de programas de Pós-graduação.

4-Alguns atores da vertente crítica da educação afirmam que o currículo estratifica o saber e que existe uma relação dessa estratificação com a estratificação social. Você concorda? Justifique
Eu concordo com os autores. De fato isso acontece, os conhecimentos de maior status social e econômico são os mais privilegiados.


1-Faça uma breve defesa pela importância do currículo em ação. Pag. 42
O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, ele é a matéria prima para o dia a dia escolar, e o currículo em ação é nada mais do que efetivar e concretizar tudo aquilo que foi planejado e pensado em busca da melhor educação possível para nossos alunos. Lembrando que o currículo pode variar de acordo com a comunidade a qual a escola esta inserida.




2-O que se denomina como abordagem processual do currículo.
São os processos que envolvem a criação do currículo, planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação.


3-Explique sobre currículo prescrito partindo de uma de suas funções dentro do sistema escolar.
Este currículo é pré estabelecido, porém muitas vezes ele é adaptado de acordo com a realidade da escola a qual ele esta inserido. A função do currículo é trazer cultura, cidadania, por isso deve-se trabalhar a transversalidade, mas Tb devemos nos ater nas necessidades da escola a em questão.



4-Visto sob o ponto de vista teórico prático o currículo é uma ferramenta do trabalho docente - comente a afirmação.
O currículo é uma ferramenta do trabalho do docente, pois ele é à base da atuação do professor, e é a matéria prima do trabalho do docente.

1-      Qual a intenção explicita dos PCN´s ao introduzirem sistematicamente o trabalho com os temas transversais?
Os PCns têm uma perspectiva de formação da cidadania pela escola. E através dos temas transversais integra-se as problemáticas sociais. E os objetivos a serem alcançados são; de ordem cognitiva, física, afetiva, relação interpessoal e inserção social, ética e estética

2-Fale sobre a importância da educação de valores para as crianças em idade escolar.
 A educação de valores é aquela feita através da inclusão dos temas transversais na educação. Os temas genéricos devem ser levados em conta; como ética- valores a serem trabalhados; política- cidadania, o aluno é elemento ativo na sociedade; senso de estética- idéia de sensibilidade, saber reconhecer elementos culturais, o belo, o feio; .objetivando o desenvolvimento integral do aluno.

3-Qual a relação entre o currículo da escola e a autonomia do professor?
O currículo de uma escola ajuda a dar um norte ao professor, mas na prática docente o mesmo tem autonomia na sala de aula e deve decidir os conteúdos a ensinar, as atividades, etc.- currículo em ação.


1- Partindo do pressuposto que a Escola é responsável pela transmissão de cultura, pode-se afirmar que apenas alguns elementos de determinada cultura são selecionados para compor o currículo de uma escola ou sistema de ensino. Quem seleciona estes elementos?  (pags., 47 ou 57)
O estado que representada  a classe dominante. O poder político.


-2--A definição da seleção curricular é substancialmente política. Como ela pode acontecer de forma democrática na escola?
Através da participação dos alunos, pais, funcionários, comunidade e sociedade civil e do poder publico. E através de valores como cidadania.

3-Quais as argumentações sustentam a afirmação de Sacristian (1998) de que o currículo é o centro do processo educativo?
 O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, sem ele não há ensino, e nem por que os alunos irem a escola, assim como não se justifica o trabalho do professor, e necessário que este currículo se adéqüe as necessidades da escola e de sua comunidade. O currículo é um projeto institucional, ele desemboca na prática.

4--Explique a dimensão conceptual e concepção pragmática que rege a compreensão do currículo.
Dimensão conceptual- campo de estudo teórico que busca compreender as suas determinações e seus funcionamentos dentro da escola. Diz respeito à idéia, é a elaboração do currículo respeitando as normas, leis, diretrizes e políticas vigentes de educação. Dimensão pragmática – é a pratica, execução do currículo a ser colocado em ação, pratica deste currículo elaborado, ou seja, é o currículo em ação, ele leva em conta a experiência de campo do professor.
1-- Qual a relação que existe entre as formas de avaliação adotadas por uma escola e o seu currículo? (pg. 43)
A avaliação é vista como elemento indissociável do processo educativo, que deve se der de forma sistemática e continua. Tendo como objetivo a melhoria da ação educativa, envolvendo a criança, o educador e a instituição.
2-Sob seu ponto de vista quais são as principais dificuldades para consolidação de uma prática mais participativa e coletiva dentro da escola?
Uma das dificuldades é que para muitos professores a prática de planejamento escolar é vista como atividade burocrática e sem sentido, para alguns essas ocasiões servem apenas para preencher formulários que serão entregues ao coordenador da escola, é preciso resgatar no professor a importância da participação na escola, e como o planejamento tem relação direta com um bom trabalho pedagógico.


2-      O que é ensinar? Levar em conta a realidade da escola e dos alunos. Como ensinar? Quais as metodologias mais adequadas para atingir os objetivos propostos para que os alunos desenvolvam suas competências e habilidades.
Ensinar é a habilidade que o professor tem de transmitir conhecimento ao aluno.
Para ensinar é importante respeitar o tempo da criança, levar em conta o ambiente em que ela vive condição social, comunidade a qual ela está inserida.

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