domingo, outubro 30, 2011

PROVA N2 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


1. OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:

  • apropriados por ela de forma gradual.
  • incorporados automaticamente ao léxico cerebral.
  • instáveis socialmente.
  • componentes inatos de sua linguagem.
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2. PARA PIAGET, O DESENVOLVIMENTO OBEDECE A UMA ORDEM DE ESTÁGIOS COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. SACUDIR, MORDER E BELISCAR SÃO ATIVIDADES PRÓPRIAS:

  • do período sensório-motor.
  • do período de operações formais.
  • do período de operações mentais.
  • do período operacional.
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3. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:

  • o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
  • as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
  • pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
  • o conhecimento é absorvido passivamente.
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4. PARA HOWARD GARDNER, POSSUÍMOS:

  • diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
  • muitas inteligências isoladas.
  • uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
  • múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.

2 comentários:

  1. Resultado final : 4.0
    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

    1. Em relação à construção de conceitos, pode-se afirmar que:

    • (2) não é uma atividade espontânea, sendo formada pela troca simbólica entre o detentor dos saberes socialmente relevantes e a criança. CORRETA
    • (4) a construção de conceitos está vinculada ao amadurecimento de certas características do organismo.
    • (3) é uma associação entre construção espontânea e trocas com sujeitos mais experientes.
    • (1) é uma construção espontânea, sendo formada pela troca simbólica entre o detentor de saberes socialmente relevantes e a criança.

    2. Assinale a ordem exata de ocorrência dos instintos humanos.

    • (2) Fase anal, fase oral, fase fálica, latência e genital.
    • (4) Fase oral, fase anal, fase genital, latência e fálica.
    • (3) Fase oral, fase anal, latência, fase fálica e genital.
    • (1) Fase oral, fase anal, fase fálica, latência e genital.CORRETA

    3. Atualmente, o ensino da Psicologia busca:

    • (2) estudar o comportamento social.
    • (4) entender o comportamento humano.
    • (1) estabelecer um critério sistematizado para analisar os fenômenos humanos inseridos na realidade cotidiana.CORRETO
    • (3) estudar o cotidiano das pessoas.

    4. Na teoria piagetiana, o conceito de equilibração é:

    • (4) um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida.
    • (2) um processo necessário para o equilíbrio motor.
    • (3) uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
    • (1) um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.CORRETO

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  2. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. O QUE SIGNIFICA REALIZAR UM ENQUADRAMENTO NO PROCESSO DE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL?

    • Tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo.CORRETA
    • Analisar o sintoma pela Eocmea.
    • Montar o primeiro sistema de hipóteses.
    • Fazer uma entrevista aberta.
    2. A EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE, SEGUNDO JORGE VISCA (1987), SINTETIZA QUAIS CONSTRUTOS TEÓRICOS?

    • Filosofia, Lingüística e Genética.
    • Princípio Construtivista, Princípio Estruturalista e Princípio Interacionista.CORRETA
    • Sistemático e assistemático.
    • Protoaprendizagem, Deuteroaprendizagem e Matriz.
    3. QUAIS SÃO AS UNIDADES DE ANÁLISE DA PSICOPEDAGOGIA?

    • Indivíduo, grupo, instituição e comunidade.CORRETA
    • Cada elemento de um grupo.
    • Crianças, adolescentes e adultos.
    • Empresas, hospitais e famílias.
    4. SÃO PRINCÍPIOS IMPORTANTES PARA O TRABALHO COM GRUPOS NA ESCOLA:

    • colocar limites, construir vínculo afetivo, confiar na capacidade e no processo grupal.CORRETA
    • elementos do grupo, coordenador e regras.
    • ritmo, discriminação e percepção.
    • atitude operativa, intervenção e limites.

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