sábado, janeiro 28, 2012

ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA


ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
Parte superior do formulário
1. A área da placa de um cubo é calculada com a multiplicação entre

·          duas placas.
·          uma placa e uma barra.
·          duas barras.
·          uma barra e um cubinho.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O Tangram é formado por 7 peças:

·          4 triangulares e 3 quadrangulares.
·          5 triangulares e 2 quadrangulares.
·          3 triangulares e 4 quadrangulares.
·          2 triangulares e 5 quadrangulares.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O dodecaedro é um polígono regular convexo que tem faces na forma de

·          triângulos isósceles.
·          quadrados.
·          triângulos equiláteros.
·          pentágonos regulares.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A modelagem matemática é uma forma de utilizar a Matemática para

·          praticar as resoluções das quatro operações.
·          abordar problemas reais
·          elaborar questões fictícias.
·          abordar a etnomatemática.
 Colaboração da aluna:
Sonia Henzi


Olha aqui vai um compacto de todas as provas que eu tinha de  N2  A C Matemática que fiz para poder estudar ah exclui as repetidas

Area conhecimento da matemática

 O uso de calculadoras nas aulas de matemática:
  • não depõe contra o ensino, pois pode estar sendo bem empregada.
  • depõe contra o ensino de Matemática, pois os alunos são impedidos de raciocinar.
  • não faz parte das novas propostas da Educação Matemática.

2. Os momentos para a realização de uma investigação matemática são:
  • solicitar aos alunos que em grupo elaborem enunciados de problemas, pedir que resolvam um dos problemas elaborados no grupo, apresentar a resolução do problema aos demais grupos.
  • explorar e formular questões, fazer conjecturas, realizar testes e refinar conjecturas.
  • ler o enunciado de um problema, utilizar material manipulável para resolver tal problema e apresentar solução para os demais colegas da sala.
  • compreender um problema, elaborar uma estratégia de resolver o problema, executar a estratégia escolhida e apresentar a resolução do problema para demais alunos da sala.

3. A modelagem matemática é uma forma de utilizar a Matemática para
  • abordar a etnomatemática.
  • praticar as resoluções das quatro operações.
  • elaborar questões fictícias.
  • abordar problemas reais

4. O paralelepípedo é um prisma que
  • tem como base um paralelogramo.
  • possui quatro pares de faces paralelas.
  • possui dois pares de faces paralelas.
  • tem como base um triângulo.

1. As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem ser representadas por:


2. Os softwares educacionais ideais devem
  • promover a individualidade em sala de aula.
  • s  ubstituir a ação pedagógica do professor
  • priorizar o pensamento mecanizado dos alunos.
  • permitir a construção dos conceitos.

3. O professor deve interferir na investigação matemática quando os alunos
  • estiverem resolvendo o problema.
  • buscarem respostas a questões desnecessárias.
  • buscarem respostas a questões necessárias.
  • estiverem organizando os dados.

4. A classificação dos quadriláteros, quanto à medida dos ângulos, é:
  • losango, paralelepípedo, acutângulo.
  • lotângulo, trapézio, acutângulo.
  • losango, trapézio, paralelogramo.
·        lotângulo, retângulo, paralelogramo.

1. O ábaco de papel, para trabalhar com números naturais, é formado, na ordem correta, por:
·        C, M, D, U.
·        M, C, D, U.
·        U, D, C, M.
·        D, U, M, C.

2. Quantos ladrilhos foram gastos para ladrilhar a sala representada no desenho?
  • 128.
  • 134.
  • 144.
  • 138.

3. Os elementos que formam o ângulo são
  • a base e os lados.
  • o vértice e a altura.
  •  o vértice e os lados.
  • a base e a altura.

4. O ângulo com medida menor que 90º recebe o nome de
  • ângulo reto.
  • ângulo obtuso.
  • angulo agudo.
  • ângulo simétrico.

1. Um fazendeiro tem algumas galinhas e alguns coelhos. Juntos, esses animais têm 50 cabeças e 140 pés.
     Quantas galinhas e quantos coelhos o fazendeiro tem?
  • 15 coelhos e 25 galinhas.
  • 10 coelhos e 40 galinhas.
  • 15 coelhos e 35 galinhas.
  • 20 coelhos e 30 galinhas.

2. São exemplos de jogos com regras:
·  jogos estratégicos, jogos de treinamento e jogos geométricos.
  • jogos sobrepujantes, jogos suportáveis e jogos morfológicos.
  • jogos estratégicos, jogos suportáveis e jogos geométricos.
  • jogos sobrepujantes, jogos de treinamento e jogos morfológicos.

3. Numa investigação matemática o mais importante é
  • o problema em si.
  • o caminho percorrido pelo aluno.
  • a participação do professor na aula.
  • o resultado da questão.

4. Como Se Denomina O Ponto De Origem De Um Ângulo?
  • Giro.
  • Semi-reta.
  • Vértice.
  • Lado.

1. OS COMPUTADORES NA SALA DE AULA DEVEM SER CONSIDERADOS COMO UM RECURSO PARA A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS PORQUE:
  • reforçam o modelo de educação que privilegia a transmissão do conhecimento e a memorização.
  • permitem estabelecer novos padrões e abrem novo canal de comunicação entre professores e alunos.
  • tornam os conteúdos mais fáceis, dispensando a presença do professor.
  • transformam a sala de aula numa rotina tradicional, facilitando a aula.

2. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DEFINE VOLUME.

  • Volume indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
  • Volume é a medida do espaço ocupado por um corpo tridimensional.
  • Volume é o espaço interno de uma figura plana.
  • Volume é a propriedade que um recipiente tem de conter algum produto.

4. Quantas faces, vértices e arestas possui um cubo?
  • 6 faces, 8 arestas e 12 vértices.
  • 4 faces, 8 arestas e 6 vértices.
  • 6 faces, 12 arestas e 8 vértices.
  • 4 faces, 6 arestas e 8 vértices.

1. A padaria Pão Bão faz uma grande variedade de sanduíches. O freguês pode escolher três tipos de pão: francês, integral ou pão de forma.
     Para o recheio há quatro opções: salame, queijo, presunto ou mortadela. Quantos tipos de sanduíches diferentes a padaria oferece?
  • 6.
  • 10.
  • 7.
  • 12.

2. Os números racionais podem ser escritos nas formas decimal e fracionária.
Em que forma de escrita os números racionais são empregados na música com maior frequência e por que pode se trabalhar esse tipo de arte para ensinar Matemática?
  • Na forma de escrita decimal (que apresenta vírgula), porque nas letras das músicas é comum aparecer essa forma de escrita.
  • Na forma de escrita fracionária porque ela aparece implicitamente nas notas musicais.
  • Na forma de escrita decimal porque ela aparece implicitamente nas notas musicais.
  • Na forma de escrita fracionária (que apresenta frações), porque nas letras das músicas é comum aparecer essa forma de escrita.

3. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DEFINE CAPACIDADE.
  • Capacidade indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
  • Capacidade é a medida do espaço ocupado por um corpo tridimensional.
  • Capacidade é a propriedade que um recipiente tem de conter algum produto.
  • Capacidade é o espaço interno de uma figura plana.

4. As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem ser representadas por:


2. Utilizando-se o Material Dourado para o trabalho com os números naturais, com 1 cubo, 3 placas e 5 cubinhos representamos

  • 1 035.
  • 1 305.
  • 135.
  • 1 300.

3. Sobre a relação volume e capacidade, é correto afirmar que
  • o volume deve ser maior que a capacidade do recipiente.
  • a capacidade deve ser inferior ao volume do recipiente.
  • o volume deve ser inferior à capacidade do recipiente.
  • a capacidade deve ser menor que o volume do recipiente.


1. Dado o conjunto Z = {A, B, C}, o grupo de combinação simples feito dois a dois é:
  • Cn,k = {ABC, CBA} = 2.
  • Cn,k = {AB, AC, BC} = 3.
  • Cn,k = {CAB, ACB} = 2.
  • Cn,k = {AA, BB, CC} = 3.

2. Utilizando-se as peças do Material Dourado para o trabalho com números naturais, para representar 2 centenas utilizamos
  • dois cubinhos.
  • duas barras.
  • duas placas.
  • dois cubos.

3. A modelagem matemática é uma forma de utilizar a Matemática para
  • praticar as resoluções das quatro operações.
  • abordar problemas reais
  • elaborar questões fictícias.
  • abordar a etnomatemática.

4. Veja os valores dos símbolos:                                     (falta um complemento)
  • 13 503.
  • 13 353.
  • 13 053.
  • 13 253.

1. É CONSIDERADA AÇÃO PEDAGÓGICA DO JOGO:
  • solicitar aos alunos que façam registros das jogadas, pontuação e estratégias para vencer.
  • utilizá-lo em sala de aula apenas para entreter os alunos de uma maneira agradável.
  • utilizá-lo em sala de aula com muita frequência, mas sem a necessidade de estabelecer critérios.
  • solicitar aos alunos que observem o jogo, mas não se preocupem em fazer registros.

2. A simetria axial também pode ser chamada de simetria
  • angular.
  • de translação.
  • de rotação.
  • reflexiva ou espelhada.

3. Como podemos representar o produto cartesiano?
  • Por diagrama de Argand ou diagrama de barras.
  • Por diagrama de blocos ou diagrama de Hubble.
  • Por diagrama de flechas ou diagrama cartesiano.
  • Por diagrama de fases ou diagrama de fluxo.

4. UTILIZANDO-SE O MATERIAL DOURADO PARA O TRABALHO COM OS NÚMEROS NATURAIS, QUE QUANTIDADE ESTAMOS REPRESENTANDO COM O CONJUNTO DE PEÇAS:
1 cubo, 2 placas e 7 cubinhos?
  • 1 270
  • 1 207
  • 270
  • 1 200

1. O Tangram tem sido utilizado nas aulas de Matemática para o desenvolvimento do
  • Pensamento abstrato.
  • Raciocínio algébrico.
  • raciocínio geométrico.
  • raciocínio generalizador.

2. O sistema de numeração decimal é
  • econômico em relação aos símbolos representativos.
  • imparcial em relação aos símbolos representativos.
  • imparcial no agrupamento dos símbolos representativos.
  • econômico na manipulação algébrica dos símbolos representativos.

3. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:
Escreva o maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número 2 seja 2 000. 
  • 72 564.
  • 76 543.
  • 72 654.
  • 76 254.

4. O triângulo que possui dois lados de mesma medida e um de medida diferente é classificado como
  • equilátero.
  • retângulo.
  • escaleno.
  • isósceles.

1. As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem ser representadas por:

1. O CONJUNTO DE REGRAS UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
  • números arábicos.
  • numeração egípcia.
  • conjuntos numéricos.
  • sistema de numeração.

3. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
  • pelas transformações de unidades.
  • levando-se em conta a maneira como as crianças fazem medições quando estão brincando.
  • pelas unidades que medem capacidade.
  • utilizando-se medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.

4. O ábaco de papel, para trabalhar com os números decimais, é formado por
  • centésimos, milésimos, inteiros e décimos.
  • milésimos, centésimos, décimos e inteiros.
  • décimos, centésimos, milésimos e inteiros.
  • inteiros, décimos, centésimos e milésimos.

4. Veja os valores dos símbolos:

3. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:
  Escreva o maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número 2 seja 2 000.
  • 72 564.
  • 76 543.
  • 72 654.
  • 76 254.

2. A EXPRESSÃO PRODUTO CARTESIANO É DADA EM HOMENAGEM A:
  • René Descartes.
  • Euclides.
  • Leibniz.
  • Pierre de Fermat.


4. QUAL É O RESULTADO EXATO DA DIVISÃO DE 3,105 POR 3?
  • 1,35
  • 1,035
  • 1,025
  • 1,53

1. UM CENTÍMETRO (1CM) EQUIVALE A:
  • dez vezes o metro.
  • décima parte do metro.
  • milésima parte do metro.
  • centésima parte do metro.

3. Com relação ao origami, é correto afirmar que é uma arte
  • japonesa de recortar papel.
  • tailandesa de dobrar papel.
  • chinesa de recortar papel.
  • japonesa de dobrar papel.

4. QUAIS SÃO OS TIPOS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM FORMAS POLIÉDRICAS QUE, PELO SEU EQUILÍBRIO E SIMETRIA, FASCINAM OS HOMENS HÁ MUITO TEMPO?
  • Cilindros.
  • Prismas.
  • Esferas.
  • Pirâmides.


1. Qual é a forma geométrica predominante na tela Pontas no Arco do
pintor Kandinsky?
·        Retângulos.
·        Círculos.
·        Quadrados.
·        Triângulos.

2. As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem
ser representadas por
:

10 6,10 4,10 2(a correta)estava divulgada uma alternativa errada no
nosso site.

3. As medidas em graus de um ponto na superfície da Terra são
indicadas pela latitude e longitude, chamadas de coordenadas
geográficas.

No mapa abaixo, a cidade de Brasília está localizada a
  • 16º ao sul da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
    Greenwich.
  • 16º ao norte da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
    Greenwich. 
  • 16º ao sul da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
    Greenwich
    .
  • 16º ao norte da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
    Greenwich.

4. Segundo alguns autores, o fato de estimar é uma atividade cognitiva
que
  • não pode ser ensinada na Educação Matemática. 
  • não contribui para a explanação cognitiva.
  • deve ser mais explorada na Educação Matemática.
  • não é aceita como atividade cognitiva.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

4. Matematicamente, o conceito de ângulo é:
  • abertura de duas semi retas paralelas.
  • reunião de dois segmentos de retas orientados a partir de um ponto comum.
  • abertura de duas semi retas sem direção.
  • reunião de dois segmentos de área orientados a partir de uma mesma origem.

1. Quando calculamos quanto cabe de água numa jarra estamos calculando
  • o comprimento da jarra.
  • a capacidade da jarra.
  • o volume da jarra.
  • a superfície da jarra.
2. Os jogos que trabalham o conceito de classificação nas crianças são:
  • jogo do "sim" ou "não", jogo do anteparo e dominó.
  • jogo do relacionamento, jogo do anteparo e dominó.
  • jogo aberto, dominó e batalha naval.
  • jogo do "mais" ou "menos", jogo aberto e dominó.


  • .


1. Foi feita uma pesquisa com 100 alunos, trabalhadores de uma fábrica, sobre o meio de locomoção de suas casas até o trabalho:
 Qual é a probabilidade de que um desses trabalhadores sorteados ao acaso use bicicleta? 
  • 20%.
  • 50%.
  • 10%.
  • 25%.

2. No lançamento de um dado podem ser obtidos os seguintes resultados: 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Qual a chance de se obter um número menor que 3?
  • 3 chances em 2.
  • 3 chances em 6.
  • 2 chances em 6.
  • 2 chances em 3.

3. A nova visão que define a matemática defende que ela é uma atividade
  • individual e cultural.
  • social e cultural.
  • social e parcial.
  • individual e integral.

4. Matematicamente, o conceito de ângulo é:
  • reunião de dois segmentos de retas orientados a partir de um ponto comum.
  • abertura de duas semi retas sem direção.
  • abertura de duas semi retas paralelas.
  • reunião de dois segmentos de área orientados a partir de uma mesma origem.

Ângulo é a reunião de dois segmentos de reta orientados (ou duas semi-retas orientadas) a partir de um ponto comum.
A união de duas semi-retas que têm a mesma origem mas não estão contidas numa mesma reta, é chamada ângulo. Essa idéia matemática é associada ao giro ou a mudança de direção
Ex: Cada semi-reta chama-se lado do ângulo. A origem "O" das semi-retas chama-se vértice do ângulo.

1. O CONJUNTO DE REGRAS UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
  • números arábicos.
  • numeração egípcia.
  • conjuntos numéricos.
  • sistema de numeração.
2. Em cada um dos quadros abaixo está indicado um algarismo:<b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>
  Escreva o maior número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número 2 seja 2 000.
  • 76 254.
  • 72 564.
  • 76 543.
  • 72 654.

3. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
·        pelas transformações de unidades.
·        levando-se em conta a maneira como as crianças fazem medições quando estão brincando.
·        pelas unidades que medem capacidade.
·        utilizando-se medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.

1. Sobre a ilusão de ótica, é correto afirmar que
•     se aplica a desenhos sem disfarce.
•     os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
•     os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
•     se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.

2. O Jogo Na Educação Matemática Tem Caráter De Material De Ensino. Ele Se Aproxima Da Matemática Via Desenvolvimento De:
•     exercícios repetitivos.
•     jogadas sem reflexões.
•     habilidades de resolução de problemas.
•     esquemas e tabelas.

3. Abri um livro na página 50, ficando assim expostas as páginas 50 e 51. Se eu somar os números dessas páginas obtenho 101.
•    Em quais páginas devo abrir o livro para que a soma dos dois números das páginas seja 313?
•     150 e 163.
•     156 e 157.
•     161 e 162.
•     157 e 158.

  4. O Tangram é formado por 7 peças:
•     5 triangulares e 2 quadrangulares.
•     2 triangulares e 5 quadrangulares.
•     4 triangulares e 3 quadrangulares.
•     3 triangulares e 4 quadrangulares

1. A palavra quebra-cabeça significa um problema que exige    
  • experiência referida.
  • raciocínio extrapolado.
  • experiência adquirida.
  • raciocínio elaborado.

2. Como Se Denomina O Ponto De Origem De Um Ângulo?
  • Lado.
  • Semi-reta.
  • Vértice.
  • Giro.

3. Antigamente, quais partes do corpo o homem utilizava como unidades de medida?
  • Cotovelo, jarda, polegada e pé.
  • Cúbito, jarda, polegada e pé.
  • Fêmur, jarda, polegada e mão.
  • Fêmur, jarda, pé e mão.

4. Numa sacola há 10 bolas de cores diferentes, sendo 4 azuis, 3 verdes, 2 amarelas e 1 branca. Qual a chance de se retirar ao acaso uma bola verde?
   1 chance em 10, ou seja 1/10.
   2 chances em 10, ou seja 2/10.
   3 chances em 10, ou seja 3/10.
   4 chances em 10, ou seja 4/10

1. O Jogo Na Educação Matemática Tem Caráter De Material De Ensino. Ele Se Aproxima Da Matemática Via Desenvolvimento De:
  • Jogadas Sem Reflexões.
  • exercícios repetitivos.
  • habilidades de resolução de problemas.
  • esquemas e tabelas.

2. Como Se Denomina O Ponto De Origem De Um Ângulo?
  • Vértice.
  • Giro.
  • Semi-reta.
  • Lado.


1. Sobre a ilusão de ótica, é correto afirmar que
•     se aplica a desenhos sem disfarce.
•     os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
•     os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.

•     se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.


3. Abri um livro na página 50, ficando assim expostas as páginas 50 e 51. Se eu somar os números dessas páginas obtenho 101.
•    Em quais páginas devo abrir o livro para que a soma dos dois números das páginas seja 313?
•     150 e 163.
•     156 e 157.
•     161 e 162.
•     157 e 158.

  4. O Tangram é formado por 7 peças:
•     5 triangulares e 2 quadrangulares.
•     2 triangulares e 5 quadrangulares.
•     4 triangulares e 3 quadrangulares.
•     3 triangulares e 4 quadrangulares

1. A palavra quebra-cabeça significa um problema que exige    
  • experiência referida.
  • raciocínio extrapolado.
  • experiência adquirida.
  • raciocínio elaborado.


3. Antigamente, quais partes do corpo o homem utilizava como unidades de medida?
  • Cotovelo, jarda, polegada e pé.
  • Cúbito, jarda, polegada e pé.
  • Fêmur, jarda, polegada e mão.
  • Fêmur, jarda, pé e mão.

4. Numa sacola há 10 bolas de cores diferentes, sendo 4 azuis, 3 verdes, 2 amarelas e 1 branca. Qual a chance de se retirar ao acaso uma bola verde?
   1 chance em 10, ou seja 1/10.
   2 chances em 10, ou seja 2/10.
   3 chances em 10, ou seja 3/10.
   4 chances em 10, ou seja 4/10

  1. OS JOGOS QUE TRABALHAM O CONCEITO DE CLASSIFICAÇÃO NAS CRIANÇAS SÃO:
·        jogo do "mais" ou "menos", jogo aberto e dominó.
·        jogo do relacionamento, jogo do anteparo e dominó.
·        jogo do "sim" ou "não", jogo do anteparo e dominó.
·        jogo aberto, dominó e batalha naval.

2. A EXPRESSÃO PRODUTO CARTESIANO É DADA EM HOMENAGEM A:
·        René Descartes.
·        Euclides.
·        Leibniz.
·        Pierre de Fermat.

3. OS MOMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA SÃO:
·        explorar e formular questões, fazer conjecturas, realizar testes e refinar conjecturas.
·        ler o enunciado de um problema, utilizar material manipulável para resolver tal problema e apresentar solução para os demais colegas da sala.
·        compreender um problema, elaborar uma estratégia de resolver o problema, executar a estratégia escolhida e apresentar a resolução do problema para demais alunos da sala.
·        solicitar aos alunos que em grupo elaborem enunciados de problemas, pedir que resolvam um dos problemas elaborados no grupo, apresentar a resolução do problema aos demais grupos.

4. QUAL É O RESULTADO EXATO DA DIVISÃO DE 3,105 POR 3?
·        1,35
·        1,035
·        1,025
·        1,53

1Qual é a forma geométrica predominante na tela Pontas no Arco do pintor Kandisky.
  • Retângulos
  • Círculos
  • Quadrados
  • Triângulos

2º As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m²) podem ser representadas por:
10 6, 10 4, 10 2,

3º As medidas em graus de um ponto na superfície da terra são indicadas pela latitude e longitude , chamadas coordenadas geográficas
No mapa abaixo , a cidade de Brasília esta localizada a:
·        16º ao sul da linha do equador e a 48 º a leste do meridiano de Greenwich
·        16 ° ao norte da linha do Equador e a 48° a leste do meridiano de Greenwich
·        16º ao sul da linha do Equador e a 48º a oeste da linha de Greenwich
·        16º ao norte da linha do Equador e a 48º a oeste da linha de Greenwich.

4° Segundo alguns autores , o fato de estimar é uma atividade cognitiva que :
·        Não pode ser ensinada na Educação matemática
·        Não contribui para explanação cognitiva
·        Deve ser mais explorada na educação Matemática
·        Deve ser aceita como atividade cognitiva


1. Qual é a forma geométrica predominante na tela Pontas no Arco do
pintor Kandinsky?

   Retângulos.
   Círculos.
    Quadrados.
     Triângulos.X

2. As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem
ser representadas por:

10 6,10 4,10 2(a correta)estava divulgada uma alternativa errada no
nosso site.

3. As medidas em graus de um ponto na superfície da Terra são
indicadas pela latitude e longitude, chamadas de coordenadas
geográficas.

No mapa abaixo, a cidade de Brasília está localizada a
 16º ao sul da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich.
 16º ao norte da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich.
 16º ao sul da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
Greenwich.X

 16º ao norte da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
Greenwich.

4. Segundo alguns autores, o fato de estimar é uma atividade cognitiva
que

 não pode ser ensinada na Educação Matemática.
 não contribui para a explanação cognitiva.
 deve ser mais explorada na Educação MParte

1. Um fazendeiro tem algumas galinhas e alguns coelhos. Juntos, esses animais têm 50 cabeças e 140 pés.
     Quantas galinhas e quantos coelhos o fazendeiro tem?
  • 15 coelhos e 25 galinhas.
  • 10 coelhos e 40 galinhas.
  • 15 coelhos e 35 galinhas.
  • 20 coelhos e 30 galinhas.

2. São exemplos de jogos com regras:
  • jogos estratégicos, jogos de treinamento e jogos geométricos.
  • jogos sobrepujantes, jogos suportáveis e jogos morfológicos.
  • jogos estratégicos, jogos suportáveis e jogos geométricos.
  • jogos sobrepujantes, jogos de treinamento e jogos morfológicos.

3. Numa investigação matemática o mais importante é

  • o problema em si.
  • o caminho percorrido pelo aluno.
  • a participação do professor na aula.
  • o resultado da questão.

4. COMO SE DENOMINA O PONTO DE ORIGEM DE UM ÂNGULO?

  • Giro.
  • Semi-reta.
  • Vértice.
  • Lado.
 Atualizado em 25/04/2012 às13:43h
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1. Sobre a ilusão de ótica, é correto afirmar que
•     se aplica a desenhos sem disfarce.
•     os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
•     os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
•     se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.
2. O JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TEM CARÁTER DE MATERIAL DE ENSINO. ELE SE APROXIMA DA MATEMÁTICA VIA DESENVOLVIMENTO DE:
•     exercícios repetitivos.
•     jogadas sem reflexões.
•     habilidades de resolução de problemas.
•     esquemas e tabelas.
3. Abri um livro na página 50, ficando assim expostas as páginas 50 e 51. Se eu somar os números dessas páginas obtenho 101.
•    Em quais páginas devo abrir o livro para que a soma dos dois números das páginas seja 313?
•     150 e 163.
•     156 e 157.
•     161 e 162.
•     157 e 158.
4. O Tangram é formado por 7 peças:
•     5 triangulares e 2 quadrangulares.
•     2 triangulares e 5 quadrangulares.
•     4 triangulares e 3 quadrangulares.
•     3 triangulares e 4 quadrangulares.

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