quinta-feira, julho 25, 2013

Prova N2

PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

1. CONCEBER A LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL IMPLICA CONSIDERAR QUE:


  •  a linguagem não está subordinada ao pensamento, uma vez que tem função estruturante e organizadora.
  •  o pensamento desenvolve-se primeiro e é pré-requisito para a construção da linguagem.
  •  a linguagem é fruto do pensamento e das condições orgânicas dos sujeitos.
  •  a sua natureza é, exclusivamente, orgânica.

2. PARA QUE A CRIANÇA SE CONSTITUA COMO SUJEITO QUE TEM NECESSIDADES E PODE MANIFESTÁ-LAS ORALMENTE É FUNDAMENTAL QUE DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA,


  •  suas vocalizações, quando não entendidas pelos adultos, sejam ignoradas, provocando novas tentativas por parte da criança.
  •  os adultos não permitam que as crianças utilizem gestos e vocalizações, pois tais manifestações podem retardar o desenvolvimento da fala.
  •  os adultos falem com as crianças pausadamente, usando expressões simples e vocabulário reduzido, enfim, respeitando as etapas de seu desenvolvimento.
  •  suas manifestações sejam interpretadas pelos adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto, vocalização, balbucio, palavra).

3. NO TRABALHO DE REESTRUTURAÇÃO DO TEXTO POR PARTE DA CRIANÇA, CABE AO EDUCADOR:



  • I. valorizar e interpretar aspectos de forma ou de significação linguística que tenham adquirido saliência para a criança, valorizando as inquietações para as quais ela, com a participação do educador, vai buscar soluções.
    II. assumir o lugar de interlocutor/intérprete de seus textos, formulando questões que possam tornar visíveis à criança os efeitos de suas produções.
    III. agir de forma passiva diante das inquietações da criança para que ela encontre e realize sozinha as mudanças em seu texto.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  •  Apenas a afirmativa I está correta.
  •  Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  •  Todas as afirmativas estão corretas.
  •  Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

4. A PARTIR DO CONCEITO SOCIAL DE LETRAMENTO, ENTENDE-SE QUE:


  •  a forma como os adultos compartilham e mediam práticas de leitura e escrita com a criança é fundamental para a apropriação dessa modalidade de linguagem.
  •  a apropriação da leitura e da escrita se dá a partir da codificação e decodificação das letras, sílabas e palavras.
  •  o acesso da criança ao material escrito é suficiente para a apropriação dessa modalidade de linguagem.
  •  não existe vinculação entre os níveis de letramento de professores e familiares e as condições de apropriação da linguagem escrita por parte da criança.

80 comentários:

  1. PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. Com base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?


    I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
    II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
    III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
    IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
    2. Para a superação de dificuldades de leitura são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta


    I. não apenas uma leitura possível, pois cada sujeito impõe o seu conhecimento, os seus valores, a sua experiência ao texto.
    II. o sentido do texto, que não é formulado só por quem escreve, mas depende daquele que realiza a sua leitura.
    III. que a pouca familiaridade com o assunto do texto pode causar dificuldades na sua leitura. O conhecimento prévio sobre o assunto tratado no texto, embora não esteja nele explícito, interfere no seu entendimento.
    Assinale a alternativa correta.

    Todas as afirmativas estão corretas.
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
    3. Com base nos diferentes modelos teóricos, a linguagem pode ser concebida como

    inata ao sujeito.
    instrumento de comunicação.
    código.
    constitutiva dos sujeitos, como código ou como instrumento de comunicação.
    4. Os gêneros discursivos secundários são produzidos, preferencialmente, em

    textos acadêmicos.
    listas.
    bilhetes para familiares.
    piadas

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    1. A resposta do exercício 4 diz respeito aos textos academicos, pois tratam-se de discursos em contextos mais complexos. Já os gêneros discursivos primários correspondem aos produzidos no dia a dia com a família geralmente de forma oral.

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  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. CONCEBER A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO IMPLICA EM CONSIDERAR QUE ELA SE PROCESSA A PARTIR DE UM MECANISMO QUE ENVOLVE:

    • emissor e receptor.
    • emissor e código.
    • mensagem, receptor e código.
    • emissor, mensagem, receptor e código.
    2. COM BASE NOS POSTULADOS DE BAKHTIN, O QUE FAZ DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA UM JOGO DIALÓGICO?

    • O fato de nossas manifestações se dirigirem a um outro sujeito e estarem sempre sujeitas à atribuição de respostas e, portanto, à atribuição de significados.
    • O fato dos sujeitos no diálogo sempre assumirem posições que impliquem em ganhos e perdas.
    • O fato das manifestações dos sujeitos sempre dependerem de um emissor, de um receptor e de uma mensagem.
    • O fato de sempre terem dois sujeitos participando dos diálogos.
    3. PARA QUE A CRIANÇA SE CONSTITUA COMO SUJEITO QUE TEM NECESSIDADES E PODE MANIFESTÁ-LAS ORALMENTE É FUNDAMENTAL QUE DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA,

    • suas vocalizações, quando não entendidas pelos adultos, sejam ignoradas, provocando novas tentativas por parte da criança.
    • suas manifestações sejam interpretadas pelos adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto, vocalização, balbucio, palavra).
    • os adultos não permitam que as crianças utilizem gestos e vocalizações, pois tais manifestações podem retardar o desenvolvimento da fala.
    • os adultos falem com as crianças pausadamente, usando expressões simples e vocabulário reduzido, enfim, respeitando as etapas de seu desenvolvimento.
    4. LEIA ABAIXO:


    • Partindo da premissa de que a forma de articular sons classificados como pares mínimos são muito semelhantes e de que a criança encontra dificuldades ortográficas quando busca na fala pistas que lhe indique como devem ser escritas palavras que apresentem letras correspondentes a tais sons, assinale a alternativa correta.

    • Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, só havendo uma distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: L e T, D e B, R e U.
    • Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, só havendo uma distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: P e B, T e D, F e V.
    • Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, não havendo distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: M e N, L e U, S e Z.
    • Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, não havendo distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: P e B, T e D, F e V.

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    1. Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, não havendo distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: P e B, T e D, F e V.-correta

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    2. 3. PARA QUE A CRIANÇA SE CONSTITUA COMO SUJEITO QUE TEM NECESSIDADES (...)

      CORRETA: suas manifestações sejam interpretadas pelos adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto, vocalização, balbucio, palavra).

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    3. 1-D
      2-A
      3-B
      4-B-• Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, só havendo uma distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: P e B, T e D, F e V

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    4. 1-D
      2-A
      3-B
      4-B-• Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, só havendo uma distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: P e B, T e D, F e V

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    5. d ) Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, só havendo uma distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: p e b, t e d, f e v. ESSA É A ALTERNATIVA CORRETA

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  3. Olá! Vocês tem as repostas dos itens acima. Achei a apostila um pouco confusa.... grata

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  4. PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. PROPOSTAS E FORMAS DE INTERVENÇÃO DIRECIONADAS À SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL PELAS CRIANÇAS DEVEM GARANTIR:


    I. que o educador não tenha preconceito em relação aos tipos de textos e trabalhe com vários materiais escritos.
    II. práticas de escrita e leitura que tenham função social, para além da avaliação escolar.
    III. a possibilidade de reestruturação do texto.
    IV. que o educador trabalhe apenas textos acadêmicos, didáticos e escolares.

    Assinale a alternativa correta.

    Todas as afirmativas estão corretas.
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas. CORRETA
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
    2. LEIA ABAIXO:


    Partindo da premissa de que a forma de articular sons classificados como pares mínimos são muito semelhantes e de que a criança encontra dificuldades ortográficas quando busca na fala pistas que lhe indique como devem ser escritas palavras que apresentem letras correspondentes a tais sons, assinale a alternativa correta.

    Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, só havendo uma distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: L e T, D e B, R e U.

    Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, não havendo distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: P e B, T e D, F e V.

    Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, não havendo distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: M e N, L e U, S e Z.

    Pares mínimos são sons articulados praticamente da mesma forma, só havendo uma distinção em relação ao traço de sonoridade. Tais sons correspondem, dentre outras, às seguintes letras: P e B, T e D, F e V.
    CORRETA

    3. A CONSTATAÇÃO DA GAGUEIRA EM CRIANÇAS NÃO DEVE SER INDICATIVO DE QUE ESTAMOS DIANTE DE UM QUADRO PATOLÓGICO. POR QUÊ?


    I. O ato de gaguejar pode representar um recurso necessário para a organização do discurso.
    II. Pode representar falta de atenção e não problema de fala.
    III. Pode ser causado por problema de audição.

    Conforme as afirmações, assinale a alternativa correta.

    Apenas a afirmativa I está correta. CORRETA
    Apenas a afirmativa II está correta.
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Todas as afirmativas estão corretas.

    4. DENTRE AS MANIFESTAÇÕES ORTOGRÁFICAS FORA DO PADRÃO ENCONTRAM-SE AS DENOMINADAS HIPOSSEGMENTAÇÕES E HIPERSEGMENTAÇÕES.


    Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

    A hipersegmentação refere-se às escritas que não apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à indissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.


    A hipersegmentação refere-se às escritas que apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à dissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.

    A hipersegmentação refere-se às escritas que não apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à dissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.

    A hipersegmentação refere-se às escritas que apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à indissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos. CORRETA

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    1. A hipersegmentação refere-se às escritas que não apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à indissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.

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  5. por favor , alguem tem as provas da disciplina: FUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DA EDUCAÇAO INFANTIL? , QUEM TIVER POSTEM POR FAVOR. DESDE JA AGADEÇO, BOA NOITE!

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  6. Resultado final : 2
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. CONCEBER A LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL IMPLICA CONSIDERAR QUE:

    X a linguagem não está subordinada ao pensamento, uma vez que tem função estruturante e organizadora.
    a linguagem é fruto do pensamento e das condições orgânicas dos sujeitos.
    a sua natureza é, exclusivamente, orgânica.
    o pensamento desenvolve-se primeiro e é pré-requisito para a construção da linguagem.

    2. O CONCEITO DE LETRAMENTO PASSOU A SER INCORPORADO POR EDUCADORES BRASILEIROS VISANDO:

    X questionar abordagens que restringem a leitura e a escrita ao ato de codificar e decodificar a escrita.
    reforçar as abordagens que priorizam atividades educacionais centradas na transmissão das regras gramaticais.
    questionar abordagens que concebem a leitura e a escrita como ato de associar sons e letras.
    reforçar as abordagens que priorizam atividades educacionais centradas na repetição e cópia.

    3. Com base numa perspectiva crítico-reflexiva, a realidade cotidiana escolar e as inúmeras situações de sala de aula são resultados

    da competência individual dos professores.
    X de um complexo conjunto de condições e fatores socioeconômicos, políticos, e ideológicos.
    da receptividade e da capacidade dos alunos.
    da infraestrutura física da escola.

    4. PARA QUE A CRIANÇA SE CONSTITUA COMO SUJEITO QUE TEM NECESSIDADES E PODE MANIFESTÁ-LAS ORALMENTE É FUNDAMENTAL QUE DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA,

    os adultos falem com as crianças pausadamente, usando expressões simples e vocabulário reduzido, enfim, respeitando as etapas de seu desenvolvimento.
    os adultos não permitam que as crianças utilizem gestos e vocalizações, pois tais manifestações podem retardar o desenvolvimento da fala.
    X suas manifestações sejam interpretadas pelos adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto, vocalização, balbucio, palavra).
    suas vocalizações, quando não entendidas pelos adultos, sejam ignoradas, provocando novas tentativas por parte da criança

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  7. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. Como contribuir para que a leitura e a escrita façam parte da vida das crianças de forma prazerosa e significativa?

    A escrita deve ser reduzida às atividades escolares, especialmente, de avaliação do desempenho dos alunos.
    O adulto não deve atribuir sentido às experiências de leitura e de escrita realizadas com a criança.
    O aluno deve realizar atividades, exclusivamente, de codificação de letras, sílabas e palavras.
    Elas devem compartilhar situações em que estejam garantidos os diferentes usos e funções sociais da escrita.

    2. As condições de produção dos gêneros discursivos estão relacionadas

    às habilidades motoras de quem escreve o texto.
    às habilidades auditivas de quem escreve o texto.
    ao local, ao momento, ao autor e ao receptor do texto.
    às habilidades visuais de quem escreve o texto.

    3. Segue abaixo:


    A instabilidade dos gêneros discursivos ocorre uma vez que as condições de produção dos textos orais e escritos são sempre únicas e singulares. Tais condições dizem respeito aos aspectos materiais e subjetivos. Quanto aos aspectos subjetivos, pode-se destacar


    a posição em que o emissor se coloca, a sua situação de formação, o seu conhecimento de mundo e o lugar social em que o texto é produzido.
    apenas a sua situação de formação, o seu conhecimento de mundo e o lugar social em que o texto é produzido.
    apenas o lugar social em que o texto é produzido.
    apenas a posição em que o emissor se coloca.

    4. Muitas das dificuldades que as crianças apresentam em relação à leitura decorrem de

    práticas que utilizam textos ou pseudotextos para a avaliação e treino das habilidades relativas à percepção visual, bem como para o ensino do léxico e de normas gramaticais.
    experiências significativas e prazerosas com diversos textos.
    incapacidades individuais e inerentes à criança.
    práticas de textos vinculadas aos interesses da criança.

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  8. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. Como lidar com as dificuldades de interpretação na leitura apresentadas por crianças e adolescentes?
    • Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem somente entender o significado das palavras.
    • Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem ler em voz alta e treinar a fluência e a rapidez.
    • Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem ler com rapidez e fluência.
    • Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem realizar associações e apreender sentidos, que sejam mobilizadas pelo texto proposto. CORRETA
    2. Observe: Com base na visão de pré-requisito e de período preparatório, crianças, durante os seus primeiros anos de escolaridade, são submetidas a uma série de treinamentos que não garantem a aquisição da linguagem oral e escrita. Assinale as habilidades que são priorizadas em tais treinamentos.
    • Interpretação de diferentes textos.
    • Leitura de diferentes materiais escritos.
    • Discriminação e percepção auditiva; memória; movimentos manuais grossos e finos; organização espacial e temporal; noções de lateralidade; noções de esquema corporal; discriminação e percepção visual. CORRETA
    • Elaboração de diferentes textos.
    3. A criança quando nasce manifesta suas necessidades a partir de movimentos corporais, do choro e da produção de sons. Os adultos reagem a essas manifestações emitindo comentários, formulando perguntas e adotando determinados comportamentos. A partir da perspectiva sociointeracionista, tais manifestações representam:
    • produções corporais e sonoras de natureza puramente orgânicas.
    • as primeiras evidências do processo de apropriação da linguagem. CORRETA
    • mecanismos do condicionamento operante.
    • manifestações reflexas.
    4. Entre as operações que caracterizam os processos dialógicos, a complementaridade acontece quando:
    • o adulto solicita à criança que complemente palavras e frases. Assim o adulto motiva a criança a produzir palavras e frases que não conseguiria produzir sozinha.
    • a criança ou o adulto retomam o enunciado, ou uma parte do enunciado do outro e o complementam. Esse processo dá origem às primeiras palavras e frases formuladas pela criança. CORRETA
    • a criança e o adulto explicitam palavras e frases incompletas, o que permite a análise das dificuldades da criança e, portanto, a seleção de aspectos que precisam ser treinados.
    • a criança pede ao adulto que complemente palavras e frases que ela não consegue produzir sozinha.

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    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

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  9. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 71371] De acordo com Canguilhem, analise as afirmações abaixo acerca da definição de normal e patológico.


    I.Ao definir o patológico ou o anormal pelo viés do excesso ou da falta, admite-se que o estado dito normal é normativo, ou seja, é atribuído a ele um valor.
    II.Tomar o estado normal como medida do patológico, implica anular as possibilidades de existência do patológico e a busca constante de sua aproximação com o normal.
    III.Tomar o estado normal como medida do patológico, implica anular a possibilidade de compreender aquilo que é peculiar, próprio a um estado.

    Assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    Todas as afirmativas estão corretas.CORRETA
    Apenas a afirmativa I está correta.
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    2. [QuestãoID 32492] OS PRINCIPAIS MODELOS TEÓRICOS QUE BUSCAM EXPLICAR OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM SÃO:

    construtivismo e comportamentalismo.
    inatismo, sociointeracionismo, construtivismo e comportamentalismo.CORRETA
    sociointeracionismo e construtivismo.
    inatismo e sociointeracionismo.

    3. [QuestãoID 32507] NO TRABALHO DE REESTRUTURAÇÃO DO TEXTO POR PARTE DA CRIANÇA, CABE AO EDUCADOR:


    I. valorizar e interpretar aspectos de forma ou de significação linguística que tenham adquirido saliência para a criança, valorizando as inquietações para as quais ela, com a participação do educador, vai buscar soluções.
    II. assumir o lugar de interlocutor/intérprete de seus textos, formulando questões que possam tornar visíveis à criança os efeitos de suas produções.
    III. agir de forma passiva diante das inquietações da criança para que ela encontre e realize sozinha as mudanças em seu texto.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Todas as afirmativas estão corretas.
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Apenas a afirmativa I está correta.
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.CORRETA

    4. [QuestãoID 32508] O CONCEITO DE LETRAMENTO PASSOU A SER INCORPORADO POR EDUCADORES BRASILEIROS VISANDO:

    reforçar as abordagens que priorizam atividades educacionais centradas na transmissão das regras gramaticais.
    questionar abordagens que restringem a leitura e a escrita ao ato de codificar e decodificar a escrita.CORRETA
    reforçar as abordagens que priorizam atividades educacionais centradas na repetição e cópia.
    questionar abordagens que concebem a leitura e a escrita como ato de associar sons e letras.

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    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
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      Abraços e bons estudos!

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  10. 1. [QuestãoID 32492] OS PRINCIPAIS MODELOS TEÓRICOS QUE BUSCAM EXPLICAR OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM SÃO:

    inatismo e sociointeracionismo.
    construtivismo e comportamentalismo.
    inatismo, sociointeracionismo, construtivismo e comportamentalismo.CORRETO
    sociointeracionismo e construtivismo.
    2. [QuestãoID 32522] Observe:


    Considerando que a escola representa uma das principais instituições na definição do padrão, dos usos e valores atribuídos à linguagem oral e escrita, pode-se afirmar que tal instituição

    interfere apenas no desenvolvimento normal da criança.
    exerce papel determinante na classificação e no encaminhamento dos chamados distúrbios de linguagem oral/escrita e de aprendizagem.CORRETO
    exerce papel determinante apenas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares.
    não interfere na definição e classificação de crianças portadoras de problemas de linguagem oral e escrita.
    3. [QuestãoID 32511] DENTRE AS MANIFESTAÇÕES ORTOGRÁFICAS FORA DO PADRÃO ENCONTRAM-SE AS DENOMINADAS HIPOSSEGMENTAÇÕES E HIPERSEGMENTAÇÕES.


    Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

    A hipersegmentação refere-se às escritas que não apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à dissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.
    A hipersegmentação refere-se às escritas que apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à dissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.
    A hipersegmentação refere-se às escritas que não apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à indissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.
    A hipersegmentação refere-se às escritas que apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à indissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.CORRETO
    4. [QuestãoID 32514] O TRABALHO COM A ELABORAÇÃO TEXTUAL CONSTITUI-SE NUMA ATIVIDADE QUE DEVE TER POR OBJETIVO:

    ser uma atividade construtiva, inerente à elaboração textual, uma vez que a escrita, diferentemente da fala, poder ser reformulada e aperfeiçoada, antes de ser compartilhada com seu(s) interlocutor(es).CORRETO
    verificar e corrigir os erros que tornam o texto deficitário e inadequado.
    deixar que a criança realize, sem a ajuda do educador, a correção do texto.
    promover um reforço negativo para que a criança, a partir do castigo e da repetição do padrão, passe a se preocupar com a reformulação de seus textos.

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  11. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 53655] Como lidar com as dificuldades de interpretação na leitura apresentadas por crianças e adolescentes?

    Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem somente entender o significado das palavras.
    Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem ler com rapidez e fluência.
    Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem ler em voz alta e treinar a fluência e a rapidez.
    Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem realizar associações e apreender sentidos, que sejam mobilizadas pelo texto proposto.CORRETA
    2. [QuestãoID 37165] Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, assinale a alternativa correta.

    Os sentidos que a fala e a escrita carregam não são configurados apenas pelas suas formas linguísticas, mas pelos contextos em que são realizados.CORRETA
    Os sentidos que a fala e a escrita carregam são configurados apenas pela capacidade expressiva e cognitiva do emissor.
    Os sentidos da fala e da escrita são configurados apenas pelas suas formas linguísticas.
    Os sentidos que a fala e a escrita carregam não são configurados pelos contextos em que são realizados.
    3. [QuestãoID 53637] O quadro de gagueira caracteriza-se pela

    fala infantilizada e pela utilização de expressões inadequadas.
    inadequação nas funções de mastigação, respiração e sucção.
    interrupção na fluência da fala, causada por repetições ou prolongamentos involuntários, audíveis ou silenciosos.CORRETA
    dificuldade na articulação dos sons.
    4. [QuestãoID 37159] Conceber a linguagem como representação implica atribuir a ela a função de

    dar forma a conceitos e significados.CORRETA
    sintetizar ideias e classificá-las.
    ordenar mensagens e transmiti-las.
    codificar e decodificar sentimentos e pensamentos.

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  12. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 53655] Como lidar com as dificuldades de interpretação na leitura apresentadas por crianças e adolescentes?

    Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem somente entender o significado das palavras.
    Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem ler com rapidez e fluência.
    Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem ler em voz alta e treinar a fluência e a rapidez.
    Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem realizar associações e apreender sentidos, que sejam mobilizadas pelo texto proposto.CORRETA
    2. [QuestãoID 37165] Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, assinale a alternativa correta.

    Os sentidos que a fala e a escrita carregam não são configurados apenas pelas suas formas linguísticas, mas pelos contextos em que são realizados.CORRETA
    Os sentidos que a fala e a escrita carregam são configurados apenas pela capacidade expressiva e cognitiva do emissor.
    Os sentidos da fala e da escrita são configurados apenas pelas suas formas linguísticas.
    Os sentidos que a fala e a escrita carregam não são configurados pelos contextos em que são realizados.
    3. [QuestãoID 53637] O quadro de gagueira caracteriza-se pela

    fala infantilizada e pela utilização de expressões inadequadas.
    inadequação nas funções de mastigação, respiração e sucção.
    interrupção na fluência da fala, causada por repetições ou prolongamentos involuntários, audíveis ou silenciosos.CORRETA
    dificuldade na articulação dos sons.
    4. [QuestãoID 37159] Conceber a linguagem como representação implica atribuir a ela a função de

    dar forma a conceitos e significados.CORRETA
    sintetizar ideias e classificá-las.
    ordenar mensagens e transmiti-las.
    codificar e decodificar sentimentos e pensamentos.

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  13. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 1.5
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

    1. [QuestãoID 32509] PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE LINGUAGEM ESCRITA SÃO FUNDAMENTAIS ATITUDES DOS ADULTOS QUE LEVEM EM CONTA ALGUMAS PREMISSAS.


    Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

    I. falta de correspondência entre som e letra cria conflitos e tentativas de escrita por parte das crianças, que resultam em trocas, substituições, omissões de letras.
    II. Entre os aspectos formais da escrita, podemos identificar problemas na aquisição da ortografia, bem como na segmentação das palavras e frases.
    III. Inúmeras e infinitas exceções subvertem a correlação entre sons e letras.
    IV. A escrita é transcrição da fala.

    Assinale a alternativa correta.

    Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (CORRETA)
    Todas as afirmativas estão corretas.

    2. [QuestãoID 32521] Partindo do pressuposto de que aspectos sociais estão envolvidos com os processos de escolaridade, analise as afirmativas abaixo.


    I. Os processos de exclusão e de discriminação social penetram no seio da escola, a partir da fragmentação e da descaracterização do saber e da ênfase na técnica.
    II. A norma considerada padrão não se equivale ao modo de falar de grande parte da população brasileira.
    III. A norma padrão é linguisticamente superior às demais variedades linguísticas.
    IV. Distanciadas das práticas discursivas orais e escritas significativas, crianças tendem a estabelecer uma relação limitada com a linguagem, afetando negativamente, tanto a sua forma de falar, quanto de escrever e de ler.

    Assinale a alternativa correta.

    As afirmativas II, III e IV estão corretas.
    As afirmativas I, II e IV estão corretas. (CORRETA)
    As afirmativas I, III e IV estão corretas.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.

    3. [QuestãoID 32505] A PARTIR DO PRESSUPOSTO DE QUE OS CRITÉRIOS DE SEGMENTAÇÃO DA FALA,


    ou seja, a interrupção da cadeia fônica são diversos dos critérios de segmentação da escrita, analise as afirmações abaixo.

    I. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, podem estar trabalhando com a hipótese de que o que percebem como um fluxo contínuo de fala deve, como tal, ser representado na escrita.
    II. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, podem ser diagnosticadas equivocadamente como sinais de distúrbios de fluência oral e escrita, de percepção auditiva e visual, de atenção, de memória, pois parte-se da concepção de que existe uma relação direta entre oralidade e escrita.
    III. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, apresentam distúrbios de fluência oral e escrita que as impedem de perceber que o fluxo contínuo de fala não deve ser representado na escrita.
    IV. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, devem ser diagnosticadas como sinais de distúrbios de percepção auditiva e visual, de atenção e de memória.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    As afirmativas I, II e III estão corretas.
    As afirmativas I, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas. (CORRETA)
    Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

    4. [QuestãoID 32488] CONCEBER A LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL IMPLICA CONSIDERAR QUE:

    a linguagem não está subordinada ao pensamento, uma vez que tem função estruturante e organizadora.(CORRETA)
    a sua natureza é, exclusivamente, orgânica.
    a linguagem é fruto do pensamento e das condições orgânicas dos sujeitos.
    o pensamento desenvolve-se primeiro e é pré-requisito para a construção da linguagem.

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  14. DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    1. [QuestãoID 62144] A tarefa do professor hoje é, acima de tudo, ensinar os seus alunos a pensar. Uma atividade que pode estimulá-los a conseguir isso é a

    • cópia.
    • exposição.
    • repetição.
    • avaliação. (CORRETA)

    2. [QuestãoID 62150] Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários)


    • se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações(interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

    • ao conceito tradicional de sala de aula universitária.
    • ao novo conceito de aula universitária. (CORRETA)
    • aos laboratórios.
    • às salas de aula só na universidade.

    3. [QuestãoID 62146] No trabalho docente, a avaliação constitui uma tarefa didática e contínua que deve acompanhar o processo ensino-aprendizagem.


    • No trabalho docente, a avaliação constitui uma tarefa didática e contínua que deve acompanhar o processo ensino-aprendizagem. Assim, uma das funções pedagógicas da avaliação é

    • verificar o quanto cada aluno aprende por meio do uso de instrumentos de medida.
    • organizar os alunos em grupos para lhes dar orientação mais adequada dentro da turma.
    • realizar um diagnóstico do processo educativo, buscando aprimorá-lo. (CORRETA)
    • realizar provas e atribuir nota aos alunos.

    4. [QuestãoID 62131] É o espaço privilegiado, um locus por onde transitam diferentes concepções e histórias de ensinar e aprender,


    • constituindo um território demarcado pelos conflitos, encontros e possibilidades de construir ou destruir a capacidade humana.

    • Sala de aula universitária. (CORRETA)
    • Relação professor-aluno.
    • Inovação na educação.
    • Gestão pedagógica da sala de aula.

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  15. Por favor , alguém tem as provas da disciplina:PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM EJA ? , QUEM TIVER POSTEM POR FAVOR. DESDE JÁ AGRADEÇO, BOA NOITE!

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  16. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. [QuestãoID 53648] A falta de prazer e de hábito com práticas de leitura e escrita é um problema que se manifesta em grupos de pessoas com

    problemas orgânicos.
    poder aquisitivo baixo.
    as mais diferentes idades, graus de escolaridade e condições econômicas.
    uma única faixa etária. CORRETA
    2. [QuestãoID 53672] Observe:

    Com base na visão de pré-requisito e de período preparatório, crianças, durante os seus primeiros anos de escolaridade, são submetidas a uma série de treinamentos que não garantem a aquisição da linguagem oral e escrita. Assinale as habilidades que são priorizadas em tais treinamentos.

    Interpretação de diferentes textos.
    Leitura de diferentes materiais escritos.
    Elaboração de diferentes textos.
    Discriminação e percepção auditiva; memória; movimentos manuais grossos e finos; organização espacial e temporal; noções de lateralidade; noções de esquema corporal; discriminação e percepção visual. CORRETA
    3. [QuestãoID 37168] A partir da concepção de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, assinale a alternativa correta.

    As variedades linguísticas caracterizam a natureza de toda e qualquer língua. CORRETA
    A norma padrão é a única capaz de expressar adequadamente o pensamento.
    A norma padrão é superior, quando comparada às demais manifestações linguísticas.
    Apenas a norma padrão pode ter o estatuto de língua.
    4. [QuestãoID 53640] Segue abaixo:


    A maior ocorrência de dados singulares, dando visibilidade à trajetória das crianças no processo de aquisição da linguagem escrita, ocorre a partir de produções escritas como
    I. ditados.
    II. cópias.
    III. produções espontâneas.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    Apenas a afirmativa II está correta.
    Apenas a afirmativa III está correta. CORRETA
    Todas as afirmativas estão corretas.
    Apenas a afirmativa I está correta.

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  17. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

    1. [QuestãoID 53614] A narrativa requer que se respeite a sequência lógico-temporal em que os fatos acontecem, tendo como objetivo

    dar ao texto o padrão das regras prescritas pela gramática da Língua Portuguesa.
    facilitar a redação do texto, pois disponibiliza recursos textuais criativos.
    avaliar o texto, pois permite verificar a presença de recurso indispensável.
    conferir melhor compreensão daquilo que o autor quer dizer no texto. CORRETA
    2. [QuestãoID 53596] A leitura com objetivo de busca de informação se caracteriza pela

    pesquisa de conhecimento para atender a uma necessidade do leitor. CORRETA
    seleção livre do que se deseja ler, sem intervenção do professor.
    realização de uma tarefa escolar indicada pelo professor.
    análise e interpretação com o objetivo de ler criticamente.
    3. [QuestãoID 37083] O letramento, enquanto condição necessária à realização do cidadão, objetiva

    privilegiar o domínio do código sobre as demais práticas de leitura e escrita, a fim de alfabetizar o aluno.
    dotar o indivíduo da competência técnica do ler e escrever com máxima eficiência e desenvoltura.
    fornecer ao aluno os instrumentos de codificação e decodificação de textos orais e escritos.
    formar o leitor capaz de apreender os elementos históricos, científicos e
    ideológicos do discurso. CORRETA
    4. [QuestãoID 53579] A reescrita do texto é um procedimento pedagógico

    norteado apenas pelos erros, e não pelos acertos que os alunos possam apresentar.CORRETA
    norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos.
    que demanda exercícios de fixação gramatical fora do contexto da produção escrita.
    que requer a aprendizagem prévia das regras e princípios gramaticais pelos alunos.

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    1. norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos. essa e a CORRETA achei n livro. conferido

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  18. Obrigada pela visita!.
    Sua colaboração será muito útil!.
    Bons estudos!

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  19. Prova concluida com sucesso!!!
    Resultado final : 7,0

    Prova 25472
    1. ASSINALE A QUESTÃO QUE MELHOR REPRESENTA A IDÉIA DE LINGUAGEM,




    que será utilizada como referência para o entendimento da aquisição da linguagem oral e escrita.


    Pensamento expresso pela língua materna.
    (x)Prática social apropriada pelo sujeito em suas interações.
    Uso dos códigos da norma social para passar informações ao outro.
    Capacidade inata do indivíduo para comunicação.

    2. COM RELAÇÃO À CONSCIÊNCIA QUE FORMAMOS COM A LINGUAGEM, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.


    Ela não depende do contexto, visto que é um mecanismo interno.
    É ela que nos mantém acordados.
    (x)Formamos à medida que participamos de diversos contextos e trocas.
    Nossa consciência vem das condutas sociais impostas pelo meio.

    3. A fala interior desenvolvida pela linguagem


    (x)é instrumento de planejamento da linguagem e da ação sobre o meio.
    traz uma confusão na hora da criança se expressar.
    pode desencadear a gagueira, pois ela confunde a fala expressa com a interior.
    mostra o egocentrismo que a criança desenvolverá.

    4. LEVANDO EM CONTA A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL,




    marque a alternativa que apresenta as características biológicas que oportunizaram o surgimento do ser humano inteligente.


    A falta de alimentação pela Era do gelo.
    A carga genética.
    O tamanho do cérebro.
    (x)A possibilidade de ficar em pé, as mãos livres e a configuração da face.

    5. A CRIANÇA COMEÇA A INTERESSAR-SE PELO REGISTRO DE SUAS AÇÕES QUANDO:


    é ensinada a desenhar.
    (X)descobre que, por sua ação, pode deixar marcas no mundo.
    amadurece e o estágio de desenvolvimento cognitivo permite.
    ganha uma caixa de lápis de cor.

    6. LEIA A FRASE ABAIXO.




    "Inserir a criança no mundo letrado, trabalhando com os diferentes usos de escrita na sociedade."

    Essa afirmativa é compatível com o conceito de:


    alfabetização.
    leitura.
    escrita.
    (X)letramento.

    7. QUANTO AO PROCESSAMENTO DA GRAFIA, PODEMOS AFIRMAR QUE:


    (X)ela se suporta no conhecimento semântico da palavra.
    ela não depende da oralidade.
    é um processo mecânico.
    é um simples processo de conversão fonema/grafema.

    8. COM RELAÇÃO À CONSCIÊNCIA QUE FORMAMOS COM A LINGUAGEM, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.


    Nossa consciência vem das condutas sociais impostas pelo meio.
    Ela não depende do contexto, visto que é um mecanismo interno.
    É ela que nos mantém acordados.
    (X Formamos à medida que participamos de diversos contextos e trocas.

    9. Leia a frase a seguir.




    "Quando se considera a importância do letramento, ficam de lado os exercícios mecânicos e repetitivos, baseados em palavras e frases descontextualizadas".)

    Essa frase faz crítica à Escola


    Nova.
    Construtivista.
    X Tradicionalista.
    Interacionista.

    10. Uma linguagem viva é aquela que


    não existe linguagem viva.
    X está referenciada e contextualizada com a realidade social e cultural.
    discrimina e diferencia os que a produzem corretamente dos que não a produzem assim.
    foi produzida pelo cérebro humano.

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    Respostas
    1. Obrigada pela visita!.
      Sua colaboração será muito útil!.
      Bons estudos!

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  20. Marque um X na única alternativa incorreta.
    A administração dos conflitos dentro de uma estrutura de produção parece ser um dos pontos mais importantes a serem desenvolvidos, em nome da ordem de trabalho, o que implica na forma de um pensamento que decorre da diversidade de elementos envolvidos em uma mesma atividade.
    Desse modo,
    Escolha uma:
    a. Os conflitos decorrem de interesses pessoais incompatíveis.
    b. Os conflitos ajudam a manter uma competição saudável.
    c. Os conflitos dependem da comunicação em sua administração.
    d. Os conflitos costumam causar desentendimentos e atritos.
    Questão 2
    Ainda não respondida
    Vale 0,50 ponto(s).
    Não marcadaMarcar questão
    Texto da questão
    Marque um X na única alternativa correta:
    A repressão aos conflitos, através de recompensas e punições, funciona como um fator de controle das diferenças dentro do ambiente de trabalh. No entanto, as diferenças continuam a existir, ainda que controladas, para esse processo, contudo, seria importante:
    Escolha uma:
    a. Um agravamento das dissidências de ordem pessoal.
    b. Um aprendizado sobre a natureza do conflito.
    c. Um abrandamento das instancias de negociação.
    d. Um referendo dos gestores aos conflitos.

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  21. ALGUÉM PODE ME AJUDAR NESTA QUESTÃO?

    QUANDO FALAMOS NA CONSTITUIÇÃO NO DISCURSO DO EU PELA CRIANÇA, QUEREMOS DIZER QUE:
    (a) o egocentrismo do pensamento já iniciou.
    (b) ela entendeu quem é.
    (c) ela aprendeu mais uma palavra importante.
    (d) está na autonomia que ela tem para produzir a sua própria fala.

    Obrigada!

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  22. Qual a resposta?

    As condições de produção dos gêneros discursivos estão relacionadas


    a ) às habilidades auditivas de quem escreve o texto.


    b ) ao local, ao momento, ao autor e ao receptor do texto


    c ) às habilidades visuais de quem escreve o texto.


    d ) às habilidades motoras de quem escreve o texto.

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  23. PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
    QUESTÃO 1
    Dentre as manifestações ortográficas fora do padrão encontram-se as denominadas hipossegmentações e hipersegmentações. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
    a ) A hipersegmentação refere-se às escritas que não apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à indissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.
    b ) A hipersegmentação refere-se às escritas que apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à dissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.
    c ) A hipersegmentação refere-se às escritas que apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à indissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.(CORRETA)
    d ) A hipersegmentação refere-se às escritas que não apresentam segmentadas subpartes de palavras; por sua vez a hipossegmentação refere-se à dissociação de elementos como artigos, pronomes, preposições e/ou formas auxiliares de verbos.


    QUESTÃO 2
    Com base numa perspectiva crítico-reflexiva, a realidade cotidiana escolar e as inúmeras situações de sala de aula são resultados
    a ) da competência individual dos professores.
    b ) de um complexo conjunto de condições e fatores socioeconômicos, políticos, e ideológicos.(CORRETA)
    c ) da receptividade e da capacidade dos alunos.
    d ) da infraestrutura física da escola.


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  24. Otima ajuda encontramos aqui. Obg...

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  25. QUESTÃO 3
    A partir do pressuposto de que os critérios de segmentação da fala, ou seja, a interrupção da cadeia fônica são diversos dos critérios de segmentação da escrita, analise as afirmações abaixo.
    I. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, podem estar trabalhando com a hipótese de que o que percebem como um fluxo contínuo de fala deve, como tal, ser representado na escrita.
    II. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, podem ser diagnosticadas equivocadamente como sinais de distúrbios de fluência oral e escrita, de percepção auditiva e visual, de atenção, de memória, pois parte-se da concepção de que existe uma relação direta entre oralidade e escrita.
    III. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, apresentam distúrbios de fluência oral e escrita que as impedem de perceber que o fluxo contínuo de fala não deve ser representado na escrita.
    IV. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, devem ser diagnosticadas como sinais de distúrbios de percepção auditiva e visual, de atenção e de memória.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    a ) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
    b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    c ) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
    d ) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.CORRETA


    QUESTÃO 4
    A partir do conceito social de letramento, entende-se que
    a ) a forma como os adultos compartilham e mediam práticas de leitura e escrita com a criança é fundamental para a apropriação dessa modalidade de linguagem.CORRETA
    b ) a apropriação da leitura e da escrita se dá a partir da codificação e decodificação das letras, sílabas e palavras.
    c ) o acesso da criança ao material escrito é suficiente para a apropriação dessa modalidade de linguagem.
    d ) não existe vinculação entre os níveis de letramento de professores e familiares e as condições de apropriação da linguagem escrita por parte da criança.

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  26. QUESTÃO 5
    A apropriação da oralidade e da escrita pressupõe a ampliação do conhecimento, por parte da criança
    a ) de gêneros primários.
    b ) de gêneros discursivos secundários para gêneros discursivos primários.
    c ) de gêneros discursivos primários para gêneros discursivos secundários.CORRETA
    d ) da gramática e da estilística.

    QUESTÃO 6
    A partir da concepção de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, assinale a alternativa correta.
    I. O sentido do que falamos será construído a partir do que pretendemos dizer, somado à interpretação de quem recebe tal enunciado.
    II. Não existe um sentido único e controlado para as falas e escritas que constituem as relações entre as pessoas.
    III. Ao enunciar algo, o sujeito apenas indica algo e se expõe às diferentes interpretações.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    a ) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    b ) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    c ) Todas as afirmativas estão corretas.CORRETA
    d ) Apenas a afirmativa I está correta.

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  27. QUESTÃO 7
    Para que as crianças tenham melhores condições de adquirir e fazer uso significativo da linguagem escrita,é fundamental que
    I. tenham boa coordenação motora.
    II. tenham nascido com o dom para ler e escrever.
    III. vivenciem experiências variadas e significativas de leitura e escrita junto a adultos do seu convívio social.
    De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
    a ) Todas as afirmativas estão corretas.
    b ) Apenas a afirmativa I está correta.
    c ) Apenas a afirmativa III está correta.CORRETA
    d ) Apenas a afirmativa II está correta.

    QUESTÃO 8
    Como contribuir para que a leitura e a escrita façam parte da vida das crianças de forma prazerosa e significativa?
    a ) O aluno deve realizar atividades, exclusivamente, de codificação de letras, sílabas e palavras.
    b ) A escrita deve ser reduzida às atividades escolares, especialmente, de avaliação do desempenho dos alunos.
    c ) O adulto não deve atribuir sentido às experiências de leitura e de escrita realizadas com a criança.
    d ) Elas devem compartilhar situações em que estejam garantidos os diferentes usos e funções sociais da escrita.CORRETA

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  28. QUESTÃO 9
    A concepção da linguagem como constitutiva dos sujeitos, das relações sociais e das formas de organização da sociedade está atrelada à visão da linguagem como
    a ) transmissão.
    b ) prática social.CORRETA
    c ) comunicação.
    d ) representação

    QUESTÃO 10
    Com base na visão de pré-requisito e de período preparatório, crianças, durante os seus primeiros anos de escolaridade, são submetidas a uma série de treinamentos que não garantem a aquisição da linguagem oral e escrita. Assinale as habilidades que são priorizadas em tais treinamentos.
    a ) Discriminação e percepção auditiva; memória; movimentos manuais grossos e finos; organização espacial e temporal; noções de lateralidade; noções de esquema corporal; discriminação e percepção visual.CORRETA
    b ) Leitura de diferentes materiais escritos.
    c ) Elaboração de diferentes textos.
    d ) Interpretação de diferentes textos.

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    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

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    2. Obrigada pela visita e colaboração!!.
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      Abraços e bons estudos!

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  29. As manifestações da linguagem são:

    a ) cultura, poder e cognição.

    b ) ambientalismo, regionalismo e conceitos.

    c ) cognição, neutralidade e ciência.

    d ) regionalismo, poder e dom de comunicar.

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  30. QUESTÃO 1
    A leitura com objetivo de estudo do texto, articula-se a outra(s) prática(s) pedagógicas(s) como
    a ) exercícios do livro didático.
    b ) tarefas e exercícios para casa.
    c ) produções do texto escrito
    d ) exercícios no quadro de giz.
    QUESTÃO 2
    A prática pedagógica, que propõe superar o âmbito superficial da interpretação de texto, objetiva
    a ) reconhecer o "enredo"
    b ) identificar personagens.
    c ) explicitar o tema.
    d ) localizar informações
    QUESTÃO 3
    A leitura, com objetivo de estudo do texto, se caracteriza pelo (a)
    a ) análise e interpretação com objetivo de ler criticamente.
    b ) busca de informação sobre um conteúdo em estudo
    c ) contato com textos didáticos da cartilha ou do livro didático.
    d ) seleção livre do que deseja ler, sem intervenção do professor.
    QUESTÃO 4
    Quando as crianças realizam tentativas de escrita, de acordo com a prática da produção de texto, qual deve ser o ponto de vista pedagógico?

    a ) É aceitável, em parte, que apresentem inicialmente muitos erros.
    b ) É aceitável que apresentem inicialmente muitos erros.
    c ) Não é, absolutamente, aceitável que apresentem inicialmente muitos erros.
    d ) Não é aceitável que apresentem inicialmente muitos erros.
    QUESTÃO 5
    É importante ressaltar que determinados conteúdos do domínio do código, como o caso de vocábulos cujo registro contém relações arbitrárias, necessitam ser

    a ) memorizados por meio de atividades intensificadas de leitura e escrita.
    b ) copiados na forma de lista de palavras repetidas, no caderno, muitas vezes.
    c ) repetidos por meio da leitura em voz alta, na sala de aula, todos os dias.
    d ) objeto de ditado e de cópia de palavras e exercícios de correção.
    QUESTÃO 6
    Marque a alternativa que traz uma característica correta da linguagem formal.
    a ) É aceita pelo conjunto da sociedade como modalidade linguística legítima.
    b ) Não permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
    c ) Tem seu uso, muitas vezes, socialmente discriminado.
    d ) É empregada entre pessoas com certa intimidade ou familiaridade.
    QUESTÃO 7
    As atividades de reflexão sobre o código caminham
    a ) sempre na mesma direção: da escrita para a oralidade.
    b ) da oralidade para a escrita, de preferência
    c ) sempre na mesma direção: da oralidade para a escrita.
    d ) sempre em duas direções: da oralidade para a escrita e da escrita para a oralidade.
    QUESTÃO 8
    O uso dos elementos coesivos (pronomes, conjunções, advérbios, tempos verbais)
    a ) facilita a redação do texto, pois disponibiliza recursos textuais criativos
    b ) permite avaliar o texto, pois verifica a presença de recursos indispensáveis
    c ) dá ao texto o padrão das regras prescritas pela gramática da língua portuguesa.
    d ) confere maior precisão, produzindo articulação entre as partes do texto.
    QUESTÃO 9
    A alfabetização pelo método da cartilha privilegia a
    a ) produção, pelo aluno, do pensamento científico, cultural e ideológico.
    b ) produção, no âmbito da escola, do leitor e escritor competentes.
    c ) aquisição, pelo aluno, das habilidades de ler e escrever.
    d ) inserção do aluno nas práticas sociais de leitura e escrita.
    QUESTÃO 10
    A análise da produção escrita dos alunos revela que problemas do domínio do código constatados nos textos dos alunos contêm certa lógica:

    a ) alguns erros cometidos são sempre repetidos da mesma forma.
    b ) a repetição do mesmo erro revela certo domínio de algum princípio da língua escrita.
    c ) a repetição dos mesmos erros muitas vezes se apresenta no mesmo texto.
    d ) alguns erros são cometidos da mesma forma e outros não.

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    Respostas
    1. Questão 2
      Explicar 0 tema (letra c)

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    2. Resposta questão 10 - a repetição do mesmo erro revela certo domínio de algum princípio da língua escrita

      Excluir
    3. b ) a repetição do mesmo erro revela certo domínio de algum princípio da língua escrita.

      Excluir
  31. Disciplina: 48 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    É importante ressaltar que determinados conteúdos do domínio do código, como o caso de vocábulos cujo registro contém relações arbitrárias, necessitam ser

    a ) objeto de ditado e de cópia de palavras e exercícios de correção.
    b ) repetidos por meio da leitura em voz alta, na sala de aula, todos os dias.
    c ) memorizados por meio de atividades intensificadas de leitura e escrita. *CORRETA*
    d ) copiados na forma de lista de palavras repetidas, no caderno, muitas vezes.
    QUESTÃO 2
    O método proposto pelas cartilhas enfatizava a ortografia e o desenho correto das letras, por meio dos seguintes procedimentos didáticos:

    a ) consulta ao dicionário e redação de frases.
    b ) caligrafia, cópia, ditado e formação de frases.*CORRETA*
    c ) lição de casa e explicações da professora.
    d ) redação de texto e cópia de listas de palavras.
    QUESTÃO 3
    A leitura com objetivo de estudo do texto, articula-se a outra(s) prática(s) pedagógicas(s) como
    a ) exercícios do livro didático.
    b ) exercícios no quadro de giz.
    c ) produções do texto escrito *CORRETA*
    d ) tarefas e exercícios para casa.
    QUESTÃO 4
    Promover uma discussão sobre a organização estrutural do texto requer
    a ) equacionar os limites da introdução, do desenvolvimento e da conclusão *CORRETA*
    b ) antecipar providências sobre a impressão e divulgação do texto.
    c ) preocupar-se somente com o quanto o texto poderá será criativo.
    d ) pensar sobre o impacto que o texto poderá ter sobre os possíveis leitores.
    QUESTÃO 5
    A concepção de alfabetização, que supera a aquisição da escrita centrada exclusivamente sobre o domínio do código, considera alfabetizado o sujeito capaz de

    a ) escrever frases simples e ortograficamente corretas.
    b ) realizar uma interlocução discursiva por meio da leitura e da escrita.
    c ) reconhecer e escrever corretamente as letras do alfabeto
    d ) decodificar frases simples de um texto curto, com certa fluência
    QUESTÃO 6
    As atividades de reflexão sobre o código caminham
    a ) sempre na mesma direção: da escrita para a oralidade.
    b ) sempre em duas direções: da oralidade para a escrita e da escrita para a oralidade. *CORRETA*
    c ) da oralidade para a escrita, de preferência
    d ) sempre na mesma direção: da oralidade para a escrita.
    QUESTÃO 7
    A alfabetização pelo método da cartilha privilegia a
    a ) produção, no âmbito da escola, do leitor e escritor competentes.
    b ) inserção do aluno nas práticas sociais de leitura e escrita.
    c ) aquisição, pelo aluno, das habilidades de ler e escrever.*CORRETA*
    d ) produção, pelo aluno, do pensamento científico, cultural e ideológico.
    QUESTÃO 8
    As práticas de novas formas de oralidade, diferentes daquelas exercidas pelo aluno no seu ambiente familiar, são realizadas por meio de

    a ) desenhos, ilustrações, placas, grafites e murais.
    b ) redações, cópias, ditados e exercícios no caderno.
    c ) cartas, bilhetes, cartazes e avisos escritos.
    d ) debates, relatos, recontos, comentários e apresentações.*CORRETA*

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  32. Disciplina: 1216 - PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    A apropriação da oralidade e da escrita pressupõe a ampliação do conhecimento, por parte da criança
    a ) de gêneros primários.
    b ) da gramática e da estilística.
    c ) de gêneros discursivos secundários para gêneros discursivos primários.
    d ) de gêneros discursivos primários para gêneros discursivos secundários. CORRETA
    QUESTÃO 2
    O processo de reestruturação textual consiste em um dos procedimentos principais do processo de aquisição da linguagem escrita porque ele permite
    a ) a repetição de palavras erradas e a superação dos erros ortográficos e gramaticais.
    b ) o treino da percepção visual e da gramática
    c ) o treino da coordenação motora, bem como do domínio ortográfico.
    d ) o trabalho da criança sobre seu texto, realizando mudanças tanto de forma quanto de conteúdo. CORRETA
    QUESTÃO 3
    As condições de produção dos gêneros discursivos estão relacionadas
    a ) às habilidades motoras de quem escreve o texto.
    b ) às habilidades auditivas de quem escreve o texto.
    c ) ao local, ao momento, ao autor e ao receptor do texto CORRETA
    d ) às habilidades visuais de quem escreve o texto.
    QUESTÃO 4
    A falta de prazer e de hábito com práticas de leitura e escrita é um problema que se manifesta em grupos de pessoas com
    a ) uma única faixa etária
    b ) poder aquisitivo baixo.
    c ) problemas orgânicos.
    d ) as mais diferentes idades, graus de escolaridade e condições econômicas. CORRETA
    QUESTÃO 5
    Para que a criança se constitua como sujeito que tem necessidades e pode manifestá-las oralmente é fundamental que desde os primeiros anos de vida,
    a ) os adultos falem com as crianças pausadamente, usando expressões simples e vocabulário reduzido, enfim, respeitando as etapas de seu desenvolvimento.
    b ) os adultos não permitam que as crianças utilizem gestos e vocalizações, pois tais manifestações podem retardar o desenvolvimento da fala.
    c ) suas manifestações sejam interpretadas pelos adultos, uma vez que são consideradas como potencialmente comunicativas e significativas, qualquer que seja seu conteúdo expressivo (choro, gesto, vocalização, balbucio, palavra). CORRETA
    d ) suas vocalizações, quando não entendidas pelos adultos, sejam ignoradas, provocando novas tentativas por parte da criança.

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  33. Disciplina: 1216 - PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:


    QUESTÃO 6
    A reflexão e o estudo em torno da linguagem oral e escrita são imprescindíveis
    a ) apenas para os profissionais que atuam com normas linguísticas.
    b ) para todos os profissionais que atuam com os processos de apropriação e aprendizagem dessas modalidades de linguagem. CORRETA
    c ) apenas para os profissionais da saúde que atuam com problemas de fala e escrita.
    d ) apenas para profissionais que atuam com a aprendizagem da fala.
    QUESTÃO 7
    Como a visão comportamentalista explica o desenvolvimento da linguagem?
    I. A linguagem é inata.
    II. A linguagem é subjetiva e se constitui a partir das relações sociais.
    III. A aquisição da linguagem resulta de mecanismos de estimulação, reforço e modelagem que o adulto exerce sobre a criança.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    a ) Todas as afirmativas estão corretas.
    b ) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    c ) Apenas a afirmativa III está correta. CORRETA
    d ) Apenas a afirmativa II está correta.
    QUESTÃO 8
    Considerando que a escola representa uma das principais instituições na definição do padrão, dos usos e valores atribuídos à linguagem oral e escrita, pode-se afirmar que tal instituição
    a ) exerce papel determinante apenas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares.
    b ) não interfere na definição e classificação de crianças portadoras de problemas de linguagem oral e escrita.
    c ) exerce papel determinante na classificação e no encaminhamento dos chamados distúrbios de linguagem oral/escrita e de aprendizagem. CORRETA
    d ) interfere apenas no desenvolvimento normal da criança.
    QUESTÃO 9
    Muitas das dificuldades que as crianças apresentam em relação à leitura decorrem de
    a ) incapacidades individuais e inerentes à criança.
    b ) práticas que utilizam textos ou pseudotextos para a avaliação e treino das habilidades relativas à percepção visual, bem como para o ensino do léxico e de normas gramaticais. CORRETA
    c ) experiências significativas e prazerosas com diversos textos.
    d ) práticas de textos vinculadas aos interesses da criança.
    QUESTÃO 10
    Os preconceitos linguísticos incidem sobre
    a ) o modo pelo qual as pessoas se vestem.
    b ) a nacionalidade das pessoas.
    c ) o modo pelo qual as pessoas falam e escrevem. CORRETA
    d ) as características físicas dos sujeitos.

    ResponderExcluir
  34. Para que as crianças tenham melhores condições de adquirir e fazer uso significativo da linguagem escrita,é fundamental que

    I. tenham boa coordenação motora.
    II. tenham nascido com o dom para ler e escrever.
    III. vivenciem experiências variadas e significativas de leitura e escrita junto a adultos do seu convívio social.
    De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

    a ) Todas as afirmativas estão corretas.
    b ) Apenas a afirmativa I está correta.
    c ) Apenas a afirmativa II está correta.
    d ) Apenas a afirmativa III está correta. CORRETA

    ResponderExcluir
  35. QUESTÃO 2
    Para superação de dificuldades de linguagem oral são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta algumas premissas. Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

    I. A criança é um interlocutor e, como tal, diz coisas, mesmo que não oralmente, para serem escutadas, interpretadas e, portanto, para provocarem efeitos, para alterarem o comportamento das pessoas que as cercam.
    II. A fala dos adultos gera efeitos e sentidos sobre as crianças, tanto no que se refere a aspectos de seu desenvolvimento global, quanto da aquisição de sua linguagem.
    III. Na atividade dialógica é fundamental que adulto e criança alternem seus papéis, de maneira que aos poucos o adulto crie expectativas e espaços para que a criança introduza temas e elabore sua fala de forma a tornar mais explícito o que deseja dizer.

    Assinale a alternativa correta.

    a ) Todas as afirmativas estão corretas. CORRETA
    b ) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
    c ) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    d ) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    ResponderExcluir
  36. QUESTÃO 3
    Para superação de dificuldades de linguagem escrita são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta algumas premissas. Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

    I. A falta de correspondência entre som e letra cria conflitos e tentativas de escrita por parte das crianças, que resultam em trocas, substituições, omissões de letras.
    II. Entre os aspectos formais da escrita, podemos identificar problemas na aquisição da ortografia, bem como na segmentação das palavras e frases.
    III. Inúmeras e infinitas exceções subvertem a correlação entre sons e letras.
    IV. A escrita é transcrição da fala.

    Assinale a alternativa correta.

    a ) Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
    b ) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. CORRETA
    c ) Todas as afirmativas estão corretas.
    d ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    ResponderExcluir
  37. QUESTÃO 4
    Como contribuir para que a leitura e a escrita façam parte da vida das crianças de forma prazerosa e significativa?

    a ) O aluno deve realizar atividades, exclusivamente, de codificação de letras, sílabas e palavras.

    b ) O adulto não deve atribuir sentido às experiências de leitura e de escrita realizadas com a criança.

    c ) A escrita deve ser reduzida às atividades escolares, especialmente, de avaliação do desempenho dos alunos.

    d ) Elas devem compartilhar situações em que estejam garantidos os diferentes usos e funções sociais da escrita. CORRETA

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  38. QUESTÃO 5
    Crianças que são consideradas portadoras de distúrbios fonológicos apresentam dificuldade e/ou impossibilidade

    a ) de formar frases complexas.
    b ) de proferir qualquer tipo de som.
    c ) na escolha de vocabulário adequado.
    d ) na articulação de sons da fala. CORRETA

    ResponderExcluir
  39. QUESTÃO 6
    Como o educador deve conduzir as propostas de produção escrita espontânea?
    I. Tais produções devem ser solicitadas de forma que estejam articuladas a experiências do aprendiz, possibilitando a compreensão das razões de sua realização.
    II. As produções espontâneas devem ocorrer sem uma condução pedagógica, ou seja, o aluno produz o que quer, quando desejar.
    III. Solicitando a reprodução de textos, em geral, e resumos e sínteses dos pontos mais importantes. De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    a ) Todas as afirmativas estão corretas.
    b ) Apenas a afirmativa II está correta.
    c ) Apenas a afirmativa III está correta.
    d ) Apenas a afirmativa I está correta. CORRETA

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  40. QUESTÃO 7
    A organização dos gêneros discursivos
    a ) independe do contexto de produção linguística.
    b ) depende do contexto de sua produção. CORRETA
    c ) depende de pré-requisitos perceptuais e orgânicos do sujeito.
    d ) depende do nível de escolaridade dos sujeitos.

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  41. QUESTÃO 8
    Com base nos diferentes modelos teóricos, a linguagem pode ser concebida como

    a ) instrumento de comunicação.
    b ) código
    c ) constitutiva dos sujeitos, como código ou como instrumento de comunicação. CORRETA
    d ) inata ao sujeito.

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    Respostas
    1. constitutiva dos sujeitos, como código ou como instrumento de comunicação.

      Excluir
    2. constitutiva dos sujeitos, como código ou como instrumento de comunicação.

      Excluir
  42. QUESTÃO 9
    Partindo do pressuposto de que aspectos sociais estão envolvidos com os processos de escolaridade, analise as afirmativas abaixo.
    I. Os processos de exclusão e de discriminação social penetram no seio da escola, a partir da fragmentação e da descaracterização do saber e da ênfase na técnica.
    II. A norma considerada padrão não se equivale ao modo de falar de grande parte da população brasileira.
    III. A norma padrão é linguisticamente superior às demais variedades linguísticas.
    IV. Distanciadas das práticas discursivas orais e escritas significativas, crianças tendem a estabelecer uma relação limitada com a linguagem, afetando negativamente, tanto a sua forma de falar, quanto de escrever e de ler.

    a ) As afirmativas I, II e IV estão corretas. CORRETA
    b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    c ) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
    d ) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

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  43. QUESTÃO 10
    Como lidar com as dificuldades de interpretação na leitura apresentadas por crianças e adolescentes?

    a ) Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem ler em voz alta e treinar a fluência e a rapidez.

    b ) Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem ler com rapidez e fluência.

    c ) Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem somente entender o significado das palavras.

    d ) Devem ser priorizadas atividades nas quais crianças e adolescentes precisem realizar associações e apreender sentidos, que sejam mobilizadas pelo texto proposto.CORRETA

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  44. QUESTÃO 1
    Com base numa visão construtivista, qual a relação estabelecida entre linguagem e cognição?


    d ) O surgimento da linguagem está na dependência de construções próprias da inteligência sensório-motora.


    QUESTÃO 2
    Na prática de reelaboração do texto escrito, a criança
    I. tem a possibilidade de se colocar no lugar de leitor de sua escrita e reelaborar sua produção a partir das necessidades de seus leitores virtuais.
    II. pode identificar erros ortográficos e gramaticais e reproduzir o padrão.
    III. desenvolve a habilidade de leitura.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    c ) Apenas a afirmativa I está correta.



    QUESTÃO 3
    Assinale a alternativa correta.


    a ) As linguagens oral, escrita e corporal constituem diferentes modalidades de linguagem.



    QUESTÃO 4
    Com base nos postulados de Bakhtin, o que faz das linguagens oral e escrita um jogo dialógico?
    d ) O fato de nossas manifestações se dirigirem a um outro sujeito e estarem sempre sujeitas à atribuição de respostas e, portanto, à atribuição de significados.

    QUESTÃO 5
    Com base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?
    I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
    II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
    III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
    IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    b ) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

    QUESTÃO 6
    Analise as afirmações abaixo.

    I. A abordagem inatista tem como um de seus principais representantes Chomsky.
    II. A abordagem cognitivista tem como um de seus principais representantes Piaget.
    III. A abordagem sociointeracionista tem como um de seus principais representantes Vygotsky.
    IV. A abordagem comportamentalista tem como um de seus principais representantes Skinner.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    c ) Todas as afirmativas estão corretas.

    QUESTÃO 7
    A instabilidade dos gêneros discursivos ocorre uma vez que as condições de produção dos textos orais e escritos são sempre únicas e singulares. Tais condições dizem respeito aos aspectos materiais e subjetivos. Quanto aos aspectos materiais, pode-se destacar

    b ) o emissor (quem escreve ou fala) e o receptor (para quem o enunciado é produzido).


    QUESTÃO 8
    Os principais modelos teóricos que buscam explicar os processos de aquisição da linguagem são:



    c ) inatismo, sociointeracionismo, construtivismo e comportamentalismo.

    QUESTÃO 9
    Dentre as operações que caracterizam os processos dialógicos, a especularidade acontece pela iniciativa do adulto em


    b ) espelhar as produções vocais da criança e atribuir sentido a elas, o que leva a criança, por sua vez, a espelhar pelo menos parte das produções orais do adulto.



    QUESTÃO 10
    Manifestações escritas que se apresentam na forma de trocas/omissões/inserções de letras, na falta de fluência do ritmo da escrita, nos apagamentos e nas hipo ou hipersegmentações, devem ser analisadas como


    b ) hipóteses formuladas pelas crianças em processo de aquisição da linguagem escrita.

    ResponderExcluir
  45. QUESTÃO 1
    Com base numa visão construtivista, qual a relação estabelecida entre linguagem e cognição?


    d ) O surgimento da linguagem está na dependência de construções próprias da inteligência sensório-motora.


    QUESTÃO 2
    Na prática de reelaboração do texto escrito, a criança
    I. tem a possibilidade de se colocar no lugar de leitor de sua escrita e reelaborar sua produção a partir das necessidades de seus leitores virtuais.
    II. pode identificar erros ortográficos e gramaticais e reproduzir o padrão.
    III. desenvolve a habilidade de leitura.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    c ) Apenas a afirmativa I está correta.




    QUESTÃO 3
    Assinale a alternativa correta.



    a ) As linguagens oral, escrita e corporal constituem diferentes modalidades de linguagem.



    QUESTÃO 4
    Com base nos postulados de Bakhtin, o que faz das linguagens oral e escrita um jogo dialógico?


    d ) O fato de nossas manifestações se dirigirem a um outro sujeito e estarem sempre sujeitas à atribuição de respostas e, portanto, à atribuição de significados.

    QUESTÃO 5
    Com base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?
    I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
    II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
    III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
    IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.



    b ) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.


    QUESTÃO 6
    Analise as afirmações abaixo.

    I. A abordagem inatista tem como um de seus principais representantes Chomsky.
    II. A abordagem cognitivista tem como um de seus principais representantes Piaget.
    III. A abordagem sociointeracionista tem como um de seus principais representantes Vygotsky.
    IV. A abordagem comportamentalista tem como um de seus principais representantes Skinner.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    c ) Todas as afirmativas estão corretas.


    QUESTÃO 7
    A instabilidade dos gêneros discursivos ocorre uma vez que as condições de produção dos textos orais e escritos são sempre únicas e singulares. Tais condições dizem respeito aos aspectos materiais e subjetivos. Quanto aos aspectos materiais, pode-se destacar

    b )
    o emissor (quem escreve ou fala) e o receptor (para quem o enunciado é produzido).

    QUESTÃO 8
    Os principais modelos teóricos que buscam explicar os processos de aquisição da linguagem são:


    c )
    inatismo, sociointeracionismo, construtivismo e comportamentalismo.

    QUESTÃO 9
    Dentre as operações que caracterizam os processos dialógicos, a especularidade acontece pela iniciativa do adulto em




    b )
    espelhar as produções vocais da criança e atribuir sentido a elas, o que leva a criança, por sua vez, a espelhar pelo menos parte das produções orais do adulto.


    QUESTÃO 10
    Manifestações escritas que se apresentam na forma de trocas/omissões/inserções de letras, na falta de fluência do ritmo da escrita, nos apagamentos e nas hipo ou hipersegmentações, devem ser analisadas como




    b )
    hipóteses formuladas pelas crianças em processo de aquisição da linguagem escrita.

    ResponderExcluir

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