terça-feira, abril 24, 2012

Prova N2 - Arte no Contexto Escolar

ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR

1. NAS COMPOSIÇÕES, PODEMOS USAR OS RECURSOS DA FIGURAÇÃO, DA ABSTRAÇÃO, DA DEFORMAÇÃO E DA ESTILIZAÇÃO.



  • Podemos observar que nas representações figurativas, o artista:

  •  só consegue representar usando a figuração quando reduz os objetos a formas geométricas deformadas, rompendo com qualquer fidelidade da imagem em relação com o mundo visível.
  •  usa a figuração quando deforma a temática e a representa de modo independente do mundo real.
  •  mantém uma certa fidelidade com os objetos ou seres do nosso entorno, pois tem por objetivo copiar, por meio da linguagem plástica, os aspectos visíveis do mundo. No entanto, não podemos perder de vista que nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas, antes, fruto de uma escolha do artista.
  •  cria uma representação figurativa quando usa apenas formas básicas, simplificando ou reduzindo os detalhes visuais.

2. LEIA O TEXTO ABAIXO.



  • Van Gogh, com seu famoso quadro Os Comedores de Batata, de 1885, propõe uma verdadeira revolução, numa época em que muitos artistas reproduziam as coisas reais com a máxima fidelidade e, segundo esse artista, “conferindo-lhes uma beleza convencional”.
    Van Gogh, quando escreve a seu irmão Théo falando desse quadro, diz: “E até pode ser que ele seja uma verdadeira pintura de camponeses. Eu sei que ele é isto. Mas quem preferir ver camponeses edulcorados, que passe ao largo. Por mim, estou convencido que afinal obtêm-se melhores resultados pintando-os em sua rudeza que conferindo-lhes uma beleza convencional.
    Com sua saia e sua camisola azuis, cobertas de poeira e remendadas, e que sob o efeito do tempo, do vento e do sol tenham tomado os mais delicados matizes, uma camponesa é, na minha opinião, mais bonita que uma dama; que ela se vista como uma dama, e tudo que há de verdadeiro nela desaparece. Um camponês é mais belo entre os campos em suas roupas de fustão, do que aos domingos quando vai à igreja ridiculamente vestido como um senhor.”

    Para Van Gogh, a arte é:

  •  mais do que uma representação meticulosa de detalhes.
  •  mostrar os trabalhadores de um modo idealizado.
  •  a subjetividade ou a vontade do artista.
  •  uma procura da essência do objeto, chegando a uma profunda semelhança fotográfica.

3. OS INSTRUMENTOS MUSICAIS, SE CLASSIFICADOS DE ACORDO COM A FORMA DE OBTENÇÃO DO SOM, PODEM SER DIVIDIDOS EM:


  •  instrumentos antigos, medievais e modernos.
  •  instrumentos de sopro, de cordas, de percussão e eletrônicos.
  •  instrumentos que vibram, que são chacoalhados e que são batidos.
  •  instrumentos de madeira, de plástico, de ferro e de fibra.

4. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.



  • 1. Leonardo da Vinci
    2. Arte abstrata
    3. Idealização
    4. Representação figurativa
    5. Amedeo Modigliani

    ( ) Representação artística independente do mundo real.
    ( ) Mestre do Renascimento, foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro etc. Estudou anatomia e deixou muitas páginas com esboços de figuras, vários desenhos detalhados e anotações de suas pesquisas. Autor da Mona Lisa, de 1503-6, é mestre no domínio da perspectiva, do claro-escuro e da representação realista das figuras.
    ( ) Concepção de representação da realidade como algo perfeito, procurando não apenas reproduzir o que há de melhor na natureza, mas também de aperfeiçoá-la, retirando as falhas e eliminando as arestas.
    ( ) Artista que recorre às formas simplificadas e alongadas das máscaras africanas, criando figuras de pescoço alongado.
    ( ) Pressupõe uma certa fidelidade da imagem em relação ao objeto real. Mesmo quando modificamos ou deformamos, ainda assim temos o predomínio desse modo de representação.

    A seqüência correta é:

  •  1, 5, 4, 3, 2.
  •  2, 3, 4, 1, 5.
  •  2, 1, 3, 5, 4.
  •  1, 5, 2, 4, 3.


ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR

1. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,



  • um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.

  • Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
  • Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.

2. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE,



  • gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
    A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:

    I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
    II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
    III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.

    São corretas as afirmativas:

  • I, II e III.
  • II e III.
  • I e III.
  • I e II.

3. MÚSICAS DA MODA, QUE RECEBEM GRANDE APOIO DA MÍDIA, FAZEM MUITO SUCESSO DURANTE UM PERÍODO CURTO DE TEMPO E RAPIDAMENTE DESAPARECEM,



  • pertencem ao gênero de músicas:

  • rápidas.
  • folclóricas.
  • alegres.
  • criadas pela indústria cultural.

4. OBSERVE.



  • Todos os corpos possuem a propriedade de absorver ou de refletir a luz. Isso faz com que utilizemos a cor como um dos atributos que nos permite identificar os objetos. Dessa forma, a cor se constitui num elemento visual importante nas artes visuais.
    Podemos destacar a cor-luz ou luz colorida, que é a radiação luminosa visível, e a cor-pigmento, que é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

    Marque a alternativa correta.

  • As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade.
  • As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou ciano (azul claro) e verde.
  • O matiz é a característica que nos permite identificar a intensidade das cores.
  • A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.

ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR

1. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,



  • um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.

  • Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
  • Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.
  • Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.

2. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NO MURAL A ÚLTIMA CEIA, DE LEONARDO DA VINCI.



De acordo com a representação,


    •  Leonardo consegue dar volume à figura por meio de um sombreado suave que vai do claro ao escuro, característica que é própria do período conhecido como Renascimento.
    • o espaço é irreal e completamente desprovido de profundidade, pois não há intenção alguma de representar o espaço no qual as formas e figuras estão situadas aleatoriamente.
    • há um certo efeito de profundidade graças à bidimensionalidade do conjunto.
    • as figuras são planas e rígidas e não apresentam uma sensação de volume.
  • 3. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):


    • pentagrama convencional.
    • desenho.
    • onomatopéia.
    • gênero.

    4. GÊNERO DE MÚSICA QUE É EXECUTADA HÁ MILHARES DE ANOS DA MESMA FORMA, PELAS TRIBOS E PELOS POVOS PRIMITIVOS.


    • Étnica.
    • Eletrônica.
    • Erudita.
    • Popular
    ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR

    1. MÚSICAS DA MODA, QUE RECEBEM GRANDE APOIO DA MÍDIA, FAZEM MUITO SUCESSO DURANTE UM PERÍODO CURTO DE TEMPO E RAPIDAMENTE DESAPARECEM,



    • pertencem ao gênero de músicas:

    • rápidas.
    • folclóricas.
    • criadas pela indústria cultural.
    • alegres.

    2. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.



    • 1. Gênero
      2. Textura
      3. Tarsila do Amaral
      4. Surrealismo
      5. Paisagem

      ( ) Não pintavam quadros para fazer uma mera cópia da realidade, procuravam dar uma interpretação fantástica aos sonhos, exploravam as idéias do absurdo e do inconsciente e utilizavam freqüentemente imagens absurdas e perturbadoras.
      ( ) Quadros cujos temas são o mar, as cenas urbanas ou de casarios ou que representam a natureza, com figuras ou não.
      ( ) Artista que criou a obra A Negra, em 1923, um marco na História da Arte e um bom exemplo do pensamento artístico da época. Os modernistas rompem com a representação da figura humana clássica e o uso das cores de acordo com o padrão renascentista, buscando a relação entre um conteúdo e uma forma nacional.
      ( ) Conceito empregado na História da Arte para designar as pinturas que representam cenas da vida cotidiana ou temas domésticos e que também pode ser empregado para designar um ramo ou categoria particular de arte.
      ( ) É formada por vários elementos semelhantes organizados de maneira uniforme sobre uma superfície e pode ser classificada em orgânica e geométrica.

      A seqüência correta é:

    • 4, 5, 3, 1, 2.
    • 4, 5, 3, 2, 1.
    • 1, 5, 3, 4, 2.
    • 4, 2, 3, 1, 5.

    3. A FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É PRECISO:



    • I. desencadear um processo de formação dos sentidos, pois tanto os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser compreendidos em seus significados.
      II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
      III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.

      São corretas as afirmativas:

    • I, II e III.
    • II e III.
    • I e II.
    • I e III.

    4. IMPROVISAR, EM MÚSICA, SIGNIFICA:


    • criar a composição musical no momento da execução.
    • pensar na música antes de tocá-la.
    • pensar na composição musical antes de cantá-la.
    • inventar músicas instrumentais.


    2 comentários:

    1. São paulo14/02/2013

      Bom dia! segue minha prova n1 tipo n3.
      Fundamentos teoricos e práticos do ensino das ciências.
      Espero que possa ajudar. desde jpa obrigada! quero saber como fico sabendo que vcs receram estas perguntas? MEu e-mail:é hosana.pascheco@hotmail.com

      Nota: 8
      PROVA N3

      QUESTÃO 1
      Defina sucintamente o que são leis e teoria , segundo os leitura do módulo.
      Observação do Professor:
      correta
      Nota: 2
      QUESTÃO 2
      Segundo a literatura do Módulo, as ciências podem ser classificas de duas formas diferentes, as Naturais e as Humanas , descreva a diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de conhecimento que pertencem a cada uma delas
      Observação do Professor:
      correta
      Nota: 2
      QUESTÃO 3
      Cite duas características do Conhecimento Cotidiano, segundo a Literatura do Módulo Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências.
      Observação do Professor:
      correta
      Nota: 2
      QUESTÃO 4
      Segundo o capítulo Parâmetros Curriculares Nacionais presente na literatura do Módulo, apresente três elementos presentes na sua estrutura organizacional
      Observação do Professor:
      correta
      Nota: 2

      ResponderExcluir
    2. Alguem tem a prova de LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
      obrigado

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário!

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...