segunda-feira, abril 09, 2012

****Prova N2*** Metodologia da Pesquisa

METODOLOGIA DA PESQUISA

1. Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:


  •  trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.
  •  trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.
  •  monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
  •  monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.

2. Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?


  •  Modalidade restrita a pesquisa no ambiente escolar.
  •  Transformação dos sujeitos sociais.
  •  Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.
  •  Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.

3. A pesquisa qualitativa em educação deve considerar os aspectos


  •  de objetividade e neutralidade.
  •  de rigor dos procedimentos quantitativos.
  •  de neutralidade científica e rigor metodológico.
  •  epistemológicos e metodológicos.

4. A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a



  •  indutiva.
  •  quantitativa.
  •  explicativa.
  •  qualitativa.

METODOLOGIA DA PESQUISA [somente inéditas]
1. No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?

•      Na transcrição literal do texto lido.
•      Na apresentação interpretada do texto lido.
•      Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
•      Na apresentação das informações completas sobre um texto.



3. A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta

•      as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
•      a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
•      os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.
•      uma proposta de interpretação para a solução dos problemas detectados.



METODOLOGIA DA PESQUISA

1. No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?


·          Na transcrição literal do texto lido.
·          Na apresentação interpretada do texto lido.
·          Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
·          Na apresentação das informações completas sobre um texto.

2. Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:


·          monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
·          trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.
·          trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.
·          monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.

3. A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta


·          as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
·          a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
·          os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.
·          uma proposta de interpretação para a solução dos problemas detectados.




23 comentários :

  1. 1. Quais são as três principais dimensões da pesquisa em ciências humanas e sociais?


    A comprovação das hipóteses, a revisão bibliográfica e a neutralidade do pesquisador.

    ****As escolhas teóricas, as técnicas de pesquisa e a criatividade do pesquisador.****CORRETA

    A relação teoria-prática, o levantamento de hipóteses e a coleta de dados.

    As técnicas de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e a metodologia aplicada.


    2. Pesquisa é


    a fundamentação teórica do conhecimento científico.

    a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.

    *** um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade.*** CORRETA

    um mecanismo de transformação do mundo.


    4. As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são


    rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.

    rigor científico e descrição da realidade.

    relevância científica e demonstração de verdades.

    *** relevância social e científica.*** CORRETA

    ResponderExcluir
  2. 1. Na pesquisa em educação, as modalidades da pesquisa qualitativa são

    • experimental, factual e estatística.
    • censitária, estatística e intuitiva.
    • numérica, bibliográfica e de campo correta .
    • de campo, oficial e experimental.
    2. As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são

    • rigor científico e descrição da realidade.
    • relevância social e científica correta .
    • relevância científica e demonstração de verdades.
    • rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.

    3. Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:

    • trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese. correta
    • monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
    • monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.
    • trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.

    4. Leia abaixo:

    • Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".
    Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?
    • Apud.
    • Citação direta correta.
    • Referência.
    • Citação indireta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-experimental, factual e estatística

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    METODOLOGIA DA PESQUISA
    1. Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?

    Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.
    * *CORRETA***Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa.
    Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
    Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.

    2. Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?

    Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.(CORRETA)
    Modalidade restrita a pesquisa no ambiente escolar.
    Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.
    Transformação dos sujeitos sociais.

    3. Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?

    Primeiro as tabelas, depois os gráficos seqüenciados.
    Primeiro os dados, depois as análises e interpretações. (CORRETA)
    Primeiro as interpretações depois os dados e resultados.
    Primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.

    4. No que consiste a citação direta em um trabalho científico?

    Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    Na transcrição literal do texto lido. (CORRETA)
    Na apresentação de informações completas do texto.
    Na apresentação interpretada do texto lido.

    ResponderExcluir
  5. METODOLOGIA DA PESQUISA
    1. Pesquisa é
    (Resposta correta é alternativa A)
    a-) um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade. (CORRETO)
    b-) a fundamentação teórica do conhecimento científico.
    c-) um mecanismo de transformação do mundo.
    d-) a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.


    2. A ordem das seções de um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa científica é:
    (Resposta correta é alternativa B)
    a-) introdução, apresentação dos dados, conclusão, interpretação e discussão dos dados.
    b-) introdução, revisão bibliográfica, apresentação dos dados, interpretação e discussão dos dados e conclusão. (CORRETO)
    c-) introdução, interpretação e discussão dos dados, revisão bibliográfica, apresentação dos dados e conclusão.
    d-) interpretação dos dados, apresentação dos dados, revisão bibliográfica e conclusão.


    3. Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?
    (Resposta correta é alternativa B)
    a-) Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.
    b-) Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa. (CORRETO)
    c-) Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
    d-) Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos os colegas pelas provas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. De acordo com a autora Maria Inês do rego Monteiro Bomfim, por que podemos dizer que os alunos brasileiros têm acesso diferenciado ao saber, ou que na escola as desigualdades sociais tem sido ampliadas.
    Observação do Professor:
    Correta.
    Nota: 2
    QUESTÃO 2
    Com relação ao atendimento aos alunos com necessidades educacionais especial, como deve ser o processo de construção do Projeto Pedagógico da escola?
    Observação do Professor:
    Correta.
    Nota: 2
    QUESTÃO 3
    Como a autora Maria Fernanda Rezende Nunes define o que é neoliberalismo.
    Observação do Professor:
    Correta.
    Nota: 2
    QUESTÃO 4
    Com relação a Gestão Democrática o que estabelece a LDB?
    Observação do Professor:
    Correta.
    Nota: 2
    Prova Politicas Públicas......

    ResponderExcluir
  9. Prova de Filosofia
    FILOSOFIA
    1. Na filosofia merleau-pontyana, o corpo

    não é um elemento independente, sendo comandado pela consciência em todos os gestos.
    é um elemento que sempre se vê sendo pensado a partir de seus aspectos fisiológicos.
    é uma realidade em si, sendo completamente distinto e independente da consciência.
    é expressivo porque seus atos e gestos são significativos da nossa condição no mundo.(certa)

    2. Para Maurice Merleau-Ponty, a percepção é
    o nosso contato mais originário com o mundo.(certa)
    uma fonte de verdade e certeza absoluta.
    uma síntese de sensações.
    uma fonte de erro e ilusão.
    3. Para Aristóteles, o saber mais elevado é aquele que tem como fim o
    agir.
    produzir.
    conhecer.(certa)
    reproduzir.

    ResponderExcluir
  10. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    METODOLOGIA DA PESQUISA
    1. As principais técnicas da pesquisa de campo em educação são

    observação e entrevista.
    entrevista semi-estruturada discursiva e entrevista estruturada.
    observação neutra e entrevista semi-estruturada.
    entrevista estruturada e questionário.
    2. As fases sequenciais do processo de pesquisa são

    organização da leitura, registro dos dados, interpretação dos dados, análise dos resultados e conclusão.
    revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação final.
    análise dos dados, organização dos dados, interpretação dos resultados e redação dos resultados.
    bibliografia, coleta dos dados, interpretação dos dados, redação final e publicação.
    3. Leia abaixo:


    Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".

    Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?

    Citação direta.
    Citação indireta.
    Apud.
    Referência.
    4. A pesquisa qualitativa em educação deve considerar os aspectos

    de rigor dos procedimentos quantitativos.
    epistemológicos e metodológicos.
    de objetividade e neutralidade.
    de neutralidade científica e rigor metodológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. resposta:
      1) a- observação e entrevista
      3)citação indireta
      4)epistemologicos e metodologicos

      Excluir
    2. 2- revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação final.

      Excluir
  11. Valeu, contribuiu muito para meus estudos!!!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. alguém ai pode me ajudar?
    preciso das duas respostas.

    1- É correto afirmar que?
    a) a formação teórica não permite enfrentar os problemas do dia a dia com mais competência e apenas as experiências são parte integrante do processo maior de aprofundamento docente.
    b) a reflexão teórica é fundamental para o aperfeiçoamento profissional do professor, dessa maneira contribuindo para uma prática docente cada vez mais especializada e também qualificada.
    c) a interdisciplinaridade dispensa a reflexão teórica na medida em que o diálogo entre as disciplinas só poderá ocorrer a partir do contexto prático, que é específico de cada disciplina envolvida.
    d) as mudanças no processo de ensino e aprendizagem atuais dispensam a reflexão teórica, pois o fundamental é saber ensinar na prática o que pode ser aprendido por meio da experiência.

    2- Leia o Texto abaixo:
    As reformas e a consequente expansão da Educação básica colocaram o professor como centro do processo de reorganização escolar, sendo correto afirmar que:
    a) a participação da comunidade na democratização do ensino não é importante, pois, já que pagamos muitos impostos, é dever exclusivamente do estado tomar sobre seus ombros a responsabilidade de fazer frente á situação educacional de nossa sociedade, proporcionando a instrução pública e universal
    b) os professores encontram-se acuados frente á situação de responsabilidade e pressão exercida sobre eles, pois a sociedade, de forma geral, entende que a educação é a principal forma de melhorar a situação atual.
    c) os professores estão totalmente aptos a enfrentar as mudanças que estão ocorrendo na educação atualmente, fato que se demostra inquestionável se atentamos para as estatísticas sobre a qualidade e a quantidade de alunos em idade escolar matriculados no Brasil.
    d) o professor, diante das variadas funções assumidas pela escola pública, tem de responder a exigências que estão além desua formação, sendo que tais exigências contribuem para um sentimento de desprofissionalização, perda de identidade profissional, constatação de que ensinar ás vezes não é o mais importante.


    ME AJUDEM AI GALERA. ABRAÇO
    EDNALDOVENTURADACOSTA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  13. . Quais são as três principais dimensões da pesquisa em ciências humanas e sociais?

    As escolhas teóricas, as técnicas de pesquisa e a criatividade do pesquisador(esta é a certa).
    A comprovação das hipóteses, a revisão bibliográfica e a neutralidade do pesquisador.
    A relação teoria-prática, o levantamento de hipóteses e a coleta de dados.
    As técnicas de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e a metodologia aplicada.

    ResponderExcluir
  14. inédita:
    4. Como técnica para a realização da pesquisa-ação em educação, o planejamento participativo é

    participativo e pré-estruturado.
    dialógico e decidido coletivamente.(CORRETA)
    aceito pelos pesquisadores e preestabelecido.
    dialógico e aceito pela comunidade.

    ResponderExcluir
  15. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    METODOLOGIA DA PESQUISA
    1. Pesquisa é

    a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.
    um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade.
    um mecanismo de transformação do mundo.
    a fundamentação teórica do conhecimento científico.
    2. Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?

    Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
    Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa.
    Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.
    Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.
    3. A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta

    a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
    os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos
    uma proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.
    as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
    4. Na pesquisa em educação, as modalidades da pesquisa qualitativa são

    documental, bibliográfica e de campo.
    experimental, factual e estatística.
    de campo, oficial e experimental.
    censitária, estatística e intuitiva.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...