segunda-feira, abril 09, 2012

Provas N2 - Gestão e Organização Escolar


O que engloba o conceito de avaliação?
Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.

Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores
econômicos a respeito da escola.

O sucesso de uma escola é medido
Pelo desempenho de seus alunos.

Em que se constitui a gestão da educação?
Em princípios e atitudes que refletem uma prática compromissada com a qualidade da educação.

Em que se constitui a gestão da educação?
É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.

Quais são os conteúdos do trabalho profissional da supervisão?
Política, planejamento, gestão e avaliação.

Existem várias modalidades de gestão.
Uma delas é a mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político Pedagógicos por ter em suas bases a tolerância, o respeito e a solidariedade. Tal gestão chama-se gestão:
democrática.

O que vem a ser direção?
Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.

Do que depende o sucesso do gestor na educação
Do empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica.

A gestão da educação caracteriza-se por ser um processo:
de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.

Quais são os elementos fundamentais na construção da gestão democrática da escola?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.

A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade.
Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação profissional de profissionais da educação foi:
a capacitação de dirigentes.

O que engloba o conceito de avaliação?
I. Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais - menos).
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas II e III estão corretas.

Como se percebe a gestão da educação e o seu desenvolvimento na escola?
Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.

O projeto político pedagógico, de acordo com a lei 9.394/96, se caracteriza por ser um documento:
I. que delineia a identidade da escola, organiza e dá as diretrizes da prática educacional, estabelecendo as políticas educacionais em ação.
II. que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o instrumento mais importante da escola, que deve ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional, visando à qualidade de ensino.
III. elaborado pelo gestor, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola, seguidas por todo o corpo escolar.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas II e III estão corretas.

O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o diálogo e a aproximação?
A realização de eventos culturais e desportivos para todos.

Como os gestores podem trabalhar a participação da equipe escolar na escola?
Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.

A nossa sociedade tem passado por profundas transformações no que concerne ao mundo do trabalho e das relações sociais,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
*. reforçar a autonomia da escola, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
* (ou) alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.

O compromisso com a gestão democrática na escola é hoje muito importante.
O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
disciplinada e amorosa.

Quando um profissional se coloca a serviço da gestão escolar,
apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que mobilizam recursos:
humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação.

O projeto político pedagógico torna-se ainda mais importante a partir do momento em que:
deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos na instituição escolar.

Qual é o binômio inseparável para a excelência do trabalho da supervisão ou coordenação pedagógica?
Planejamento e avaliação.

Qual é o princípio norteador de um projeto pedagógico?
A intencionalidade, isto é, algo que se apresenta como desejado e necessário.

Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional.
Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Para tanto, é necessário estar atento aos fatores:
I. internos da escola.
II. econômicos que envolvem a escola.
III. endógenos e exógenos à escola.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
A afirmativa III está correta.

Qual é a questão essencial da escola hoje, no que diz respeito à formação humana?
A qualidade da formação.

Leia abaixo:
A Gestão Escolar democrática que se desenvolve e se realiza por meio da efetiva participação precisa basear- se numa definição abrangente do conceito de "nós". Para tanto, é necessário fortalecer alguns valores, que são:
aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais com a escola.

O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o diálogo e a aproximação?
Eventos culturais e desportivos para todos.

O que as transformações sofridas pelo mundo estão exigindo dos gestores?
 Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.


18 comentários :

  1. Obrigada pela ajuda nos meus estudos!

    ResponderExcluir
  2. A resposta da pergunta O QUE ESTÁ ENGLOBADO NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO? está errada. A resposta correta é: É UM PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO, AVALIANDO A INSTITUIÇÃO E O DESEMPENHO DOS SEUS AGENTES EDUCACIONAIS.

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA RAQUEL, ACHO ÓTIMO SUAS RESPOSTAS, ERRAR AS VEZES É NORMAL. NEM JESUS AGRADOU A TODOS. PARABÉNS PELA SUA DISPONIBILIDADE EM AJUDAR AOS OUTROS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tudo que posto é meu as vezes são de outros colegas.
      Por isso vale o recado que sempre deixo se colar sem questionar vai se ferrar. risos
      abraços e bons estudos.

      Excluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
    1. [QuestãoID 41129] Como se percebe a Gestão da Educação e o seu desenvolvimento na escola?

    Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula. CORRETA
    Na prática pedagógica do corpo docente.
    No Projeto Político-Pedagógico.
    No funcionamento dos setores administrativos.

    2. [QuestãoID 41137] Segue abaixo


    A modalidade de gestão mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político-Pedagógicos por ter em sua base a tolerância, o respeito e a solidariedade é a gestão


    consultiva.
    benevolente.
    autocrática.
    democrática. CORRETA

    3. [QuestãoID 41130] A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade.


    Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação de profissionais da educação foi


    a revisão dos conteúdos e currículos.
    o afastamento de profissionais não qualificados.
    a reelaboração dos projetos pedagógicos.
    a capacitação de dirigentes. CORRETA

    4. [QuestãoID 41142] Leia abaixo


    Quando um profissional coloca-se a serviço da Gestão Escolar, apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes dever ser líderes que mobilizam recursos


    metodológicos, físicos e utópicos para reestruturação da educação no Brasil.
    financeiros, teóricos e pragmáticos para o crescimento da escola na sociedade.
    humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação. CORRETA
    políticos, teóricos e metodológicos para reformular os caminhos da educação.

    ResponderExcluir
  5. GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. [QuestãoID 4143] QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?

    A intencionalidade, algo desejado e necessário.
    A administração e gestão escolar.
    Estabelecê-lo como manual a ser seguido.
    Liberação de funcionamento da escola.
    2. [QuestãoID 4152] QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?

    Política, planejamento, gestão e avaliação.
    Avaliação, política e docência.
    Gestão, orientação a pais e docência.
    Orientação aos pais e avaliação.
    3. [QuestãoID 4137] A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:

    de tomada de decisão sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
    de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
    que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
    de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
    4. [QuestãoID 4151] O que está englobado no conceito de avaliação?

    Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
    É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
    É um processo de análise ou julgamento da prática, visando a criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
    Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.

    ResponderExcluir
  6. DEUS, te abençoe rica e abundantemente! Obrigada por nos ajudar!

    ResponderExcluir
  7. 1. O que está englobado no conceito de avaliação?


    • I. Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre I. polaridades (mais ?
    menos).
    II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
    III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.

    De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas I e II são corretas.
    • Apenas as afirmativas I e III são corretas.
    • Apenas a afirmativa I é correta.
    • Apenas as afirmativas II e III são corretas.(correta)
    2. Os programas governamentais, tipo Bolsa Família, que visam completar a renda das famílias mais pobres, têm como um de seus objetivos principais, evita

    • os conflitos sociais.
    • a repetência.
    • a evasão escolar.(correta)
    • as dificuldades sociais.
    3. Quais são os elementos fundamentais para se construir a gestão democrática da escola?

    • Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do Projeto Pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.(correta)
    • Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia para os colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do Projeto Político Pedagógico.
    • Participação do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do Projeto Político Pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
    • Participação dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto a ser seguido pelos demais integrantes da escola.
    4. Quando analisamos os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) realizados em 2001, vemos que os estudantes que têm menos

    • Norte e Nordeste.(correta)
    • Sudeste e Norte.
    • Sul e Sudeste.
    • Centro-Oeste e Nordeste.
    5. ?O currículo para uma escola inclusiva não se refere apenas às adaptações feitas para acomodar os alunos com deficiências ou demais necessidades espec


    • Essa afirmativa indica que um novo currículo para a escola inclusiva deve dar conta da seguinte
    característica:

    • flexibilidade.(correta)
    • imobilidade.
    • competitividade.
    • espontaneidade.

    ResponderExcluir
  8. 6. Entende-se como juvenilização da Educação de Jovens e Adultos

    • o número cada vez maior de jovens nas classes de adultos.(correta)
    • o ingresso de muitos jovens no Ensino Superior.
    • a extensão do Ensino Fundamental para nove anos.
    • os exames supletivos realizados para os jovens de 15 anos.
    7. O trabalho individualizado dá margem à criatividade do aluno, se as atividades propostas o estimularem na busca de soluções novas e não, apenas, à rep


    • Na observação das salas de aula, nem sempre constatamos essa situação, devido principalmente

    • à busca incessante de procedimentos de aprendizagem para os alunos.
    • ao excesso de tempo para o preparo e a execução desses procedimentos.
    • à resistência entre os docentes, acomodados a uma rotina repetitiva.(correta)
    • à impossibilidade de sua execução, devido ao número de crianças em sala.
    8. SEGUE ABAIXO:


    • A criação de instâncias como o Conselho de Escola, o Grêmio Estudantil, a Associação de Pais e Professores,
    com o objetivo de facilitar a participação de toda a comunidade no Projeto Pedagógico da escola, é a
    forma que tem sido utilizada por muitas escolas na implantação da

    • atual legislação.
    • proposta curricular.
    • prática pedagógica.
    • gestão democrática.(correta)
    9. SEGUE ABAIXO:


    • A escola precisa cultivar um espírito de crítica e de respeito pela dignidade humana, associando conceitos
    que sejam capazes de apresentar questões pessoais e sociais, em torno do Projeto Político Pedagógico, ajudando
    seus alunos a se tornarem cidadãos críticos e ativos. Esse pensamento expressa uma concepção de
    escola. Assinale a opção que indica esse pressuposto.

    • Concepção escola-novista.
    • Concepção progressista.(correta)
    • Concepção tradicional.
    • Concepção tecnicista.
    10. A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade. Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação desses profissionai

    • a reelaboração dos Projetos Político Pedagógicos.
    • a capacitação dos professores.(correta)
    • a revisão dos conteúdos e currículos.
    • o afastamento de profissionais não qualificados.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...