Gestão e Organização Escolar
Qual relação a ser estabelecida entre o contexto
social e econômico da atualidade e a Gestão da Educação?
Configura-se em um contexto mundial que
penetra na vida das pessoas através da tecnologia e meio de comunicação em suas
formas evoluídas e envolvendo as pessoas. Sempre que há mudanças na sociedade e
em suas bases econômicas, sociais e tecnológicas passam a ser ecibidas novas
atribuições na escola. A escola e sua gestão está inserida na sociedade global
refletindo os impactos e exigindo novos conteúdos de formação de organização de
gestão da educação dando um novo significado a pratica da administração da
educação.
Explique a responsabilidade sobre a Gestão da
Educação dentro do contexto moderno a partir dos impactos e demandas
econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
As políticas e a gestão da educação no Brasil caracteriza politicas do
governo, a importância dessa disciplina é justificada pelo seu compromisso e
formação do cidadão. Vários desafios são colocados para sociedade uma vez que o
contexto educacional é mediado pelo contento político econômico, social e
cultural. É necessária as condições da oferta de ensino de qualidade,
organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da
instituição, há necessidade de formação de professores que vão trabalhar com
esses alunos no sentido de desenvolver a sociedade um novo cidadão mais
completo e lúcido, mas em condição de atuar na sociedade contribuindo para o
seu enriquecimento. São necessários mecanismos de informação e da comunicação
entre todos os segmentos da escola, gestão democrática, participação de
diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos.
Existem alguns valores de fundamental importância
para a educação na atualidade, eleja 05 valores e justifique sua escolha
1 - Diálogo = valor enquanto troca de ideias,
compreensões, troca de experiência que possibilitam a consiencia coletiva, que
possibilita superar o individualismo, superar bloqueios e os escudos que as
pessoas colocam se defendendo; 2 - Capacidade de convivência = valor que
desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na
família, nas igrejas, nos parques, enfim, em todos os lugares onde se
concentram pessoas de modo a garantir uma convivência harmoniosa. 3 - Respeito
mútuo = valor que leva alguém a tratar com outro alguém com grande atenção,
consideração e com muito respeito. 4 - Tolerância = valor que se manifesta nos
outros maneira de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo opostos a
nossa. 5 - Igualdade de direito = valor onde todos os homens são submetidos à
lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.
O que faz de um
estabelecimento de ensino uma escola de qualidade?
A escola de qualidade tem como principio a ser cumprido
uma educação comprometida com os domínios de conteúdo que habilitem ao mundo do
trabalho, comprometida com a sabedoria de viver em sociedade respeitando as
diferenças, comprometida com a construção de um mundo mais justo e humano para
todos independentemente de raça, cor credo ou opção de vida. A gestão da
educação na atualidade necessita, pois ser compreendida a partir dos impactos e
demandas econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas.
Qual a real
importância da participação coletiva no direcionamento dos destinos de uma
escola?
Trabalhar coletivamente para defender e ampliar a
democracia, formas cidadões por meio de conteúdos não materiais, preparar todos
os indivíduos para exercer a cidadania, favorecer o crescimento dos indivíduos
como cidadãos e o crescimento da sociedade enquanto sociedade democrática,
fazer da escola publica um valor nacional.
Elabore uma
situação problema que tenha o foco o papel da organização escolar no mundo
globalizado, levando em consideração a formação de cidadania.
A escola precisa estar organizada, ter uma meta, um objetivo,
um horizonte a ser alcançado de forma que transponha ,vá além do universo ideal
da cidadania que a teoria vinculadas a organização do espaço escolar,
cidadania, qualidade de ensino, gestão democrática, entre outros faça parte da
rotina diária da escola e daqueles que são sujeitos no espaço escolar .É
importante refletir que não é somente o papel da escola (educação),buscar
mecanismo que propiciem ideais democráticos que conduzem a uma sociedade mais justa,
solidaria e humana.
A administração da educação no texto dessas
transformações que se operam no mundo globalizado e na chamada sociedade do
conhecimento atravessa também uma fase profunda de transformação que se
constitui num conjunto de diferentes medidas e construções que objetivam
alargar o conceito da escola, reconhecer e reforçar sua autonomia e promover a
associação entre escola e sua integração em territórios educacionais mais
vastos, e adotar modalidades de gestão especificas e adaptadas a diversidade
das situações existentes e esta também
Relacione e
explique 10 características de um bom professor
Qualificação profissional- está apto a exercer a
profissão.
Dedicação aos alunos.
Amor a profissão acolher com amor
Está aberto a aprender com os alunos
Busca continua para aprender, de conhecimento
Se inteirar de tudo que acontece no interior e
exterior para resolver alguns problemas
Esta sempre atualizada.
Aprender a conhecer, a pensar ,fazer e ser junto om os
alunos
Descreva os
componentes da cultura escolar.
Valores, crenças e pressupostos ,relação teórica pratica
,os significados no ensino ,na escola e o aprendizado dos alunos .Cultura
escolar é tudo como se dão as coisas no interior da escola
Quais as
características de um processo formativo que considere a complexidade da
educação brasileira e a realidade social vigente.
Educação brasileira é fruto de todo um contexto
histórico. Transformações ocorridas pelas necessidades políticas econômicas e
sociais no momento que todo o ocorrido na educação teve razão de ser. Hoje a
complexidade da educação brasileira escolar publicas principalmente no ensino
fundamental e médio, é a violência e o bulling que é praticada pelos
responsáveis do alunos que estão preocupados com a segurança A falta de
professores no ensino publico por causa desse problema faz com que se contratem
professores mal preparados
Conceitue
“Escola Democrática” a partir da ideia de construção coletiva do Projeto
Político Pedagógico.
Escola democrática é a participação de todos no seu PPP,
o gestor, os professores, os funcionários, os alunos e da comunidade. É a construção coletiva do PPP numa escola democrática e se dá com a
participação de todos opinando, refletindo, avaliando, executando e
reconstruindo. Partindo da realidade da comunidade, valorizando sua identidade,
cada um de seus componentes, estando aberta às opiniões e experiências de vida.
Quais os
desafios a que é chamada a escola considerando as atuais condições do mundo do
trabalho globalizado?
A escola é responsável pela formação integral dos
educandos preparando-os para vida em sociedade e para o mercado de trabalho
(suas exigências). Hoje no mundo globalizado, é preciso que o aluno saiba se
comunicar claramente dominando as tecnologias e consiga conviver em sociedade,
respeitando as diferenças. Na escola tudo deve ser proporcionado, assim as
desigualdades diminuirão no mercado de trabalho.
Segundo os
estudos mais recentes responda. O que faz de um estabelecimento de ensino uma
escola de qualidade?
Faz-se por meio da participação de toda equipe escolar,
definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos os profissionais com
intuito de promover a aprendizagem continua dos alunos. Discutir e implementar
formas de avaliação, obter um diagnostico que responda as necessidades de
cada aluno para que avaliação seja para reforçar os pontos fracos e se
necessários corrigir seus rumos, que efetivamente consiga que os alunos
aprendam mesmo o que são desprivilegiados socialmente.
Profundas transformações no mundo do trabalho e nas
relações sociais vem causando impacto desestabilizando a humanidade .Novos
conteúdo de formação, formas de organização da gestão da educação passam
a ser exigidas da escola
Quais as
transformações necessárias para a atuação da escola na construção da cidadania
dos agentes que nela atuam?
É necessário que a escola esteja aberta a participação da
comunidade (todos os envolvidos) no processo escolar na execução dos seus
projetos, nos planejamentos, na elaboração respeitando as diferenças entre
todos e a pluralidade de ideias, para que cada um encontre o seu papel e o
exerça, passando a sentir/fazer parte do processo.
Segundo Kuenzer
(1999, p.175) um dos eixos a serem contemplados na formação dos professores do
Ensino Médio e Profissional é o eixo da Ética. Comente esta afirmativa.
Esse eixo é muito importante e relevante pois a ética
deve estar presente em todos os campos de nossa vida; principalmente no
ambiente escolar onde os indivíduos estão se preparando para sua vida futura. E
os professores educadores serão referencia para essa formação, devem estar
preparados e exercer o seu papel da melhor maneira. Os educadores tem que dar o
exemplo e sermos espelhos para os alunos.
Quais são os
principais desafios na atualidade para a administração escolar?
Podemos dizer desde já que vivemos uma época de paradoxos
e poucas são as certezas. Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão
,um enfoque de atuação um meio e não um fim. Deve-se nessa administração, se
aprofundar uma serie de contratos, o contrato entre educadores e entre eles os
estudantes. Construir e mostrar o regimento escolar, as normas legais e de
convivência. Despertar o compromisso dos professores com a aprendizagem. Também
desenvolver, liderança, valorização e motivação. Enfim as escolas atuais
necessitam de lideres capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problema
em grupo ,capazes de trabalhar juntos com os professores e colegas ,ajudando-os
a identificar suas necessidades de capacitação
Quais são as
ações que desencadeiam uma ampliação horizontal e vertical dos valores de
democracia dentro da escola?
Os gestores precisam trabalhar com os professores a
concepção das escolas que desejam implementar e de acordo com a concepção como
definirá o projeto pedagógico da escola e o trabalho pedagógico de todos os
profissionais. A instalação de um clima favorável ao trabalho é a aprendizagem,
a redução da dependência vertical, com a construção da autonomia e a ampliação
da integração horizontal, pela participação conjunto nas decisões e consequente
a assunção das responsabilidades. A busca da melhoria da qualidade do trabalho
escolar. Assim podemos dizer que a educação baseada em estrutura verticalizada,
é rigidamente hierarquizada não abriga espaços significativos para mudanças,
participação e criatividade
A liderança é um
atributo importante na atuação do gestor escolar. A partir desta afirmação
relacione cinco atitudes que demonstram a atuação de um líder
Tomada de decisões com condições objetivas. Possibilitar
um ambiente de solidariedade humana, respeito cooperação dividir a autoridade e
responsabilidade entre todos os setores da escola. Ter uma postura de acordo com as constantes mudanças
e avanços do mundo atual visando concretizar um ensino com mais criatividade
deixado prevalecer a qualidade do processo de ensino –aprendizagem. Ser
democrático com a comunidade escolar ,permitir o dialogo aberto, ajudar a
suprir as necessidades e procurar atingir seus objetivos propostos. Ser
competente para desenvolver sua habilidade e construir uma escola
participativa.
A partir dos
estudos feitos sobre gestão participativa elabore uma situação problema que
tenha como foco o papel da organização escolar no mundo globalizado,
considerando a formação da cidadania.
A escola deixou de ser apenas um local de aprendizagem
sistemática, ela passou a ser de grande importância para o desenvolvimento
social do indivíduos , a atuação da escola tem saído dos muros e chegado
as famílias ,hoje temos na escola um local para trabalharmos junto com a
família e comunidade à qual a escola está inserida ,problemas do cotidiano
como drogas ,violência sexual, entre outras coisas um grande
exemplo disso é a mobilização contra bulling onde as escolas se mobilizam para
acabar e denunciar este problema.
“A educação é um fenômeno próprio dos seres
humanos que inicia com um processo de transformação da natureza, criando um
mundo humano, o mundo da cultura” (SAVIANI, 1991). A partir desta afirmativa,
explique o que significa a produção do trabalho material e trabalho não material
produzido pelo homem.
A produção de trabalho material é tudo aquilo feito
e criado pelo homem que é palpável que podemos tocar com as mãos .Já o trabalho
“não material” é aquele produzido pelo conhecimento .ou seja, trata-se do
capital intelectual e este não pode ser medido ou tocado
Quais as medidas
que você, como gestor, tomaria para tornar uma escola democrática?
Levaria os alunos as buscarem conhecimento de uma forma
mais ativa ao invés de receberem passivamente dos professores. Resolveria os
problemas de forma reflexiva. Tomaria decisões firmes, porém com sabedoria Não
permitiria que os muros da escola fossem o limite ou seja faria ações para
integrar escola, aluno, família comunidade. Tentaria transformar a escola em
uma escola participativa
Cite 3 formas
efetivas de participação coletiva em uma gestão escolar.
obrigado por tudo...vcs são luzes q brilham
ResponderExcluirno meio das trevas.
OLÁ TBÉM RESOLVI COLABORAR, VCS ME AJUDARAM MUUUUUUUUUIIITO.
ResponderExcluirPROVA PROJETOS INTERDISCIPLINARES.
1. Refere-se às características do trabalho com projetos:
(x)aplicação de capacidades em situações reais e significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades desenvolvidas na instrução sistemática.
o desejo da criança de trabalhar para o professor e de obter recompensas, isto é, as crianças trabalham com vistas à avaliação externa feita pelo professor sobre o desempenho do aluno.
a motivação é gerada pela necessidade da criança de se apropriar dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
o professor seleciona atividades de aprendizagem e fornece materiais em um nível de instrução adequado.
2. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.
É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:
avaliação profissional.
avaliação de aprendizagem.
(x) avaliação institucional.
avaliação do desenvolvimento infantil.
3. O que é portfólio?
(x)É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.
É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.
É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.
É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.
4. Refere-se a um trabalho de campo, onde o aluno vai em busca do conhecimento para além dos muros da escola:
(x) visita de estudos.
exposições.
atividades de construções.
divulgação dos resultados da pesquisa.
Muito Obrigada por sua Colaboração
ResponderExcluirMais algumas questões:
ResponderExcluir1. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?
• Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.
• Concepção científica de criança e de infância. CORRETO
• Concepção romântica de criança e de infância.
• Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.
2. Abordagem metodológica de ensino que tinha como concepção a ideia de que um tema, assunto central, deveria corresponder aos interesses das crianças.
• Qual tema de interesse fazia convergir todas as atividades
desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento?
• Currículo por Atividades.
• Centro de Interesses. CERTO
• Arte-educação.
• Tema Gerador.
3. É objetivo da pedagogia de projetos
• captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
• avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
• desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem. CERTO
• experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.
4. Refere-se a um trabalho de campo, onde o aluno vai em busca do conhecimento para além dos muros da escola:
• divulgação dos resultados da pesquisa.
• exposições.
• visita de estudos.
• atividades de construções.
nem sei kkkkkkk
ExcluirVocê sabe me dizer quatro elementos da fundamentao na construção da gestao democrática na escola?
ResponderExcluir