O que engloba o conceito de avaliação?
Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do
aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
Para que
uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção
e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não
passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos
fatores
econômicos a respeito
da escola.
O sucesso
de uma escola é medido
Pelo desempenho de seus
alunos.
Em que se
constitui a gestão da educação?
Em princípios e atitudes que refletem uma
prática compromissada com a qualidade da educação.
Em que se
constitui a gestão da educação?
É a responsabilidade
pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
Quais são
os conteúdos do trabalho profissional da supervisão?
Política, planejamento,
gestão e avaliação.
Existem várias
modalidades de gestão.
Uma delas é a mais
aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos
Projetos Político Pedagógicos por ter em suas bases a tolerância, o respeito e
a solidariedade. Tal gestão chama-se gestão:
democrática.
O que vem a ser direção?
Função que assegura a manutenção de uma
estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.
Do que depende o sucesso do
gestor na educação
Do empenho dos profissionais da educação
na sua prática pedagógica.
A gestão da educação caracteriza-se por ser um
processo:
de tomada de
decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
Quais são os
elementos fundamentais na construção da gestão democrática da escola?
Participação dos profissionais e da
comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia
pedagógica e administrativa.
A formação dos profissionais da educação vem
ganhando espaço na atualidade.
Uma das ações propostas para a melhoria da
capacitação profissional de profissionais da educação foi:
a capacitação
de dirigentes.
O que engloba o conceito de avaliação?
I. Serve para
mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais -
menos).
II. É um processo de
análise ou julgamento da prática.
III. É um processo
de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as
afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas
II e III estão corretas.
Como se percebe a gestão da educação e o seu
desenvolvimento na escola?
Em todos os
âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
O projeto
político pedagógico, de acordo com a lei 9.394/96, se caracteriza por ser um
documento:
I. que delineia a identidade da escola, organiza e dá as diretrizes da
prática educacional, estabelecendo as políticas educacionais em ação.
II. que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o
instrumento mais importante da escola, que deve ser elaborado coletivamente,
transmitindo a realidade da prática educacional, visando à qualidade de ensino.
III. elaborado pelo gestor, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola, seguidas por todo o corpo escolar.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
III. elaborado pelo gestor, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola, seguidas por todo o corpo escolar.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas
II e III estão corretas.
O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade,
favorecendo o diálogo e a aproximação?
A realização de
eventos culturais e desportivos para todos.
Como os
gestores podem trabalhar a participação da equipe escolar na escola?
Trabalhando a
concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o
Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.
A nossa
sociedade tem passado por profundas transformações no que concerne ao mundo do
trabalho e das relações sociais,
afetando
diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a
administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que
objetivam:
*. reforçar a autonomia da escola, com uma visão ampliada sobre os
conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais
adaptadas à diversidade das situações existentes.
* (ou) alargar o conceito de escola, reforçando
sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma
instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das
situações existentes.
O
compromisso com a gestão democrática na escola é hoje muito importante.
O tipo de
educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma
educação simultaneamente:
disciplinada e amorosa.
Quando um
profissional se coloca a serviço da gestão escolar,
apresenta
mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como
um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que mobilizam
recursos:
humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na
educação.
O projeto
político pedagógico torna-se ainda mais importante a partir do momento em que:
deixa de ser
documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos
envolvidos na instituição escolar.
Qual é o
binômio inseparável para a excelência do trabalho da supervisão ou coordenação
pedagógica?
Planejamento e
avaliação.
Qual é o
princípio norteador de um projeto pedagógico?
A intencionalidade, isto é, algo que se
apresenta como desejado e necessário.
Para que
uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção
e cuidado na cultura organizacional.
Nenhuma
mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Para
tanto, é necessário estar atento aos fatores:
I. internos da escola.
II. econômicos que envolvem a escola.
III. endógenos e exógenos à escola.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
I. internos da escola.
II. econômicos que envolvem a escola.
III. endógenos e exógenos à escola.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
A afirmativa III está correta.
Qual é a questão essencial da escola hoje, no que
diz respeito à formação humana?
A qualidade da formação.
Leia abaixo:
A Gestão
Escolar democrática que se desenvolve e se realiza por meio da efetiva
participação precisa basear- se numa definição abrangente do conceito de
"nós". Para tanto, é necessário fortalecer alguns valores, que são:
aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer
indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o
mundo real e os problemas sociais reais com a escola.
O
que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o
diálogo e a aproximação?
Eventos culturais e
desportivos para todos.
O
que as transformações sofridas pelo mundo estão exigindo dos gestores?
Que repensem a função social, os limites e as
possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
Obrigada pela ajuda nos meus estudos!
ResponderExcluirPor nada!.
ResponderExcluirvaleu
ResponderExcluir:) abraços
ResponderExcluirA resposta da pergunta O QUE ESTÁ ENGLOBADO NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO? está errada. A resposta correta é: É UM PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO, AVALIANDO A INSTITUIÇÃO E O DESEMPENHO DOS SEUS AGENTES EDUCACIONAIS.
ResponderExcluirtambém achei isso
Excluirisso mesmo
ExcluirQUERIDA RAQUEL, ACHO ÓTIMO SUAS RESPOSTAS, ERRAR AS VEZES É NORMAL. NEM JESUS AGRADOU A TODOS. PARABÉNS PELA SUA DISPONIBILIDADE EM AJUDAR AOS OUTROS.
ResponderExcluirNem tudo que posto é meu as vezes são de outros colegas.
ExcluirPor isso vale o recado que sempre deixo se colar sem questionar vai se ferrar. risos
abraços e bons estudos.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
1. [QuestãoID 41129] Como se percebe a Gestão da Educação e o seu desenvolvimento na escola?
Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula. CORRETA
Na prática pedagógica do corpo docente.
No Projeto Político-Pedagógico.
No funcionamento dos setores administrativos.
2. [QuestãoID 41137] Segue abaixo
A modalidade de gestão mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político-Pedagógicos por ter em sua base a tolerância, o respeito e a solidariedade é a gestão
consultiva.
benevolente.
autocrática.
democrática. CORRETA
3. [QuestãoID 41130] A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade.
Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação de profissionais da educação foi
a revisão dos conteúdos e currículos.
o afastamento de profissionais não qualificados.
a reelaboração dos projetos pedagógicos.
a capacitação de dirigentes. CORRETA
4. [QuestãoID 41142] Leia abaixo
Quando um profissional coloca-se a serviço da Gestão Escolar, apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes dever ser líderes que mobilizam recursos
metodológicos, físicos e utópicos para reestruturação da educação no Brasil.
financeiros, teóricos e pragmáticos para o crescimento da escola na sociedade.
humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação. CORRETA
políticos, teóricos e metodológicos para reformular os caminhos da educação.
GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
ResponderExcluir1. [QuestãoID 4143] QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?
A intencionalidade, algo desejado e necessário.
A administração e gestão escolar.
Estabelecê-lo como manual a ser seguido.
Liberação de funcionamento da escola.
2. [QuestãoID 4152] QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?
Política, planejamento, gestão e avaliação.
Avaliação, política e docência.
Gestão, orientação a pais e docência.
Orientação aos pais e avaliação.
3. [QuestãoID 4137] A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:
de tomada de decisão sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
4. [QuestãoID 4151] O que está englobado no conceito de avaliação?
Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
É um processo de análise ou julgamento da prática, visando a criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
Obrigada por sua colaboração.
ResponderExcluirbons estudos!.
DEUS, te abençoe rica e abundantemente! Obrigada por nos ajudar!
ResponderExcluir;-)♡♡
ExcluirOlá Eliana Cruz obrigada pela colaboração.
Excluir1. O que está englobado no conceito de avaliação?
ResponderExcluir• I. Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre I. polaridades (mais ?
menos).
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
• Apenas as afirmativas I e II são corretas.
• Apenas as afirmativas I e III são corretas.
• Apenas a afirmativa I é correta.
• Apenas as afirmativas II e III são corretas.(correta)
2. Os programas governamentais, tipo Bolsa Família, que visam completar a renda das famílias mais pobres, têm como um de seus objetivos principais, evita
• os conflitos sociais.
• a repetência.
• a evasão escolar.(correta)
• as dificuldades sociais.
3. Quais são os elementos fundamentais para se construir a gestão democrática da escola?
• Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do Projeto Pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.(correta)
• Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia para os colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do Projeto Político Pedagógico.
• Participação do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do Projeto Político Pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
• Participação dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto a ser seguido pelos demais integrantes da escola.
4. Quando analisamos os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) realizados em 2001, vemos que os estudantes que têm menos
• Norte e Nordeste.(correta)
• Sudeste e Norte.
• Sul e Sudeste.
• Centro-Oeste e Nordeste.
5. ?O currículo para uma escola inclusiva não se refere apenas às adaptações feitas para acomodar os alunos com deficiências ou demais necessidades espec
• Essa afirmativa indica que um novo currículo para a escola inclusiva deve dar conta da seguinte
característica:
• flexibilidade.(correta)
• imobilidade.
• competitividade.
• espontaneidade.
Obrigada pela colaboração.
Excluir6. Entende-se como juvenilização da Educação de Jovens e Adultos
ResponderExcluir• o número cada vez maior de jovens nas classes de adultos.(correta)
• o ingresso de muitos jovens no Ensino Superior.
• a extensão do Ensino Fundamental para nove anos.
• os exames supletivos realizados para os jovens de 15 anos.
7. O trabalho individualizado dá margem à criatividade do aluno, se as atividades propostas o estimularem na busca de soluções novas e não, apenas, à rep
• Na observação das salas de aula, nem sempre constatamos essa situação, devido principalmente
• à busca incessante de procedimentos de aprendizagem para os alunos.
• ao excesso de tempo para o preparo e a execução desses procedimentos.
• à resistência entre os docentes, acomodados a uma rotina repetitiva.(correta)
• à impossibilidade de sua execução, devido ao número de crianças em sala.
8. SEGUE ABAIXO:
• A criação de instâncias como o Conselho de Escola, o Grêmio Estudantil, a Associação de Pais e Professores,
com o objetivo de facilitar a participação de toda a comunidade no Projeto Pedagógico da escola, é a
forma que tem sido utilizada por muitas escolas na implantação da
• atual legislação.
• proposta curricular.
• prática pedagógica.
• gestão democrática.(correta)
9. SEGUE ABAIXO:
• A escola precisa cultivar um espírito de crítica e de respeito pela dignidade humana, associando conceitos
que sejam capazes de apresentar questões pessoais e sociais, em torno do Projeto Político Pedagógico, ajudando
seus alunos a se tornarem cidadãos críticos e ativos. Esse pensamento expressa uma concepção de
escola. Assinale a opção que indica esse pressuposto.
• Concepção escola-novista.
• Concepção progressista.(correta)
• Concepção tradicional.
• Concepção tecnicista.
10. A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade. Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação desses profissionai
• a reelaboração dos Projetos Político Pedagógicos.
• a capacitação dos professores.(correta)
• a revisão dos conteúdos e currículos.
• o afastamento de profissionais não qualificados.
obrigada pela colaboração.
ExcluirGESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
ResponderExcluir1. [QuestãoID 4151] O que está englobado no conceito de avaliação?
É um processo de análise ou julgamento da prática, visando a criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais. ( correta)
Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
2. [QuestãoID 4145] O sucesso do gestor na educação depende
O empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica. ( correta)
Uma boa estrutura administrativa e física.
Apenas o seu saber teórico.
Saber lidar com o poder, impondo a sua vontade.
[QuestãoID 4142] A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.
Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação desses profissionais da educação foi:
a reelaboração dos projetos pedagógicos.
o afastamento de profissionais não qualificados.
a capacitação de dirigentes. ( correta)
a revisão dos conteúdos e currículos.
4. [QuestãoID 4155] Leia abaixo
Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores
endógenos e exógenos à escola. ( Correta)
externos em relação à escola.
econômicos a respeito da escola.
internos em relação à escola.
A RESPOSTA DA PRIMEIRA QUESTÃO
ResponderExcluirO que está englobado no conceito de avaliação?
a ) Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
b ) É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais. (((CORRETO)))
c ) Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo feito.
d ) É um processo de análise ou julgamento da prática, visando a criar um ranking dos melhores alunos
da classe e da escola.
Obrigada por sua colaboração.
Excluirbons estudos!.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirO inspetor escolar possui função articuladora, promovendo atividades coletivas de estudos, estimulando
oportunidades, fazendo pedagógico e administrativo se conjugarem, promovendo ações preventivas, corretivas
e de assessoramento, e ainda podem lhe ser delegadas outras funções. Assim, dentro do vasto campo
de ação da inspeção escolar,
a )
é próprio deste profissional ser responsável pelo acompanhamento das políticas públicas que necessitam
ser desenvolvidas com qualidade e construídas coletivamente no espaço escolar.(CORRETA)
b )
algumas ações são essenciais quando se toma o contexto maior da gestão da educação, porém não
lhe compete o cumprimento das leis e normas do sistema de ensino.
c )
sua função é exclusivamente a de fiscalizar o funcionamento das escolas e a maneira como elas organizam
os documentos oficiais
d ) a atitude de fazer cumprir as leis não lhe pertence, pois para esta função existem as delegacias regionais.
QUESTÃO 2
Os conselhos de educação
a )
agem de maneira independente, sem qualquer vínculo com o Ministério da Educação e também sem vínculo entre os diferentes conselhos.
b )
são órgãos estaduais que atuam por nomeação direta do ministro da Educação e têm como função aplicar em nível local os ditames oriundos da sede do ministério.
c )
emitem deliberações, resoluções e pareceres, sempre levando em conta as orientações do sistema nacional e as propostas do Ministério da Educação.(CORRETA)
d )
tão somente cumprem os ditames do Ministério da Educação, único órgão com poder de deliberar em temas ligados ao processo de ensino e aprendizagem.
QUESTÃO 3
A gestão, valorizada socialmente e entendida como facilitadora de um processo em constante mudança,
exige um novo gestor, sendo ele
a )
um educador que tenha a administração voltada exclusivamente ao aspecto pedagógico, desvinculada
de concepções administrativas
b )
um líder que tenha a capacidade de influenciar o corpo escolar, que recebe e pratica as normas nos
aspectos educacionais estabelecidas pelo gestor
c )
um educador articulador, promotor da participação ativa de todos, que privilegie o aperfeiçoamento
constante da escola nos aspectos educacional e empresarial.(CORRETA)
d )
centralizador, capaz de resolver todos os conflitos organizacionais e de comandar os trabalhadores
de maneira inflexível e disciplinada.
QUESTÃO 4
A estrutura organizacional de uma escola, seja de Educação Infantil, Fundamental, Médio e/ou Superior,
pública ou privada, é determinada
a ) por sua finalidade.(CORRETA)
b ) por aspectos políticos.
c ) pela gestão.
d ) pela sociedade.
QUESTÃO 5
Tratar da função do inspetor escolar é também tratar da função docente e da função social da escola. No
atual contexto, frente às múltiplas demandas que recebe, qual deve ser a função primordial da escola?
a )
Qualquer que seja essa função, seu desenvolvimento passa obrigatoriamente pelo salário dos docentes,
que trabalharão tomando-o por medida.
b ) Essa função está diretamente atrelada ao trabalho dos professores, que decidem qual ela deve ser.
c )
Em um mundo que exige cada vez mais da educação, essa função é possibilitar o ensino e a aprendizagem
efetiva e significativa dos alunos.(CORRETA)
d ) Atender aos anseios da comunidade que a cerca, buscando subsídios com o inspetor escolar.
QUESTÃO 6
ResponderExcluirAssinale a frase que melhor expressa a hierarquia reverencial.
a )
Quando há dificuldades em determinado setor, os primeiros a serem ouvidos e consultados são os profissionais desse setor.(CORRETA)
b )
Os profissionais da organização são cumpridores de tarefas determinadas pela cúpula organizacional.
c )
A cúpula organizacional pensa, os demais profissionais agem.
d )
Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
QUESTÃO 7
Com a nova concepção de gestão escolar, a organização escolar ganha um novo enfoque, o que significa
um processo de gestão
a ) participativa, objetivando a delegação de poder e uma gestão com análise de recursos humanos.
b )
democrática, com enfoque na fomentação do conhecimento no interior da escola e uma gestão com
recursos tecnopolíticos.
c )
participativa, objetivando a elaboração de projetos político-pedagógicos e uma gestão com recursos
sociais
d ) democrática, objetivando a construção da cidadania e uma gestão como recurso crítico.(CORRETA)
QUESTÃO 8
O projeto político-pedagógico
a )
não precisa ter uma identidade.
b ) deve contemplar os anseios da comunidade escolar.(CORRETA)
c )
somente deve ser socializado para os pais após as discussões internas envolvendo diretor, supervisor, orientador educacional e professores.
d )
deve privilegiar as orientações da direção da escola.
QUESTÃO 9
A verdadeira liderança provém
a )
da legalidade da função.
b ) da implementação da eleição de diretores.
c )
dos liderados.(CORRETA)
d )
da delegação de poderes das instâncias superiores.
QUESTÃO 10
Entende-se a necessidade de um gestor com formação pedagógica, com espírito educador, com formação
que possibilite garantir que o papel social da escola seja efetivado em seu compromisso fundamental de
promover e possibilitar a formação de um cidadão que participe e atue conscientemente na sociedade em
transformação, viabilizando e concretizando a proposta da escola de
a ) educação para cidadania.(CORRETA)
b ) educação tecnológica.
c ) educação empreendedora.
d ) qualidade total em educação.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirSegundo Bordignon, o perfil do gestor escolar deve conciliar duas dimensões essenciais da própria proposta educacional: a técnica e a política. Assinale a alternativa que condiz apenas com a qualificação técnica.
a )
Conhecimento dos fundamentos da Educação e da Pedagogia, processos de gestão de uma organização em nível micro e macro.
b )
Conhecimento dos fundamentos da Gestão Escolar, processos administrativos e de recursos humanos da instituição escolar exclusivamente.
c )
Conhecimento dos fundamentos da Pedagogia e da Gestão escolar, bem como dos processos administrativos escolares.
d )
Conhecimento dos fundamentos da Gestão Escolar, bem como dos processos administrativos de uma organização.
QUESTÃO 2
Para se pensar na construção de uma escola, deve-se ter em mente
a ) a estrutura física e financeira.
b ) o material pedagógico a ser adotado, em consonância com a proposta pedagógica.
c ) a estrutura empresarial, a educação do homem, a concepção de marketing.
d )
como concebemos o homem, que sociedade pretendemos ter, qual a nossa concepção de educação, que escola queremos.
QUESTÃO 3
A implantação e a manutenção da gestão democrática necessita, dentre outros, que se eleja o planejamento participativo como veículo para sua efetivação, pois planejamento participativo se constitui em
a ) uma concepção teórica que deve estar no Projeto Político-Pedagógico.
b )
uma maneira de planejar a ação de cada colaborador individualmente, para não haver conflitos de ideias e que todos possam ser ouvidos pela direção.
c ) abordagem política assumida somente pela direção, coordenação e supervisão.
d )
um processo político, de um propósito coletivo, com máxima participação dos envolvidos na instituição escolar.
QUESTÃO 4
ResponderExcluirO planejamento e a avaliação, imprescindíveis à construção de propostas, pois se integram aos processos político e gerencial da educação, dando-lhes o sentido da exequibilidade, são vistos como ação prática e constituem-se em caminhos, quais sejam:
a )
metodológicos, congregando duas bases do conhecimento: o ideal das concepções teóricas e o objetivo da realização concreta.
b ) pedagógicos, estruturando as concepções pedagógicas pertinentes à filosofia da educação vigente.
c ) técnicos, englobando as diretrizes e protocolos de ação pedagógica coerentes à proposta determinada.
d ) políticos, fortalecendo-se às bases das concepções políticas vigentes no momento.
QUESTÃO 5
O que é o Projeto Político Pedagógico?
a )
É semelhante ao regimento escolar, um documento que deve ser elaborado pela direção, arquitetando a prática educativa da escola.
b )
É um documento que espelha o desejo da equipe técnico-administrativa de alcançar determinada política educacional.
c ) É o plano educativo traçado pelo Ministério da Educação para as escolas, que devem segui-lo fielmente.
d )
É o plano global da instituição de ensino, sua identidade, construído por todos os profissionais. Não é definitivo mas define o tipo de ação educativa que se quer realizar, efetivando-se na vivência escolar.
QUESTÃO 6
O que determina a estrutura pedagógica?
a ) A análise dos conteúdos e o sistema de avaliação adotado.
b ) O espaço físico e a estrutura dos setores administrativo e pedagógico.
c ) Sua finalidade educacional, nas dimensões individual e social.
d ) O organograma adotado.
QUESTÃO 7
Com a nova concepção de gestão escolar, a organização escolar ganha um novo enfoque. Assinale a alternativa que condiz com tal alteração.
a )
Um processo de gestão democrática, objetivando a construção da cidadania e uma gestão como recurso crítico.
b )
Um processo de gestão participativa, objetivando a delegação de poder e uma gestão com análise de recursos humanos.
c )
Um processo de gestão democrática, com enfoque na fomentação do conhecimento no interior da escola e uma gestão com recursos técnico-políticos.
d )
Um processo de gestão participativa, objetivando a elaboração de projetos político-pedagógicos e uma gestão com recursos sociais.
QUESTÃO 8
Para organizarmos e estruturarmos uma escola necessitamos de uma sequência de ações, qual seja:
a )
análise de paradigmas; coerência com a proposta educacional; adoção de um modelo de gestão; gestão democrática e um projeto de construção de cidadania.
b ) estrutura física; estrutura financeira e corpo de funcionários.
c )
proposta educacional de acordo com perfil do gestor; políticas administrativas; estrutura física e estrutura financeira.
d )
análise da necessidade da sociedade de trabalhador; estrutura pedagógica direcionada; recursos físicos, financeiros e humanos.
QUESTÃO 9
As estruturas necessárias para a organização da escola são
a ) pedagógica, física e administrativa/financeira.
b ) gestão democrática e social.
c ) concepção de homem e sociedade.
d ) políticas de gestão adotada.
QUESTÃO 10
Complete a frase
Image: https://avaead.s3.amazonaws.com/imagens-questoes/172_20150902165543.bmp
a ) humanização.
b ) hominização.
c ) educação de valores.
d ) educação de qualidade.
Gabarito
1- A
2-D
3-D
4-A
5-D
6-C
7-A
8-A
9-A
10-B
A ação-reflexão propõe um repensar da Educação centrada na adoção do enfoque reflexivo na prática pedagógica, valorizando as reflexões que ocorrem em quais momentos da ação pedagógica e vivência escolar?
ResponderExcluirEscolha uma:
a. no momento das experiências vividas.
b. no planejamento de ações futuras.
c. na compreensão das ações passadas e futuras.
d. no antes, durante e depois das experiências vividas.
a
ExcluirA ação-reflexão propõe um repensar da Educação centrada na adoção do enfoque reflexivo na prática pedagógica, valorizando as reflexões que ocorrem em quais momentos da ação pedagógica e vivência escolar?
ResponderExcluirEscolha uma:
a. no momento das experiências vividas.
b. no planejamento de ações futuras.
c. na compreensão das ações passadas e futuras.
d. no antes, durante e depois das experiências vividas.
d. no antes, durante e depois das experiências vividas.
ExcluirA operacionalização das adaptações curriculares deve estar articulada aos dispositivos de funcionamento da instituiçaõ escolar. Considerando as idéias da afirmativa acima, pode se dizer que estão:A) totalmente incorretas,B) parcialmente corretas,c) totalmente corretas,d) totalmente descontextualizadas
ResponderExcluirB
ExcluirO sistema cognitivo humano se desenvolve na interação de quais fatores? A) orgânicos,socioculturais, afetivos,b) memória, linguagem e pensamento,c) características individuais e de personalidade.,D) ambiente de aprendizagem e o professor
ResponderExcluirConstituem passos para definir o recurso que atenda às necessidades do aluno: A) avaliar e aplicar,b) reproduzir e aplicar ,c) avaliar e planejar,d) criar e aplicar
ResponderExcluirA
ExcluirBoruchovitch (2001) identifica na definição das dificuldades de aprendizagem problemas em algumas áreas de desenvolvimento ,entre eles: A0) de comportamento ,sociais,culturais,B) de comunicação ,de comportamento ,emocionais,C) cognitivos ,sociais,emocionais.D) culturais,de comportamento,de cognitivos
ResponderExcluirQUESTÃO 1
ResponderExcluirA formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade. Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação de profissionais da educação foi
d ) a capacitação de dirigentes.
QUESTÃO 2
Qual é o princípio norteador de um projeto pedagógico?
a ) A intencionalidade, algo desejado e necessário.
QUESTÃO 3
Qual é a questão essencial da escola hoje, no que diz respeito à formação humana?
c ) A qualidade da formação.
QUESTÃO 4
O que vem a ser direção?
b ) Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.
QUESTÃO 5
O que as transformações sofridas pelo mundo estão exigindo dos gestores?
a ) Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
QUESTÃO 6
De acordo com a Lei 9.394/96, o projeto político-pedagógico se caracteriza por ser um documento
d ) que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o seu instrumento mais importante, devendo ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional e visando à qualidade de ensino.
QUESTÃO 7
O sucesso de uma escola é medido
d ) pelo desempenho de seus alunos.
QUESTÃO 8
O sucesso do gestor na educação depende
c ) do empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica.
QUESTÃO 9
Como se percebe a Gestão da Educação e o seu desenvolvimento na escola?
a ) Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.
QUESTÃO 10
O que está englobado no conceito de avaliação?
b ) É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.