segunda-feira, abril 09, 2012

Provas N2 - Gestão e Organização Escolar


O que engloba o conceito de avaliação?
Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.

Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores
econômicos a respeito da escola.

O sucesso de uma escola é medido
Pelo desempenho de seus alunos.

Em que se constitui a gestão da educação?
Em princípios e atitudes que refletem uma prática compromissada com a qualidade da educação.

Em que se constitui a gestão da educação?
É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.

Quais são os conteúdos do trabalho profissional da supervisão?
Política, planejamento, gestão e avaliação.

Existem várias modalidades de gestão.
Uma delas é a mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político Pedagógicos por ter em suas bases a tolerância, o respeito e a solidariedade. Tal gestão chama-se gestão:
democrática.

O que vem a ser direção?
Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.

Do que depende o sucesso do gestor na educação
Do empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica.

A gestão da educação caracteriza-se por ser um processo:
de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.

Quais são os elementos fundamentais na construção da gestão democrática da escola?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.

A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade.
Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação profissional de profissionais da educação foi:
a capacitação de dirigentes.

O que engloba o conceito de avaliação?
I. Serve para mensurar, quantificar, é um processo de diferenciação entre polaridades (mais - menos).
II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas II e III estão corretas.

Como se percebe a gestão da educação e o seu desenvolvimento na escola?
Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.

O projeto político pedagógico, de acordo com a lei 9.394/96, se caracteriza por ser um documento:
I. que delineia a identidade da escola, organiza e dá as diretrizes da prática educacional, estabelecendo as políticas educacionais em ação.
II. que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o instrumento mais importante da escola, que deve ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional, visando à qualidade de ensino.
III. elaborado pelo gestor, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola, seguidas por todo o corpo escolar.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas II e III estão corretas.

O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o diálogo e a aproximação?
A realização de eventos culturais e desportivos para todos.

Como os gestores podem trabalhar a participação da equipe escolar na escola?
Trabalhando a concepção da escola, em conjunto com os professores, para então definirem o Projeto Político Pedagógico e o trabalho pedagógico de todos os profissionais.

A nossa sociedade tem passado por profundas transformações no que concerne ao mundo do trabalho e das relações sociais,
afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam:
*. reforçar a autonomia da escola, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
* (ou) alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.

O compromisso com a gestão democrática na escola é hoje muito importante.
O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente:
disciplinada e amorosa.

Quando um profissional se coloca a serviço da gestão escolar,
apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes devem ser líderes que mobilizam recursos:
humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação.

O projeto político pedagógico torna-se ainda mais importante a partir do momento em que:
deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos na instituição escolar.

Qual é o binômio inseparável para a excelência do trabalho da supervisão ou coordenação pedagógica?
Planejamento e avaliação.

Qual é o princípio norteador de um projeto pedagógico?
A intencionalidade, isto é, algo que se apresenta como desejado e necessário.

Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional.
Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Para tanto, é necessário estar atento aos fatores:
I. internos da escola.
II. econômicos que envolvem a escola.
III. endógenos e exógenos à escola.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
A afirmativa III está correta.

Qual é a questão essencial da escola hoje, no que diz respeito à formação humana?
A qualidade da formação.

Leia abaixo:
A Gestão Escolar democrática que se desenvolve e se realiza por meio da efetiva participação precisa basear- se numa definição abrangente do conceito de "nós". Para tanto, é necessário fortalecer alguns valores, que são:
aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais com a escola.

O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o diálogo e a aproximação?
Eventos culturais e desportivos para todos.

O que as transformações sofridas pelo mundo estão exigindo dos gestores?
 Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.


37 comentários:

  1. Obrigada pela ajuda nos meus estudos!

    ResponderExcluir
  2. A resposta da pergunta O QUE ESTÁ ENGLOBADO NO CONCEITO DE AVALIAÇÃO? está errada. A resposta correta é: É UM PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO, AVALIANDO A INSTITUIÇÃO E O DESEMPENHO DOS SEUS AGENTES EDUCACIONAIS.

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA RAQUEL, ACHO ÓTIMO SUAS RESPOSTAS, ERRAR AS VEZES É NORMAL. NEM JESUS AGRADOU A TODOS. PARABÉNS PELA SUA DISPONIBILIDADE EM AJUDAR AOS OUTROS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tudo que posto é meu as vezes são de outros colegas.
      Por isso vale o recado que sempre deixo se colar sem questionar vai se ferrar. risos
      abraços e bons estudos.

      Excluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
    1. [QuestãoID 41129] Como se percebe a Gestão da Educação e o seu desenvolvimento na escola?

    Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula. CORRETA
    Na prática pedagógica do corpo docente.
    No Projeto Político-Pedagógico.
    No funcionamento dos setores administrativos.

    2. [QuestãoID 41137] Segue abaixo


    A modalidade de gestão mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político-Pedagógicos por ter em sua base a tolerância, o respeito e a solidariedade é a gestão


    consultiva.
    benevolente.
    autocrática.
    democrática. CORRETA

    3. [QuestãoID 41130] A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade.


    Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação de profissionais da educação foi


    a revisão dos conteúdos e currículos.
    o afastamento de profissionais não qualificados.
    a reelaboração dos projetos pedagógicos.
    a capacitação de dirigentes. CORRETA

    4. [QuestãoID 41142] Leia abaixo


    Quando um profissional coloca-se a serviço da Gestão Escolar, apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes dever ser líderes que mobilizam recursos


    metodológicos, físicos e utópicos para reestruturação da educação no Brasil.
    financeiros, teóricos e pragmáticos para o crescimento da escola na sociedade.
    humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação. CORRETA
    políticos, teóricos e metodológicos para reformular os caminhos da educação.

    ResponderExcluir
  5. GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. [QuestãoID 4143] QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO?

    A intencionalidade, algo desejado e necessário.
    A administração e gestão escolar.
    Estabelecê-lo como manual a ser seguido.
    Liberação de funcionamento da escola.
    2. [QuestãoID 4152] QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO TRABALHO PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO?

    Política, planejamento, gestão e avaliação.
    Avaliação, política e docência.
    Gestão, orientação a pais e docência.
    Orientação aos pais e avaliação.
    3. [QuestãoID 4137] A GESTÃO DA EDUCAÇÃO CARACTERIZA-SE POR SER UM PROCESSO:

    de tomada de decisão sobre recrutamento e seleção de professores que transmitirão o conhecimento.
    de intermediação entre os setores de funcionamento de uma instituição de ensino.
    que define o currículo escolar, que não pode ser alterado ao longo do ano letivo.
    de tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina.
    4. [QuestãoID 4151] O que está englobado no conceito de avaliação?

    Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).
    É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.
    É um processo de análise ou julgamento da prática, visando a criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
    Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por sua colaboração.
    bons estudos!.

    ResponderExcluir
  7. DEUS, te abençoe rica e abundantemente! Obrigada por nos ajudar!

    ResponderExcluir
  8. 1. O que está englobado no conceito de avaliação?


    • I. Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre I. polaridades (mais ?
    menos).
    II. É um processo de análise ou julgamento da prática.
    III. É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos agentes.

    De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas I e II são corretas.
    • Apenas as afirmativas I e III são corretas.
    • Apenas a afirmativa I é correta.
    • Apenas as afirmativas II e III são corretas.(correta)
    2. Os programas governamentais, tipo Bolsa Família, que visam completar a renda das famílias mais pobres, têm como um de seus objetivos principais, evita

    • os conflitos sociais.
    • a repetência.
    • a evasão escolar.(correta)
    • as dificuldades sociais.
    3. Quais são os elementos fundamentais para se construir a gestão democrática da escola?

    • Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do Projeto Pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.(correta)
    • Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia para os colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do Projeto Político Pedagógico.
    • Participação do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do Projeto Político Pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
    • Participação dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto a ser seguido pelos demais integrantes da escola.
    4. Quando analisamos os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) realizados em 2001, vemos que os estudantes que têm menos

    • Norte e Nordeste.(correta)
    • Sudeste e Norte.
    • Sul e Sudeste.
    • Centro-Oeste e Nordeste.
    5. ?O currículo para uma escola inclusiva não se refere apenas às adaptações feitas para acomodar os alunos com deficiências ou demais necessidades espec


    • Essa afirmativa indica que um novo currículo para a escola inclusiva deve dar conta da seguinte
    característica:

    • flexibilidade.(correta)
    • imobilidade.
    • competitividade.
    • espontaneidade.

    ResponderExcluir
  9. 6. Entende-se como juvenilização da Educação de Jovens e Adultos

    • o número cada vez maior de jovens nas classes de adultos.(correta)
    • o ingresso de muitos jovens no Ensino Superior.
    • a extensão do Ensino Fundamental para nove anos.
    • os exames supletivos realizados para os jovens de 15 anos.
    7. O trabalho individualizado dá margem à criatividade do aluno, se as atividades propostas o estimularem na busca de soluções novas e não, apenas, à rep


    • Na observação das salas de aula, nem sempre constatamos essa situação, devido principalmente

    • à busca incessante de procedimentos de aprendizagem para os alunos.
    • ao excesso de tempo para o preparo e a execução desses procedimentos.
    • à resistência entre os docentes, acomodados a uma rotina repetitiva.(correta)
    • à impossibilidade de sua execução, devido ao número de crianças em sala.
    8. SEGUE ABAIXO:


    • A criação de instâncias como o Conselho de Escola, o Grêmio Estudantil, a Associação de Pais e Professores,
    com o objetivo de facilitar a participação de toda a comunidade no Projeto Pedagógico da escola, é a
    forma que tem sido utilizada por muitas escolas na implantação da

    • atual legislação.
    • proposta curricular.
    • prática pedagógica.
    • gestão democrática.(correta)
    9. SEGUE ABAIXO:


    • A escola precisa cultivar um espírito de crítica e de respeito pela dignidade humana, associando conceitos
    que sejam capazes de apresentar questões pessoais e sociais, em torno do Projeto Político Pedagógico, ajudando
    seus alunos a se tornarem cidadãos críticos e ativos. Esse pensamento expressa uma concepção de
    escola. Assinale a opção que indica esse pressuposto.

    • Concepção escola-novista.
    • Concepção progressista.(correta)
    • Concepção tradicional.
    • Concepção tecnicista.
    10. A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade. Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação desses profissionai

    • a reelaboração dos Projetos Político Pedagógicos.
    • a capacitação dos professores.(correta)
    • a revisão dos conteúdos e currículos.
    • o afastamento de profissionais não qualificados.

    ResponderExcluir
  10. GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

    1. [QuestãoID 4151] O que está englobado no conceito de avaliação?

    É um processo de análise ou julgamento da prática, visando a criar um ranking dos melhores alunos da classe e da escola.
    É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais. ( correta)
    Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo bem feito.
    Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).

    2. [QuestãoID 4145] O sucesso do gestor na educação depende

    O empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica. ( correta)
    Uma boa estrutura administrativa e física.
    Apenas o seu saber teórico.
    Saber lidar com o poder, impondo a sua vontade.

    [QuestãoID 4142] A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VEM GANHANDO ESPAÇO NA ATUALIDADE.


    Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação desses profissionais da educação foi:

    a reelaboração dos projetos pedagógicos.
    o afastamento de profissionais não qualificados.
    a capacitação de dirigentes. ( correta)
    a revisão dos conteúdos e currículos.

    4. [QuestãoID 4155] Leia abaixo


    Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores

    endógenos e exógenos à escola. ( Correta)
    externos em relação à escola.
    econômicos a respeito da escola.
    internos em relação à escola.

    ResponderExcluir
  11. A RESPOSTA DA PRIMEIRA QUESTÃO
    O que está englobado no conceito de avaliação?

    a ) Serve para mensurar, quantificar. É um processo de diferenciação entre polaridades (mais/menos).

    b ) É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais. (((CORRETO)))

    c ) Trata-se de um modo de quantificar o desempenho do aluno apenas para verificar se o trabalho do professor está sendo feito.

    d ) É um processo de análise ou julgamento da prática, visando a criar um ranking dos melhores alunos
    da classe e da escola.

    ResponderExcluir
  12. QUESTÃO 1
    O inspetor escolar possui função articuladora, promovendo atividades coletivas de estudos, estimulando
    oportunidades, fazendo pedagógico e administrativo se conjugarem, promovendo ações preventivas, corretivas
    e de assessoramento, e ainda podem lhe ser delegadas outras funções. Assim, dentro do vasto campo
    de ação da inspeção escolar,

    a )
    é próprio deste profissional ser responsável pelo acompanhamento das políticas públicas que necessitam
    ser desenvolvidas com qualidade e construídas coletivamente no espaço escolar.(CORRETA)

    b )
    algumas ações são essenciais quando se toma o contexto maior da gestão da educação, porém não
    lhe compete o cumprimento das leis e normas do sistema de ensino.

    c )
    sua função é exclusivamente a de fiscalizar o funcionamento das escolas e a maneira como elas organizam
    os documentos oficiais

    d ) a atitude de fazer cumprir as leis não lhe pertence, pois para esta função existem as delegacias regionais.
    QUESTÃO 2
    Os conselhos de educação
    a )
    agem de maneira independente, sem qualquer vínculo com o Ministério da Educação e também sem vínculo entre os diferentes conselhos.

    b )
    são órgãos estaduais que atuam por nomeação direta do ministro da Educação e têm como função aplicar em nível local os ditames oriundos da sede do ministério.

    c )
    emitem deliberações, resoluções e pareceres, sempre levando em conta as orientações do sistema nacional e as propostas do Ministério da Educação.(CORRETA)

    d )
    tão somente cumprem os ditames do Ministério da Educação, único órgão com poder de deliberar em temas ligados ao processo de ensino e aprendizagem.

    QUESTÃO 3
    A gestão, valorizada socialmente e entendida como facilitadora de um processo em constante mudança,
    exige um novo gestor, sendo ele

    a )
    um educador que tenha a administração voltada exclusivamente ao aspecto pedagógico, desvinculada
    de concepções administrativas

    b )
    um líder que tenha a capacidade de influenciar o corpo escolar, que recebe e pratica as normas nos
    aspectos educacionais estabelecidas pelo gestor

    c )
    um educador articulador, promotor da participação ativa de todos, que privilegie o aperfeiçoamento
    constante da escola nos aspectos educacional e empresarial.(CORRETA)

    d )
    centralizador, capaz de resolver todos os conflitos organizacionais e de comandar os trabalhadores
    de maneira inflexível e disciplinada.

    QUESTÃO 4
    A estrutura organizacional de uma escola, seja de Educação Infantil, Fundamental, Médio e/ou Superior,
    pública ou privada, é determinada

    a ) por sua finalidade.(CORRETA)

    b ) por aspectos políticos.
    c ) pela gestão.
    d ) pela sociedade.
    QUESTÃO 5
    Tratar da função do inspetor escolar é também tratar da função docente e da função social da escola. No
    atual contexto, frente às múltiplas demandas que recebe, qual deve ser a função primordial da escola?

    a )
    Qualquer que seja essa função, seu desenvolvimento passa obrigatoriamente pelo salário dos docentes,
    que trabalharão tomando-o por medida.

    b ) Essa função está diretamente atrelada ao trabalho dos professores, que decidem qual ela deve ser.
    c )
    Em um mundo que exige cada vez mais da educação, essa função é possibilitar o ensino e a aprendizagem
    efetiva e significativa dos alunos.(CORRETA)

    d ) Atender aos anseios da comunidade que a cerca, buscando subsídios com o inspetor escolar.

    ResponderExcluir
  13. QUESTÃO 6
    Assinale a frase que melhor expressa a hierarquia reverencial.


    a )
    Quando há dificuldades em determinado setor, os primeiros a serem ouvidos e consultados são os profissionais desse setor.(CORRETA)

    b )
    Os profissionais da organização são cumpridores de tarefas determinadas pela cúpula organizacional.


    c )
    A cúpula organizacional pensa, os demais profissionais agem.


    d )
    Manda quem pode, obedece quem tem juízo.


    QUESTÃO 7
    Com a nova concepção de gestão escolar, a organização escolar ganha um novo enfoque, o que significa
    um processo de gestão

    a ) participativa, objetivando a delegação de poder e uma gestão com análise de recursos humanos.
    b )
    democrática, com enfoque na fomentação do conhecimento no interior da escola e uma gestão com
    recursos tecnopolíticos.

    c )
    participativa, objetivando a elaboração de projetos político-pedagógicos e uma gestão com recursos
    sociais

    d ) democrática, objetivando a construção da cidadania e uma gestão como recurso crítico.(CORRETA)
    QUESTÃO 8
    O projeto político-pedagógico


    a )
    não precisa ter uma identidade.


    b ) deve contemplar os anseios da comunidade escolar.(CORRETA)
    c )
    somente deve ser socializado para os pais após as discussões internas envolvendo diretor, supervisor, orientador educacional e professores.


    d )
    deve privilegiar as orientações da direção da escola.


    QUESTÃO 9
    A verdadeira liderança provém


    a )
    da legalidade da função.


    b ) da implementação da eleição de diretores.
    c )
    dos liderados.(CORRETA)


    d )
    da delegação de poderes das instâncias superiores.


    QUESTÃO 10
    Entende-se a necessidade de um gestor com formação pedagógica, com espírito educador, com formação
    que possibilite garantir que o papel social da escola seja efetivado em seu compromisso fundamental de
    promover e possibilitar a formação de um cidadão que participe e atue conscientemente na sociedade em
    transformação, viabilizando e concretizando a proposta da escola de

    a ) educação para cidadania.(CORRETA)
    b ) educação tecnológica.
    c ) educação empreendedora.
    d ) qualidade total em educação.

    ResponderExcluir
  14. QUESTÃO 1
    Segundo Bordignon, o perfil do gestor escolar deve conciliar duas dimensões essenciais da própria proposta educacional: a técnica e a política. Assinale a alternativa que condiz apenas com a qualificação técnica.

    a )
    Conhecimento dos fundamentos da Educação e da Pedagogia, processos de gestão de uma organização em nível micro e macro.

    b )
    Conhecimento dos fundamentos da Gestão Escolar, processos administrativos e de recursos humanos da instituição escolar exclusivamente.

    c )
    Conhecimento dos fundamentos da Pedagogia e da Gestão escolar, bem como dos processos administrativos escolares.

    d )
    Conhecimento dos fundamentos da Gestão Escolar, bem como dos processos administrativos de uma organização.

    QUESTÃO 2
    Para se pensar na construção de uma escola, deve-se ter em mente
    a ) a estrutura física e financeira.
    b ) o material pedagógico a ser adotado, em consonância com a proposta pedagógica.
    c ) a estrutura empresarial, a educação do homem, a concepção de marketing.
    d )
    como concebemos o homem, que sociedade pretendemos ter, qual a nossa concepção de educação, que escola queremos.

    QUESTÃO 3
    A implantação e a manutenção da gestão democrática necessita, dentre outros, que se eleja o planejamento participativo como veículo para sua efetivação, pois planejamento participativo se constitui em

    a ) uma concepção teórica que deve estar no Projeto Político-Pedagógico.
    b )
    uma maneira de planejar a ação de cada colaborador individualmente, para não haver conflitos de ideias e que todos possam ser ouvidos pela direção.

    c ) abordagem política assumida somente pela direção, coordenação e supervisão.
    d )
    um processo político, de um propósito coletivo, com máxima participação dos envolvidos na instituição escolar.

    ResponderExcluir
  15. QUESTÃO 4
    O planejamento e a avaliação, imprescindíveis à construção de propostas, pois se integram aos processos político e gerencial da educação, dando-lhes o sentido da exequibilidade, são vistos como ação prática e constituem-se em caminhos, quais sejam:

    a )
    metodológicos, congregando duas bases do conhecimento: o ideal das concepções teóricas e o objetivo da realização concreta.

    b ) pedagógicos, estruturando as concepções pedagógicas pertinentes à filosofia da educação vigente.
    c ) técnicos, englobando as diretrizes e protocolos de ação pedagógica coerentes à proposta determinada.
    d ) políticos, fortalecendo-se às bases das concepções políticas vigentes no momento.
    QUESTÃO 5
    O que é o Projeto Político Pedagógico?
    a )
    É semelhante ao regimento escolar, um documento que deve ser elaborado pela direção, arquitetando a prática educativa da escola.

    b )
    É um documento que espelha o desejo da equipe técnico-administrativa de alcançar determinada política educacional.

    c ) É o plano educativo traçado pelo Ministério da Educação para as escolas, que devem segui-lo fielmente.
    d )
    É o plano global da instituição de ensino, sua identidade, construído por todos os profissionais. Não é definitivo mas define o tipo de ação educativa que se quer realizar, efetivando-se na vivência escolar.

    QUESTÃO 6
    O que determina a estrutura pedagógica?
    a ) A análise dos conteúdos e o sistema de avaliação adotado.
    b ) O espaço físico e a estrutura dos setores administrativo e pedagógico.
    c ) Sua finalidade educacional, nas dimensões individual e social.
    d ) O organograma adotado.
    QUESTÃO 7
    Com a nova concepção de gestão escolar, a organização escolar ganha um novo enfoque. Assinale a alternativa que condiz com tal alteração.

    a )
    Um processo de gestão democrática, objetivando a construção da cidadania e uma gestão como recurso crítico.

    b )
    Um processo de gestão participativa, objetivando a delegação de poder e uma gestão com análise de recursos humanos.

    c )
    Um processo de gestão democrática, com enfoque na fomentação do conhecimento no interior da escola e uma gestão com recursos técnico-políticos.

    d )
    Um processo de gestão participativa, objetivando a elaboração de projetos político-pedagógicos e uma gestão com recursos sociais.

    QUESTÃO 8
    Para organizarmos e estruturarmos uma escola necessitamos de uma sequência de ações, qual seja:
    a )
    análise de paradigmas; coerência com a proposta educacional; adoção de um modelo de gestão; gestão democrática e um projeto de construção de cidadania.

    b ) estrutura física; estrutura financeira e corpo de funcionários.
    c )
    proposta educacional de acordo com perfil do gestor; políticas administrativas; estrutura física e estrutura financeira.

    d )
    análise da necessidade da sociedade de trabalhador; estrutura pedagógica direcionada; recursos físicos, financeiros e humanos.

    QUESTÃO 9
    As estruturas necessárias para a organização da escola são
    a ) pedagógica, física e administrativa/financeira.
    b ) gestão democrática e social.
    c ) concepção de homem e sociedade.
    d ) políticas de gestão adotada.
    QUESTÃO 10
    Complete a frase
    Image: https://avaead.s3.amazonaws.com/imagens-questoes/172_20150902165543.bmp

    a ) humanização.
    b ) hominização.
    c ) educação de valores.
    d ) educação de qualidade.

    Gabarito
    1- A
    2-D
    3-D
    4-A
    5-D
    6-C
    7-A
    8-A
    9-A
    10-B

    ResponderExcluir
  16. A ação-reflexão propõe um repensar da Educação centrada na adoção do enfoque reflexivo na prática pedagógica, valorizando as reflexões que ocorrem em quais momentos da ação pedagógica e vivência escolar?

    Escolha uma:

    a. no momento das experiências vividas.

    b. no planejamento de ações futuras.

    c. na compreensão das ações passadas e futuras.

    d. no antes, durante e depois das experiências vividas.

    ResponderExcluir
  17. A ação-reflexão propõe um repensar da Educação centrada na adoção do enfoque reflexivo na prática pedagógica, valorizando as reflexões que ocorrem em quais momentos da ação pedagógica e vivência escolar?

    Escolha uma:

    a. no momento das experiências vividas.

    b. no planejamento de ações futuras.

    c. na compreensão das ações passadas e futuras.

    d. no antes, durante e depois das experiências vividas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. d. no antes, durante e depois das experiências vividas.

      Excluir
  18. A operacionalização das adaptações curriculares deve estar articulada aos dispositivos de funcionamento da instituiçaõ escolar. Considerando as idéias da afirmativa acima, pode se dizer que estão:A) totalmente incorretas,B) parcialmente corretas,c) totalmente corretas,d) totalmente descontextualizadas

    ResponderExcluir
  19. O sistema cognitivo humano se desenvolve na interação de quais fatores? A) orgânicos,socioculturais, afetivos,b) memória, linguagem e pensamento,c) características individuais e de personalidade.,D) ambiente de aprendizagem e o professor

    ResponderExcluir
  20. Constituem passos para definir o recurso que atenda às necessidades do aluno: A) avaliar e aplicar,b) reproduzir e aplicar ,c) avaliar e planejar,d) criar e aplicar

    ResponderExcluir
  21. Boruchovitch (2001) identifica na definição das dificuldades de aprendizagem problemas em algumas áreas de desenvolvimento ,entre eles: A0) de comportamento ,sociais,culturais,B) de comunicação ,de comportamento ,emocionais,C) cognitivos ,sociais,emocionais.D) culturais,de comportamento,de cognitivos

    ResponderExcluir
  22. QUESTÃO 1
    A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade. Uma das ações propostas para a melhoria da capacitação de profissionais da educação foi

    d ) a capacitação de dirigentes.

    QUESTÃO 2
    Qual é o princípio norteador de um projeto pedagógico?

    a ) A intencionalidade, algo desejado e necessário.

    QUESTÃO 3
    Qual é a questão essencial da escola hoje, no que diz respeito à formação humana?
    c ) A qualidade da formação.

    QUESTÃO 4
    O que vem a ser direção?

    b ) Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.

    QUESTÃO 5
    O que as transformações sofridas pelo mundo estão exigindo dos gestores?

    a ) Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.

    QUESTÃO 6
    De acordo com a Lei 9.394/96, o projeto político-pedagógico se caracteriza por ser um documento


    d ) que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o seu instrumento mais importante, devendo ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional e visando à qualidade de ensino.

    QUESTÃO 7
    O sucesso de uma escola é medido

    d ) pelo desempenho de seus alunos.

    QUESTÃO 8
    O sucesso do gestor na educação depende

    c ) do empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica.

    QUESTÃO 9
    Como se percebe a Gestão da Educação e o seu desenvolvimento na escola?

    a ) Em todos os âmbitos da escola, especialmente na sala de aula.

    QUESTÃO 10
    O que está englobado no conceito de avaliação?

    b ) É um processo de acompanhamento, avaliando a instituição e o desempenho dos seus agentes educacionais.



    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...