segunda-feira, agosto 27, 2012

Moodle - Colaboração grupo de estudos GMAIL

Boa Noite Pessoal

Segue o trabalho coletivo da aula 3 - Conceitos fundamentais: sujeito e fato histórico
E um texto coletivo ( WIKIs )


Pesquise em um livro de sua preferência, pode ser um livro didático, e explique como o autor descreve os motivos pelas quais ocorreu a Independência do Brasil. Elabore um ou dois parágrafos sobre os motivos que desencadearam a Independência do Brasil, mencione o autor estudado, o nome do livro, o ano de publicação, e a visão do autor sobre a Independência, esses parágrafos devem fazer parte da produção de um texto coletivo intitulado “Interpretações da Independência do Brasil”.

 
COLABORAÇÕES PARA O TEXTO
 Segundo o livro de História da autora Maria Raquel Apolinário, foram vários os motivos que desencadearam a Independência do Brasil. Entre eles a recolonização do país, a abertura dos portos para o comércio internacional,e a crise econômica e política que se expalhou por vários Estados Brasileiros. 
Todas essas batalhas foram pela conquista da Independência do Brasil que só foi alcançada anos dpois no reinado de D. Pedro I.
Em relação a recolonização do país, o povo brasileiro resolveu lutar contra as normas abusivas do governo português. Não aceitavam a cobrança de altos impostos e não acolhiam a ideia de que nossas riquezas fossem levadas daqui para serem comercializadas em outros países.
D. Pedro não concordava com parte das determinações de seu pai e deixava de atender aos interesses da corte portuguesa para lutar pelo Brasil. 
Foi necessário que D. Pedro decretasse que nenhuma lei de Portugal teria validade no Brasil, sem a sua aprovação, para garantir que seu pai não tomasse decisões sobre o país.
Quando a notícia chegou à coroa portuguesa, o rei mandou que suas tropas buscassem e levassem seu filho à força. Mais uma vez o povo brasileiro não aceitou, enfrentando as tropas portuguesas que voltaram para Portugal.
Em Portugal porém continuaram a prevalecer as velhas bases do sitema mercantilista. A Inglaterra,primeiro país a desenvolver a Revolucão Industrial, dominou pouco a pouco economia Portuguesa que mal chegou a nascer, o que obrigou a Portugal importar praticamente todos os produtos manufaturados de que precisava. Por essa razão, principalmente, aconteceram vários movimentos de Independência do Brasil: a Inconfidência Mineira(1789), Inconfidência Carioca (1794), Inconfidência Baiana(1798) e a Revolução Pernambucana(1817).
Visão do autor era para os alunos desevolverem uma visão crítica e um conhecimento sólido a respeito das sucessivas fases da História do país desde o periódo Colonial até o presente.
Autor: Olavo Leonel Ferreira
Livro: HISTÓRIA DO BRASIL (1995)
A Independência do Brasil não foi um ato isolado de D. Pedro, e sim um acontecimento que intrega o processo de crise do antigo Sistema Colonial, assim iniciando as revoltas de emancipação no final do Século XVIII, destacando-se a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, foram os primeiros movimentos sociais da história do Brasil  a questionar o pacto colonial e assumir um caráter republicano, era apenas o  início do processo de independência política do Brasil.
A aristocracia rural brasileira encaminhou a independência do Brasil com o cuidado de não afetar seus privilégios, representados pelo latifúndio. Dessa forma, a independência foi imposta verticalmente, com a preocupação em manter a unidade nacional e conciliar as divergências existentes dentro da própria elite rural, afastando os setores mais baixos representados por escravos e trabalhadores pobres em geral.
D. Pedro é sondado para ficar no Brasil, pois sua partida poderia representar o esfacelamento do país. Era preciso ganhar o apoio de D. Pedro, em torno do qual se concretizavam os interesses da aristocracia rural brasileira, cedendo às pressões, D. Pedro decidiu-se: ¨Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico¨. Ato histórico conhecido como o ¨Dia do Fico¨.
 site de pesquisa: www.historianet.com.br

Muitos acontecimentos se sucederam até o Brasil tornar-se independente. Muitos
morreram em nome da libertação da condição de colônia de Portugal. Acompanhem os
acontecimentos...

O processo de independência do Brasil foi o resultado
de três fatores principais:
• A independência dos Estados Unidos (mostrou que
as colônias podiam se tornar países autônomos);
• Os ideais do iluminismo e
da Revolução Francesa (que pregavam a liberdade e combatiam a opressão
monárquica);
• Os conflitos entre os interesses das elites agrárias e
mercantis do Brasil e o pacto colonial português (a razão mais importante).

Indenpendência do Brasil
Causas;vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a automonia política;
Degaste do Sistema de controle econõmico,com restrições e altos imppostos,exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil;
Dia do Fico
D Pedro não acarou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal em 9 de Janeiro de 1822 D.Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.


 Independência do Brasil é como é chamada a separação política entre a colônia do Brasil e a metrópole portuguesa, declarada oficialmente no dia 7 de setembro de 1822. O processo de independência começa com o agravamento da crise do sistema colonial e se estende até a adoção da primeira Constituição brasileira, em 1824.
     As revoltas do final do século XVIII e começo do XIX, como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolta Pernambucana de 1817, mostram o enfraquecimento do sistema colonial. A independência dos EUA e a Revolução Francesa reforçam os argumentos dos defensores das idéias liberais e republicanas. Cresce a condenação internacional ao absolutismo monárquico e ao colonialismo. Aumentam as pressões externas e internas contra o monopólio comercial português e o excesso de impostos numa época de livre comércio.
Visão do autor
 Explicar as intenções políticas de movimentos de contestação da administração colonial e imperial do Brasil, Compreender a declaração de independência do Brasil, em 1822, como parte de um processo histórico maior. 

Fonte:
 Almanaque Abril

 Texto coletivo aula 3:
"INTERPRETAÇÕES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL"
  Independência do Brasil é como foi chamada a separação política entre a colônia do Brasil e a metrópole portuguesa, declarada oficialmente no dia 7 de setembro de 1822, o  processo de independência começou com o agravamento da crise do sistema colonial e se estendeu até a adoção da primeira Constituição brasileira, em 1824. A Independência do Brasil não foi um ato isolado de D. Pedro, e sim um acontecimento que integrou o processo de crise do antigo Sistema Colonial, assim iniciando as revoltas de emancipação no final do Século XVIII, com três fatores principais:
• A independência dos Estados Unidos (mostrou que as colônias podiam se tornar países autônomos);
• Os ideais do iluminismo e da Revolução Francesa (que pregavam a liberdade e combatiam a opressão monárquica);
• Os conflitos entre os interesses das elites agrárias e mercantis do Brasil e o pacto colonial português (a razão mais importante).
D. Pedro não concordava com parte das determinações de seu pai e deixava de atender aos  interesses da corte portuguesa para lutar pelo Brasil, foi necessário que D. Pedro decretasse que nenhuma lei de Portugal teria validade no Brasil, sem a sua aprovação, para garantir que seu pai não tomasse decisões sobre o país, quando a notícia chegou à coroa portuguesa, o rei mandou que suas tropas buscassem e levassem seu filho à força. Mais uma vez o povo brasileiro não aceitou, enfrentando as tropas portuguesas que voltaram para Portugal.
Dia do Fico
D. Pedro, não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal, em 9 de Janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil, ¨Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico¨.
Bibliografias e sites consultados:
História - Maria Raquel Apolinário
HISTÓRIA DO BRASIL (1995)- Olavo Leonel Ferreira
 Almanaque Abril

Ana Paula Serafim
Moderadora - Moodle
Polo Tatuape

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...