quarta-feira, agosto 22, 2012

Prova N3 - Pós Graducação em Psicopedagogia


PED - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
N3 - METODOLOGIA DA PESQUISA


Observações:Hoje dia 14/03/2013 recebi as seguintes respostas: 1-b, 2-a, 3-d, 4-d, 5-b, 6-c, 7-c, 8-b, 9-b, 10-b, 11-d, 12-a, 13-c, 14-b, 15-c, 16-b.Não sei dizer com toda certeza que estão corretas, por isso cabe a cada um estudar.Beijos e Bons estudos!



1)    A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta:


A) uma proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.
B) as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
C) os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais
teóricos
D) a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
2) Leia abaixo:
Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens". Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?

A) Citação direta.
B) Apud.
C) Citação indireta.
D) Referência.

3) Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?

A) Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.
B) Modalidade restrita a pesquisa no ambiente escolar.
C) Transformação dos sujeitos sociais.
D) Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.

4) As fases sequenciais do processo de pesquisa são:
A) organização da leitura, registro dos dados, interpretação dos dados, análise dos resultados e conclusão.
B) análise dos dados, organização dos dados, interpretação dos resultados e redação dos resultados.
C) bibliografia, coleta dos dados, interpretação dos dados, redação final e publicação.
D) revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação
final.

5) Na pesquisa em educação, as modalidades da pesquisa qualitativa são:

A) de campo, oficial e experimental.
B) numérica, bibliográfica e de campo.
C) censitária, estatística e intuitiva.
D) experimental, factual e estatística.
6) Em um trabalho científico, os dados coletados são organizados e apresentados em forma de:

A) referências e citações.
B) sumário e corpo do trabalho.
C) texto, tabelas ou gráficos.
D) fichas de leitura.

7) A pesquisa qualitativa em educação deve considerar os aspectos:

A) de rigor dos procedimentos quantitativos.
B) de neutralidade científica e rigor metodológico.
C) epistemológicos e metodológicos.
D) de objetividade e neutralidade.

8) Leia abaixo:
Resumo: As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCI) têm produzido alterações na vida humana, criando novos mercados e novas maneiras de interação dos indivíduos com o mundo. É preciso que nos perguntemos quais possibilidades e limitações essas novas tecnologias oferecem à prática educativa, já que a opção de não contemplá-las não nos pertence mais. Portanto, a presente investigação direciona-se pelas seguintes questões: Quais são as possibilidades educativas na/da internet? Que saberes são mobilizados pelos professores no uso da internet como recurso educativo? Por entender a importância do coletivo na mobilização dos saberes docentes, optamos pela realização de pesquisa qualitativa com enfoque colaborativo. A investigação foi realizada com a colaboração de professores, reunidos em momentos de discussão e aplicação de atividades voltadas para o uso da internet na prática educativa, no período de setembro de 2001 a dezembro de 2002. No resumo apresentado, qual o tema da pesquisa realizada?

A) Internet.
B) Novas tecnologias no ensino.
C) Práticas educativas.
D) Possibilidades e limitações da prática educativa.

9) A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a:

A) explicativa.
B) qualitativa.
C) indutiva.
D) quantitativa.
10) Pesquisa é:

A) um mecanismo de transformação do mundo.
B) um procedimento recional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade.
C) a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.
D) a fundamentação teórica do conhecimento científico.

11) A ordem das seções de um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa científica é:

A) interpretação dos dados, apresentação dos dados, revisão bibliográfica e conclusão.
B) introdução, interpretação e discussão dos dados, revisão bibliográfica, apresentação dos dados e conclusão.
C) introdução, apresentação dos dados, conclusão, interpretação e discussão dos dados.
D) introdução, revisão bibliográfica, apresentação dos dados, interpretação e discussão dos dados e conclusão.

12) As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são:

A) relevância social e científica.
B) relevância científica e demonstração de verdades.
C) rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.
D) rigor científico e descrição da realidade.

13) No que consiste a citação direta em um trabalho científico?

A) Na apresentação interpretada do texto lido.
B) Na apresentação de informações completas do texto.
C) Na transcrição literal do texto lido.
D) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
14) Leia abaixo:
"Estudo dos condicionantes históricos da vida das crianças na família, na escola e no trabalho no início do processo de industrialização no Brasil": esse enunciado, em num projeto de pesquisa, refere-se:

A) ao problema.
B) ao tema.
C) à metodologia.
D) à justificativa.

15) Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:

A) monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
B) monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.
C) trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.
D) trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.

16) Na introdução de uma monografia, encontramos:

A) revisão bibliográfica do assunto, apresentação dos resultados, formulação das hipóteses.
B) revisão bibliográfica do assunto e do tema, objetivos e hipóteses.
C) revisão bibliográfica do tema, formulação do problema, apresentação dos resultados.
D) contexto histórico do problema, interpretação dos resultados, apresentação dos objetivos.

26 comentários :

  1. Respostas
    1. Questão 8 letra B - novas tecnologias dde ensino

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    2. 16 letra b: objetivos revisão bibliografica ...

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    3. 14B corresponde ao tema

      Excluir
    4. 13 letra s transcrição literal do texto

      Excluir
  2. Olá Geovane a prova foi postada como eu recebi.
    Caso consiga e queira disponibilizar as respostas eu agradeço.

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  3. ´Júlio as respotas não foram enviadas, lamento!

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  4. Ñ sei q serventia tem a postagem dessa prova sem resposta...

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  5. HÁ A SERVENTIA DE VOCÊ USAR PARA ESTUDAR E RESPONDER, SÓ ESSA!

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  6. Preciso das respostas, se puder postar agradeço

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  7. Não tenho as respostas, recebi desta maneira a prova.

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  8. exelente essa ideia do seu blog. mesmo as provas sem questões respondidas ajudam e muito na hora do estudo. amo estudar respondendo-as... parabens pelo blog.

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  9. respostas: 1-b, 2-a, 3-d, 4-d, 5-b, 6-c, 7-c, 8-b, 9-b, 10-b, 11-d, 12-a, 13-c, 14-b, 15-c, 16-b.
    ta ai, espero ter ajudado....abraços.

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  10. Obrigada Mayara por sua colaboração!
    este é o espirito deste blog.
    Abraços e bons estudos.

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  11. obrigadooooooooooooooooooo

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  12. O gabarito é necessário até para podermos conferir se nossas respostas estão corretas. Se não, fica algo "jogado".

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  13. PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Leia:


    Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:

    laboratório lúdico infantil.
    --> projetos e pesquisas.
    mostra anual de ciências e artes.
    cantinho de ciências.
    2. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.


    É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:

    avaliação profissional.
    avaliação de aprendizagem.
    --> avaliação institucional.
    avaliação do desenvolvimento infantil.
    3. É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio

    avaliar o domínio do professor referente à disciplina em sala de aula e promoção da formação de bons hábitos e atitudes das crianças.
    acompanhar a relação entre atividades desenvolvidas pelas crianças e as suas aprendizagens referentes aos conteúdos previstos para o nível de escolarização que está cursando.
    guardando o portfólio em lugar seguro e pouco disponível.
    -->contribuir com o portifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.
    4. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto,


    as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto

    os conteúdos implícitos nas atividades planejadas para o projeto, as necessidades educativas das crianças e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo.
    a localização da escola, a disponibilidade de recursos, a conscientização da comunidade da escola sobre a importância da pedagogia de projetos para o desenvolvimento cognitivo da criança.
    a idade das crianças, o desempenho escolar e sua capacidade de representação simbólica.
    --> a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor.

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  14. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
    1. Qual a menor região do Brasil?

    Nordeste.
    Sudeste.
    Centro-Oeste.
    --> Sul.
    2. Segue abaixo:


    Na atualidade, diferentes formas de abordar e ensinar a História e a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.

    --> Nas décadas de 1960 e 1970, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
    Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente considerado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
    As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
    As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
    3. Do que o professor de Geografia necessita para ensinar seus alunos?

    Apenas da imaginação dos alunos, assim, cada um poderá representar seu espaço geográfico e compará-lo com seus colegas.
    O professor necessita apenas que cada aluno consiga perceber o mundo em que vive.
    O conhecimento de mundo do aluno não auxilia no estudo de Geografia e suas representações.
    -->Precisa de recursos didáticos e técnicos que permitam a aproximação do objeto de estudo com a representação empírica de seus alunos.
    4. Leia abaixo:


    Para analisar o espaço, Santos (1985) sugere o uso de algumas categorias, entre elas, uma implica em uma tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto ou conjuntos de objetos em forma. Assinale a alternativa que corresponde a essa categoria:

    Processo.
    Estrutura.
    -->Função.
    Forma.

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  15. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
    1. As fontes utilizadas pelo historiador são as mais diversas.


    Na verdade, pode-se dizer que são todos os tipos de sinais deixados pelas pessoas no percurso de suas vidas. Segundo Marc Bloch (1997), é quase infinita a diversidade dos testemunhos históricos. Assim, o que os historiadores denominam fontes históricas são:

    somente são considerados documentos ou fontes históricas os registros escritos e datados, como cartas, documentos oficiais e de imprensa, as mais variadas formas de texto.
    -->restos de esqueletos e de casas, objetos de uso doméstico dos mais variados tipos, como vestuário, desenhos, peças de cozinha, livros, cartas, obras de arte e outros.
    todo objeto manuseado pelos historiadores – e que se encontra, necessariamente, em um museu, biblioteca ou instituição semelhante – pode ser considerado como fonte histórica.
    não podem ser consideradas fontes históricas objetos do cotidiano, como por exemplo lascas de mobiliário ou peças do vestuário, utensílios domésticos ou ferramentas de trabalho.
    2. Assinale a alternativa verdadeira.

    -->A imagem junto ao texto trará aos alunos mais facilidade de compreensão dos fatos históricos.
    O uso de textos escritos em sala não é e nunca será limitado, sendo muito importante.
    O aluno precisa ter apenas um referencial oral e escrito de fatos/ conhecimentos históricos.
    Um filme traz informações contorcidas dos fatos históricos, por isso é pouco utilizado em aulas.
    3. Leia abaixo:


    Philippe Ariès, em seu livro História Social da Criança e da Família (1973), mostra que o desenvolvimento da noção de escola e o progresso de sua atuação na formação da criança e do jovem está relacionado à preocupação com a infância, com as novas concepções de criança e com a sua formação. De acordo com o historiador, a partir do século XIX a escola passou a ser objeto de estudo e análise, já que ela se tornou um elo importante para a sustentação de uma sociedade "civilizada e moderna".

    Assinale a alternativa que melhor se enquadra ao texto anterior.

    As novas concepções sobre a infância estão diretamente relacionadas com as aspirações românticas que foram alimentadas pelos pensadores e artistas do século XVI.
    -->A noção de família moderna/burguesa projetou uma nova concepção sobre a infância e, para tanto, a escola seria o espaço propício para a formação desse indivíduo.
    A família moderna firmou suas bases em antigos valores e, na medida em que tomou como seu fundamento a tradição, passou a entender a criança como sendo parte do mundo adulto.
    A escola, no século XIX, passa a funcionar como uma espécie de laboratório, em que são testados os conhecimentos das crianças para que elas trabalhassem nas fábricas.
    4. Como os professores devem agir sobre os fatos históricos em sala de aula?

    Através da solidificação dos fatos mostrados até hoje pela história.
    A história como uma sequência de fatos cronológicos.
    -->Os alunos se percebendo como construtores de fatos históricos.
    Ensinando aos alunos as verdades comprovadas.

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  16. não consegui achar a avaliação de educação psicomotora do curso pos em psicopedagogia

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    Respostas
    1. Olá Luciene,
      Infelismente não recebi nenhuma prova desta matéria para deixar aqui no blog
      :(
      Boa sorte com os estudos. :)

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  17. A prova está com as mesmas perguntas...mas há 4 tipos de provas. ..ou melhor elas estao em sequência diferenciada...ou seja respondam sem seguir as alternativa postadas pois vc não sabe qual letra ira encontrar a alternativa.

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