quarta-feira, agosto 22, 2012

Prova N3 - Pós Graducação em Psicopedagogia


PED - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
N3 - METODOLOGIA DA PESQUISA


Observações:Hoje dia 14/03/2013 recebi as seguintes respostas: 1-b, 2-a, 3-d, 4-d, 5-b, 6-c, 7-c, 8-b, 9-b, 10-b, 11-d, 12-a, 13-c, 14-b, 15-c, 16-b.Não sei dizer com toda certeza que estão corretas, por isso cabe a cada um estudar.Beijos e Bons estudos!



1)    A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta:


A) uma proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.
B) as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
C) os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais
teóricos
D) a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
2) Leia abaixo:
Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens". Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?

A) Citação direta.
B) Apud.
C) Citação indireta.
D) Referência.

3) Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?

A) Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.
B) Modalidade restrita a pesquisa no ambiente escolar.
C) Transformação dos sujeitos sociais.
D) Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.

4) As fases sequenciais do processo de pesquisa são:
A) organização da leitura, registro dos dados, interpretação dos dados, análise dos resultados e conclusão.
B) análise dos dados, organização dos dados, interpretação dos resultados e redação dos resultados.
C) bibliografia, coleta dos dados, interpretação dos dados, redação final e publicação.
D) revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação
final.

5) Na pesquisa em educação, as modalidades da pesquisa qualitativa são:

A) de campo, oficial e experimental.
B) numérica, bibliográfica e de campo.
C) censitária, estatística e intuitiva.
D) experimental, factual e estatística.
6) Em um trabalho científico, os dados coletados são organizados e apresentados em forma de:

A) referências e citações.
B) sumário e corpo do trabalho.
C) texto, tabelas ou gráficos.
D) fichas de leitura.

7) A pesquisa qualitativa em educação deve considerar os aspectos:

A) de rigor dos procedimentos quantitativos.
B) de neutralidade científica e rigor metodológico.
C) epistemológicos e metodológicos.
D) de objetividade e neutralidade.

8) Leia abaixo:
Resumo: As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCI) têm produzido alterações na vida humana, criando novos mercados e novas maneiras de interação dos indivíduos com o mundo. É preciso que nos perguntemos quais possibilidades e limitações essas novas tecnologias oferecem à prática educativa, já que a opção de não contemplá-las não nos pertence mais. Portanto, a presente investigação direciona-se pelas seguintes questões: Quais são as possibilidades educativas na/da internet? Que saberes são mobilizados pelos professores no uso da internet como recurso educativo? Por entender a importância do coletivo na mobilização dos saberes docentes, optamos pela realização de pesquisa qualitativa com enfoque colaborativo. A investigação foi realizada com a colaboração de professores, reunidos em momentos de discussão e aplicação de atividades voltadas para o uso da internet na prática educativa, no período de setembro de 2001 a dezembro de 2002. No resumo apresentado, qual o tema da pesquisa realizada?

A) Internet.
B) Novas tecnologias no ensino.
C) Práticas educativas.
D) Possibilidades e limitações da prática educativa.

9) A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a:

A) explicativa.
B) qualitativa.
C) indutiva.
D) quantitativa.
10) Pesquisa é:

A) um mecanismo de transformação do mundo.
B) um procedimento recional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade.
C) a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.
D) a fundamentação teórica do conhecimento científico.

11) A ordem das seções de um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa científica é:

A) interpretação dos dados, apresentação dos dados, revisão bibliográfica e conclusão.
B) introdução, interpretação e discussão dos dados, revisão bibliográfica, apresentação dos dados e conclusão.
C) introdução, apresentação dos dados, conclusão, interpretação e discussão dos dados.
D) introdução, revisão bibliográfica, apresentação dos dados, interpretação e discussão dos dados e conclusão.

12) As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são:

A) relevância social e científica.
B) relevância científica e demonstração de verdades.
C) rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.
D) rigor científico e descrição da realidade.

13) No que consiste a citação direta em um trabalho científico?

A) Na apresentação interpretada do texto lido.
B) Na apresentação de informações completas do texto.
C) Na transcrição literal do texto lido.
D) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
14) Leia abaixo:
"Estudo dos condicionantes históricos da vida das crianças na família, na escola e no trabalho no início do processo de industrialização no Brasil": esse enunciado, em num projeto de pesquisa, refere-se:

A) ao problema.
B) ao tema.
C) à metodologia.
D) à justificativa.

15) Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:

A) monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
B) monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.
C) trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.
D) trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.

16) Na introdução de uma monografia, encontramos:

A) revisão bibliográfica do assunto, apresentação dos resultados, formulação das hipóteses.
B) revisão bibliográfica do assunto e do tema, objetivos e hipóteses.
C) revisão bibliográfica do tema, formulação do problema, apresentação dos resultados.
D) contexto histórico do problema, interpretação dos resultados, apresentação dos objetivos.

46 comentários:

  1. Respostas
    1. Questão 8 letra B - novas tecnologias dde ensino

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    2. 16 letra b: objetivos revisão bibliografica ...

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    3. 14B corresponde ao tema

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    4. 13 letra s transcrição literal do texto

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  2. Olá Geovane a prova foi postada como eu recebi.
    Caso consiga e queira disponibilizar as respostas eu agradeço.

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  3. ´Júlio as respotas não foram enviadas, lamento!

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  4. Ñ sei q serventia tem a postagem dessa prova sem resposta...

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  5. HÁ A SERVENTIA DE VOCÊ USAR PARA ESTUDAR E RESPONDER, SÓ ESSA!

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  6. Preciso das respostas, se puder postar agradeço

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  7. Não tenho as respostas, recebi desta maneira a prova.

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  8. exelente essa ideia do seu blog. mesmo as provas sem questões respondidas ajudam e muito na hora do estudo. amo estudar respondendo-as... parabens pelo blog.

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  9. respostas: 1-b, 2-a, 3-d, 4-d, 5-b, 6-c, 7-c, 8-b, 9-b, 10-b, 11-d, 12-a, 13-c, 14-b, 15-c, 16-b.
    ta ai, espero ter ajudado....abraços.

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  10. Obrigada Mayara por sua colaboração!
    este é o espirito deste blog.
    Abraços e bons estudos.

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  11. obrigadooooooooooooooooooo

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  12. O gabarito é necessário até para podermos conferir se nossas respostas estão corretas. Se não, fica algo "jogado".

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  13. PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Leia:


    Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:

    laboratório lúdico infantil.
    --> projetos e pesquisas.
    mostra anual de ciências e artes.
    cantinho de ciências.
    2. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.


    É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:

    avaliação profissional.
    avaliação de aprendizagem.
    --> avaliação institucional.
    avaliação do desenvolvimento infantil.
    3. É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio

    avaliar o domínio do professor referente à disciplina em sala de aula e promoção da formação de bons hábitos e atitudes das crianças.
    acompanhar a relação entre atividades desenvolvidas pelas crianças e as suas aprendizagens referentes aos conteúdos previstos para o nível de escolarização que está cursando.
    guardando o portfólio em lugar seguro e pouco disponível.
    -->contribuir com o portifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.
    4. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto,


    as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto

    os conteúdos implícitos nas atividades planejadas para o projeto, as necessidades educativas das crianças e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo.
    a localização da escola, a disponibilidade de recursos, a conscientização da comunidade da escola sobre a importância da pedagogia de projetos para o desenvolvimento cognitivo da criança.
    a idade das crianças, o desempenho escolar e sua capacidade de representação simbólica.
    --> a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor.

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  14. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA
    1. Qual a menor região do Brasil?

    Nordeste.
    Sudeste.
    Centro-Oeste.
    --> Sul.
    2. Segue abaixo:


    Na atualidade, diferentes formas de abordar e ensinar a História e a Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.

    --> Nas décadas de 1960 e 1970, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
    Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente considerado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
    As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
    As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
    3. Do que o professor de Geografia necessita para ensinar seus alunos?

    Apenas da imaginação dos alunos, assim, cada um poderá representar seu espaço geográfico e compará-lo com seus colegas.
    O professor necessita apenas que cada aluno consiga perceber o mundo em que vive.
    O conhecimento de mundo do aluno não auxilia no estudo de Geografia e suas representações.
    -->Precisa de recursos didáticos e técnicos que permitam a aproximação do objeto de estudo com a representação empírica de seus alunos.
    4. Leia abaixo:


    Para analisar o espaço, Santos (1985) sugere o uso de algumas categorias, entre elas, uma implica em uma tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto ou conjuntos de objetos em forma. Assinale a alternativa que corresponde a essa categoria:

    Processo.
    Estrutura.
    -->Função.
    Forma.

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  15. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
    1. As fontes utilizadas pelo historiador são as mais diversas.


    Na verdade, pode-se dizer que são todos os tipos de sinais deixados pelas pessoas no percurso de suas vidas. Segundo Marc Bloch (1997), é quase infinita a diversidade dos testemunhos históricos. Assim, o que os historiadores denominam fontes históricas são:

    somente são considerados documentos ou fontes históricas os registros escritos e datados, como cartas, documentos oficiais e de imprensa, as mais variadas formas de texto.
    -->restos de esqueletos e de casas, objetos de uso doméstico dos mais variados tipos, como vestuário, desenhos, peças de cozinha, livros, cartas, obras de arte e outros.
    todo objeto manuseado pelos historiadores – e que se encontra, necessariamente, em um museu, biblioteca ou instituição semelhante – pode ser considerado como fonte histórica.
    não podem ser consideradas fontes históricas objetos do cotidiano, como por exemplo lascas de mobiliário ou peças do vestuário, utensílios domésticos ou ferramentas de trabalho.
    2. Assinale a alternativa verdadeira.

    -->A imagem junto ao texto trará aos alunos mais facilidade de compreensão dos fatos históricos.
    O uso de textos escritos em sala não é e nunca será limitado, sendo muito importante.
    O aluno precisa ter apenas um referencial oral e escrito de fatos/ conhecimentos históricos.
    Um filme traz informações contorcidas dos fatos históricos, por isso é pouco utilizado em aulas.
    3. Leia abaixo:


    Philippe Ariès, em seu livro História Social da Criança e da Família (1973), mostra que o desenvolvimento da noção de escola e o progresso de sua atuação na formação da criança e do jovem está relacionado à preocupação com a infância, com as novas concepções de criança e com a sua formação. De acordo com o historiador, a partir do século XIX a escola passou a ser objeto de estudo e análise, já que ela se tornou um elo importante para a sustentação de uma sociedade "civilizada e moderna".

    Assinale a alternativa que melhor se enquadra ao texto anterior.

    As novas concepções sobre a infância estão diretamente relacionadas com as aspirações românticas que foram alimentadas pelos pensadores e artistas do século XVI.
    -->A noção de família moderna/burguesa projetou uma nova concepção sobre a infância e, para tanto, a escola seria o espaço propício para a formação desse indivíduo.
    A família moderna firmou suas bases em antigos valores e, na medida em que tomou como seu fundamento a tradição, passou a entender a criança como sendo parte do mundo adulto.
    A escola, no século XIX, passa a funcionar como uma espécie de laboratório, em que são testados os conhecimentos das crianças para que elas trabalhassem nas fábricas.
    4. Como os professores devem agir sobre os fatos históricos em sala de aula?

    Através da solidificação dos fatos mostrados até hoje pela história.
    A história como uma sequência de fatos cronológicos.
    -->Os alunos se percebendo como construtores de fatos históricos.
    Ensinando aos alunos as verdades comprovadas.

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  16. não consegui achar a avaliação de educação psicomotora do curso pos em psicopedagogia

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    1. Olá Luciene,
      Infelismente não recebi nenhuma prova desta matéria para deixar aqui no blog
      :(
      Boa sorte com os estudos. :)

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  17. A prova está com as mesmas perguntas...mas há 4 tipos de provas. ..ou melhor elas estao em sequência diferenciada...ou seja respondam sem seguir as alternativa postadas pois vc não sabe qual letra ira encontrar a alternativa.

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  18. 1 ) A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a
    A ) quantitativa.
    B ) qualitativa. CORRETA
    C ) indutiva.
    D ) explicativa.

    2 ) As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são
    A ) relevância social e científica. CORRETA
    B ) rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.
    C ) relevância científica e demonstração de verdades.
    D ) rigor científico e descrição da realidade.

    3 ) A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta
    A ) as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados. CORRETA
    B ) a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
    C ) os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos
    D ) uma proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.

    4 ) Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?
    A ) Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.
    B ) Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
    C ) Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa. CORRETA
    D ) Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.

    5 ) No que consiste a citação direta em um trabalho científico?
    A ) Na transcrição literal do texto lido. CORRETA
    B ) Na apresentação de informações completas do texto.
    C ) Na apresentação interpretada do texto lido.
    D ) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

    6 ) Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?
    A ) Primeiro os dados, depois as análises e interpretações. CORRETA
    B ) Primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.
    C ) Primeiro as tabelas, depois os gráficos seqüenciados.
    D ) Primeiro as interpretações depois os dados e resultados.

    7 ) Pesquisa é
    A ) um mecanismo de transformação do mundo.
    B ) a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.
    C ) a fundamentação teórica do conhecimento científico.
    D ) um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade. CORRETA

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  19. 8 ) Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:
    A ) monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
    B ) monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.
    C ) trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.
    D ) trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese. CORRETA

    9 ) As fases sequenciais do processo de pesquisa são
    A ) organização da leitura, registro dos dados, interpretação dos dados, análise dos resultados e conclusão.
    B ) bibliografia, coleta dos dados, interpretação dos dados, redação final e publicação.
    C ) análise dos dados, organização dos dados, interpretação dos resultados e redação dos resultados.
    D ) revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação final. CORRETA

    10 ) No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?
    A ) Na apresentação das informações completas sobre um texto.
    B ) Na transcrição literal do texto lido.
    C ) Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    D ) Na apresentação interpretada do texto lido. CORRETA

    11 ) Leia abaixo:
    "Estudo dos condicionantes históricos da vida das crianças na família, na escola e no trabalho no início do processo de
    industrialização no Brasil": esse enunciado, em num projeto de pesquisa, refere-se
    A ) ao problema.
    B ) à metodologia.
    C ) à justificativa.
    D ) ao tema. CORRETA

    12 ) Leia abaixo:
    Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e
    produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada
    indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".
    Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?
    A ) Citação indireta.
    B ) Citação direta. CORRETA
    C ) Apud.
    D ) Referência.

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    1. Obrigada pela colaboração
      Bons estudos!.

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    2. 2. Um dos objetivos importantes, a partir da discussão e interpretação dos resultados descritos após uma pesquisa, é
      a. Perceber o modelo teórico construído durante a pesquisa bibliográfica.
      b. Concluir se o método científico utilizado na pesquisa foi adequado.
      c. Esclarecer se a hipótese inicial da pesquisa foi confirmada ou não.
      d. Observar se os dados obtidos estão de acordo com as orientações da metodologia científica.

      3. A ordem de apresentação dos resultados da pesquisa na versão final do trabalho científico é:
      a. Resultados e análise.
      b. Análise e discussão.
      c. Revisão bibliográfica e dados coletados.
      d. Discussão e interpretação.

      4.Uma das características importantes para a elaboração de um problema é que este deve ser:
      a. Estabelecido a partir dos valores de uma sociedade.
      b. Formulado como pergunta, pois estará efetivamente propondo um problema.
      c. Formulado de forma aberta, para atingir vários aspectos.
      d. Delimitado a uma visão ampla do problema.

      5. São elementos que devem estar presentes na introdução da monografia:
      a. Dissertar exaustivamente sobre a importância da pesquisa jurídica.
      b. Revisão bibliográfica extensa e comprovação da hipótese.
      c. Indicação do nome do autor, da pesquisa e das referências bibliográficas.
      d. Apresentação do problema, hipótese, objetivos, metodologia e breve explicação sobre o assunto que foi tratado nos capítulos.

      6.Sumário é:
      a. Uma lista organizada alfabeticamente de palavras ou expressões técnicas [jurídicas] utilizadas na produção científica ou acadêmica, acompanhadas das suas respectivas definições.
      b. Uma lista de informações empregadas na pesquisa jurídica.
      c. Um conjunto de textos elaborados pelo próprio autor do trabalho.
      d. O elemento no qual será apresentada a numeração das seções ou qualquer outro meio de organização interna que você tenha estabelecido, acompanhado do respectivo número da página.

      7.Identifique as partes constituintes de um projeto de pesquisa nas alternativas abaixo.
      a. Capa, contracapa, introdução, objetivos, metodologia e bibliografia.
      b. Capa, folha de rosto, metodologia, resultados, discussão e referências bibliográficas.
      c. Capa, sumário, objetivos, metodologia, gráficos e tabelas, resultados e bibliografia.
      d. Capa, introdução, justificativa, objetivos, problema, hipóteses, referências bibliográficas.


      10.Sobre as referências, é correto afirmar que:
      a. O alinhamento utilizado deve ser o justificado.
      b. A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define a formatação das referências.
      c. O tradutor ou atualizador é um elemento desnecessário na realização das referências bibliográficas.
      d. Constituem os elementos essenciais que permitem a identificação da fonte de pesquisa utilizada no decorrer do trabalho científico ou acadêmico.

      11.Segundo as normas para apresentação de um livro nas referências bibliográficas de um trabalho de pesquisa, deve-se apresentar, sequencialmente, as seguintes informações:

      a. Último sobrenome do autor, iniciais dos outros nomes, título em destaque, subtítulo sem destaque, local de publicação, editora, ano de publicação.
      b. Sobrenome do autor, iniciais do nome, título e subtítulo do livro em destaque, local e data de publicação.
      c. Sobrenomes do autor, iniciais do nome, título, local de publicação, editora e data de publicação.
      d. Último sobrenome do autor, outros nomes, título em destaque, editora e data de publicação.

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    3. Alguém sabe as respostas das questões acima!!! Estou cheia de dúvidas!!!

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  20. Respondam:

    1. O item 'metodologia de um projeto de pesquisa', tem entre seus objetivos apresentar:
    Escolher uma resposta.
    a. As referências teóricas do trabalho a ser desenvolvido.
    b. A proposta de solução dos problemas detectados.
    c. Os autores que deverão ser consultados na análise dos resultados.
    d. As técnicas e os instrumentos de coleta de dados, as formas de organização e a análise dos dados.

    2. Um dos objetivos importantes, a partir da discussão e interpretação dos resultados descritos após uma pesquisa, é
    a. Perceber o modelo teórico construído durante a pesquisa bibliográfica.
    b. Concluir se o método científico utilizado na pesquisa foi adequado.
    c. Esclarecer se a hipótese inicial da pesquisa foi confirmada ou não.
    d. Observar se os dados obtidos estão de acordo com as orientações da metodologia científica.

    3. A ordem de apresentação dos resultados da pesquisa na versão final do trabalho científico é:
    a. Resultados e análise.
    b. Análise e discussão.
    c. Revisão bibliográfica e dados coletados.
    d. Discussão e interpretação.

    4.Uma das características importantes para a elaboração de um problema é que este deve ser:
    a. Estabelecido a partir dos valores de uma sociedade.
    b. Formulado como pergunta, pois estará efetivamente propondo um problema.
    c. Formulado de forma aberta, para atingir vários aspectos.
    d. Delimitado a uma visão ampla do problema.

    5. São elementos que devem estar presentes na introdução da monografia:
    a. Dissertar exaustivamente sobre a importância da pesquisa jurídica.
    b. Revisão bibliográfica extensa e comprovação da hipótese.
    c. Indicação do nome do autor, da pesquisa e das referências bibliográficas.
    d. Apresentação do problema, hipótese, objetivos, metodologia e breve explicação sobre o assunto que foi tratado nos capítulos.

    6.Sumário é:
    a. Uma lista organizada alfabeticamente de palavras ou expressões técnicas [jurídicas] utilizadas na produção científica ou acadêmica, acompanhadas das suas respectivas definições.
    b. Uma lista de informações empregadas na pesquisa jurídica.
    c. Um conjunto de textos elaborados pelo próprio autor do trabalho.
    d. O elemento no qual será apresentada a numeração das seções ou qualquer outro meio de organização interna que você tenha estabelecido, acompanhado do respectivo número da página.

    7.Identifique as partes constituintes de um projeto de pesquisa nas alternativas abaixo.
    a. Capa, contracapa, introdução, objetivos, metodologia e bibliografia.
    b. Capa, folha de rosto, metodologia, resultados, discussão e referências bibliográficas.
    c. Capa, sumário, objetivos, metodologia, gráficos e tabelas, resultados e bibliografia.
    d. Capa, introdução, justificativa, objetivos, problema, hipóteses, referências bibliográficas.

    8.A modalidade mais apropriada para a pesquisa em educação é a:
    a. Quantitativa.
    b. Qualitativa.
    c. Explicativa.
    d. Indutiva.

    9.Referência ou citação indireta é um recurso usado em trabalhos acadêmicos, e se caracteriza por:
    a. Identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    b. Transcrição literal do texto lido.
    c. Apresentação interpretada do texto lido.
    d. Informações completas sobre um texto lido.

    10.Sobre as referências, é correto afirmar que:
    a. O alinhamento utilizado deve ser o justificado.
    b. A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define a formatação das referências.
    c. O tradutor ou atualizador é um elemento desnecessário na realização das referências bibliográficas.
    d. Constituem os elementos essenciais que permitem a identificação da fonte de pesquisa utilizada no decorrer do trabalho científico ou acadêmico.


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  21. 1. O item 'metodologia de um projeto de pesquisa', tem entre seus objetivos apresentar:
    Escolher uma resposta.
    a. As referências teóricas do trabalho a ser desenvolvido.
    b. A proposta de solução dos problemas detectados.
    c. Os autores que deverão ser consultados na análise dos resultados.
    d. As técnicas e os instrumentos de coleta de dados, as formas de organização e a análise dos dados.

    2. Um dos objetivos importantes, a partir da discussão e interpretação dos resultados descritos após uma pesquisa, é
    a. Perceber o modelo teórico construído durante a pesquisa bibliográfica.
    b. Concluir se o método científico utilizado na pesquisa foi adequado.
    c. Esclarecer se a hipótese inicial da pesquisa foi confirmada ou não.
    d. Observar se os dados obtidos estão de acordo com as orientações da metodologia científica.

    3. A ordem de apresentação dos resultados da pesquisa na versão final do trabalho científico é:
    a. Resultados e análise.
    b. Análise e discussão.
    c. Revisão bibliográfica e dados coletados.
    d. Discussão e interpretação.

    4.Uma das características importantes para a elaboração de um problema é que este deve ser:
    a. Estabelecido a partir dos valores de uma sociedade.
    b. Formulado como pergunta, pois estará efetivamente propondo um problema.
    c. Formulado de forma aberta, para atingir vários aspectos.
    d. Delimitado a uma visão ampla do problema.

    5. São elementos que devem estar presentes na introdução da monografia:
    a. Dissertar exaustivamente sobre a importância da pesquisa jurídica.
    b. Revisão bibliográfica extensa e comprovação da hipótese.
    c. Indicação do nome do autor, da pesquisa e das referências bibliográficas.
    d. Apresentação do problema, hipótese, objetivos, metodologia e breve explicação sobre o assunto que foi tratado nos capítulos.

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  22. 6.Sumário é:
    a. Uma lista organizada alfabeticamente de palavras ou expressões técnicas [jurídicas] utilizadas na produção científica ou acadêmica, acompanhadas das suas respectivas definições.
    b. Uma lista de informações empregadas na pesquisa jurídica.
    c. Um conjunto de textos elaborados pelo próprio autor do trabalho.
    d. O elemento no qual será apresentada a numeração das seções ou qualquer outro meio de organização interna que você tenha estabelecido, acompanhado do respectivo número da página.

    7.Identifique as partes constituintes de um projeto de pesquisa nas alternativas abaixo.
    a. Capa, contracapa, introdução, objetivos, metodologia e bibliografia.
    b. Capa, folha de rosto, metodologia, resultados, discussão e referências bibliográficas.
    c. Capa, sumário, objetivos, metodologia, gráficos e tabelas, resultados e bibliografia.
    d. Capa, introdução, justificativa, objetivos, problema, hipóteses, referências bibliográficas.

    8.A modalidade mais apropriada para a pesquisa em educação é a:
    a. Quantitativa.
    b. Qualitativa.
    c. Explicativa.
    d. Indutiva.

    9.Referência ou citação indireta é um recurso usado em trabalhos acadêmicos, e se caracteriza por:
    a. Identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    b. Transcrição literal do texto lido.
    c. Apresentação interpretada do texto lido.
    d. Informações completas sobre um texto lido.

    10.Sobre as referências, é correto afirmar que:
    a. O alinhamento utilizado deve ser o justificado.
    b. A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define a formatação das referências.
    c. O tradutor ou atualizador é um elemento desnecessário na realização das referências bibliográficas.
    d. Constituem os elementos essenciais que permitem a identificação da fonte de pesquisa utilizada no decorrer do trabalho científico ou acadêmico

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  23. 11.Segundo as normas para apresentação de um livro nas referências bibliográficas de um trabalho de pesquisa, deve-se apresentar, sequencialmente, as seguintes informações:
    a. Último sobrenome do autor, iniciais dos outros nomes, título em destaque, subtítulo sem destaque, local de publicação, editora, ano de publicação.
    b. Sobrenome do autor, iniciais do nome, título e subtítulo do livro em destaque, local e data de publicação.
    c. Sobrenomes do autor, iniciais do nome, título, local de publicação, editora e data de publicação.
    d. Último sobrenome do autor, outros nomes, título em destaque, editora e data de publicação.

    12.Assinale a assertiva correta em relação à pesquisa teórica.
    a. O fato de não possuir experimentos significa que o resultado da pesquisa teórica não trará implicações práticas.
    b. Os documentos compreendem as fontes consideradas secundárias.
    c. A bibliografia compreende as fontes consideradas primárias.
    d. Sua característica principal é a utilização de documentos e material bibliográfico suficiente para responder o problema.

    13.Assinale a alternativa correta.
    a. Somente as fontes secundárias mais utilizadas na monografia é que devem constar das referências bibliográficas.
    b. Índice e sumário são sinônimos.
    c. As listas de abreviaturas fazem parte dos elementos pós-textuais.
    d. Questionários e entrevistas devem ser colocados nos apêndices.

    14.Os trabalhos científicos produzidos nos cursos como relatório de pesquisa de graduação, especialização, mestrado e doutorado são, respectivamente:
    a. Trabalho de conclusão, monografia, dissertação e artigo científico.
    b. Trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.
    c. Monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
    d. Trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.

    15.A respeito do "glossário" de uma monografia, indique a resposta correta.
    a. É a relação das siglas utilizadas ao longo do trabalho.
    b. É obrigatório em toda e qualquer monografia.
    c. É a informação que aparece ao pé da página para complementar o texto.
    d. É a relação de palavras estrangeiras ou técnicas, com as respectivas traduções

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  24. 2. Um dos objetivos importantes, a partir da discussão e interpretação dos resultados descritos após uma pesquisa, é
    a. Perceber o modelo teórico construído durante a pesquisa bibliográfica.
    b. Concluir se o método científico utilizado na pesquisa foi adequado.
    c. Esclarecer se a hipótese inicial da pesquisa foi confirmada ou não.
    d. Observar se os dados obtidos estão de acordo com as orientações da metodologia científica.

    3. A ordem de apresentação dos resultados da pesquisa na versão final do trabalho científico é:
    a. Resultados e análise.
    b. Análise e discussão.
    c. Revisão bibliográfica e dados coletados.
    d. Discussão e interpretação.

    4.Uma das características importantes para a elaboração de um problema é que este deve ser:
    a. Estabelecido a partir dos valores de uma sociedade.
    b. Formulado como pergunta, pois estará efetivamente propondo um problema.
    c. Formulado de forma aberta, para atingir vários aspectos.
    d. Delimitado a uma visão ampla do problema.

    5. São elementos que devem estar presentes na introdução da monografia:
    a. Dissertar exaustivamente sobre a importância da pesquisa jurídica.
    b. Revisão bibliográfica extensa e comprovação da hipótese.
    c. Indicação do nome do autor, da pesquisa e das referências bibliográficas.
    d. Apresentação do problema, hipótese, objetivos, metodologia e breve explicação sobre o assunto que foi tratado nos capítulos.

    6.Sumário é:
    a. Uma lista organizada alfabeticamente de palavras ou expressões técnicas [jurídicas] utilizadas na produção científica ou acadêmica, acompanhadas das suas respectivas definições.
    b. Uma lista de informações empregadas na pesquisa jurídica.
    c. Um conjunto de textos elaborados pelo próprio autor do trabalho.
    d. O elemento no qual será apresentada a numeração das seções ou qualquer outro meio de organização interna que você tenha estabelecido, acompanhado do respectivo número da página.

    7.Identifique as partes constituintes de um projeto de pesquisa nas alternativas abaixo.
    a. Capa, contracapa, introdução, objetivos, metodologia e bibliografia.
    b. Capa, folha de rosto, metodologia, resultados, discussão e referências bibliográficas.
    c. Capa, sumário, objetivos, metodologia, gráficos e tabelas, resultados e bibliografia.
    d. Capa, introdução, justificativa, objetivos, problema, hipóteses, referências bibliográficas.

    8.A modalidade mais apropriada para a pesquisa em educação é a:
    a. Quantitativa.
    b. Qualitativa.
    c. Explicativa.
    d. Indutiva.

    9.Referência ou citação indireta é um recurso usado em trabalhos acadêmicos, e se caracteriza por:
    a. Identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    b. Transcrição literal do texto lido.
    c. Apresentação interpretada do texto lido.
    d. Informações completas sobre um texto lido.

    10.Sobre as referências, é correto afirmar que:
    a. O alinhamento utilizado deve ser o justificado.
    b. A Associação Brasileira de Normas Técnicas não define a formatação das referências.
    c. O tradutor ou atualizador é um elemento desnecessário na realização das referências bibliográficas.
    d. Constituem os elementos essenciais que permitem a identificação da fonte de pesquisa utilizada no decorrer do trabalho científico ou acadêmico.

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    1. Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

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    2. Resultado final : 10.0
      METODOLOGIA DA PESQUISA
      1. Na introdução de uma monografia, encontramos

      revisão bibliográfica do assunto, apresentação dos resultados, formulação das hipóteses.
      revisão bibliográfica do assunto e do tema, objetivos e hipóteses.
      revisão bibliográfica do tema, formulação do problema, apresentação dos resultados.
      contexto histórico do problema, interpretação dos resultados, apresentação dos objetivos.
      2. No que consiste a citação direta em um trabalho científico?

      Na apresentação interpretada do texto lido.
      Na identificação pelo último sobrenome do autor e pelo ano de publicação da obra.
      Na apresentação de informações completas do texto.
      Na transcrição literal do texto lido.
      3. Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a



      Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?

      Apud.
      Citação indireta.
      Referência.
      Citação direta.
      4. No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?

      Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
      Na apresentação das informações completas sobre um texto.
      Na apresentação interpretada do texto lido.
      Na transcrição literal do texto lido.

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  25. 8) Leia abaixo:
    Resumo: As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCI) têm produzido alterações na vida humana, criando novos mercados e novas maneiras de interação dos indivíduos com o mundo. É preciso que nos perguntemos quais possibilidades e limitações essas novas tecnologias oferecem à prática educativa, já que a opção de não contemplá-las não nos pertence mais. Portanto, a presente investigação direciona-se pelas seguintes questões: Quais são as possibilidades educativas na/da internet? Que saberes são mobilizados pelos professores no uso da internet como recurso educativo? Por entender a importância do coletivo na mobilização dos saberes docentes, optamos pela realização de pesquisa qualitativa com enfoque colaborativo. A investigação foi realizada com a colaboração de professores, reunidos em momentos de discussão e aplicação de atividades voltadas para o uso da internet na prática educativa, no período de setembro de 2001 a dezembro de 2002. No resumo apresentado, qual o tema da pesquisa realizada?

    A) Internet.
    B) Novas tecnologias no ensino. **** CORRETA
    C) Práticas educativas.
    D) Possibilidades e limitações da prática educativa.

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  26. Respostas
    1. Olá Claudia Rodrigues, sujio que você nos encaminhe as corretas, assim poderá ajudar seus colegas.

      Abraços e bons estudos!.

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  27. Sobre o artigo original, é correto afirmar:

    a ) contempla trabalhos resultantes de pesquisa científica, apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais.


    b ) objetiva resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados, revisões bibliográficas e outros.


    c ) sintetiza de forma crítica os conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante a análise e interpretação de bibliografia pertinente.


    d ) no artigo original não se deve fazer citações de textos de pesquisas realizadas anteriormente.

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    Respostas
    1. objetiva resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados, revisões bibliográficas e outros.

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