Desenvolva um texto coletivo acerca do processo de pesquisa,
construção de conhecimento e ensino de História e Geografia relacionando
aos pensamentos concreto e abstrato no desenvolvimento infantil.
As crianças aprendem através da interação com o meio em que vive,
este processo é feito desde pequenas, onde começa a fase da curiosidade e
surgem perguntas e resposta para tudo ao seu redor, e é através dessas
experiências que elas criam seu conhecimento sobre o mundo. E esta
maneira de aprendizagem é muito importante, pois a criança conhece as
coisas, aprende a agir e tirar conclusões; e a partir disso, na escola,
cabe ao professor orientar a aprendizagem, partindo do que a criança já
sabe, para que assim possam tornar significativo o conhecimento
adquirido.
O
processo de aprendizagem da História e Geografia no desenvolvimento
infantil, deve partir da sua própria historia de vida, começando pela
história de sua familia, do lugar que eles viveram, de que modo viveram,
e como era
este lugar. Assim o aluno pode fazer uma comparação de como era e como
está este lugar hoje.Dessa forma, o aluno aprende a história e geografia
de um modo claro, fazendo com que ele entenda em que tipo de sociedade
vive e também aprende a respeitar a diversidade cultural.
O
professor deve levar em consideração os conhecimentos prévios dos
alunos e utilizar esses conhecimentos para aprimorar suas aulas, onde os
conteúdos devem estar o mais próximo da realidade dos educandos para
que dessa forma, sejam mais interessante à eles.
A formação
escolar da criança começa na Educação Infantil e entendemos que, para
oportunizar a integridade da construção dos conhecimentos, a Geografia é
fundamental nesta etapa de ensino. Para compreender o processo em que
se insere a Geografia e suas possibilidades, é necessário considerar o
contexto no qual surgem a infância e a escola.
Ensinar
História na Educação Infantil deve ser feita de forma a relacionar os
fatos passados e suas influências no presente e por conseguinte no
futuro, sendo o único caminho para que não se repitam os acontecimentos
que no passado levaram a situações de crise e que podem estar se
repetindo hoje.
Para "EDUCAR", transmititir
conhecimentos sobre essas diciplinas é fundamental trabalhar em grupo e
fazer pesquisas pautadas, o professor tem que ter a visão do aluno para
saber como ele está aprendendo se ele está entendendo deve - se
compartilhar saberes e conhecimentos.Ensinar geografia e história é contextualizar os conteúdos e atribuir significado ao que é debatido em sala de aula.
Ana Paula Serafim
Moderadora - MOODLE
Polo Tatuapé
sexta-feira, setembro 07, 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!