sexta-feira, setembro 07, 2012

Atividade - Moodle

Desenvolva um texto coletivo acerca do processo de pesquisa, construção de conhecimento e ensino de História e Geografia relacionando aos pensamentos concreto e abstrato no desenvolvimento infantil.

As crianças aprendem através da interação com o meio em que vive, este processo é feito desde pequenas, onde começa a fase da curiosidade e surgem perguntas e resposta para tudo ao seu redor, e é através dessas experiências que elas criam seu conhecimento sobre o mundo. E esta maneira de aprendizagem é muito importante, pois a criança conhece as coisas, aprende a agir e tirar conclusões; e a partir disso, na escola, cabe ao professor orientar a aprendizagem, partindo do que a criança já sabe, para que assim possam tornar significativo o conhecimento adquirido.
O processo de aprendizagem da História e Geografia no desenvolvimento infantil, deve partir da sua própria historia de vida, começando pela história de sua familia, do lugar que eles viveram, de que modo viveram, e como era este lugar. Assim o aluno pode fazer uma comparação de como era e como está este lugar hoje.Dessa forma, o aluno aprende a história e geografia de um modo claro, fazendo com que ele entenda em que tipo de sociedade vive e também aprende a respeitar a diversidade cultural.
O professor deve levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e utilizar esses conhecimentos para aprimorar suas aulas, onde os conteúdos devem estar o mais próximo da realidade dos educandos para que dessa forma, sejam mais interessante à eles.
 A formação escolar da criança começa na Educação Infantil e entendemos que, para oportunizar a integridade da construção dos conhecimentos, a Geografia é fundamental nesta etapa de ensino. Para compreender o processo em que se insere a Geografia e suas possibilidades, é necessário considerar o contexto no qual surgem a infância e a escola.
Ensinar História na Educação Infantil deve ser feita de forma a relacionar os fatos passados e suas influências no presente e por conseguinte no futuro, sendo o único caminho para que não se repitam os acontecimentos que no passado levaram a situações de crise e que podem estar se repetindo hoje.
Para "EDUCAR", transmititir conhecimentos sobre essas diciplinas é fundamental trabalhar em grupo e fazer pesquisas pautadas, o professor tem que ter a visão do aluno para saber como ele está aprendendo se ele está entendendo deve - se compartilhar saberes e conhecimentos.Ensinar geografia e história é contextualizar os conteúdos e atribuir significado ao que é debatido em sala de aula.



Ana Paula Serafim
Moderadora - MOODLE
Polo Tatuapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...