segunda-feira, novembro 19, 2012

Didática do Ensino Superior


1. Segue abaixo



  • Atividades desenvolvidas pelos professores universitários, orientados para a preparação de futuros profissionais. Tais atividades são regidas pelo mundo da vida e da profissão, alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também em relações interpessoais e vivências de cunho afetivo, valorativo e ético, indicando que a atividade docente não se esgota na dimensão técnica, mas remete ao que de mais pessoal existe em cada professor. Estamos falando de

  •  docência superior.
  •  formação docente.
  •  saberes docentes.
  •  solidão pedagógica.

2. Segue abaixo



  • No trabalho docente, a avaliação constitui uma tarefa didática e contínua que deve acompanhar o processo ensino-aprendizagem. Assim, uma das funções pedagógicas da avaliação é

  •  organizar os alunos em grupos para lhes dar orientação mais adequada dentro da turma.
  •  realizar provas e atribuir nota aos alunos.
  •  realizar um diagnóstico do processo educativo, buscando aprimorá-lo.
  •  verificar o quanto cada aluno aprende por meio do uso de instrumentos de medida.

3. Observe



  • A pedagogia crítico-social dos conteúdos, que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a

  •  colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.
  •  utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
  •  centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.
  •  utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico.

4. Leia abaixo



  • A relação professor-aluno que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica, no compromisso com o rigor metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolvem o conhecimento como categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de

  •  relação pedagógica crítica.
  •  memória crítica.
  •  relação professor-aluno.
  •  autonomia intelectual.


QUESTÃO 4, RESPOSTA CORRETA LETRA A (SEM LÓGICA, MAS FOI A RESPOSTA DADA PELO PORTAL)

56 comentários:

  1. Otima as questoes gostaria que vce postasse a N 3 e a N 4. DIDATICA DE ENSINO SUPERIOR?
    grata

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  2. O que tenho já foi postado.
    Boa sorte e bons estudos.

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  3. Raquel, a resposta da 4ª questão: •A relação professor-aluno que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica, no compromisso com o rigor metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolvem o conhecimento como categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de

    Relação professor ou Relação Pedagógica Crítica

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  4. Olá Paula é a resposta em verde, normalmente quando
    aparecem assim a vermelha é a incorreta.
    Abraços e bons estudos.

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  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. O que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica,


    no compromisso com o rigor metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolve o conhecimento como categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de


    relação pedagógica crítica.
    relação professor-aluno.CORRETA
    memória crítica.
    autonomia intelectual.

    2. Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino.


    Na aula se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como


    a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com obrigação de repeti-la.
    a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação, pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário. CORRETA
    o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
    o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.

    3. O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes.


    É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nos seguintes critérios:


    organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
    organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
    organização, aplicação, flexibilidade e significação.
    validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao tempo disponível. CORRETA

    4. O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é

    a avaliação.
    o livro didático.
    o método. CORRETA
    a fixação.

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  6. SEGUE AQUI MINHA AVALIAÇAO.....ESPERO AJUDAR
    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. Tomando por base as características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica,verificamos que o

    • planejamento, a execução e a avaliação serão satisfatórios se não forem processados dentro de mínimos parâmetros de criticidade.
    • professor não deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito.
    • papel do professor está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática. (CORRETA)
    • professor é professor e o educando é educando.
    2. A questão primordial que hoje se coloca para a metodologia de ensino é


    • da concepção de uma metodologia que minimize as diferenças econômicas, sociais e culturais. Há, portanto, necessidade de orientar o professor para que procure uma maneira de

    • simplificação da ação docente.
    • mediação entre o professor e recursos de ensino.
    • integração do professor e do aluno de modo contextualizado. (CORRETA)
    • ação docente desvinculada do fato educativo.
    3. É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior,


    • o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor

    • dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente. (CORRETA)
    • compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
    • aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
    • entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização.
    4. No trabalho docente,


    • o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.

    Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.

    I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
    II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
    III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
    IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. (CORRETA)
    • Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

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  7. SEGUE AQUI MINHA AVALIAÇAO.....ESPERO AJUDAR
    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. Tomando por base as características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica,verificamos que o

    • planejamento, a execução e a avaliação serão satisfatórios se não forem processados dentro de mínimos parâmetros de criticidade.
    • professor não deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito.
    • papel do professor está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática.( CORRETA)
    • professor é professor e o educando é educando.
    2. A questão primordial que hoje se coloca para a metodologia de ensino é


    • da concepção de uma metodologia que minimize as diferenças econômicas, sociais e culturais. Há, portanto, necessidade de orientar o professor para que procure uma maneira de

    • simplificação da ação docente.
    • mediação entre o professor e recursos de ensino.
    • integração do professor e do aluno de modo contextualizado.( CORRETA)
    • ação docente desvinculada do fato educativo.
    3. É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior,


    • o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor

    • dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente.( CORRETA)
    • compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
    • aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
    • entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização.
    4. No trabalho docente,


    • o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.

    Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.

    I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
    II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
    III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
    IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.( CORRETA)
    • Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

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  8. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. A pedagogia crítico-social dos conteúdos,




    que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a


    colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.
    utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico.
    utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
    centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.
    2. A questão primordial que hoje se coloca para a metodologia de ensino é




    da concepção de uma metodologia que minimize as diferenças econômicas, sociais e culturais. Há, portanto, necessidade de orientar o professor para que procure uma maneira de


    simplificação da ação docente.
    ação docente desvinculada do fato educativo.
    integração do professor e do aluno de modo contextualizado.
    mediação entre o professor e recursos de ensino.
    3. No trabalho docente,




    o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.

    Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.

    I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
    II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
    III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
    IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    4. O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes.




    É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nos seguintes critérios:


    organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
    organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
    organização, aplicação, flexibilidade e significação.
    validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.

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    1. Alguém sabe? O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes.
      É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se nos seguintes critérios:


      organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
      organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
      organização, aplicação, flexibilidade e significação.
      validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.

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    2. é a última alternativa: validade, utilidade....

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  9. DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é

    o método.(CORRETA)
    a fixação.
    o livro didático.
    a avaliação.
    2. Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário está fazendo

    uma ementa.
    um projeto de pesquisa.
    um programa de disciplina.(CORRETA)
    um plano de ação.
    3. É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior,


    o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor

    compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
    dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente.(CORRETA)
    entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização.
    aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
    4. Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários)


    se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações(interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

    ao conceito tradicional de sala de aula universitária.
    aos laboratórios.
    às salas de aula só na universidade.
    ao novo conceito de aula universitária.(CORRETA)

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  10. 6. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROCURA DISCUTIR AS VÁRIAS REPRESENTAÇÕES QUE A SOCIEDADE TEM DO PROFESSOR E DA EDUCAÇÃO EM GERAL.


    • Para alguns, a educação é vista como um processo de transformação social. Nesse contexto, o professor pode ser visto como um:

    • profissional como outro qualquer.
    • agente dessa transformação. X
    • profissional ao qual não cabe a função de transformar a sociedade.
    • indivíduo que, por ser mal remunerado, não participa das mudanças mais importantes da sociedade.
    7. A ESCOLA SURGE COMO INSTITUIÇÃO QUE DISPUTARÁ COM A FAMÍLIA A HEGEMONIA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO.


    • No decorrer da história, passa a ser marcada por concepções de tempo e espaço. A disciplina é rígida, e o objetivo inicial é educar dentro dos limites da tradição.

    Assinale a alternativa que não apresenta uma característica dos primeiros colégios que surgiram a partir do século XVII.

    • Tinham a preocupação de formar cidadãos críticos. X
    • Encarregavam-se da socialização dos alunos.
    • Eram lugares onde a disciplina era a regra.
    • Estavam intimamente ligados à Igreja.
    8. A ESCOLA NOVA PROPICIOU, SOBRETUDO, UMA EDUCAÇÃO:

    • do povo. X
    • do Ensino Médio.
    • no jardim de infância.
    • da elite.
    9. OBSERVE.


    • Kant expôs suas ideias sobre a educação nas Aulas sobre Pedagogia. Nelas, ele defende que o homem é o único ser vivo que pode e deve ser educado. Acredita na diferenciação das práticas pedagógicas conforme a idade do educando. Tem a instrução como um processo de socialização e a formação cultural como um processo de moldagem.

    Sobre essa proposição, é correto afirmar que o ideal pedagógico de Kant assemelha-se:

    • ao ideal pedagógico aristotélico, desenvolvido por Marx.
    • ao ideal pedagógico latino, enriquecido com os conhecimentos de Platão.
    • ao ideal pedagógico romano, somado às teses de Espinosa.
    • ao ideal pedagógico grego, enriquecido com as teses de Rosseau. X
    10. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES A RESPEITO DE KANT.


    • I. O homem é o único ser vivo que pode e deve ser educado.
    II. O homem torna-se homem por meio da educação.
    III. O homem é o produto da educação que recebeu.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • A afirmativa I está correta.
    • As afirmativas II e III estão corretas.
    • As afirmativas I, II e III estão corretas. X
    • A afirmativa III está correta.

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  11. Prova 315
    1. A Igreja Católica, a partir do Concílio de Trento,


    • adquire uma maior consciência de sua própria função educativa e dá vida a um significativo florescimento de congregações religiosas destinadas de maneira específica a atividades de formação não só dos eclesiásticos, mas também dos jovens descendentes dos grupos dirigentes.

    Esse texto faz referência:

    • à Contrarreforma religiosa. X
    • à teoria evolucionista.
    • à inquisição católica.
    • ao movimento reformista.
    2. UM DOS TEMAS MAIS TRABALHADOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E TAMBÉM PELA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO É A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES.


    • A carreira docente e os problemas a ela relacionados têm sido objeto de estudo dos sociólogos há algum tempo. Pode-se citar como algumas das questões relacionadas a esse assunto todas abaixo, exceto:

    • A carreira do magistério não tem sido vista como uma vocação ou como uma missão social.
    • Há quem veja esse emprego como outro qualquer e, portanto, sem nenhuma especificidade.
    • As dificuldades materiais encontradas no exercício da profissão, como, por exemplo, a falta de salas de aula e material didático adequado.
    • A boa posição social que os professores ocupam em razão do prestígio que a atividade docente adquiriu nos últimos tempos. X
    3. A EDUCAÇÃO DOS IMIGRANTES ALEMÃES NO SÉCULO XIX ERA REALIZADA:

    • pelos próprios alemães. X
    • pelo Estado.
    • pela Igreja.
    • em escolas públicas.
    4. LEIA O TEXTO ABAIXO E ASSINALE A ALTERNATIVA QUE MELHOR EXPLICA SUA AFIRMAÇÃO.


    • O estudo do social é o ponto central da Sociologia, que surge num contexto histórico marcado por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, por conta da consolidação do capitalismo como modo de produção.

    • A história da humanidade do final do século XVIII em nada se relaciona com o surgimento e o desenvolvimento da Sociologia como ciência.
    • A sociologia não está descolada do restante da sociedade e, dessa maneira, o que acontece na vida social reflete-se diretamente na produção do conhecimento sociológico. X
    • O que acontece na sociedade, em geral, não influencia o desenvolvimento de uma ciência como a Sociologia.
    • As mudanças decorrentes da consolidação do capitalismo não foram muito significativas para o estudo da sociedade.
    5. CALVINO, AO ACREDITAR NA PREDESTINAÇÃO, NÃO DESPREZAVA O ASPECTO _______.


    • Ao contrário, fazia com que os crentes procurassem o sinal de sua eleição, impulsionando-os para a responsabilidade e para o trabalho. Segundo ele, deveria ser acentuado o aspecto laico da ______________ de forma a preparar os ____________ para a "república" e para a "sociedade".

    As palavras que preenchem corretamente as lacunas são:

    • educacional; política; professores.
    • educacional; educação; cidadãos. X
    • político; economia; trabalhadores.
    • cultural; educação; professores.
    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

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  12. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 0.5
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. É a abordagem teórico-prática dos processos de ensino e de aprendizagem, além de modalidades técnicas de organizar o ensino e a aprendizagem.

    Prática Pedagógica Dialógica.
    Epistemologia da Prática Profissional.
    Prática Pedagógica.
    Metodologia do Ensino Superior.
    2. O professor, quando organiza os conteúdos de ensino em nível de complexidade crescente, está atendendo

    à flexibilidade dos objetivos.
    à ordenação vertical dos conteúdos.
    aos objetivos propostos para cada período de determinado curso.
    à subjetividade dos conteúdos de ensino.
    3. A tarefa do professor hoje é, acima de tudo, ensinar os seus alunos a pensar. Uma atividade que pode estimulá-los a conseguir isso é a

    repetição.
    cópia.
    avaliação.
    exposição.
    4. Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino.


    Na aula se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como

    a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com obrigação de repeti-la.
    a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação, pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário.
    o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
    o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.

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    Respostas
    1. Obrigada por sua colaboração e pela visita, volte sempre!.

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    2. Olá, qual é a resposta da questão número 2...obrigada

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    3. Questao 3 resposta Avaliação.... Questao 1 resposta metodologia do ensino superior

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  13. Gostaria de conseguir as respostas desta prova, tens como postá-las?

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  14. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. É a técnica mais tradicional de ensino,


    que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.

    Método de solução de problemas.
    Aula expositiva. CORRETA
    Trabalho em grupo.
    Método de projetos.
    2. Tomando por base as características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica,verificamos que
    o professor é professor e o educando é educando.

    papel do professor está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática. CORRETA

    planejamento, a execução e a avaliação serão satisfatórios se não forem processados dentro de mínimos parâmetros de criticidade.
    professor não deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito.

    3. É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário,


    a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.

    Planejamento educacional.
    Planejamento curricular.
    Planejamento didático. CORRETA
    Planejamento escolar.

    4. A pedagogia crítico-social dos conteúdos,


    que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a

    centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.

    utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
    colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.

    utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico. CORRETA

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  15. DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    1. A pedagogia crítico-social dos conteúdos,


    que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a

    centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.
    colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.
    utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
    • utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico.

    2. Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários) se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações(interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

    • ao novo conceito de aula universitária.
    às salas de aula só na universidade.
    aos laboratórios.
    ao conceito tradicional de sala de aula universitária.

    3. Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino.
    Na aula se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como

    o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.
    a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com obrigação de repeti-la.
    o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
    • a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação, pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário.

    4. Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino, enquanto processo integrador entre a instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à

    adequação das necessidades individuais ao meio social.
    formação de habilidades, hábitos e atitudes.
    • transformação da sociedade de classes.
    reprodução dos valores culturais, sociais e éticos.

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  16. DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. Iniciativas de formação que acompanham o tempo profissional dos sujeitos,


    • com formato e duração diferenciadas, assumindo como processo a perspectiva da formação.


    • Formação inicial.
    • Saberes acadêmicos.
    • Formação continuada.
    • Saberes experienciais.

    Me ajudem

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  17. 4. A tarefa do professor hoje é, acima de tudo, ensinar os seus alunos a pensar. Uma atividade que pode estimulá-los a conseguir isso é a


    repetição.
    cópia.
    avaliação.
    exposição.

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  18. Segue prova on line N2 de Didática do Ensino Superior:

    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário está fazendo

    uma ementa.
    um plano de ação.
    um programa de disciplina.
    um projeto de pesquisa.
    2. A pedagogia crítico-social dos conteúdos,


    que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a

    centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.
    colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.
    utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico.
    utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
    3. No trabalho docente,


    o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.

    Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.

    I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
    II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
    III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
    IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    4. Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários)


    se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações(interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

    ao conceito tradicional de sala de aula universitária.
    aos laboratórios.
    ao novo conceito de aula universitária.
    às salas de aula só na universidade.

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  19. ALGUEM TEM A RESPOSTA DA PROVA N1 PRESENCIAL?

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  20. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior,


    o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor

    entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização.
    aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
    dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente.CORRETA
    compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
    2. É a prática intencional de ensino e de aprendizagem,


    não reduzida à questão didática ou às metodologias de estudar e de aprender, mas articulada a uma educação como prática social e ao conhecimento como produção histórica e cultural, numa relação dialética entre prática-teoria-prática, conteúdo-forma, sujeito-saberes-experiências e propostas interdisciplinares.

    Prática Pedagógica.CORRETA
    Princípios de Aprendizagem.
    Metodologia do Ensino Superior.
    Prática Pedagógica Dialógica.
    3. Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários)


    se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações(interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

    ao novo conceito de aula universitária.CORRETA
    ao conceito tradicional de sala de aula universitária.
    aos laboratórios.
    às salas de aula só na universidade.
    4. A pedagogia crítico-social dos conteúdos,


    que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a

    utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico.CORRETA
    centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.
    utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
    colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.

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  21. DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é

    a avaliação.
    *** o método.
    a fixação.
    o livro didático.
    2. É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário,


    a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.

    Planejamento curricular.
    Planejamento educacional.
    *** Planejamento didático.
    Planejamento escolar.
    3. Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários)


    se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações(interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

    aos laboratórios.
    às salas de aula só na universidade.
    *** ao novo conceito de aula universitária.
    ao conceito tradicional de sala de aula universitária.

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  22. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. [QuestãoID 64203] É a técnica mais tradicional de ensino,


    • que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.

    • Aula expositiva.(correta)
    • Método de projetos.
    • Trabalho em grupo.
    • Método de solução de problemas.
    2. [QuestãoID 64740] No trabalho docente,


    • o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.

    Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.

    I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
    II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
    III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
    IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    • As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. (correta)
    • Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    3. [QuestãoID 64204] O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é

    • o método. (correta)
    • a avaliação.
    • o livro didático.
    • a fixação.
    4. [QuestãoID 64737] A pedagogia crítico-social dos conteúdos,


    • que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a

    • utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico. (correta)
    • utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
    • colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.
    • centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.

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  23. DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino,


    enquanto processo integrador entre a instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à

    transformação da sociedade de classes.
    adequação das necessidades individuais ao meio social.
    reprodução dos valores culturais, sociais e éticos. CORRETA
    formação de habilidades, hábitos e atitudes.

    2. O professor, quando organiza os conteúdos de ensino em nível de complexidade crescente, está atendendo

    à subjetividade dos conteúdos de ensino. CORRETA
    aos objetivos propostos para cada período de determinado curso.
    à ordenação vertical dos conteúdos.
    à flexibilidade dos objetivos.

    3. É a técnica mais tradicional de ensino,


    que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.

    Método de projetos.
    Método de solução de problemas.
    Trabalho em grupo.
    Aula expositiva. CORRETA

    4.No trabalho docente,


    o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.

    Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.

    I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
    II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
    III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
    IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. CORRETA
    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

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    Respostas
    1. O professor, quando organiza os conteúdos de ensino em nível de complexidade crescente, está atendendo
      a ) aos objetivos propostos para cada período de determinado curso.
      b ) à ordenação vertical dos conteúdos. ESTA QUE ESTÁ CORRETA
      c ) à flexibilidade dos objetivos.
      d ) à subjetividade dos conteúdos de ensino.

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  24. Alguém tem a Prova N1 de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico? Obrigada

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  25. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. [QuestãoID 64738] É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário,


    a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.

    Planejamento educacional.
    Planejamento curricular.
    Planejamento didático.(correta)
    Planejamento escolar.

    2. [QuestãoID 64739] Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino,


    enquanto processo integrador entre a instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à

    adequação das necessidades individuais ao meio social.
    reprodução dos valores culturais, sociais e éticos.
    formação de habilidades, hábitos e atitudes.
    transformação da sociedade de classes.(correta)

    3. [QuestãoID 64735] É o espaço privilegiado, um locus por onde transitam diferentes concepções e histórias de ensinar e aprender,


    constituindo um território demarcado pelos conflitos, encontros e possibilidades de construir ou destruir a capacidade humana.

    Sala de aula universitária.(correta)
    Inovação na educação.
    Relação professor-aluno.
    Gestão pedagógica da sala de aula.

    4. [QuestãoID 64205] Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário está fazendo

    uma ementa.
    um projeto de pesquisa.
    um plano de ação.
    um programa de disciplina.(correta)

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  26. 8. Com a dissertação, o professor

    a) consegue avaliar seus alunos de modo absolutamente objetivo.
    b) não consegue avaliar o raciocínio lógico dos seus alunos.
    c) avalia o raciocínio lógico, mas não o domínio verbal, de seus alunos.
    d) consegue avaliar o domínio verbal e o raciocínio lógico de seus alunos.

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  27. QUESTÃO 1
    Aprender e ensinar são processos intimamente relacionados e complementares na construção pedagógica do conhecimento, nos quais o planejamento tem um papel fundamental que é

    a ) direcionar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do aluno.
    b )
    garantir a qualidade do trabalho docente, a fim de que o aluno desenvolva suas competências, habilidades e hábitos.

    c ) traduzir na prática as diferentes abordagens teóricas relativas ao processo ensino-aprendizagem.
    d )
    garantir a coerência e a unidade do trabalho por meio da interligação dos elementos do processo de ensino.

    QUESTÃO 2
    A educação, sendo uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. Assim, no processo pedagógico, a atuação dos professores e alunos está voltada à

    a ) escolha de procedimentos de ensino.
    b ) seleção de conteúdos.
    c ) avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
    d ) consecução de objetivos.
    QUESTÃO 3
    Atividades desenvolvidas pelos professores universitários, orientados para a preparação de futuros profissionais. Tais atividades são regidas pelo mundo da vida e da profissão, alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também em relações interpessoais e vivências de cunho afetivo, valorativo e ético, indicando que a atividade docente não se esgota na dimensão técnica, mas remete ao que de mais pessoal existe em cada professor. Estamos falando de


    a ) saberes docentes.


    b ) solidão pedagógica.


    c ) formação docente.


    d ) docência superior.


    QUESTÃO 4
    Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino, enquanto processo integrador entre a
    instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à


    a ) reprodução dos valores culturais, sociais e éticos.


    b ) adequação das necessidades individuais ao meio social.


    c ) formação de habilidades, hábitos e atitudes.


    d ) transformação da sociedade de classes.


    QUESTÃO 5
    Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário
    está fazendo


    a ) um programa de disciplina.


    b ) uma ementa.


    c ) um plano de ação.


    d ) um projeto de pesquisa.


    QUESTÃO 6
    É a abordagem teórico-prática dos processos de ensino e de aprendizagem, além de modalidades técnicas de organizar o ensino e a aprendizagem.


    a ) Prática Pedagógica.


    b ) Metodologia do Ensino Superior.


    c ) Epistemologia da Prática Profissional.


    d ) Prática Pedagógica Dialógica.


    QUESTÃO 7
    O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em
    seu planejamento didático é


    a ) o método.


    b ) a avaliação.


    c ) a fixação.


    d ) o livro didático.


    QUESTÃO 8
    Documento, sempre provisório, que afirma publicamente aquilo em que acredita uma determinada comunidade acadêmica educativa e que busca fundamentar uma prática pedagógica concreta, elaborado num processo participativo de construção de significados, no esforço de definir e configurar uma nova identidade à instituição.


    a ) Projeto Político Pedagógico.


    b ) Políticas Públicas.


    c ) Gestão de Educação Superior.


    d ) Reforma Curricular.


    QUESTÃO 9
    É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário, a fim de que os objetivos de educação,
    de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.


    a ) Planejamento escolar.


    b ) Planejamento didático.


    c ) Planejamento educacional.


    d ) Planejamento curricular.


    QUESTÃO 10
    O que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica, no compromisso com o rigor
    metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de relações que envolve o conhecimento como
    categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de


    a ) autonomia intelectual.


    b ) relação pedagógica crítica.


    c ) relação professor-aluno.


    d ) memória crítica.

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  28. por que utilizar tecnologias na educacao

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