segunda-feira, novembro 19, 2012

Prova N2


TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL




1. Sobre a heteronomia moral, é correto afirmar que

  • é o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
  • ela não possui nenhuma relação com a punição.
  • todos os seres humanos passam por esse estágio, já que, durante algum tempo da vida, somos conduzidos por outras pessoas.
  • todos os seres humanos deixam a heteronomia para alcançar a autonomia moral.




2. A afirmação "toda Psicologia é social" diz respeito

  • ao vínculo afetivo que se constitui no contexto social.
  • à teoria de Pichon-Rivière que foi utilizada por todos os teóricos da área.
  • à necessidade de analisar o homem dentro de um contexto social.
  • a todas as teorias da Psicologia basearem-se na Psicologia Social.




3. As protoaprendizagens dizem respeito às

  • aprendizagens corretas que ocorrem no espaço escolar.
  • concepções de mundo que se adquire por meio da convivência com a família.
  • aprendizagens que ocorrem a partir da interação da criança com a sua comunidade.
  • aprendizagens que ocorrem por meio das relações afetivas com sua mãe.




4. O objetivo da Educação Especial é



  • somente promover a integração social do indivíduo.
  • encaminhar o aluno com necessidades especiais ao mercado de trabalho.
  • reduzir os obstáculos que impedem o indivíduo de aprender e de exercer a sua cidadania.
  • funcionar separadamente do sistema regular de ensino.




 Obrigada!!!!!!!!!!!
Luisa 

50 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. Para enfrentar o desafio do fracasso escolar, é necessário que o professor

    encaminhe o aluno que não aprende à equipe técnico-pedagógica da escola.
    analise um conjunto de causas que podem ajudar a compreender o fracasso escolar dos alunos e reflita sobre as práticas pedagógicas utilizadas.
    investigue o contexto sociocultural do aluno.
    solicite avaliações clínicas de seu aluno.
    2. Quando analisamos as relações entre fracasso escolar e práticas pedagógicas, à luz da Psicopedagogia, concluímos que

    por meio de uma prática pedagógica consistente, podemos diminuir os índices de fracasso escolar.
    as causas do fracasso escolar concentram-se na alfabetização inconsistente.
    o fracasso escolar é resultante apenas de uma prática pedagógica ineficiente.
    não há nenhuma relação entre os dois fatores.
    3. O planejamento como forma de prevenção das dificuldades de aprendizagem ocorre quando

    há uma proposta de trabalho individualizado.
    se considera a reparação de alguma aprendizagem que ainda não aconteceu.
    há uma avaliação por meio de testes e provas.
    são planejadas apenas atividades em grupo.
    4. A anomia caracteriza-se

    pela ausência da consciência moral e pela impossibilidade de compreensão das regras sociais e dos limites disciplinares.
    como o estágio que antecede a autonomia moral.
    como uma atitude indisciplinada.
    como o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
    Patrícia Mendes!!

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    1. Quais são as respostas corretas? Muito obrigada pela colaboração!

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. QUAL É A RESPOSTA DA PERGUNTA 2?

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    4. quais as respostas corretas?

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    5. Prova Online
      Disciplina: 28 - TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
      Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
      QUESTÃO 1
      As protoaprendizagens dizem respeito às
      a ) aprendizagens corretas que ocorrem no espaço escolar
      b ) concepções de mundo que se adquirem por meio da convivência com a família.
      c ) aprendizagens que ocorrem por meio das relações afetivas com sua mãe.
      d ) aprendizagens que ocorrem a partir da interação da criança com a sua comunidade.
      QUESTÃO 2
      Para desenvolver a autonomia moral, ao repreender uma criança, Piaget sugere a utilização da
      a ) heteronomia moral.
      b ) sanção por reciprocidade.
      c ) sanção expiatória
      d ) anomia.
      QUESTÃO 3
      Sobre os processos de integração e de inclusão, é correto afirmar que
      a )
      no movimento de integração, a vaga é oferecida ao aluno, mas a escola não se adapta a ele, enquanto que no movimento de inclusão, a escola promove todas as alterações que forem necessárias para o desenvolvimento do aluno deficiente.

      b ) são sinônimos.
      c ) ambos começaram na ocasião da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou seja, em 1948.
      d )
      no movimento de integração, há uma preocupação com a inserção social do sujeito e no processo de inclusão, não há.

      QUESTÃO 4
      Para enfrentar o desafio do fracasso escolar, é necessário que o professor
      a ) investigue o contexto sociocultural do aluno.
      b ) encaminhe o aluno que não aprende à equipe técnico-pedagógica da escola.
      c ) solicite avaliações clínicas de seu aluno
      d )
      analise um conjunto de causas que podem ajudar a compreender o fracasso escolar dos alunos e reflita sobre as práticas pedagógicas utilizadas.

      QUESTÃO 5
      Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve
      a ) apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
      b )
      ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.

      c ) aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
      d )
      considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem.

      QUESTÃO 6
      De acordo com a Psicopedagogia, ao analisarmos as dificuldades de aprendizagem de um sujeito, é necessário considerar

      a ) os aspectos orgânicos e pedagógicos.
      b ) a entrevista realizada com a família do aluno.
      c ) o sujeito como um ser global, composto pelos aspectos orgânico, afetivo, social, cognitivo e pedagógico.
      d ) os aspectos pedagógicos e socioculturais.
      QUESTÃO 7
      A concepção curricular de toda e qualquer escola
      a ) é crítica.
      b ) é neutra e absoluta.
      c ) é integrada e oferece aprendizagens significativas.
      d ) reflete uma concepção de homem, de educação e de sociedade.
      QUESTÃO 8
      A forma de organização curricular, na qual existe um grau máximo de integração entre as disciplinas, a ponto de as áreas de conhecimento se fundirem, buscando a unidade do conhecimento, chama-se

      a ) transdisciplinaridade.
      b ) pluridisciplinaridade.
      c ) multidisciplinaridade.
      d ) interdisciplinaridade.
      QUESTÃO 9
      As funções da aprendizagem, segundo Sara Pain, são:
      a ) repressora, socializadora e transformadora.
      b ) educacional e repressora.
      c ) repressora e transformadora.
      d ) transformadora e socializadora.
      QUESTÃO 10
      Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e, do ponto de vista do desenvolvimento moral, isso significa que

      a ) não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
      b ) ela não deve ser advertida ao cometer infrações
      c ) a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu"
      d ) o próximo estágio é a autonomia moral.

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  2. Resultado final : 4.0
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. EXISTE UMA RELAÇÃO ÍNTIMA ENTRE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, POIS:

    • o planejamento é uma oportunidade de reflexão da prática pedagógica, e a avaliação oferece subsídios para o replanejamento. CORRETA
    • a avaliação mede o que foi ensinado.
    • a avaliação é o último aspecto a ser tratado no planejamento.
    • a avaliação deve ser planejada.

    2. Sobre o papel da Psicopedagogia Institucional, aprendemos que é

    • impossível desenvolver um trabalho com finalidade curativa.
    • apenas curativo.
    • predominantemente preventivo, mas pode ser curativo quando necessário. CORRETA
    • apenas preventivo.

    3. A participação dos pais na vida dos filhos é fundamental para a aprendizagem, e isso significa

    • comparecer frequentemente à escola.
    • sempre que a criança apresentar dificuldades para aprender, a causa está no seio familiar.
    • auxiliar os filhos no dever de casa.
    • demonstrar aos filhos que a escola possui um valor para a família por meio de atitudes de respeito ao conhecimento.CORRETA

    4. Para garantir uma inclusão de sucesso e qualidade, é necessário

    • promover a formação docente com preparação específica.
    • modificar a estrutura física da escola.
    • solicitar à família do aluno com necessidades especiais que permaneça na escola durante todo o turno.
    • preparar os professores, as famílias dos demais alunos e os alunos da classe, bem como promover adaptações que garantam a permanência do aluno com necessidades especiais na escola. CORRETA

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  3. TEORIAS E PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS INSTITUCIONAL.
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. Para a utilização do Psicodrama na Educação, é necessário

    • saber que o relacionamento com crianças exige disposição para brincar e para compreender o sentido da brincadeira. (CORRETO)
    • ser psicólogo.
    • conhecer a história da criança.
    • ter a presença dos pais no momento da aplicação da técnica.
    2. Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e, do ponto de vista do desenvolvimento moral,


    • isso significa que

    • a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu". (CORRETO)
    • não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
    • ela não deve ser advertida ao cometer infrações.
    • o próximo estágio é a autonomia moral.
    3. As teorias de Piaget e Vygotsky muito têm contribuído para o desenvolvimento do trabalho psicopedagógico. Sobre essas teorias, podemos afirmar que

    • são divergentes, pois enquanto Piaget enfatiza o aspecto maturacional como centro do desenvolvimento, Vygotsky enfatiza o aspecto sociocultural. (CORRETO)
    • Piaget e Vygotsky discordam apenas no aspecto da aquisição da linguagem.
    • são idênticas e complementares.
    • a única diferença entre os autores é a proposta da divisão do desenvolvimento em estágios.
    4. A concepção curricular de toda e qualquer escola

    • é neutra e absoluta.
    • reflete uma concepção de homem, de educação e de sociedade.(CORRETO)
    • é integrada e oferece aprendizagens significativas.
    • é crítica.

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  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. A formação continuada de professores, realizada com qualidade e freqüência, promove a

    • consciência crítica do professor e, conseqüentemente, a escolha de técnicas de ensino adequadas, e a busca de uma prática pedagógica consciente e eficaz.
    • redução dos problemas de indisciplina em sala.
    • eficiência do trabalho burocrático.
    • aprendizagem de métodos e técnicas eficazes.
    2. A afirmação "toda Psicologia é social" diz respeito

    • à teoria de Pichon-Rivière que foi utilizada por todos os teóricos da área.
    • à necessidade de analisar o homem dentro de um contexto social.
    • ao vínculo afetivo que se constitui no contexto social.
    • a todas as teorias da Psicologia basearem-se na Psicologia Social.
    3. A forma de organização curricular, na qual existe um grau máximo de integração entre as disciplinas,


    • a ponto de as áreas de conhecimento se fundirem, buscando a unidade do conhecimento, chama-se

    • interdisciplinaridade.
    • multidisciplinaridade.
    • pluridisciplinaridade.
    • transdisciplinaridade.
    4. Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e, do ponto de vista do desenvolvimento moral,


    • isso significa que

    • não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
    • ela não deve ser advertida ao cometer infrações.
    • a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu".
    • o próximo estágio é a autonomia moral.

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    1. Olá, amigas preciso da resposta da pergunta 3 "A forma de organização curricular...Se possivel, claro!!! Sou muito grata! beijos! Até!

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    2. n°1 - correta: consciência crítica do professor e consequentementea escolha de técnicas de ensino adequadas, e a busca de uma prática pedagógica consciente e eficaz.
      n°2 - correta: • à necessidade de analisar o homem dentro de um contexto social
      n°3 correta: transdisciplinaridade.
      n°4 correta: • a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu".

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  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. PARA A PSICOPEDAGOGIA, OS CONTEÚDOS ESCOLARES DEVEM:

    estar a serviço da construção de habilidades cognitivas mais sofisticadas.( Correta)
    ser agrupados de maneira isolada.
    ter um fim em si mesmos.
    possuir objetivos imediatos.
    2. A reconstrução da disciplina na escola, segundo a Psicopedagogia, exige

    o encaminhamento dos alunos indisciplinados a psicopedagogos clínicos.
    atitudes isoladas do professor.
    a utilização de sanções expiatórias.
    a construção de um projeto pedagógico na escola. (correta)

    3. Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e,
    do ponto de vista do desenvolvimento moral, isso significa que:
    não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
    ela não deve ser advertida ao cometer infrações.
    a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu"
    o próximo estágio é a autonomia moral. (correta)

    4. Quando analisamos as relações entre fracasso escolar e práticas pedagógicas, à luz da Psicopedagogia, concluímos que

    não há nenhuma relação entre os dois fatores.
    por meio de uma prática pedagógica consistente, podemos diminuir os índices de fracasso escolar. (correta)
    as causas do fracasso escolar concentram-se na alfabetização inconsistente.
    o fracasso escolar é resultante apenas de uma prática pedagógica ineficiente

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  6. 1. SOBRE A HETERONOMIA MORAL, É CORRETO AFIRMAR QUE:

    ela não possui nenhuma relação com a punição.
    todos os seres humanos deixam a heteronomia para alcançar a autonomia moral.
    é o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
    certaA todos os seres humanos passam por esse estágio, já que, durante algum tempo da vida, somos conduzidos por outras pessoas.

    2. A PSICOPEDAGOGIA OCUPA-SE:

    das dificuldades de aprendizagem que surgem no espaço escolar.
    das dificuldades de aprendizagem que são encaminhadas ao atendimento clínico.
    CERTA da aprendizagem, de um modo geral, no estado normal ou patológico, em qualquer faixa etária, no decorrer da existência do sujeito.
    das dificuldades de aprendizagem no seu sentido amplo.

    3. PARA A PSICOPEDAGOGIA, OS CONTEÚDOS ESCOLARES DEVEM:

    ter um fim em si mesmos.
    estar a serviço da construção de habilidades cognitivas mais sofisticadas.
    ser agrupados de maneira isolada.
    CERTA possuir objetivos imediatos.

    4. O planejamento como forma de prevenção das dificuldades de aprendizagem ocorre quando

    há uma avaliação por meio de testes e provas.
    há uma proposta de trabalho individualizado.
    CERTA se considera a reparação de alguma aprendizagem que ainda não aconteceu.
    são planejadas apenas atividades em grupo.

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  7. Envio algumas questões:

    1. De acordo com a psicopedagogia, ao analisarmos as dificuldades de aprendizagem de um sujeito, é necessário considerar:
    a) os aspectos orgânicos e pedagógicos
    b) a entrevista realizada com a familia do aluno.
    c) o sujeito como ser global, composto pelos aspectos orgânicos, afetivo, social, cognitivo e pedagógico.CORRETA
    d) Os aspectos pedagógicos e sócio culturais.

    2) Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve:
    a) apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
    b) aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
    c)considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem. CORRETA
    d) ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.

    3) As funções da aprendizagem, segundo Sara Pain, são :
    a) transformadora e socializadora
    b) educacional e repressora
    c) repressora, transformadora e socializadora CORRETA
    d) repressora e transformadora

    4) O planejamento assume um papel importante na atividade docente, quando :
    a) pode ser consultado pela equipe técnica.
    b) na sua ausência, pode ser excutado por outro professor.
    c) é entregue em dia à coordenção
    d) o professor acredita na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem CORRETA

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    1. o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência será feito preferencialmente na rede regular de ensino.

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  8. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/96, sobre a Educação Especial, preconiza que

    a inclusão é obrigatória.
    deve haver dois sistemas separados de educação: o regular e o especial.
    a Educação Especial de qualidade deve ocorrer em espaços separados da Educação Regular.
    o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência será feito preferencialmente na rede regular de ensino.

    2. Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve

    considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem.
    ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.
    apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
    aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.

    3. Para enfrentar o desafio do fracasso escolar, é necessário que o professor

    solicite avaliações clínicas de seu aluno.
    analise um conjunto de causas que podem ajudar a compreender o fracasso escolar dos alunos e reflita sobre as práticas pedagógicas utilizadas.
    encaminhe o aluno que não aprende à equipe técnico-pedagógica da escola.
    investigue o contexto sociocultural do aluno.

    4. Quando analisamos as relações entre fracasso escolar e práticas pedagógicas, à luz da Psicopedagogia, concluímos que

    por meio de uma prática pedagógica consistente, podemos diminuir os índices de fracasso escolar.
    não há nenhuma relação entre os dois fatores.
    as causas do fracasso escolar concentram-se na alfabetização inconsistente.
    o fracasso escolar é resultante apenas de uma prática pedagógica ineficiente.

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  9. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. Podemos afirmar que as bases teóricas da Psicopedagogia são:

    Psicanálise (todos os representantes franceses) e Construtivismo (Emília Ferreiro).
    Psicanálise (Freud), Psicologia Social (Pichon-Rivière) e Psicologia Genética (Piaget).
    Psicologia Social (Pichon-Rivière), Psicanálise (Lacan), Behaviorismo (Skinner).
    Teoria Sociohistórica (Vygotsky), Psicologia Genética (Piaget) e Psicanálise (Freud).CORRETA


    2. PARA A PSICOPEDAGOGIA, OS CONTEÚDOS ESCOLARES DEVEM:

    ser agrupados de maneira isolada.
    ter um fim em si mesmos.
    possuir objetivos imediatos.
    estar a serviço da construção de habilidades cognitivas mais sofisticadas.CORRETA



    3. A reconstrução da disciplina na escola, segundo a Psicopedagogia, exige

    atitudes isoladas do professor.
    a construção de um projeto pedagógico na escola.CORRETA
    a utilização de sanções expiatórias.
    o encaminhamento dos alunos indisciplinados a psicopedagogos clínicos.


    4. Os métodos globalizadores, segundo Zabala (1999), são aqueles em que

    os conteúdos possuem uma estrutura disciplinar, sem um tema central.
    há um relacionamento entre algumas disciplinas.
    os conteúdos se organizam a partir de um tema ou problema.CORRETA
    a prioridade básica é o estudo das matérias.

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  10. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. Podemos afirmar que as bases teóricas da Psicopedagogia são:

    Psicanálise (todos os representantes franceses) e Construtivismo (Emília Ferreiro).
    Psicanálise (Freud), Psicologia Social (Pichon-Rivière) e Psicologia Genética (Piaget).
    Psicologia Social (Pichon-Rivière), Psicanálise (Lacan), Behaviorismo (Skinner).
    Teoria Sociohistórica (Vygotsky), Psicologia Genética (Piaget) e Psicanálise (Freud).CORRETA


    2. PARA A PSICOPEDAGOGIA, OS CONTEÚDOS ESCOLARES DEVEM:

    ser agrupados de maneira isolada.
    ter um fim em si mesmos.
    possuir objetivos imediatos.
    estar a serviço da construção de habilidades cognitivas mais sofisticadas.CORRETA


    3. A reconstrução da disciplina na escola, segundo a Psicopedagogia, exige

    atitudes isoladas do professor.
    a construção de um projeto pedagógico na escola.CORRETA
    a utilização de sanções expiatórias.
    o encaminhamento dos alunos indisciplinados a psicopedagogos clínicos.


    4. Os métodos globalizadores, segundo Zabala (1999), são aqueles em que

    os conteúdos possuem uma estrutura disciplinar, sem um tema central.
    há um relacionamento entre algumas disciplinas.
    os conteúdos se organizam a partir de um tema ou problema.CORRETA
    a prioridade básica é o estudo das matérias.

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  11. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

    1. Ao considerar a família do aluno, de acordo com a Psicopedagogia, devemos levar em consideração que

    a família é o primeiro professor da criança e é nela que a criança construirá os seus modelos de aprendizagem. (CORRETA)
    a família só possui influência na aprendizagem da criança nas primeiras séries escolares.
    uma criança pode ficar completamente isenta de suas relações familiares.
    o modelo de família não sofreu alterações em nossa sociedade.

    2. De acordo com a Psicopedagogia, ao analisarmos as dificuldades de aprendizagem de um sujeito, é necessário considerar

    a entrevista realizada com a família do aluno.
    os aspectos pedagógicos e socioculturais.
    os aspectos orgânicos e pedagógicos.
    o sujeito como um ser global, composto pelos aspectos orgânico, afetivo, social, cognitivo e pedagógico. (CORRETO)

    3. Há uma relação importante entre os conteúdos escolares e a afetividade do aluno, pois

    por meio dos conteúdos, não podemos ensinar atitudes.
    muitos professores utilizam o conteúdo como forma de punição.
    para a Psicopedagogia, o conteúdo é o vínculo entre professor e aluno. (CORRETO)
    todos os conteúdos de ensino são prazerosos.

    4. Para enfrentar o desafio do fracasso escolar, é necessário que o professor

    encaminhe o aluno que não aprende à equipe técnico-pedagógica da escola.
    analise um conjunto de causas que podem ajudar a compreender o fracasso escolar dos alunos e reflita sobre as práticas pedagógicas utilizadas. (CORRETO)
    solicite avaliações clínicas de seu aluno.
    investigue o contexto sociocultural do aluno.

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  12. 1)O planejamento como forma de prevenção das dificuldades de aprendizagem ocorre quando

    há uma proposta de trabalho individualizado.
    se considera a reparação de alguma aprendizagem que ainda não aconteceu. CORRETA
    há uma avaliação por meio de testes e provas.
    são planejadas apenas atividades em grupo.

    2) O planejamento assume um papel importante na atividade docente, quando :
    a) pode ser consultado pela equipe técnica.
    b) na sua ausência, pode ser excutado por outro professor.
    c) é entregue em dia à coordenção
    d) o professor acredita na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem CORRETA

    3) A forma de organização curricular, na qual existe um grau máximo de integração entre as disciplinas, ponto de as áreas de conhecimento se fundirem, buscando a unidade do conhecimento, chama-se

    • interdisciplinaridade.
    • multidisciplinaridade.
    • pluridisciplinaridade.
    • transdisciplinaridade. CORRETA

    4) A formação continuada de professores, realizada com qualidade e freqüência, promove a:

    • consciência crítica do professor e, conseqüentemente, a escolha de técnicas de ensino adequadas, e a busca de uma prática pedagógica consciente e eficaz. CORRETA
    • redução dos problemas de indisciplina em sala.
    • eficiência do trabalho burocrático.
    • aprendizagem de métodos e técnicas eficazes.

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  13. Resultado final : 3.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino,


    • enquanto processo integrador entre a instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à

    • adequação das necessidades individuais ao meio social.
    • formação de habilidades, hábitos e atitudes.
    • transformação da sociedade de classes.CORRETA
    • reprodução dos valores culturais, sociais e éticos.
    2. O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é

    • a avaliação.
    • o livro didático.
    • o método. CORRETA
    • a fixação.
    3. Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino.


    • Na aula se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como

    • o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.
    • o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
    • a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação, pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário.CORRETA
    • a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com obrigação de repeti-la.
    4. É a técnica mais tradicional de ensino,


    • que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.

    • Aula expositiva.CORRETA
    • Método de solução de problemas.
    • Método de projetos.
    • Trabalho em grupo.

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  14. Resultado final : 4.0
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO
    1. Segundo Thomas Butts, os problemas que não contêm, em seu enunciado, uma estratégia para sua resolução, são classificados como

    • situações-problema.
    • problemas de aplicação.
    • problemas em aberto.CORRTA
    • exercícios algorítmicos.
    2. A Álgebra passou por várias fases de desenvolvimento, sendo que a fase retórica é aquela em que

    • são utilizados somente símbolos.
    • o pensamento algébrico era expresso com palavras.CORRETA
    • eram utilizadas abreviações para representações algébricas.
    • era utilizada uma letra para representar a incógnita numa equação.
    3. Podemos afirmar que

    • a medida de uma grandeza pode mudar, desde que a grandeza se refira ao espaço e não ao plano.
    • a medida é uma grandeza invariante, isto é, não muda.
    • medir é comparar, utilizando uma certa unidade como padrão.CORRETA
    • somente o metro pode ser utilizado como unidade de medida.
    4. Qual ideia da divisão está presente no método de dividir conhecido como "método americano"?

    • Repartir.
    • Completar.
    • Comparar.
    • Medir.CORRETA

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  15. Resultado final : 4.0
    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. Que elementos constituem uma organização formal da escola como instituição?

    • A globalidade, a totalidade e a linearidade.
    • O status interdisciplinar.
    • Professores, alunos, funcionários e família.
    • Programação, recursos materiais e pessoal escolar.CORRTEA
    2. O Modelo Nosográfico de Jorge Visca nos propõe uma leitura das dificuldades de aprendizagem.


    • Assinale a alternativa que descreve os obstáculos a serem considerados na avaliação das dificuldades de aprendizagem

    • Epistêmico, dinâmico e de temática.
    • Funcional, reativo e cognitivo.
    • Afetivo, epistemofílico e funcional.
    • Epistêmico, epistemofílico, funcional e epistemológico.CORRETA
    3. Assinale a alternativa que explica o significado de sujeito cognoscente.

    • É um sujeito em constante busca do conhecimento.
    • É como se explica a instituição educacional e suas funções.
    • Refere-se apenas à criança com dificuldade de aprendizagem.
    • É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia.
    4. O ensinante e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo neurótico com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?

    • O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu.CORRETA
    • O ensinante desmente o conhecimento do aprendente e este anula sua capacidade de pensar.
    • O ensinante exibe-se, mostra-se conhecedor, e o aprendente inibe o pensamento.
    • O ensinante mostra o conhecimento e o aprendente apropria-se dele.

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  16. Resultado final : 2.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. O critério estatístico de normalidade pode ser definido

    • pela posse de uma estrutura genotípica perfeita, ausência de predisposições a doenças e anormalidades.
    • pela capacidade para gerir civilmente as próprias ações.
    • em termos de frequência, comparação com a norma. CORRETA
    • pelo nível de ajustamento ao grupo social.
    2. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    • eles são a prova do fracasso escolar.
    • eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.CORRETA
    • eles demonstram a falência do sistema educacional.
    • eles apontam as falhas na estrutura familiar.
    3. A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é

    • refletir sobre a prática docente.
    • reconhecer a existência de processos inconscientes. CORRETA
    • orientação familiar.
    • reeducação do aluno.
    4. Leia abaixo:


    • A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como

    • os processos de ensino.
    • os currículos escolares.
    • o sujeito aprendendo.CORRETA
    • a interação professor/aluno.

    MARIZA

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  17. MARIZA

    Resultado final : 2.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. COM RELAÇÃO À NORMA E ÀS VARIEDADES LINGUÍSTICAS, OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS RECONHECEM QUE:


    • I. o preconceito linguístico decorre do valor de superioridade atribuído à variedade padrão e aos estigmas associados às variedades não padrão.
    II. para cumprir a função de ensinar a oralidade e a escrita, a escola precisa livrar-se de vários mitos: o de que existe uma forma "correta" de falar, o de que a fala de uma região é melhor, de que é preciso "consertar" a fala do aluno para evitar que ele escreva errado.
    III. o preconceito linguístico produz uma prática de mutilação cultural.
    IV. a causa do não aprendizado da língua padrão está associada a falhas e/ou distúrbios cognitivos, orgânicos ou culturais inerentes aos indivíduos e aos grupos a que pertencem.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. correta
    • Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
    • Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    2. CONCEBER A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO IMPLICA EM CONSIDERAR QUE ELA SE PROCESSA A PARTIR DE UM MECANISMO QUE ENVOLVE:

    • mensagem, receptor e código.
    • emissor e código.
    • emissor, mensagem, receptor e código. correta
    • emissor e receptor.
    3. Quanto aos métodos e procedimentos educacionais direcionados para o ensino-aprendizagem da escrita,


    • pode-se afirmar que são formulações elaboradas por educadores

    • que correspondem, invariavelmente, aos processos vividos pelas crianças.correta
    • que independem de suas concepções de sujeito e de aprendizagem.
    • para servirem como referência e guia de suas ações.
    • que direcionam, sempre da mesma forma, os processos de ensino-aprendizagem.
    4. De acordo com Canguilhem, dentre as formas inadequadas de se conceber normalidade e patologia, destacam-se as seguintes posições:


    • I.os fenômenos da doença diferem da normalidade apenas pela intensidade e, portanto, não se constituem como opostos qualitativos. Toda doença seria apenas uma expressão alterada, perturbada da normalidade.
    II.a normalidade é entendida como correspondente ao que mais se aproxima de um dado estatístico. Nesse caso, a média passa a ser um recurso para a definição da norma, de modo que um estado normal ou patológico, embora não dedutível da média, são fixados por ela.
    III.o normal é um valor relativo, mutável e histórico e socialmente constituído.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
    • Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I e II estão corretas. correta
    • Apenas a afirmativa I está correta.

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  18. Resultado final : 3.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino,


    • enquanto processo integrador entre a instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à

    • adequação das necessidades individuais ao meio social.
    • formação de habilidades, hábitos e atitudes.
    • transformação da sociedade de classes.CORRETA
    • reprodução dos valores culturais, sociais e éticos.
    2. O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é

    • a avaliação.
    • o livro didático.
    • o método.CORRETA
    • a fixação.
    3. Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino.


    • Na aula se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como

    • o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.
    • o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
    • a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação, pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário.CORRETA
    • a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com obrigação de repeti-la.
    4. É a técnica mais tradicional de ensino,


    • que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.

    • Aula expositiva.CORRETA
    • Método de solução de problemas.
    • Método de projetos.
    • Trabalho em grupo.

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  19. MARIZA

    Resultado final : 2.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. O critério estatístico de normalidade pode ser definido

    • pela posse de uma estrutura genotípica perfeita, ausência de predisposições a doenças e anormalidades.
    • pela capacidade para gerir civilmente as próprias ações.
    • em termos de frequência, comparação com a norma.CORRETA
    • pelo nível de ajustamento ao grupo social.
    2. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    • eles são a prova do fracasso escolar.
    • eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.CORRETA
    • eles demonstram a falência do sistema educacional.
    • eles apontam as falhas na estrutura familiar.
    3. A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é

    • refletir sobre a prática docente.
    • reconhecer a existência de processos inconscientes.CORRETA
    • orientação familiar.
    • reeducação do aluno.
    4. Leia abaixo:


    • A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como

    • os processos de ensino.
    • os currículos escolares.
    • o sujeito aprendendo.CORRETA
    • a interação professor/aluno.

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  20. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    1. A PROFESSORA QUE OBSERVAR ALTERAÇÕES NA CRIANÇA QUANTO À ALIMENTAÇÃO DEVE:

    • forçar a criança a comer alimentos saudáveis mesmo que ela não queira.
    • chamar os pais e indicar o problema para que juntos possam solucionar. (CORRETA)
    • dar o alimento em outros horários quando a criança tiver fome.
    • isentar-se da culpa, pois a professora não acompanha a alimentação da criança.

    2 CRIANÇAS INFECTADAS COM VERMES POSSUEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

    • febre, insônia e desnutrição.
    • fome, insônia e desidratação.
    • diarréia, desidratação e sonolência. (CORRETA)
    • diarréia, hiperatividade e fome.

    3. QUANDO A CRIANÇA ESTÁ EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO CONTROLE DAS FUNÇÕES DE MICÇÃO E DEFECAÇÃO, É NECESSÁRIO:

    • ensiná-la e acompanhá-la sempre com paciência tanto em casa como na escola.(CORRETA)
    • deixá-la utilizando fraldas até que estejam sempre limpas.
    • repreendê-la sempre que fizer suas necessidades em lugares inapropriados.
    • ajudar a criança a fazer tudo sozinha para seu aprendizado.

    4. PARA PREVENIR A ANEMIA, DEVEMOS OFERECER ÀS CRIANÇAS:

    • fígado, verduras, legumes, líquidos em geral e frutas cítricas.
    • verduras verdes; fígado; feijão; frutas como laranja, acerola e goiaba. (CORRETA)
    • verduras verdes; peixes; frutas como melancia, laranja e abacaxi.
    • frutas de qualquer tipo, leguminosas, verduras, peixes e carnes.

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    Respostas
    1. Obrigada pela colaboração!
      Bjs e seja sempre bem vinda!

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  21. TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. [QuestãoID 12958] O objetivo da Psicopedagogia Institucional Hospitalar é

    #reduzir as perdas pedagógicas do sujeito afastado dos bancos escolares em função da saúde comprometida. CORRETA
    #oferecer apoio psicológico ao sujeito acamado.
    # promover a interação social do sujeito no ambiente hospitalar.
    #promover atividades lúdicas para crianças acamadas.

    2. [QuestãoID 12988] UM DOCUMENTO MUITO IMPORTANTE PARA O PROGRESSO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL FOI ESPECIFICAMENTE A:

    # Constituição Brasileira (1988).
    #Conferência Mundial de Educação para Todos (1990).
    # Declaração de Salamanca (1994). CORRETA
    #Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).

    3. [QuestãoID 12967] As teorias de Piaget e Vygotsky muito têm contribuído para o desenvolvimento do trabalho psicopedagógico. Sobre essas teorias, podemos afirmar que

    # Piaget e Vygotsky discordam apenas no aspecto da aquisição da linguagem.
    #A única diferença entre os autores é a proposta da divisão do desenvolvimento em estágios.
    #São idênticas e complementares.
    #São divergentes, pois enquanto Piaget enfatiza o aspecto maturacional como centro do desenvolvimento, Vygotsky enfatiza o aspecto sociocultural. CORRETA

    4. [QuestãoID 12961] Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve

    # considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem. CORRETA
    #aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
    #ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.
    #apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.

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  22. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. [QuestãoID 12961] Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve
    aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
    apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
    ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.
    considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem. Correta

    2. [QuestãoID 12967] As teorias de Piaget e Vygotsky muito têm contribuído para o desenvolvimento do trabalho psicopedagógico. Sobre essas teorias, podemos afirmar que
    Piaget e Vygotsky discordam apenas no aspecto da aquisição da linguagem.
    São divergentes, pois enquanto Piaget enfatiza o aspecto maturacional como centro do desenvolvimento, Vygotsky enfatiza o aspecto sociocultural. Correta
    A única diferença entre os autores é a proposta da divisão do desenvolvimento em estágios.
    São idênticas e complementares.
    3. [QuestãoID 12976] Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e,do ponto de vista do desenvolvimento moral, isso significa que
    a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu" Correta
    o próximo estágio é a autonomia moral.
    ela não deve ser advertida ao cometer infrações.
    não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
    4. [QuestãoID 12959] Para enfrentar o desafio do fracasso escolar, é necessário que o professor solicite avaliações clínicas de seu aluno.
    analise um conjunto de causas que podem ajudar a compreender o fracasso escolar dos alunos e reflita sobre as práticas pedagógicas utilizadas. Correta
    encaminhe o aluno que não aprende à equipe técnico-pedagógica da escola.
    investigue o contexto sociocultural do aluno.

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  23. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. [QuestãoID 66878] O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa saber sobre o funcionamento das relações humanas.


    Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?

    Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas relações humanas.
    A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de relacionamento na instituição educacional.
    O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na instituição educacional.
    Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição. correta

    2. [QuestãoID 66885] Leia o texto abaixo:


    Quais são os obstáculos, identificados com a matriz diagnóstica, que coexistem com o sintoma e que podem dificultar a aprendizagem no interior da instituição educacional?

    Físico, material, técnico e científico.
    Pessoal técnico, professores e alunos.
    Conhecimento, interação, funcionamento e estrutura. correta
    Conhecimento, aprendizagem e social.

    3. [QuestãoID 66880] São recursos psicopedagógicos para a intervenção na instituição educacional:

    provas, testes e questionários.
    informação, mostra e assinalamento. correta
    papel, caneta e régua.
    avaliação, diagnóstico e questionário.

    4. [QuestãoID 66875] Que elementos constituem uma organização formal da escola como instituição?

    A globalidade, a totalidade e a linearidade.
    Programação, recursos materiais e pessoal escolar. correta
    Professores, alunos, funcionários e família.
    O status interdisciplinar.

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  24. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. [QuestãoID 66144] Sobre o papel da Psicopedagogia Institucional, aprendemos que é

    apenas preventivo.
    predominantemente preventivo, mas pode ser curativo quando necessário.
    impossível desenvolver um trabalho com finalidade curativa.
    apenas curativo.
    2. [QuestãoID 66132] A formação continuada de professores, realizada com qualidade e freqüência, promove a

    consciência crítica do professor e, conseqüentemente, a escolha de técnicas de ensino adequadas, e a busca de uma prática pedagógica consciente e eficaz.
    eficiência do trabalho burocrático.
    redução dos problemas de indisciplina em sala.
    aprendizagem de métodos e técnicas eficazes.
    3. [QuestãoID 66142] O planejamento assume um papel importante na atividade docente quando

    pode ser consultado pela equipe técnica.
    o professor acredita na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem.
    na sua ausência, pode ser executado por outro professor.
    é entregue em dia à coordenação.
    4. [QuestãoID 66131] Existe uma relação íntima entre planejamento e avaliação, pois

    a avaliação é o último aspecto a ser tratado no planejamento.
    a avaliação deve ser planejada.
    a avaliação mede o que foi ensinado.
    o planejamento é uma oportunidade de reflexão da prática pedagógica, e a avaliação oferece subsídios para o replanejamento.

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  25. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    1. [QuestãoID 66144] Sobre o papel da Psicopedagogia Institucional, aprendemos que é

    apenas preventivo.
    predominantemente preventivo, mas pode ser curativo quando necessário.(correto)
    impossível desenvolver um trabalho com finalidade curativa.
    apenas curativo.
    2. [QuestãoID 66132] A formação continuada de professores, realizada com qualidade e freqüência, promove a

    consciência crítica do professor e, conseqüentemente, a escolha de técnicas de ensino adequadas, e a busca de uma prática pedagógica consciente e eficaz. (correto)
    eficiência do trabalho burocrático.
    redução dos problemas de indisciplina em sala.
    aprendizagem de métodos e técnicas eficazes.
    3. [QuestãoID 66142] O planejamento assume um papel importante na atividade docente quando

    pode ser consultado pela equipe técnica.
    o professor acredita na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem. (correto)
    na sua ausência, pode ser executado por outro professor.
    é entregue em dia à coordenação.
    4. [QuestãoID 66131] Existe uma relação íntima entre planejamento e avaliação, pois

    a avaliação é o último aspecto a ser tratado no planejamento.
    a avaliação deve ser planejada.
    a avaliação mede o que foi ensinado.
    o planejamento é uma oportunidade de reflexão da prática pedagógica, e a avaliação oferece subsídios para o replanejamento.(correto)

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  26. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    1. [QuestãoID 76030] O educador, no papel de quem ensina, deve estar em constante movimento de reflexão sobre o seu aprender. Marque a alternativa que melhor indique o que ocorre com o ensino se essa ação realmente acontecer.

    Possibilita uma ação pedagógica onde a convivência harmônica e enriquecedora entre educador e educando gera uma abertura para a autoria de pensamento e consequentemente uma aprendizagem fortalecida.
    É uma característica de um ensino comportamentalista onde modelos são privilegiados.
    O educador passa a preocupar-se muito mais com o seu processo de aprender, levando o educando a não se fortificar como aprendente.
    Ainda assim o ensino não deixa de ser tradicional.

    2. [QuestãoID 75652] O Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da aprendizagem. Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?

    Instrumentalização, imitação e condicionamento.
    Manutenção, repressão e transformação.
    Interacionismo, estruturalismo e construtivismo.
    Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.

    3. [QuestãoID 75664] Em relação aos recursos psicopedagógicos, marque a alternativa que apresenta o conceito correto de um desses recursos.

    Acréscimo de modelo - apresentar outra opção para que uma atitude possa ser efetivada.
    Mostra - fazer uma explicação sobre determinado assunto.
    Alternativa múltipla - explicita um segmento de uma conduta.
    Informação - criar um grau de ansiedade e conflito.

    4. [QuestãoID 76042] Enrique Pichon Riviére sistematizou uma técnica para atuação em grupos que traz um referencial importante para o educador intervir em sala de aula. Escolha a afirmativa que contempla o nome dessa técnica.

    Dinâmica de criatividade.
    Eocmea.
    Grupos operativos.
    Ecro grupal.

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    Respostas
    1. Quais são as alternativas corretas?

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  27. Prova On-line


    Prova concluida com sucesso!!!
    Resultado final : 9,0
    Prova 25479
    1. A Psicopedagogia ocupa-se

    das dificuldades de aprendizagem que são encaminhadas ao atendimento clínico.
    da aprendizagem, de um modo geral, no estado normal ou patológico, em qualquer faixa etária, no decorrer da existência do sujeito.CORRETA
    das dificuldades de aprendizagem que surgem no espaço escolar.
    das dificuldades de aprendizagem no seu sentido amplo.
    2. Para enfrentar o desafio do fracasso escolar, é necessário que o professor

    analise um conjunto de causas que podem ajudar a compreender o fracasso escolar dos alunos e reflita sobre as práticas pedagógicas utilizadas.CORRETA
    investigue o contexto sociocultural do aluno.
    solicite avaliações clínicas de seu aluno.
    encaminhe o aluno que não aprende à equipe técnico-pedagógica da escola.
    3. As funções da aprendizagem, segundo Sara Pain, são:

    repressora e transformadora.CORRETA
    educacional e repressora.
    transformadora e socializadora.
    repressora, socializadora e transformadora.
    4. A PSICOPEDAGOGIA OCUPA-SE:

    da aprendizagem, de um modo geral, no estado normal ou patológico, em qualquer faixa etária, no decorrer da existência do sujeito.CORRETA
    das dificuldades de aprendizagem no seu sentido amplo.
    das dificuldades de aprendizagem que surgem no espaço escolar.
    das dificuldades de aprendizagem que são encaminhadas ao atendimento clínico.
    5. A formação continuada de professores, realizada com qualidade e freqüência, promove a

    redução dos problemas de indisciplina em sala.
    consciência crítica do professor e, conseqüentemente, a escolha de técnicas de ensino adequadas, e a busca de uma prática pedagógica consciente e eficaz.CORRETA
    eficiência do trabalho burocrático.
    aprendizagem de métodos e técnicas eficazes.
    6. A CONCEPÇÃO CURRICULAR DE TODA E QUALQUER ESCOLA:

    reflete uma concepção de homem, de educação e de sociedade.CORRETA
    é crítica.
    é integrada e oferece aprendizagens significativas.
    é neutra e absoluta.
    7. SOBRE A HETERONOMIA MORAL, É CORRETO AFIRMAR QUE:

    todos os seres humanos deixam a heteronomia para alcançar a autonomia moral.
    é o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.CORRETA
    ela não possui nenhuma relação com a punição.
    todos os seres humanos passam por esse estágio, já que, durante algum tempo da vida, somos conduzidos por outras pessoas.
    8. A Psicopedagogia considera que a avaliação pode funcionar como

    instrumento de diagnóstico do rendimento e como parâmetro para o replanejamento.CORRETA
    sondagem dos objetivos comportamentais.
    algo desnecessário.
    medida do conhecimento.
    9. Há uma relação importante entre os conteúdos escolares e a afetividade do aluno, pois CORRETA

    para a Psicopedagogia, o conteúdo é o vínculo entre professor e aluno.
    muitos professores utilizam o conteúdo como forma de punição.
    por meio dos conteúdos, não podemos ensinar atitudes.
    todos os conteúdos de ensino são prazerosos.
    10. Para a Psicopedagogia, indisciplina conceitua-se como

    transgressão.
    agressividade e repulsa pela tarefa escolar.
    heteronomia moral.
    incoerência entre a atitude e a tarefa proposta.CORRETA

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  28. Disciplina: 28 - TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    A participação dos pais na vida dos filhos é fundamental para a aprendizagem, e isso significa

    a )
    demonstrar aos filhos que a escola possui um valor para a família por meio de atitudes de respeito ao conhecimento.

    b )
    auxiliar os filhos no dever de casa.
    c )
    sempre que a criança apresentar dificuldades para aprender, a causa está no seio familiar.
    d )
    comparecer frequentemente à escola.
    QUESTÃO 2
    Sobre a heteronomia moral, é correto afirmar que

    a )
    é o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
    b )
    todos os seres humanos passam por esse estágio, já que, durante algum tempo da vida, somos conduzidos
    por outras pessoas.

    c )
    todos os seres humanos deixam a heteronomia para alcançar a autonomia moral.
    d )
    ela não possui nenhuma relação com a punição.
    QUESTÃO 3
    Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve

    a )
    ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.

    b )
    aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
    c )
    considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem.

    d )
    apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
    QUESTÃO 4
    As protoaprendizagens dizem respeito às

    a )
    aprendizagens que ocorrem a partir da interação da criança com a sua comunidade.
    b )
    aprendizagens que ocorrem por meio das relações afetivas com sua mãe.
    c )
    aprendizagens corretas que ocorrem no espaço escolar
    d )
    concepções de mundo que se adquirem por meio da convivência com a família.
    QUESTÃO 5
    Sobre o papel da Psicopedagogia Institucional, aprendemos que é

    a )
    apenas preventivo
    b )
    predominantemente preventivo, mas pode ser curativo quando necessário.
    c )
    impossível desenvolver um trabalho com finalidade curativa.
    d )
    apenas curativo
    QUESTÃO 6
    Para a Psicopedagogia, indisciplina conceitua-se como

    a )
    incoerência entre a atitude e a tarefa proposta.
    b )
    agressividade e repulsa pela tarefa escolar.
    c )
    heteronomia moral.
    d )
    transgressão.
    QUESTÃO 7
    Sobre os processos de integração e de inclusão, é correto afirmar que

    a )
    no movimento de integração, a vaga é oferecida ao aluno, mas a escola não se adapta a ele, enquanto que no movimento de inclusão, a escola promove todas as alterações que forem necessárias para o desenvolvimento do aluno deficiente.

    b )
    são sinônimos.
    c )
    ambos começaram na ocasião da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou seja, em 1948.
    d )
    no movimento de integração, há uma preocupação com a inserção social do sujeito e no processo de inclusão, não há.

    QUESTÃO 8
    De acordo com a Psicopedagogia, ao analisarmos as dificuldades de aprendizagem de um sujeito, é necessário considerar

    a )
    os aspectos orgânicos e pedagógicos.
    b )
    os aspectos pedagógicos e socioculturais.
    c )
    a entrevista realizada com a família do aluno.
    d )
    o sujeito como um ser global, composto pelos aspectos orgânico, afetivo, social, cognitivo e pedagógico.
    QUESTÃO 9
    A anomia caracteriza-se

    a )
    como o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
    b )
    pela ausência da consciência moral e pela impossibilidade de compreensão das regras sociais e dos limites disciplinares

    c )
    como uma atitude indisciplinada.
    d )
    como o estágio que antecede a autonomia moral.
    QUESTÃO 10
    De acordo com a Psicopedagogia, o erro na aprendizagem possui uma importante relação, pois

    a )
    deve ser valorizado.
    b )
    indica como a criança está pensando e oferece condições de intervenção ao professor.
    c )
    indica que o aluno deve ser encaminhado à clínica.
    d )
    deve ser reforçado.

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  29. respostas marcadas
    Disciplina: 28 - TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    A participação dos pais na vida dos filhos é fundamental para a aprendizagem, e isso significa

    a )
    demonstrar aos filhos que a escola possui um valor para a família por meio de atitudes de respeito ao conhecimento.(correta)

    b )
    auxiliar os filhos no dever de casa.
    c )
    sempre que a criança apresentar dificuldades para aprender, a causa está no seio familiar.
    d )
    comparecer frequentemente à escola.
    QUESTÃO 2
    Sobre a heteronomia moral, é correto afirmar que

    a )
    é o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
    b )
    todos os seres humanos passam por esse estágio, já que, durante algum tempo da vida, somos conduzidos
    por outras pessoas.(correta)

    c )
    todos os seres humanos deixam a heteronomia para alcançar a autonomia moral.
    d )
    ela não possui nenhuma relação com a punição.
    QUESTÃO 3
    Uma reunião de pais, com enfoque psicopedagógico, deve

    a )
    ocupar-se da entrega de notas e resultados finais, bem como do repasse de informações gerais sobre os eventos da escola.

    b )
    aproveitar a oportunidade para realizar entrevistas de anamnese sobre a vida da criança.
    c )
    considerar que os pais são parceiros da escola no processo de aprendizagem de seus filhos e que também são seres em processo de aprendizagem.(correta)

    d )
    apenas tratar de temas sobre desenvolvimento infantil.
    QUESTÃO 4
    As protoaprendizagens dizem respeito às

    a )
    aprendizagens que ocorrem a partir da interação da criança com a sua comunidade.
    b )
    aprendizagens que ocorrem por meio das relações afetivas com sua mãe.(correta)
    c )
    aprendizagens corretas que ocorrem no espaço escolar
    d )
    concepções de mundo que se adquirem por meio da convivência com a família.
    QUESTÃO 5
    Sobre o papel da Psicopedagogia Institucional, aprendemos que é

    a )
    apenas preventivo
    b )
    predominantemente preventivo, mas pode ser curativo quando necessário.(correta)
    c )
    impossível desenvolver um trabalho com finalidade curativa.
    d )
    apenas curativo
    QUESTÃO 6
    Para a Psicopedagogia, indisciplina conceitua-se como

    a )
    incoerência entre a atitude e a tarefa proposta.(correta)
    b )
    agressividade e repulsa pela tarefa escolar.
    c )
    heteronomia moral.
    d )
    transgressão.
    QUESTÃO 7
    Sobre os processos de integração e de inclusão, é correto afirmar que

    a )
    no movimento de integração, a vaga é oferecida ao aluno, mas a escola não se adapta a ele, enquanto que no movimento de inclusão, a escola promove todas as alterações que forem necessárias para o desenvolvimento do aluno deficiente.(correta)

    b )
    são sinônimos.
    c )
    ambos começaram na ocasião da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou seja, em 1948.
    d )
    no movimento de integração, há uma preocupação com a inserção social do sujeito e no processo de inclusão, não há.

    QUESTÃO 8
    De acordo com a Psicopedagogia, ao analisarmos as dificuldades de aprendizagem de um sujeito, é necessário considerar

    a )
    os aspectos orgânicos e pedagógicos.
    b )
    os aspectos pedagógicos e socioculturais.
    c )
    a entrevista realizada com a família do aluno.
    d )
    o sujeito como um ser global, composto pelos aspectos orgânico, afetivo, social, cognitivo e pedagógico.(correta)
    QUESTÃO 9
    A anomia caracteriza-se

    a )
    como o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
    b )
    pela ausência da consciência moral e pela impossibilidade de compreensão das regras sociais e dos limites disciplinares(correta)

    c )
    como uma atitude indisciplinada.
    d )
    como o estágio que antecede a autonomia moral.
    QUESTÃO 10
    De acordo com a Psicopedagogia, o erro na aprendizagem possui uma importante relação, pois

    a )
    deve ser valorizado.
    b )
    indica como a criança está pensando e oferece condições de intervenção ao professor(correta).
    c )
    indica que o aluno deve ser encaminhado à clínica.
    d )
    deve ser reforçado.

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  30. Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    O objetivo da Educação Especial é
    a ) funcionar separadamente do sistema regular de ensino.
    b ) somente promover a integração social do indivíduo
    c ) reduzir os obstáculos que impedem o indivíduo de aprender e de exercer a sua cidadania.
    d ) encaminhar o aluno com necessidades especiais ao mercado de trabalho
    QUESTÃO 2
    Quando analisamos as relações entre fracasso escolar e práticas pedagógicas, à luz da Psicopedagogia, concluímos que

    a ) não há nenhuma relação entre os dois fatores
    b ) por meio de uma prática pedagógica consistente, podemos diminuir os índices de fracasso escolar.
    c ) o fracasso escolar é resultante apenas de uma prática pedagógica ineficiente.
    d ) as causas do fracasso escolar concentram-se na alfabetização inconsistente.
    QUESTÃO 3
    Existe uma relação íntima entre planejamento e avaliação, pois
    a ) a avaliação mede o que foi ensinado
    b )
    o planejamento é uma oportunidade de reflexão da prática pedagógica, e a avaliação oferece subsídios para o replanejamento.

    c ) a avaliação é o último aspecto a ser tratado no planejamento.
    d ) a avaliação deve ser planejada
    QUESTÃO 4
    O objetivo da Psicopedagogia Institucional Hospitalar é
    a ) oferecer apoio psicológico ao sujeito acamado.
    b ) promover a interação social do sujeito no ambiente hospitalar.
    c ) promover atividades lúdicas para crianças acamadas
    d ) reduzir as perdas pedagógicas do sujeito afastado dos bancos escolares em função da saúde comprometida.
    QUESTÃO 5
    Sobre a heteronomia moral, é correto afirmar que
    a ) todos os seres humanos deixam a heteronomia para alcançar a autonomia moral.
    b ) é o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
    c )
    todos os seres humanos passam por esse estágio, já que, durante algum tempo da vida, somos conduzidos
    por outras pessoas.

    d ) ela não possui nenhuma relação com a punição.
    QUESTÃO 6
    A reconstrução da disciplina na escola, segundo a Psicopedagogia, exige
    a ) atitudes isoladas do professor.
    b ) o encaminhamento dos alunos indisciplinados a psicopedagogos clínicos.
    c ) a construção de um projeto pedagógico na escola.
    d ) a utilização de sanções expiatórias
    QUESTÃO 7
    O grupo operativo caracteriza-se por estar centrado
    a ) no desenvolvimento de projetos pedagógicos.
    b ) na Pedagogia do trabalho de grupo.
    c ) numa tarefa que pode ser o aprendizado, no caso da escola; ou a cura, no caso da clínica.
    d ) na solução de problemas psicológicos.
    QUESTÃO 8
    Para desenvolver a autonomia moral, ao repreender uma criança, Piaget sugere a utilização da
    a ) sanção expiatória
    b ) sanção por reciprocidade.
    c ) anomia.
    d ) heteronomia moral.
    QUESTÃO 9
    De acordo com a Psicopedagogia, o erro na aprendizagem possui uma importante relação, pois
    a ) deve ser reforçado.
    b ) deve ser valorizado.
    c ) indica que o aluno deve ser encaminhado à clínica.
    d ) indica como a criança está pensando e oferece condições de intervenção ao professor.
    QUESTÃO 10
    De acordo com a Psicopedagogia, ao analisarmos as dificuldades de aprendizagem de um sujeito, é necessário considerar

    a ) o sujeito como um ser global, composto pelos aspectos orgânico, afetivo, social, cognitivo e pedagógico.
    b ) a entrevista realizada com a família do aluno.
    c ) os aspectos orgânicos e pedagógicos.
    d ) os aspectos pedagógicos e socioculturais.

    ResponderExcluir
  31. boa noite quanto a pergunta da prova de teorias e práticas da psicopedagogia institucional: O planejamento como forma de prevenção das dificuldades de aprendizagem ocorre quando: a resposta correta é b)há uma proposta de trabalho individualizado. ok. obrigada.

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  32. QUESTÃO 1
    As funções da aprendizagem, segundo Sara Pain, são:
    a ) repressora, socializadora e transformadora. (correta)
    b ) educacional e repressora.
    c ) transformadora e socializadora.
    d ) repressora e transformadora.

    QUESTÃO 2
    O objetivo da Psicopedagogia Institucional Hospitalar é
    a ) promover atividades lúdicas para crianças acamadas
    b ) promover a interação social do sujeito no ambiente hospitalar.
    c ) oferecer apoio psicológico ao sujeito acamado.
    d ) reduzir as perdas pedagógicas do sujeito afastado dos bancos escolares em função da saúde comprometida. (correta)

    QUESTÃO 3
    Para a utilização do Psicodrama na Educação, é necessário
    a ) conhecer a história da criança.
    b ) saber que o relacionamento com crianças exige disposição para brincar e para compreender o sentido da brincadeira (correta)
    c ) ser psicólogo.
    d ) ter a presença dos pais no momento da aplicação da técnica

    QUESTÃO 4
    Podemos afirmar que as bases teóricas da Psicopedagogia são:
    a ) Psicanálise (Freud), Psicologia Social (Pichon-Rivière) e Psicologia Genética (Piaget). (correta)
    b ) Teoria Sociohistórica (Vygotsky), Psicologia Genética (Plaget) e Psicanálise (Freud).
    c ) Psicologia Social (Pichon-Rivière), Psicanálise (Lacan), Behaviorismo (Skinner).
    d ) Psicanálise (todos os representantes franceses) e Construtivismo (Emilia Ferreiro).

    QUESTÃO 5
    Quando analisamos as relações entre fracasso escolar e práticas pedagógicas, à luz da Psicopedagogia, concluímos que
    a ) as causas do fracasso escolar concentram-se na alfabetização inconsistente.
    b ) por meio de uma prática pedagógica consistente, podemos diminuir os índices de fracasso escolar. (correta)
    c ) o fracasso escolar é resultante apenas de uma prática pedagógica ineficiente.
    d ) não há nenhuma relação entre os dois fatores

    QUESTÃO 6
    De acordo com a Psicopedagogia, o erro na aprendizagem possui uma importante relação, pois
    a ) deve ser valorizado.
    b ) indica como a criança está pensando e oferece condições de intervenção ao professor. (correta)
    c ) deve ser reforçado.
    d ) indica que o aluno deve ser encaminhado à clínica.

    QUESTÃO 7
    Ao considerar a família do aluno, de acordo com a Psicopedagogia, devemos levar em consideração que
    a ) a família só possui influência na aprendizagem da criança nas primeiras séries escolares.
    b ) a família é o primeiro professor da criança e é nela que a criança construirá os seus modelos de aprendizagem. (correta)
    c ) uma criança pode ficar completamente isenta de suas relações familiares.
    d ) o modelo de família não sofreu alterações em nossa sociedade.

    QUESTÃO 8
    A concepção curricular de toda e qualquer escola
    a ) é integrada e oferece aprendizagens significativas.
    b ) é crítica.
    c ) reflete uma concepção de homem, de educação e de sociedade. (correta)
    d ) é neutra e absoluta.

    QUESTÃO 9
    A forma de organização curricular, na qual existe um grau máximo de integração entre as disciplinas, a ponto de as áreas de conhecimento se fundirem, buscando a unidade do conhecimento, chama-se
    a ) interdisciplinaridade.
    b ) pluridisciplinaridade.
    c ) transdisciplinaridade.(correta)
    d ) multidisciplinaridade.

    QUESTÃO 10
    Existe uma relação íntima entre planejamento e avaliação, pois
    a )o planejamento é uma oportunidade de reflexão da prática pedagógica, e a avaliação oferece subsídios para o replanejamento. (correta)
    b ) a avaliação é o último aspecto a ser tratado no planejamento.
    c ) a avaliação mede o que foi ensinado
    d ) a avaliação deve ser planejada

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