terça-feira, abril 05, 2016

Prova Online Legislação

LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

1. A necessidade de se organizar e de se lidar com demandas escolares antes não tão evidentes tem feito com que

A) escolas e seus interlocutores (alunos, professores, gestores e comunidade) questionem-se sobre como melhor atender às necessidades educacionais de alunos que apresentam processos de aprendizagens diferenciados do previsto pela cultura escolar.(CORRETA)

B) as escolas contratem especialistas da área da saúde para diagnosticarem as dificuldades de aprendizagem em alunos que apresentam um desenvolvimento diferenciado daqueles que aprendem normalmente.
C) as escolas e profissionais da área da educação planejem ações individualizadas e em salas de aula separadas para os alunos que apresentarem necessidades educacionais especiais no cotidiano escolar.
D) as escolas e somente os professores de sala de aula questionem sobre como melhor atender às necessidades educacionais de alunos que apresentam processos de aprendizagens diferenciados do previsto pela cultura escolar.
2. A categorização das necessidades especiais surgiu para

A) podermos agir uniformemente com cada categoria em sala de aula.
B) padronizar a educação dada a cada uma das categorias.
C) servir como referência para os trabalhos pedagógicos.(CORRETA)

D) colocar cada indivíduo com seus iguais e facilitar o tratamento.
3. Inclusão escolar é um processo no qual

A) a validade se dá pela permanência do aluno no espaço escolar, não importando o modo como ocorre seu aprendizado.
B) somente a família deve buscar os recursos necessários para inserir o aluno na escola regular.
C) o aluno deve se adequar à escola, ou seja, cabe ao aluno superar sozinho as demandas do contexto escolar por seu mérito exclusivo, sem a escola fazer qualquer adaptação.
D) a escola possa favorecer não só o acesso e a permanência, mas também o aproveitamento social e escolar, considerando as singularidades de cada um, com ou sem apoio especializado. (CORRETA)

4. Os alunos enviados a uma classe especial

A) terão o mesmo atendimento oferecido nas salas regulares.
B) permanecerão nessa sala até o final do seu processo educacional.
C) serão constantemente avaliados e, assim que possível, retornam à sala regular.(CORRETA)

D) desenvolverão suas atividades exclusivamente nessas salas durante todo o período escolar.

2 comentários:

  1. É um desafio fazer a inclusão de verdade, positiva e poder garantir uma aprendizagem de qualidade de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores, valoriza-los e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares,cordenadores , famílias e profissionais capacitados de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais

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  2. Olá José Barbosa Costa,
    Obrigada por sua visita e seja sempre bem vindo!.
    Abraços

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