sexta-feira, setembro 10, 2010

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

1. QUAL DAS ALTERNATIVAS TRAZ A CONCEPÇÃO CORRETA DE LETRAMENTO?

  •  Método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto estiveram em vigência determinadas condições históricas próprias do aprendizado da leitura e da escrita.
  •  Comporta a dimensão individual do domínio técnico de ler e escrever e a dimensão cultural, com um conjunto de atividades sociais que envolvem a língua escrita.
  • Domínio dos elementos materiais de sua codificação (letras e sons) e não dos elementos de textualidade que constroem o âmbito discursivo oral e escrito.
  • Formação de um leitor capaz de compreender o significado dos discursos, porém, sem interpretar os elementos históricos, científicos e ideológicos que os constituem.

2. COM RELAÇÃO AO CONCEITO DA ESCRITA COMO REPRESENTAÇÃO DA ORALIDADE, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.


  • Para decodificar os sinais da escrita, precisamos conhecer sua relação com os fonemas.
  •  A forma visual da coisa que é fonetizada guarda relação com sua representação escrita.
  • A escrita é o “desenho” da fala humana, para isso utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código escrito.
  • A escrita se relaciona com a fala, isto é, representa com sinais gráficos, que denominamos fonemas, os sons da voz humana.

3. COM RELAÇÃO AO TRABALHO DE REVISÃO DE TEXTO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:

  • esta atividade é melhor compreendida quando feita individualmente pela criança sem o intermédio do professor.
  • por meio da revisão textual, o professor ensina a gramática de forma tradicional, centrada em exercícios repetitivos.
  • o processo de reescrita não permite que as crianças retirem ou acrescentem elementos para modificar o texto.
  •  reescrever ajuda a criança a ser um interlocutor que se afirma ao produzir seu texto para o outro ler, entender, questionar, aceitar ou recusar.

4. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE À CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIAL.


  • Considera-se alfabetizado quem é capaz de utilizar a escrita conforme sua vontade e necessidade, tanto veiculando seu próprio discurso quanto interpretando o discurso escrito de terceiros, identificando sua intencionalidade.
  • Orienta-se pelo princípio de que o processo privilegia o reconhecimento das letras e de seu valor fonético, o que obriga a partição da linguagem em seus elementos materiais mais simples: sílabas, letras e fonemas.
  •  Conceber a escrita numa perspectiva social implica entendê-la como produção humana e compreender a forma que ela assume sob determinada organização social e quais funções ela cumpre.
  • O ensino da língua escrita, no período da alfabetização, não se reduz ao mero domínio do código, pois este é apenas um instrumento de realização de determinadas funções e, como tal, não esgota todas as possibilidades sociais da escrita.

5. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.


  •  Escrever um texto significa ser movido pela intenção de comunicar-se com um interlocutor real ou virtual.
  • O reiterado exercício de escrever justifica o desenvolvimento de atividades escolares que comportam a artificialidade como recurso didático, isto é, que não se relacionam com as condições reais da experiência social do aluno, para incentivá-lo no aprendizado da escrita.
  • O objetivo que leva à elaboração do texto e o interlocutor a quem este se dirige definem a escolha do tipo de texto e da linguagem mais adequada, a seleção das informações e os argumentos; enfim, estruturam o conteúdo e a forma do texto.
  • O desenvolvimento da prática de produção de texto requer o uso de diferentes recursos da Língua Portuguesa, adequando-os às diversas situações, ao grau de formalidade necessária, aos objetivos pretendidos e ao interlocutor.

6. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE REFERE À SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO.


  •  Compreende as relações entre fonemas e letras, percebendo a existência de relações permanentes, cruzadas e arbitrárias, identificando as letras e seus diferentes valores fonéticos, e reconhecendo a exigência de uma única forma de grafia para uma dada palavra.
  • Envolve, desde a simples denominação de elementos de desenho do próprio aluno até relatos que supõem textos narrativos, narrativos-descritivos, informativos, dissertativos e de correspondência.
  • Contempla uma tipologia variada de textos, buscando promover o conhecimento da função social e dos mecanismos constitutivos de cada tipo.
  • Objetiva apreender os mecanismos de constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência, organização e ambiguidade.

7. SEGUNDO SOARES,


  • o letramento consiste não apenas em saber ler e escrever, mas também no cultivo das atividades de leitura e escrita que respondem às demandas sociais de exercício destas práticas. É correto afirmar que o letramento é:

  • dedicado em ensinar/aprender a ler e a escrever.
  • a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante um longo período chamado de Ensino Fundamental.
  • o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas próprias do aprendizado da leitura e da escrita estiveram vigentes.
  •  o resultado da ação de ensinar/aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

8. EM QUAIS DAS ALTERNATIVAS ABAIXO ENCONTRAMOS CARACTERÍSTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO TRADICIONAL?


  •  Tem-se a concepção de que a criança está alfabetizada quando conhece conjuntos de famílias silábicas.
  • Configura-se pelo uso da cartilha como sistematizadora dos procedimentos selecionados, com métodos orientados, basicamente, pelo princípio da síntese ou da análise para chegar à codificação/decodificação dos elementos da escrita.
  • O elemento norteador dos procedimentos alfabetizadores é o próprio texto oral e escrito. Enquanto unidade de sentido da língua, no interior do qual a palavra, a sílaba e a letra ganham seu contexto.
  • O texto é utilizado como um mero pretexto para a apresentação da palavra-chave, na tentativa de motivar a criança ao estudo.

9. A ANÁLISE LINGUÍSTICA É UMA DAS QUATRO PRÁTICAS QUE NORTEIAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SOBRE ELA, É CORRETO AFIRMAR QUE:

  • na análise linguística, o texto é apenas um pretexto para identificar as classes de palavras. Por meio da análise, não é abordada a constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência e clareza.
  • a reescrita de texto não é uma atividade recomendada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende os mecanismos próprios da análise.
  •  é uma atividade paralela às atividades de leitura e produção textual que objetiva assimilar os mecanismos de constituição de sentido do texto.
  • o trabalho de análise linguística consiste na memorização mecânica de regras gramaticais por meio dos textos.

10. O PROCESSO INICIAL DE APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA ASSUME,

  • nos primeiros níveis de educação escolar, um papel fundamental ao instrumentalizar a criança para a inserção na cultura letrada. Sobre a relação entre aprendizagem da língua escrita e desenvolvimento do pensamento, é correto afirmar que:

  • não se pode considerar o texto oral e escrito como o elemento norteador do ensino e da aprendizagem no processo de alfabetização.
  •  a apropriação da linguagem, quer oral, quer escrita, não é natural ou espontânea: exige a inserção do aluno na realidade histórico-social pela mediação do professor, que desenvolve um processo pedagógico com encaminhamentos metodológicos bem-definidos.
  • nesse processo de aprendizagem, o texto é um pretexto para a apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
  • o processo de aquisição da escrita só se inicia a partir do momento em que a criança ingressa na escola. O contato que a criança tem com a escrita pela interação com pessoas que leem e escrevem, e pela manipulação de material escrito não é relevante.

14 comentários:

  1. Boa tarde!

    Como faço para obter a apostila de Alfabetização e Letramento?

    Obrigada!

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  2. Virna Gomes procure o site da IESD se quiser comprar, caso queria em PDF no portal ava têm.
    Abraços

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  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LETRAMENTO NO BRASIL
    1. As etapas que compõem uma atividade de estudos são:
    • compromisso, envolvimento e autoestima.
    • controle, obediência e cópia.
    • planejamento, monitoração e revisão/correção. CORRETA
    • inspiração, descontração e prazer.
    2. Observe:
    A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que

    • as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas que são mais caridosas e compreensivas.
    • os países que mais lêem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
    • os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
    • os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso são mais solidários e altruístas. CORRETA
    3. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:

    • reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
    • escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
    • criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.
    • construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas. CORRETA
    4. Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como

    • instituições de diferentes características e funções que compõem a organização social. CORRETA
    • situações de vida em que as pessoas estudam ou trabalham de forma organizada.
    • o momento em que uma pessoa ou um grupo de pessoas cria novas ideias.
    • grupos políticos que querem influir no pensamento das pessoas.

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    1. Desculpe pela demora.
      Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

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    2. Obrigada chegou em boa hora. Agora preciso de questoes sobre pratica educativa da lingua portuguesa em eja. Desde ja agradeco. abracos.

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  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA
    1. [QuestãoID 36962] Leia o excerto abaixo.


    "Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer o café e abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais de véspera sobre a greve do pão dormido [...]"
    Rubem Braga

    Pelas características que aparecem no fragmento acima, pode-se afirmar que é um texto

    narrativo. CORRETO
    descritivo.
    informativo.
    dissertativo.
    2. [QuestãoID 36976] A seleção do texto de leitura e interpretação obedece a alguns critérios.


    I. Qualidade textual e riqueza vocabular.
    II. Conteúdo relevante e atrativo para a faixa etária.
    III. Nível de complexidade/dificuldade compatível com a capacidade de compreensão/interpretação dos alunos.

    São corretas as afirmativas:

    I e III.
    I e II.
    I, II e III. CORRETA
    II e III.
    3. [QuestãoID 36973] Sinais gráficos da escrita, como a convenção espacial da direção da escrita, embora conteúdo aparentemente simples,

    precisam ser explicados para o aluno, pois a sequência dos signos sonoros da oralidade não serve de referência gráfico-visual da escrita. CORRETA
    não precisam ser explicados para o aluno, pois sua aprendizagem pode se dar espontaneamente.
    não precisam ser explicados para o aluno, basta seguir as sequências apresentadas nos modelos dos livros didáticos.
    precisam ser explicados para o aluno somente uma única vez, o qual deverá empregá-lo sem ajuda do professor.
    4. [QuestãoID 36975] Assinale a alternativa correta.

    Para que os alunos não gravem os erros, é importante que o professor não utilize, na prática pedagógica, os textos dos próprios alunos, pois eles geralmente apresentam muitos erros.
    O professor deve proceder às correções dos textos dos alunos e apresentar-lhes o texto já reescrito.
    Não convém discutir com os alunos os problemas de inadequação de seus textos, pois os alunos tendem a gravar o erro.
    Na linguagem oral existem variedades dialetais que não correspondem à norma-padrão, mas são igualmente válidas, do ponto de vista linguístico. Já o ensino da escrita deve orientar-se pela norma-padrão, mas sem desqualificar preconceituosamente a expressão dialetal dos alunos.CORRETA

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    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

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  5. Os métodos tradicionais de alfabetização, que objetivam apenas ensinar a ler e escrever textos simples, concentram a prática pedagógica no reconhecimento dos elementos

    a ) que constituem a textualidade.
    b ) mais simples da escrita: sílabas, letras e fonemas.
    c ) da escrita e na reflexão sobre a textualidade
    d ) mais simples da escrita e alguma reflexão textual.
    Alguem me ajude por favor?

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  6. QUESTÃO 1
    Segundo o conceito atual da Unesco, a pessoa alfabetizada é aquela que
    a )
    estudou pelo menos até o quinto ano do Ensino Fundamental.

    b ) é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.
    c ) reconhece as letras do alfabeto e as enuncia em voz alta.
    d ) se mostra capaz de escrever e reconhecer o próprio nome.
    QUESTÃO 2
    A simples posse de uma informação não significa maior capacidade de compreensão do mundo. Isso porque
    a ) para que a informação faça sentido, ela deve estar relacionada a um modo interpretativo.
    b ) o que vale é o que a pessoa pensa do mundo e não a informação que ela possa ter.
    c ) o que vale é apenas a experiência prática adquirida no dia a dia de cada pessoa.
    d ) a capacidade de compreensão do mundo não depende da posse da informação.
    QUESTÃO 3
    Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
    a ) da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.
    b ) do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
    c ) das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
    d ) da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.

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  7. QUESTÃO 4
    A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que
    a ) a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.
    b ) toda a população é necessariamente alfabetizada.
    c ) as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
    d ) todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
    QUESTÃO 5
    O ensino da leitura, da escrita e do conhecimento linguístico baseado nas práticas, implica a
    a ) utilização de questionários bem elaborados para cada leitura e um roteiro consistente de produção de texto.
    b ) definição de objetos precisos por parte do professor e uma sequência bem definida de leitura e de redação.
    c ) avaliação rigorosa da atividade e a repetição e correção das tarefas para que o aluno fixe o conteúdo.
    d ) indagação de um tema pelos alunos, gerando a busca e leitura de textos, escritas concomitantes e reflexão permanente sobre as produções.
    QUESTÃO 6
    Entre as formas de controle da leitura, um instrumento de poder que tem sido exercido ao longo da história, estão
    a ) o incentivo fiscal à indústria editorial e a projetos educativos.
    b ) a promoção da produção artística e cultural dos vários setores sociais.
    c )
    o investimento no aumento do nível de analfabetismo da população.

    d ) a apreensão de livros, a censura e o poder econômico.
    QUESTÃO 7
    Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como
    a ) instituições de diferentes características e funções que compõem a organização social.
    b ) grupos políticos que querem influir no pensamento das pessoas.
    c )
    situações de vida em que as pessoas estudam ou trabalham de forma organizada.

    d ) o momento em que uma pessoa ou um grupo de pessoas cria novas ideias.
    QUESTÃO 8
    O ensino da leitura e da escrita, a partir das práticas de linguagem,
    a ) propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
    b ) valoriza o ensino da gramática e dos modelos preestabelecidos de redação.
    c ) considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo e reflexivo da linguagem.
    d ) incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
    QUESTÃO 9
    As preferências literárias pessoais resultam principalmente
    a ) da disponibilidade de livros em bibliotecas, livrarias e bancas de jornal.
    b ) das campanhas de incentivo à leitura e da propaganda das editoras.
    c ) das experiências constitutivas da personalidade e das formas de relação social.
    d ) da divulgação da ideia de que ler é bom e quem lê se torna uma pessoa culta.
    QUESTÃO 10
    As etapas que compõem uma atividade de estudos são:
    a ) compromisso, envolvimento e autoestima.
    b ) inspiração, descontração e prazer.
    c ) planejamento, monitoração e revisão/correção.
    d ) controle, obediência e cópia.

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  8. Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    A produção social da necessidade de universalização do domínio da leitura e da escrita pela via do ensino escolar, na nossa cultura ocidental, tem suas raízes no período histórico da

    a ) feudalidade.

    b ) modernidade. (correta)
    c ) contemporaneidade.
    d ) antiguidade greco-romana.
    QUESTÃO 2
    A prática pedagógica da análise linguística é constituída por
    a ) exercícios de aplicação da gramática em frases.
    b ) estudos dos princípios e regras gramaticais.
    c ) descobrimento de princípios e regras gramaticais.
    d ) atividades de reflexão sobre a própria língua.(correta)
    QUESTÃO 3
    Quando as crianças realizam tentativas de escrita, de acordo com a prática da produção de texto, qual deve ser o ponto de vista pedagógico?

    a ) É aceitável que apresentem inicialmente muitos erros.(correta)
    b ) Não é aceitável que apresentem inicialmente muitos erros.
    c ) Não é, absolutamente, aceitável que apresentem inicialmente muitos erros.
    d ) É aceitável, em parte, que apresentem inicialmente muitos erros.
    QUESTÃO 4
    Marque a alternativa que traz uma característica correta da linguagem formal.
    a ) Não permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
    b ) É aceita pelo conjunto da sociedade como modalidade linguística legítima.(correta)
    c ) É empregada entre pessoas com certa intimidade ou familiaridade.
    d ) Tem seu uso, muitas vezes, socialmente discriminado.
    QUESTÃO 5
    A reescrita do texto é um procedimento pedagógico
    a ) que demanda exercícios de fixação gramatical fora do contexto da produção escrita.
    b ) norteado apenas pelos erros, e não pelos acertos que os alunos possam apresentar.
    c ) que requer a aprendizagem prévia das regras e princípios gramaticais pelos alunos.
    d ) norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos.(correta)
    QUESTÃO 6
    A leitura com intervenção pedagógica é uma estratégia de ensino-aprendizagem que visa
    a ) disponibilizar várias opções de textos para livre escolha dos alunos.
    b ) criar um clima agradável em torno do ambiente de leitura
    c ) não fazer cobranças sobre as leituras realizadas ou sobre as que serão feitas.
    d ) desenvolver aspectos da função social do texto, interpretação e outras reflexões.(correta)
    QUESTÃO 7
    Os métodos tradicionais de alfabetização, que objetivam apenas ensinar a ler e escrever textos simples, concentram a prática pedagógica no reconhecimento dos elementos

    a ) mais simples da escrita e alguma reflexão textual.
    b ) da escrita e na reflexão sobre a textualidade
    c ) mais simples da escrita: sílabas, letras e fonemas.(correta)
    d ) que constituem a textualidade.
    QUESTÃO 8
    O processo de ensino-aprendizagem para o domínio de diferentes recursos da linguagem oral objetiva pode tornar o aluno

    a ) incapaz de falar com estranhos.
    b ) incapaz de conversar.
    c ) capaz de falar bastante e o tempo todo.
    d ) capaz de dotar sua fala de argumentos.(correta)


    questões ja corrigidas <3

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