A função conativa está centrada no destinatário. A intenção do produtor da mensagem é influenciar, envolver e persuadir o destinatário. A mensagem se organiza em forma de uma ordem, de um chamamento, de um apelo.
Em qual frase abaixo predomina essa função?
* Do mar revolto, a fúria em espuma se transforma.
* O substantivo é a classe de palavras que nomeia os seres em geral.
*Poxa, fiquei furioso!
*Por favor, pare com isso!(CORRETA) 3. [QuestãoID 65051] Assinale a alternativa que corresponde à concepção histórico-social.
*Entende que a linguagem é atividade humana subordinada a uma dupla interação: a interação dos homens com a natureza e a interação dos homens entre si, ou seja, da sociedade.(CORRETA)
*Concebe a linguagem como uma função da consciência e pressupõe a sua origem biológica.
*Concebe a linguagem como uma qualidade natural do homem.
*Concebe a consciência como um dom primário direto, como uma experiência psíquica inerente ao sujeito.
4. [QuestãoID 65134] Com relação às determinações sociais na produção do texto, assinale a alternativa correta.
*Distinguimos, no texto, duas facetas que se excluem, não se complementam: a dimensão relativa à situação de produção do texto (condições histórico-sociais de produção) e a dimensão linguística (relativa aos recursos linguísticos). * O uso da língua independe da condição dos falantes, pois as palavras apresentam um sentido fixo, igualmente válido para todos os falantes da língua, em qualquer contexto.
* Embora cada palavra apresente um campo significativo comum aos falantes da língua, tal sentido não é neutro nem fixo: seu conteúdo, no processo real de interlocução, reveste-se de significações determinadas pelo repertório cultural, pelas condições concretas e pelos papéis sociais que os sujeitos assumem na teia das relações sociais. (CORRETA)
* A elaboração do texto (oral ou escrito) é uma prática socialmente condicionada: está regida pelas intenções do autor, determinada por uma situação de produção - também de natureza social -, mas não requer o domínio de um conjunto de recursos linguísticos socialmente instituídos.
Prova concluída com sucesso!!! Resultado final : 4.0 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO 1. [QuestãoID 61178] A coerência textual busca encontrar nexo entre as ideias com emprego de
recursos coesivos e de oração complementar que expliquem a oração anterior. correta repetição reiterada da mesma coisa, dita de forma igual ou diferente. recursos gramaticais que conferem estilo criativo ao texto. repetição das mesmas frases que insistem na afirmação de uma ideia. 2. [QuestãoID 61117] Os métodos tradicionais de alfabetização, conhecidos como marcha sintética, fônicos e silábicos, caracterizam-se por iniciar o processo por
palavras, frases ou até mesmo por uma história. silabação, mas, ao mesmo tempo, lendo frases inteiras. partes menores da língua: letras, sílabas e palavras.correta frases e palavras, mas, ao mesmo tempo, soletrando. 3. [QuestãoID 61116] Segue abaixo:
A concepção de alfabetização, que supera a aquisição da escrita centrada exclusivamente sobre o domínio do código, considera alfabetizado o sujeito capaz de
decodificar frases simples de um texto curto, com certa fluência. realizar uma interlocução discursiva por meio da leitura e da escrita.correta reconhecer e escrever corretamente as letras do alfabeto. escrever frases simples e ortograficamente corretas. 4. [QuestãoID 61173] A produção da clareza e qualidade do texto requer que se recorra aos elementos gramaticais levando-se em conta:
o grau de instrução e de erudição dos interlocutores que se comunicam. a forma mais conhecida da linguagem usual e coloquial. a estrutura textual veiculada pelos meios de comunicação de massa. o que se quer dizer, para quem se quer dizer e o que se quer dizer.correta
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluir1. [QuestãoID 65163] Há coerência textual quando o texto não apresenta
*sentidos contraditórios.(CORRETA)
*ideias distintas.
* sentido unitário.
* ideias divergentes.
2. [QuestãoID 65072] Observe abaixo
A função conativa está centrada no destinatário. A intenção do produtor da mensagem é influenciar, envolver e persuadir o destinatário. A mensagem se organiza em forma de uma ordem, de um chamamento, de um apelo.
Em qual frase abaixo predomina essa função?
* Do mar revolto, a fúria em espuma se transforma.
* O substantivo é a classe de palavras que nomeia os seres em geral.
*Poxa, fiquei furioso!
*Por favor, pare com isso!(CORRETA)
3. [QuestãoID 65051] Assinale a alternativa que corresponde à concepção histórico-social.
*Entende que a linguagem é atividade humana subordinada a uma dupla interação: a interação dos homens com a natureza e a interação dos homens entre si, ou seja, da sociedade.(CORRETA)
*Concebe a linguagem como uma função da consciência e pressupõe a sua origem biológica.
*Concebe a linguagem como uma qualidade natural do homem.
*Concebe a consciência como um dom primário direto, como uma experiência psíquica inerente ao sujeito.
4. [QuestãoID 65134] Com relação às determinações sociais na produção do texto, assinale a alternativa correta.
*Distinguimos, no texto, duas facetas que se excluem, não se complementam: a dimensão relativa à situação de produção do texto (condições histórico-sociais de produção) e a dimensão linguística (relativa aos recursos linguísticos).
* O uso da língua independe da condição dos falantes, pois as palavras apresentam um sentido fixo, igualmente válido para todos os falantes da língua, em qualquer contexto.
* Embora cada palavra apresente um campo significativo comum aos falantes da língua, tal sentido não é neutro nem fixo: seu conteúdo, no processo real de interlocução, reveste-se de significações determinadas pelo repertório cultural, pelas condições concretas e pelos papéis sociais que os sujeitos assumem na teia das relações sociais. (CORRETA)
* A elaboração do texto (oral ou escrito) é uma prática socialmente condicionada: está regida pelas intenções do autor, determinada por uma situação de produção - também de natureza social -, mas não requer o domínio de um conjunto de recursos linguísticos socialmente instituídos.
Olá obrigada por sua colaboração.
ResponderExcluirBoa Sorte e bons estudos!.
Oi como posto minhas provas, alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
1. [QuestãoID 61178] A coerência textual busca encontrar nexo entre as ideias com emprego de
recursos coesivos e de oração complementar que expliquem a oração anterior. correta
repetição reiterada da mesma coisa, dita de forma igual ou diferente.
recursos gramaticais que conferem estilo criativo ao texto.
repetição das mesmas frases que insistem na afirmação de uma ideia.
2. [QuestãoID 61117] Os métodos tradicionais de alfabetização, conhecidos como marcha sintética, fônicos e silábicos, caracterizam-se por iniciar o processo por
palavras, frases ou até mesmo por uma história.
silabação, mas, ao mesmo tempo, lendo frases inteiras.
partes menores da língua: letras, sílabas e palavras.correta
frases e palavras, mas, ao mesmo tempo, soletrando.
3. [QuestãoID 61116] Segue abaixo:
A concepção de alfabetização, que supera a aquisição da escrita centrada exclusivamente sobre o domínio do código, considera alfabetizado o sujeito capaz de
decodificar frases simples de um texto curto, com certa fluência.
realizar uma interlocução discursiva por meio da leitura e da escrita.correta
reconhecer e escrever corretamente as letras do alfabeto.
escrever frases simples e ortograficamente corretas.
4. [QuestãoID 61173] A produção da clareza e qualidade do texto requer que se recorra aos elementos gramaticais levando-se em conta:
o grau de instrução e de erudição dos interlocutores que se comunicam.
a forma mais conhecida da linguagem usual e coloquial.
a estrutura textual veiculada pelos meios de comunicação de massa.
o que se quer dizer, para quem se quer dizer e o que se quer dizer.correta
Obrigada pela colaboração.
ExcluirBons estudos e até a próxima!
resposta da 3 por favor
ExcluirOnde estão as respostas ?
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