sábado, março 05, 2011

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

1. Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como


  • situações de vida em que as pessoas estudam ou trabalham de forma organizada.
  • grupos políticos que querem influir no pensamento das pessoas.
  • o momento em que uma pessoa ou um grupo de pessoas criam novas ideias.
  • instituições de diferentes características e funções que compõem a organização social.

2. Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão


  • das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
  • da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.
  • do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
  • da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.

3. Assinale a alternativa que corresponde a um trabalho produtivo de revisão lingüística.


  • Pressupõe o ensino prévio de regras gramaticais.
  • Demanda exercícios de fixação fora do contexto de produção escrita dos alunos.
  • É norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos.
  • Demanda exercícios que promovam a memorização de conteúdos da gramática.

4. Qual dos princípios não norteia a prática de sistematização do código?


  • Prática herdada do método orientado pelo uso da cartilha.
  • Prática que demanda analisar, comparar, memorizar letras, sílabas e famílias silábicas.
  • Prática que enseja a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
  • Prática específica da alfabetização.
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