sábado, março 05, 2011

N2 PROVA

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

1. O trabalho da revisão lingüística,


  • no que se refere à gramática e aos demais aspectos discursivos, é norteado pelos problemas que aparecem nos textos das crianças. O professor deve adotar alguns procedimentos no trabalho de reescrita do texto do aluno. Assinale a alternativa que apresenta uma ação que não deve ser seguida pelo professor quando se trabalha a reescrita de texto.

  • Reescrever o texto na presença dos alunos, com as correções discutidas e complementações indicadas na discussão desenvolvida com eles.
  • Selecionar o texto do aluno que apresenta dificuldades comuns para a maioria da classe.
  • Escrever o texto no quadro-de-giz e efetuar a correção propondo questões aos alunos.
  • Selecionar previamente as questões pesquisadas somente de conteúdos da gramática.

2. Assinale a alternativa que corresponde a um trabalho produtivo de revisão lingüística.


  • Pressupõe o ensino prévio de regras gramaticais.
  • Demanda exercícios de fixação fora do contexto de produção escrita dos alunos.
  • Demanda exercícios que promovam a memorização de conteúdos da gramática.
  • É norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos.

3. Retextualizar é passar o texto


  • oral para outra forma de texto oral.
  • escrito para outra forma de texto escrito.                                                                                              escrito para a forma oral.
  • oral para a forma escrita.[correta]

4. A principal característica da análise lingüística é:


  • atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.
  • correção de questões gramaticais.
  • busca de maior aproximação em relação à linguagem coloquial.
  • aquisição da estrutura formal de prestígio social.

Um comentário:

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
    1. A língua oral deveria ter a mesma importância que a escrita porque

    ela é mais antiga e universal.
    os falantes não sabem escrever.
    a escrita não tem o contato com o ouvinte.
    a escrita tem normas gramaticais.
    2. Retextualizar é passar o texto

    escrito para outra forma de texto escrito.
    oral para a forma escrita.
    escrito para a forma oral.
    oral para outra forma de texto oral.
    3. Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão

    do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
    da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.
    da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.
    das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
    4. Leia abaixo:


    O trabalho da revisão linguística, no que se refere à gramática e aos demais aspectos discursivos, é norteado pelos problemas que aparecem nos textos das crianças. O professor deve adotar alguns procedimentos no trabalho de reescrita do texto do aluno. Assinale a alternativa que apresenta uma ação que não deve ser seguida pelo professor quando se trabalha reescrita de texto.

    Escrever o texto no quadro de giz e efetuar a correção propondo questões aos alunos.
    Selecionar previamente as questões pesquisadas somente dos conteúdos da gramática.
    Reescrever o texto na presença dos alunos, com as correções discutidas e complementações indicadas na discussão desenvolvida.
    Selecionar o texto do aluno que apresenta dificuldades comuns para a maioria da classe.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...