terça-feira, abril 05, 2011

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

3. Assinale a alternativa que expressa a concepção de texto como princípio norteador do processo de alfabetização.


  • O texto é pretexto para apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
  • O objeto de conhecimento do processo de alfabetização é a própria língua coloquial, que se apresenta como texto oral.
  • O texto deve ter significado lúdico para a criança, mesmo que não configure o uso real da linguagem.
  • O elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.

4 comentários:

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    A repetição de palavras, frases e/ou informações-marca da oralidade infantil-no texto escrito
    a ) deve ser mantida sem maiores problemas para a composição escrita.
    b ) deve ser mantida por respeito às características da fala do aluno.
    c ) pode ser eliminada se houver concordância do aluno com a supressão.
    d ) pode ser evitada ou substituída por pronomes ou sinônimos. CORRETA
    QUESTÃO 2
    O processo de alfabetização comporta atividades específicas para o domínio do código, que objetivam compreender:

    I. relações entre letras e fonemas.

    II. diferentes valores fonéticos das letras.

    III. diferentes formas da grafia de uma palavra.

    São corretas as afirmativas

    a ) I e II, apenas. CORRETA
    b ) I e III, apenas.
    c ) I, II e III.
    d ) II e III, apenas.
    QUESTÃO 3
    O processo de ensino-aprendizagem para o domínio de diferentes recursos da linguagem oral objetiva pode tornar o aluno

    a ) incapaz de conversar.
    b ) capaz de falar bastante e o tempo todo.
    c ) capaz de dotar sua fala de argumentos. CORRETA
    d ) incapaz de falar com estranhos.
    QUESTÃO 4
    É importante ressaltar que determinados conteúdos do domínio do código, como o caso de vocábulos cujo registro contém relações arbitrárias, necessitam ser

    a ) objeto de ditado e de cópia de palavras e exercícios de correção.
    b ) repetidos por meio da leitura em voz alta, na sala de aula, todos os dias.
    c ) copiados na forma de lista de palavras repetidas, no caderno, muitas vezes.
    d ) memorizados por meio de atividades intensificadas de leitura e escrita. CORRETA
    QUESTÃO 5
    O método proposto pelas cartilhas enfatizava a ortografia e o desenho correto das letras, por meio dos seguintes procedimentos didáticos:

    a ) redação de texto e cópia de listas de palavras.
    b ) caligrafia, cópia, ditado e formação de frases. CORRETA
    c ) lição de casa e explicações da professora.
    d ) consulta ao dicionário e redação de frases.
    QUESTÃO 6
    Os procedimentos pedagógicos para sistematização do código
    a ) emergem das tentativas de produção escrita dos alunos. CORRETA
    b ) emergem espontaneamente do interesse manifesto pelos alunos.
    c ) são exercícios preestabelecidos, segundo a sequência das sílabas.
    d ) são exercícios planejados nos modelos dos livros didáticos.
    QUESTÃO 7
    As práticas de novas formas de oralidade, diferentes daquelas exercidas pelo aluno no seu ambiente familiar, são realizadas por meio de

    a ) desenhos, ilustrações, placas, grafites e murais.
    b ) cartas, bilhetes, cartazes e avisos escritos.
    c ) redações, cópias, ditados e exercícios no caderno.
    d ) debates, relatos, recontos, comentários e apresentações. CORRETA
    QUESTÃO 8
    A prática pedagógica da produção do texto escrito exige a compreensão e definição de vários elementos que constituem o contexto de interlocução como:

    I. interlocutor.

    II. objetivo da interlocução.

    III. assunto e forma de veiculação do texto.

    São corretas as afirmativas

    a ) I e II, apenas.
    b ) I, II e III. CORRETA
    c ) II e III, apenas.
    d ) I e III, apenas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...