3. Assinale a alternativa que expressa a concepção de texto como princípio norteador do processo de alfabetização.
- O texto é pretexto para apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
- O objeto de conhecimento do processo de alfabetização é a própria língua coloquial, que se apresenta como texto oral.
- O texto deve ter significado lúdico para a criança, mesmo que não configure o uso real da linguagem.
- O elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
ResponderExcluirAbaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
A repetição de palavras, frases e/ou informações-marca da oralidade infantil-no texto escrito
a ) deve ser mantida sem maiores problemas para a composição escrita.
b ) deve ser mantida por respeito às características da fala do aluno.
c ) pode ser eliminada se houver concordância do aluno com a supressão.
d ) pode ser evitada ou substituída por pronomes ou sinônimos. CORRETA
QUESTÃO 2
O processo de alfabetização comporta atividades específicas para o domínio do código, que objetivam compreender:
I. relações entre letras e fonemas.
II. diferentes valores fonéticos das letras.
III. diferentes formas da grafia de uma palavra.
São corretas as afirmativas
a ) I e II, apenas. CORRETA
b ) I e III, apenas.
c ) I, II e III.
d ) II e III, apenas.
QUESTÃO 3
O processo de ensino-aprendizagem para o domínio de diferentes recursos da linguagem oral objetiva pode tornar o aluno
a ) incapaz de conversar.
b ) capaz de falar bastante e o tempo todo.
c ) capaz de dotar sua fala de argumentos. CORRETA
d ) incapaz de falar com estranhos.
QUESTÃO 4
É importante ressaltar que determinados conteúdos do domínio do código, como o caso de vocábulos cujo registro contém relações arbitrárias, necessitam ser
a ) objeto de ditado e de cópia de palavras e exercícios de correção.
b ) repetidos por meio da leitura em voz alta, na sala de aula, todos os dias.
c ) copiados na forma de lista de palavras repetidas, no caderno, muitas vezes.
d ) memorizados por meio de atividades intensificadas de leitura e escrita. CORRETA
QUESTÃO 5
O método proposto pelas cartilhas enfatizava a ortografia e o desenho correto das letras, por meio dos seguintes procedimentos didáticos:
a ) redação de texto e cópia de listas de palavras.
b ) caligrafia, cópia, ditado e formação de frases. CORRETA
c ) lição de casa e explicações da professora.
d ) consulta ao dicionário e redação de frases.
QUESTÃO 6
Os procedimentos pedagógicos para sistematização do código
a ) emergem das tentativas de produção escrita dos alunos. CORRETA
b ) emergem espontaneamente do interesse manifesto pelos alunos.
c ) são exercícios preestabelecidos, segundo a sequência das sílabas.
d ) são exercícios planejados nos modelos dos livros didáticos.
QUESTÃO 7
As práticas de novas formas de oralidade, diferentes daquelas exercidas pelo aluno no seu ambiente familiar, são realizadas por meio de
a ) desenhos, ilustrações, placas, grafites e murais.
b ) cartas, bilhetes, cartazes e avisos escritos.
c ) redações, cópias, ditados e exercícios no caderno.
d ) debates, relatos, recontos, comentários e apresentações. CORRETA
QUESTÃO 8
A prática pedagógica da produção do texto escrito exige a compreensão e definição de vários elementos que constituem o contexto de interlocução como:
I. interlocutor.
II. objetivo da interlocução.
III. assunto e forma de veiculação do texto.
São corretas as afirmativas
a ) I e II, apenas.
b ) I, II e III. CORRETA
c ) II e III, apenas.
d ) I e III, apenas.
Questão 8
Excluira
I, II E III CORRETAS
Excluirb
Excluir